Autor Tópico: Igreja lança ofensiva contra valores ateus (Folha de S.P. - 25/12/07)  (Lida 4116 vezes)

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
Igreja lança ofensiva contra valores ateus (Folha de S.P. - 25/12/07)
« Online: 26 de Dezembro de 2007, 15:42:48 »
O Brasil aparece em 82º lugar entre os cem países que contam com a maior proporção de ateus em sua população, segundo levantamento do WCD (World Christian Database), base de dados elaborada pelo Seminário de Teologia Gordon-Conwell, dos EUA. Pesquisa Datafolha feita em março deste ano mostra que 97% dos brasileiros dizem acreditar em Deus.

Ambos os números parecem favoráveis aos religiosos, ainda mais porque o mesmo WCD descobriu que a proporção de pessoas que seguem alguma das quatro grandes religiões monoteístas -cristianismo, islamismo, budismo e hinduísmo- cresceu de 67% em 1900 para 73% em 2005.

Mas, nesse caso, os números, escondem tanto quanto revelam. As pessoas se dizem religiosas, o que não significa obediência às doutrinas pregadas.

Tanto que está em curso uma ofensiva da Igreja Católica e de outras religiões contra a influência dos "valores ateus", especialmente os que se materializam em políticas de governo como a legalização do aborto e da eutanásia, e propagados por best-sellers como "Deus, um Delírio" (Cia. das Letras), do biólogo Richard Dawkins, publicado pela Companhia das Letras, e "Deus Não É Grande -como a religião envenena tudo" (Ediouro), do jornalista Christopher Hitchens.

No final do mês passado, o papa Bento 16 lançou sua nova encíclica, "Salvos pela esperança", e afirmou que o "céu não está vazio". Disse que os projetos de emancipação do homem que apostaram na busca da felicidade sem Deus fracassaram: trocaram um sistema político pelo outro, até que o homem se esvaziou e perdeu o sentido.

No Brasil, o maior país católico do mundo, a Campanha da Fraternidade do próximo ano trará ao país uma agenda bastante comum na Europa, continente onde é normal não ter religião alguma: a defesa da vida, expressão usada no Velho Mundo pelos crentes para se contrapor aos ateus.

Durante todo o período da Quaresma, que vai da Quarta-feira de Cinzas à Páscoa, os católicos brasileiros debaterão esses assuntos em suas paróquias. Já há algumas organizações que preparam um abaixo-assinado contra a legalização do aborto a ser passado nas igrejas no período.

Na Europa, isso já é comum. Em maio, organizações católicas promoveram o "Dia da Família", que reuniu mais de um milhão de pessoas no centro de Roma contra a união civil de pessoas do mesmo sexo. Não à toa, o Uruguai, o país mais proporcionalmente ateu da América do Sul, é o único da região que abre esse direito aos homossexuais.

No Brasil, 65% das pessoas são contra a legalização do aborto, segundo o Datafolha. Mas 71% dos entrevistados são favoráveis ao divórcio, 94% aprovam a camisinha e 42% são simpáticos à união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Ateísmo militante

Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, já manifestou diversas vezes preocupação com o "ateísmo militante". Para ele, é preciso dizer que as pessoas precisam ter fé porque "ninguém neste mundo tem a explicação suficiente para as realidades que nos cercam". "A religião é uma forma de se relacionar com Deus e de dar sentido à vida."

"Deus, um Delírio", a obra de Dawkins, vendeu 35 mil exemplares no Brasil desde agosto e está entre as cinco maiores sucessos da editora. "Deus Não É Grande", livro de Hitchens está esgotado e já vai para a segunda tiragem. A primeira teve 10 mil cópias.

Para d. Odilo, a explicação para esse fato é simples. "O assunto "Deus" é vital para as pessoas e continua a despertar interesse", afirma o cardeal.

"O sucesso especial de escritos contra Deus e a religião não significa que as pessoas concordem com o que lêem, pode indicar o desejo de verificar se o autor traz algo novo nessa matéria, ou até mesmo o desejo de rebater afirmações do autor. Os atuais escritos nada trazem de novo e reciclam velhos chavões, preconceitos e generalizações", conclui.

