Autor Tópico: Laicismo no natal?  (Lida 3845 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Laicismo no natal?
« Resposta #50 Online: 24 de Dezembro de 2007, 18:03:25 »
a coisa a gente resolve com um sopesamento, basta levar em conta a idéia de proporcionalidade. de um lado a satisfação da maioria com a consecução de uma tradição de décadas, e de outro 15 pessoas que acham tudo isso brega. a maioria leva.
se, no entanto, a maioria realizasse a tradição de sacrificar crianças virgens no natal, bem, aí o que estaria sendo ferido não seria o senso estético de 15 pessoas mas a vida das criancinhas e toda nossa ordem social e os principais bens jurídicos protegidos por ela, e aí as criancinhas levam. 
Se ao menos as quinze pessoas que acham brega recebessem de volta os seus décimos de centavo que foram pagos em impostos e que ajudariam a bancar toda a decoração natalina da prefeitura...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Laicismo no natal?
« Resposta #51 Online: 25 de Dezembro de 2007, 11:50:57 »
Discordo.

Se eu morasse num lugar em que a prefeitura gastasse dinheiro dos impostos para uma decoração religiosa qualquer diferente da que herdei culturalmente, mas que é abraçada pela maioria, iria me sentir do mesmo jeito que me sinto agora. Quem somos nós para dizer como o sentimento religioso da comunidade deve ou não deve ser expresso?

Óbvio que:

1 - os gastos não devem ser ostensivos -- e nesse caso há mecanismos de fiscalização e ação popular;

2 - eu preferiria que o Estado fosse laico, mas não me incomoda nem um pouco que tradições antigas sejam festejadas como parte de nossa identidade cultural;

3 - acho perfeitamente válido lutar contra excessos. Por exemplo, aqui no Rio de Janeiro um vereador inventou de fazer do dia de São Jorge um feriado municipal -- e passou! A base para isso? O tal vereador era devoto do santo... absurdo. Mas que funcionário público, além de mim, não prefere deixar como está?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!