Autor Tópico: Igreja lança ofensiva contra valores ateus (Folha de S.P. - 25/12/07)  (Lida 4117 vezes)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re: Igreja lança ofensiva contra valores ateus (Folha de S.P. - 25/12/07)
« Resposta #25 Online: 28 de Dezembro de 2007, 15:22:51 »
É de dar nojo essa postura dos religiosos de classificar os ateus como algum tipo de sub-raça promiscua e sem valores morais, ainda mais quando pegamos um livro de história ou uma reportagem sobre atualidades e vemos um bando de religiosos se matando em alguma guerra santa.

Quem queimou um monte de gente na Idade Média e usou mão de obra escrava em conventos até os anos 80 foi a igreja, quem coloca bomba em ônibus na Inglaterra são os religiosos de lá, quem compra milhões de dólares em armas no Oriente Médio são os religiosos de lá...

E  não se tem notícias de que ateus tenham promovido alguma matança.. e os religiosos acham que  eles são os iluminados a serviço de Deus?

rizk

• Visitante
« Resposta #26 Online: 28 de Dezembro de 2007, 19:47:27 »
hm

Quem é ele(a)?

A CF...

Que igreja é essa?
"Hm" não é vocativo, é interjeição de PENSATIVIDADE. :D
CF é sigla pra campanha da fraternidade.
Grata aos que chegaram antes e explicaram.

E eu sou corna sim, valeu? Não foi essa a igreja em que eu me criei e eu me RECUSO.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #27 Online: 28 de Dezembro de 2007, 19:49:07 »
E eu pensando que CF era Constituição Federal :hihi:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #28 Online: 28 de Dezembro de 2007, 21:15:46 »
O ateísmo, filosóficamente e históricamente é ético e transmite a mensagem de que a ética é possível sem deus. É preciso fazer uma arqueologia ou genealogia do ateísmo, no sentido de Foucault e podemos constatar isso. Dentre os lideres atuais do ateísmo, Dennett é um bom exemplo, ao meu ver.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 28 de Dezembro de 2007, 22:04:47 »
O ateísmo, filosóficamente e históricamente é ético e transmite a mensagem de que a ética é possível sem deus. É preciso fazer uma arqueologia ou genealogia do ateísmo, no sentido de Foucault e podemos constatar isso. Dentre os lideres atuais do ateísmo, Dennett é um bom exemplo, ao meu ver.
Pior... e até mesmo a linha niilista (Nietzsche, Shopenhauer) parecia ser ética.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #30 Online: 28 de Dezembro de 2007, 22:11:17 »
Pior... e até mesmo a linha niilista (Nietzsche, Shopenhauer) parecia ser ética.
Eu disse que considero ética e não que parece ser ética.  :P
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 30 de Dezembro de 2007, 17:15:12 »
O que os católicos (não só... mas neste caso...) não toleram são os valores laicos, que podem ser facilmente absorvidos por qualquer sistema religioso. Me parece que por trás disto esta uma vontade de querer prevalecer sobre a sociedade e obrigar a adoção de ideologias cristãs católicas. Penso que eles temem perder o "controle" sobre a sociedade. Óbvio que valores laicos os colocariam em pé de igualdade sob qualquer outra denominação religiosa ou até mesmo ateísta (no sentido de influenciar as leis que regem a sociedade).

Temem o ateísmo "ecumênico". 

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #32 Online: 30 de Dezembro de 2007, 17:37:52 »
É isso mesmo. O laicismo permite não apenas a liberdade de crença, como também a liberdade de descrença. Enquanto liberdade de crença eles buscam se unir através do teísmo, o traço em comum. Porém o laicismo já está bem instituido juridicamente e garante a liberdade de descrença que os religiosos não aceitam. É que a descrença não é vista como religião então fica uma complicação danada nisso. Diria que é um paradigma do laicismo. Mas o que vale é que o ateísmo tem o mesmo valor jurídico que as religiões. Crença e descrença.