Com avanço da ciência, religião perde sentido, afirmam os ateus

O conhecimento é o assassino de Deus, definem os ateus brasileiros. Para eles, à medida que a ciência avança e as pessoas estudam mais, as religiões perdem o sentido e deixam à vista seu caráter opressivo.

"Qual o critério científico para se ensinar a existência de um Deus?", questiona o juiz gaúcho Roberto Lorea, que em 2005 provocou polêmica ao pedir a retirada de crucifixos dos tribunais do país.

O argumento é semelhante ao de Leôncio Martins Rodrigues, professor titular aposentado de ciência política da USP e da Unicamp, ao explicar os motivos que alçam os livros que questionam a existência de Deus a boas vendagens no Brasil. "A grande maioria dos crentes é composta por pessoas de baixa renda e baixa escolaridade que, habitualmente, não figuram entre os principais clientes de livrarias", afirma Rodrigues.

"Geralmente, os ateus e os agnósticos são de escolaridade mais alta do que a massa de crentes, o que não exclui o fato da existência de muitas pessoas com formação educacional elevada que acreditam na existência de um Deus."

O biólogo Aldo Malavasi, secretário-geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, tem 57 anos e foi católico praticante até os 30 anos. Hoje, é ateu. "Minha descrença tem uma forte base no que ocorreu quando minha filha, concluindo o curso de medicina, costumava se chocar na clínica de oncologia infantil."

Malavasi e Rodrigues contam que já desafiaram Deus: pediram que um raio caísse sobre eles se Deus existisse. Nada aconteceu.

O cantor Lobão, 50, teve esse certeza antes. Aos cinco anos de idade, durante as aulas de catequese, se revoltou contra o mandamento que obriga o fiel a amar a Deus sobre todas as coisas. "Como me pedem para amar mais um cara que eu não conheço do que meu pai e minha mãe? É um baita absurdo", diz ele. "O problema no Brasil é que ser ateu é quase sinônimo de ser mau caráter."

Malavasi explica a persistência da religião e a visão negativa dos ateus no Brasil a partir da teoria da evolução. "A religião está mais entranhada em culturas mais primitivas. À medida que a ciência progride e consegue respostas para esses fenômenos, a religião passa a ser secundária", afirma.
(Folha de SP, 25/12)

Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=53350
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2007, 18:34:35 por DiegoJaf »
"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"
Richard Dawkins - O rio que saía do éden

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
Re: Igreja lança ofencisa contra valores ateus (Folha de S.P. - 25/12/07)
« Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2007, 16:37:44 »
Tanto que está em curso uma ofensiva da Igreja Católica e de outras religiões contra a influência dos "valores ateus", especialmente os que se materializam em políticas de governo como a legalização do aborto e da eutanásia, e propagados por best-sellers como "Deus, um Delírio" (Cia. das Letras), do biólogo Richard Dawkins, publicado pela Companhia das Letras, e "Deus Não É Grande -como a religião envenena tudo" (Ediouro), do jornalista Christopher Hitchens.

Ao longo da história essa tal igreja só vem fazendo merda, matou, roubou e escravizou milhões em nome de um deus sanguinário, injusto, egoísta, racista, mesquinho e imaginário("um verdadeiro filho da %#$%$#!@"). E ainda as pessoas seguem a igreja que idolatra esse cara, até os dias de hoje.

Há alguns anos atrás a igreja estava lutando contra Nelson Carneiro, que  lutava em defesa da causa do divórcio. A santa igreja católica, ameaçou colocar o nome dos deputados que fossem favoráveis a essa lei nas portas da igreja, para tentar intimidar. Fico abismado como podem existir mulheres católicas no Brasil e no mundo!!

É triste, saber que o Brasil é o país mais católico do mundo, só confirma minha previsão de que o Brasil vai ser terceiro mundo por muito e muito mais muito tempo mesmo.

Religião = Lixo

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Ateísmo - Folha de S. Paulo
« Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2007, 17:23:54 »
Fonte: Folha de S. Paulo

Igreja lança ofensiva contra valores ateus

Segundo pesquisa, Brasil está em 82º lugar entre os cem países que têm a maior proporção de ateus em sua população

Organizações preparam abaixo-assinado contra a legalização do aborto; Campanha da Fraternidade falará da "defesa da vida"

LEANDRO BEGUOCI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil aparece em 82º lugar entre os cem países que contam com a maior proporção de ateus em sua população, segundo levantamento do WCD (World Christian Database), base de dados elaborada pelo Seminário de Teologia Gordon-Conwell, dos EUA. Pesquisa Datafolha feita em março deste ano mostra que 97% dos brasileiros dizem acreditar em Deus.
Ambos os números parecem favoráveis aos religiosos, ainda mais porque o mesmo WCD descobriu que a proporção de pessoas que seguem alguma das quatro grandes religiões monoteístas -cristianismo, islamismo, budismo e hinduísmo- cresceu de 67% em 1900 para 73% em 2005.
Mas, nesse caso, os números, escondem tanto quanto revelam. As pessoas se dizem religiosas, o que não significa obediência às doutrinas pregadas.
No final do mês passado, o papa Bento 16 lançou sua nova encíclica, "Salvos pela esperança", e afirmou que o "céu não está vazio". Disse que os projetos de emancipação do homem que apostaram na busca da felicidade sem Deus fracassaram: trocaram um sistema político pelo outro, até que o homem se esvaziou e perdeu o sentido.
No Brasil, o maior país católico do mundo, a Campanha da Fraternidade do próximo ano trará ao país uma agenda bastante comum na Europa, continente onde é normal não ter religião alguma: a defesa da vida, expressão usada no Velho Mundo pelos crentes para se contrapor aos ateus.
Durante todo o período da Quaresma, que vai da Quarta-feira de Cinzas à Páscoa, os católicos brasileiros debaterão esses assuntos em suas paróquias. Já há algumas organizações que preparam um abaixo-assinado contra a legalização do aborto a ser passado nas igrejas no período.
Na Europa, isso já é comum. Em maio, organizações católicas promoveram o "Dia da Família", que reuniu mais de um milhão de pessoas no centro de Roma contra a união civil de pessoas do mesmo sexo. Não à toa, o Uruguai, o país mais proporcionalmente ateu da América do Sul, é o único da região que abre esse direito aos homossexuais.
No Brasil, 65% das pessoas são contra a legalização do aborto, segundo o Datafolha. Mas 71% dos entrevistados são favoráveis ao divórcio, 94% aprovam a camisinha e 42% são simpáticos à união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Ateísmo militante
Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, já manifestou diversas vezes preocupação com o "ateísmo militante".
Para ele, é preciso dizer que as pessoas precisam ter fé porque "ninguém neste mundo tem a explicação suficiente para as realidades que nos cercam". "A religião é uma forma de se relacionar com Deus e de dar sentido à vida."
"Deus, um Delírio", a obra de Dawkins, vendeu 35 mil exemplares no Brasil desde agosto e está entre as cinco maiores sucessos da editora. "Deus Não É Grande", livro de Hitchens está esgotado e já vai para a segunda tiragem. A primeira teve 10 mil cópias.
Para d. Odilo, a explicação para esse fato é simples. "O assunto "Deus" é vital para as pessoas e continua a despertar interesse", afirma o cardeal.
"O sucesso especial de escritos contra Deus e a religião não significa que as pessoas concordem com o que lêem, pode indicar o desejo de verificar se o autor traz algo novo nessa matéria, ou até mesmo o desejo de rebater afirmações do autor. Os atuais escritos nada trazem de novo e reciclam velhos chavões, preconceitos e generalizações", conclui.