Nós somos, de certa forma, obrigados a aceitar uma sociedade crente, portanto é mais fácil lidarmos com a tolerância religiosa, em relação a crença. Já os religiosos se perdem ao se deparar com a descrença, abordam a questão moral e tendem a serem ofensivos com os ateus por isso.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #33 Online: 30 de Dezembro de 2007, 19:07:42 »
É Adriano, é aquilo que discutimos no encontro, entre os católicos em geral (principalmente os "não-praticantes"), espíritas e toda a população "não-radical" é comum a idéia de que todas as religiões são na verdade diferentes aspectos de uma só, que todos os deuses são aspectos do deus cristão, e que tudo é válido e podemos viver concordando com tudo de todas as doutrinas, logo laicismo seria um exagero.

Porém a simples existência de um ateu coloca todo esse raciocínio em xeque, nós não encaixamos na teoria, por isso somos tão mal-vistos.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #34 Online: 30 de Dezembro de 2007, 19:29:29 »
Estou falando no sentido que a moral se apoia,é dependente de uma religião.

Não, não se apoia em uma religião.Essa é uma das grandes 'falhas' das pessoas ao criticarem os ateus.Apenas não acreditamos em deuses.
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #35 Online: 30 de Dezembro de 2007, 20:14:08 »
É Adriano, é aquilo que discutimos no encontro, entre os católicos em geral (principalmente os "não-praticantes"), espíritas e toda a população "não-radical" é comum a idéia de que todas as religiões são na verdade diferentes aspectos de uma só, que todos os deuses são aspectos do deus cristão, e que tudo é válido e podemos viver concordando com tudo de todas as doutrinas, logo laicismo seria um exagero.

Porém a simples existência de um ateu coloca todo esse raciocínio em xeque, nós não encaixamos na teoria, por isso somos tão mal-vistos.
Com isso o laicismo se torna muito mais importante para nós. Para os religiosos basta o ecumenismo, que é uma proposta unificadora para eles. Mas nos exclui.

Daí também confundirem laicismo com ateísmo, por não aceitarem mesmo essa hipótese. É outra confusão que vejo em textos verborráticos contra a idéia de laicismo.

Mas não me lembro bem, ou não entendi, aquela relação que fez entre os ateus e os religiosos mais radicais, os evangélicos, os protestantes. Não peguei bem essa idéia. Seria porque eles também querem um espaço diferenciado e não concordam com as demais nesse ecumenismo?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 30 de Dezembro de 2007, 20:22:57 »
Mas não me lembro bem, ou não entendi, aquela relação que fez entre os ateus e os religiosos mais radicais, os evangélicos, os protestantes. Não peguei bem essa idéia. Seria porque eles também querem um espaço diferenciado e não concordam com as demais nesse ecumenismo?

Se bem me lembro, estávamos falando de como o questionamento da tradição católica foi encabeçado pelos protestantes, e no processo abriu um certo espaço para o laicismo e para a variedade de questionamento que nós ateus fazemos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

rizk

• Visitante
« Resposta #37 Online: 31 de Dezembro de 2007, 03:15:17 »

Tinha até a piada...

Olha, vocês três são muito inteligentes. Eu estou tentando formular isso há ANOS e não consegui. Gratíssima.

Se bem me lembro, estávamos falando de como o questionamento da tradição católica foi encabeçado pelos protestantes, e no processo abriu um certo espaço para o laicismo e para a variedade de questionamento que nós ateus fazemos.
Só pode, porque ou é isso, ou é porque os evangélicos querem o monopólio - e não me parece que os ateus levem isso de "missão" a sério.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #38 Online: 31 de Dezembro de 2007, 04:27:04 »

Sim, isso mesmo, a idéia é que os religiosos "radicais" seriam os que mais sentiriam a necessidade de haver uma sociedade laica para sobreviver, ja que os mesmos não compartilham a idéia de sincretismo do católico não-praticante padrão.

Daí a nossa necessidade de alavancar esses sentimentos para desenvolver o laicismo no Brasil (isso se quisermos desenvolver tal cultura no menor tempo possível...). Nossos maiores aliados nessa frente são os evangélicos, por mais absurdo que pareça...
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #39 Online: 31 de Dezembro de 2007, 04:31:25 »
Olha, vocês três são muito inteligentes. Eu estou tentando formular isso há ANOS e não consegui. Gratíssima.