Rabino, xeque, bispo e comunista dizem em que Deus acreditam

DA REPORTAGEM LOCAL

A fé do rabino Michel Schlesinger, 30, da CIP (Congregação Israelita Paulista), só é abalada quando vê uma criança sofrer. O xeque Jihad Hammadeh, vice-presidente da Assembléia Mundial da Juventude Islâmica na América Latina, diz que só abraçou a religião aos 15 anos -ele tem 42.
D. Odilo Scherer, 58, arcebispo de São Paulo, diz nunca ter "duvidado seriamente da existência de Deus". O deputado Aldo Rebelo, do PC do B, 51, acreditou em Deus quando se recuperou de uma doença.
O rabino diz ter certeza de que Deus existe quando vê o nascimento de uma criança, mas já se perguntou onde Ele estava durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando sua avó foi presa em um campo de concentração.
O Deus no qual ele crê "é bom e está disponível para escutar tudo o que nós temos para escutar mesmo que nós digamos coisas difíceis, não apenas louvores e elogios".
"Uma pessoa que normalmente se classifica como crente é uma pessoa que, na maior parte do tempo, crê. Às vezes eu acredito mais, às vezes eu acredito menos", diz o rabino.
O xeque Jihad nasceu na Síria e chegou ao Brasil com sete anos. Sua família era muçulmana, mas não tinha resposta a suas perguntas. Como queria saber os porquês de sua fé, obteve, aos 15 anos, uma bolsa de estudos sobre o islamismo na Arábia Saudita. "É natural do ser humano procurar o seu criador. Até o ateu, que tenta buscar algo físico para isso."
Para o xeque, livros que questionam a existência de Deus mostram um certo comodismo das pessoas. "O materialismo leva os indivíduos ao vazio, e o vazio provoca a curiosidade. Esses livros servem como desculpa porque as pessoas querem preencher esse vazio sem pagar muito. Ter uma religião exige disciplina."
Aldo Rebelo nasceu em Alagoas e sofreu de esquistossomose (doença conhecida como barriga-d'água) aos 11 anos. "Minha mãe fez promessa, rezou, eu também pedi", diz o deputado cujo partido prega o materialismo histórico e o ateísmo. "Mesmo no partido, nunca deixei de acreditar."
O maior momento de dúvida de Aldo é o futebol - ele torce para o Palmeiras. "Quando rezo para o meu time ganhar e ele perde, por alguns segundos penso que Deus não existe."

Com avanço da ciência, religião perde sentido, afirmam os ateus

DA REPORTAGEM LOCAL

O conhecimento é o assassino de Deus, definem os ateus brasileiros. Para eles, à medida que a ciência avança e as pessoas estudam mais, as religiões perdem o sentido e deixam à vista seu caráter opressivo.
"Qual o critério científico para se ensinar a existência de um Deus?", questiona o juiz gaúcho Roberto Lorea, que em 2005 provocou polêmica ao pedir a retirada de crucifixos dos tribunais do país.
O argumento é semelhante ao de Leôncio Martins Rodrigues, professor titular aposentado de ciência política da USP e da Unicamp, ao explicar os motivos que alçam os livros que questionam a existência de Deus a boas vendagens no Brasil. "A grande maioria dos crentes é composta por pessoas de baixa renda e baixa escolaridade que, habitualmente, não figuram entre os principais clientes de livrarias", afirma Rodrigues.
"Geralmente, os ateus e os agnósticos são de escolaridade mais alta do que a massa de crentes, o que não exclui o fato da existência de muitas pessoas com formação educacional elevada que acreditam na existência de um Deus."
O biólogo Aldo Malavasi, secretário-geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, tem 57 anos e foi católico praticante até os 30 anos. Hoje, é ateu. "Minha descrença tem uma forte base no que ocorreu quando minha filha, concluindo o curso de medicina, costumava se chocar na clínica de oncologia infantil."
Malavasi e Rodrigues contam que já desafiaram Deus: pediram que um raio caísse sobre eles se Deus existisse. Nada aconteceu.
O cantor Lobão, 50, teve esse certeza antes. Aos cinco anos de idade, durante as aulas de catequese, se revoltou contra o mandamento que obriga o fiel a amar a Deus sobre todas as coisas. "Como me pedem para amar mais um cara que eu não conheço do que meu pai e minha mãe? É um baita absurdo", diz ele. "O problema no Brasil é que ser ateu é quase sinônimo de ser mau caráter."
Malavasi explica a persistência da religião e a visão negativa dos ateus no Brasil a partir da teoria da evolução. "A religião está mais entranhada em culturas mais primitivas. À medida que a ciência progride e consegue respostas para esses fenômenos, a religião passa a ser secundária", afirma.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Ateísmo - Folha de S. Paulo
« Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2007, 18:24:49 »
Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, já manifestou diversas vezes preocupação com o "ateísmo militante".
Para ele, é preciso dizer que as pessoas precisam ter fé porque "ninguém neste mundo tem a explicação suficiente para as realidades que nos cercam". "A religião é uma forma de se relacionar com Deus e de dar sentido à vida."
Até mesmo arcebispos, que estudaram tanto, apelam para o "deus das lacunas" como qualquer crente semi-analfabeto.
"Se não há explicação, então foi Deus".
Triste, isso.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Igreja lança ofenciva contra valores ateus (Folha de S.P. - 25/12/07)
« Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2007, 18:26:40 »
O Budismo e o Hinduísmo não são monoteístas.  Pelo menos, não necessariamente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
Re: Igreja lança ofenciva contra valores ateus (Folha de S.P. - 25/12/07)
« Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2007, 18:34:21 »
Acho que nem o Cristianismo, são tantos santos com poderes e domínios específicos em determinadas áreas !!!!   
Santo é uma espécie de vereador, é ele quem está mais próximo do prefeito(deus), assim pode conseguir benefícios(graças) para seus eleitores(fiéis)?

Muito engraçada essa hierarquia do céu!!!
rs...rs...rs...rs..
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Igreja lança ofensiva contra valores ateus (Folha de S.P. - 25/12/07)
« Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2007, 19:11:53 »
Acho que nem o Cristianismo, são tantos santos com poderes e domínios específicos em determinadas áreas !!!!   
Santo é uma espécie de vereador, é ele quem está mais próximo do prefeito(deus), assim pode conseguir benefícios(graças) para seus eleitores(fiéis)?

Muito engraçada essa hierarquia do céu!!!
rs...rs...rs...rs..

O curioso é que nos protestantes existe a figuma mais forte dos anjos. Sempre tem um para intermediar.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2007, 20:10:58 »
Organizações preparam abaixo-assinado contra a legalização do aborto

Parece até que foram os ateus que inventaram o aborto, como se antes de verem que o esperma se movia (e consideraram então um homunculus), e que essa conexão de ateísmo e aborto é necessária, como se pessoas que crêem em deus, como no passado, não poderiam simplesmente achar que zigotos e embriões não são tão importantes quanto seres humanos.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2007, 20:12:37 »
"Valores ateus"... Que viagem.

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2007, 20:51:45 »
Das coisas que só o Ratzinger faz por você, hm. Inacreditável. Não sei quanto a vocês, mas a Igreja em que eu me criei era outra coisa. A CF falava dos índios, dos desempregados e dos velhinhos, e todos éramos ligados, não por essa ortodoxia boba, mas pela CARIDADE. No ano em que eu fiz a 1ª Comunhão a CF foi uma coisa fantástica - lembro que íamos com gosto, eu e Lulu, e monopolizávamos as leituras na missa. Era uma campanha sobre os excluídos cujo lema era "eras tu, senhor?". Até hoje me dá aqui um negócio na garganta.

Muito chato. A pessoa se sente super órfã nessas horas. Como é que aquela mesmíssima igreja em que a gente vivia em exercício do mandamento virou uma maquininha de discriminação?

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Dezembro de 2007, 21:41:23 »
A ICAR que vá TNC... aliás, estes deveriam pedir que os seus fiéis, em momentos de dúvida, se tornassem ateus... pelo menos a evasão de católicos para igrejinhas evangélicas iria diminuir.

Estão cagados... o pepino tá cutucando no fiofó e eles estão esperneando... só isto.  :hihi:

Bispo, Papa, padre... VTNC deles.  :ok:

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2007, 22:12:58 »
No Brasil é só atéia que aborta!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Dezembro de 2007, 22:27:03 »
No Brasil é só atéia que aborta!

Por que deste foco todo? Só no Brasil?  :hein:

No mundo!  :hihi:

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2007, 22:50:37 »
A ICAR que vá TNC... aliás, estes deveriam pedir que os seus fiéis, em momentos de dúvida, se tornassem ateus... pelo menos a evasão de católicos para igrejinhas evangélicas iria diminuir.

Boa!  :histeria:

Estão cagados... o pepino tá cutucando no fiofó e eles estão esperneando... só isto.  :hihi:

Pois eu acho que eles deviam deixar tudo na mão de Deus  :D
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #15 Online: 27 de Dezembro de 2007, 01:33:14 »
Primeiramente, LuizJB, bom vê-lo por aqui de novo. :ok:

É como o Proc disse, não há valores ateus assim como nem toda loira é burra. Acho que a religião um dia evolui com a sociedade, a história da humanidade mostra isso.

O problema é um fator chato pra caralho: o tempo.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #16 Online: 27 de Dezembro de 2007, 09:35:11 »
hm

Quem é ele(a)?

Ratzinger? O homem conhecido como Bento XVI. O Papa.

A CF...

Que igreja é essa?

Católica. CF é Campanha da Fraternidade. "Eras tu, Senhor?" um dos seus lemas; o deste ano parece que foi "Amazônia".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 27 de Dezembro de 2007, 11:08:52 »
Pois eu acho que eles deviam deixar tudo na mão de Deus  :D

Essa é uma das poucas diferenças práticas entre ateus e crentes: como não temos essa alternativa de deixar por conta de Deus, nós tendemos a escolher entre nos sentir co-responsáveis de alguma forma ou a ter um bom discurso para mostrar por que não devemos nos importar.

Não digo que é necessariamente melhor do que "entregar a Deus".  Mas para muita gente é pelo menos mais honesto.  E com certeza evita o risco de descobrir depois que Deus queria que usássemos nossas próprias mãos.  Por outro lado, é bem verdade que por vezes todas essas decisões pesam.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Dezembro de 2007, 12:29:49 »
Olá!

Que venham os católicos.Mas com idéias e argumentos e não ataques pessoais.Não penso que exista um corpo de "valores ateus", até porque o ateísmo não é uma religião.Não estou 'religado' a nenhum(ns) deus(es).
Não tenho crenças em deuses, repito, mas acredito em outros valores, como fraternidade, igualdade, bondade e por aí vai.O que me diferencia de um religioso é que eu não responsabilizo ninguém superior por coisas boas ou más que eu faça.
Não sei se vocês sabem, mas a ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Butto (???) morreu em um atentado suicida.Que valores existiam em quem se explodiu e levou consigo até outras pessoas, inocentes a princípio? Se sou eu ou você lá? O que eu tenho a ver com o atentado? Sou um infiel, né? Onde está escrito isso? No Corão!
Pois bem, esse é um exemplo de intolerância por lá.Por aqui, no interior paulista ocorreu aquela queima de livros pelo freis querigsmáticos(?).Até onde vamos? Retorno à Idade Média? O que eu percebo é que a luz dos conhecimentos científicos atuais, nenhuma religião sobrevive.Abraços.

"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #19 Online: 27 de Dezembro de 2007, 12:52:58 »
hm

Quem é ele(a)?

Ratzinger? O homem conhecido como Bento XVI. O Papa.

É que ele estava conversando com alguém e "hm" (a pessoa com quem se conversava) é um vocativo no contexto. E ela estava falando do papa.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Dezembro de 2007, 08:57:02 »
Nós ateus somos imorais, porém éticos.

Eu não tenho dúvida que ser ético é muito melhor para sociedade e para "o próximo" do que ser uma pessoa moralista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 28 de Dezembro de 2007, 09:11:08 »
Somos imorais?

Não necessariamente, mesmo reconhecendo a distinção que alguns fazem entre moral (comportamentos) e ética (valores).

Luz

• Visitante
« Resposta #22 Online: 28 de Dezembro de 2007, 09:11:08 »
Nós ateus somos imorais, porém éticos.

Eu não tenho dúvida que ser ético é muito melhor para sociedade e para "o próximo" do que ser uma pessoa moralista.

Nós, ateus, não acreditamos na existência de deuses. Além disso é especulação. É possível que exista ateus morais, moralistas e imorais, éticos e anti-éticos. É possível até que exista ateus religiosos.  :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 28 de Dezembro de 2007, 09:12:12 »
Ateus anti-éticos com certeza há.  Ou isso ou eu perdi o memorando que nos avisa que somos a raça superior...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Dezembro de 2007, 14:41:33 »
Estou falando no sentido que a moral se apoia,é dependente de uma religião.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!