Quem manda ficar doente e não ir no encontro? Azar o seu...  :b

Agora agita outro pra compensar a falta... E além disso eu vi a gabi e você não ...ehehehhe :lol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 31 de Dezembro de 2007, 09:15:31 »
Só pode, porque ou é isso, ou é porque os evangélicos querem o monopólio - e não me parece que os ateus levem isso de "missão" a sério.

O Adriano leva.  E uma figura que você e eu conhecemos anos atrás aparentemente levava, mas desistiu.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #41 Online: 31 de Dezembro de 2007, 09:57:23 »

O Adriano leva.  E uma figura que você e eu conhecemos anos atrás aparentemente levava, mas desistiu.
Aposto que é o Claudio Louredo não?

E não é questão de levar a sério. É um sentimento maior que eu. Por isso digo que é religioso. Mas é uma questão estética, de contemplação do ateísmo como uma forma inovadora de se ver o mundo. Não acho que é apenas uma descrença, já que não tem nada de simples nisso, é algo muito complexo. Se fosse simples os crentes entenderiam.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #42 Online: 31 de Dezembro de 2007, 10:04:48 »
Daí a nossa necessidade de alavancar esses sentimentos para desenvolver o laicismo no Brasil (isso se quisermos desenvolver tal cultura no menor tempo possível...). Nossos maiores aliados nessa frente são os evangélicos, por mais absurdo que pareça...
Nossa só se for de nós dois e dessa figura aí que o Dantas citou.  :P

Na verdade não penso assim. Acredito que o que falta no ateísmo é liderança. E nem precisa ser uma liderança de um indivíduo, como discutismo também, mas em relação a esse fórum e ao da STR. Que tem uma boa atuação por ter um grupo no controle e não uma hierarquia rígida.

Mas falar disso é falar de egos e sempre fica a idéia de prepotência, de que se quer aparecer. É algo que não vale a pena. Ainda mais para mim com histórico de "surtado" no fórum, justamente com o assunto de ateísmo. Por isso que depois passei a discutir política, não tinha mais espaço para especulações filosóficas sobre o ateísmo.

O curioso é que o laicismo, ao meu ver, é a parte integrande do ateísmo com a política. É o meio possível de conectar os ideais ateístas, que eu resumiria em ética humana sem a necessidade de deus, com a realidade social através de uma instrumentalização política, nem que seja no âmbito do discurso.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 31 de Dezembro de 2007, 11:23:44 »
Líderes há até demais.  E pecam exatamente por ser muito proselitistas.  Sei de pelo menos dois, que felizmente não estão com essa bola toda no momento.  Queimariam nosso filme.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #44 Online: 31 de Dezembro de 2007, 12:24:47 »
Líderes há até demais.  E pecam exatamente por ser muito proselitistas.  Sei de pelo menos dois, que felizmente não estão com essa bola toda no momento.  Queimariam nosso filme.
Não lideres e sim liderança. Existem muitas pessoas interessadas e de grande potencial, mas não há concatenação dos objetivos ante a realidade que nos deparamos. E é sobre essa realidade que não há consenso, o que impede a liderança atuante dessas pessoas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 31 de Dezembro de 2007, 12:34:50 »
Não lideres e sim liderança. Existem muitas pessoas interessadas e de grande potencial, mas não há concatenação dos objetivos ante a realidade que nos deparamos. E é sobre essa realidade que não há consenso, o que impede a liderança atuante dessas pessoas.

Não deixa de ser verdade.  E é natural, já que não temos muitas metas em comum.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #46 Online: 31 de Dezembro de 2007, 12:50:49 »

Não deixa de ser verdade.  E é natural, já que não temos muitas metas em comum.
E aqui podemos exemplificar isso. Já que no meu ponto de vista temos sim metas em comum. Só não estão bem formuladas, mas o sentimento de que é preciso fazer algo está presente na maioria dos ateus. Essa é a percepção que tenho.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 31 de Dezembro de 2007, 12:53:00 »
E nisso somos diferentes de quem mesmo? :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #48 Online: 31 de Dezembro de 2007, 13:12:12 »
E nisso somos diferentes de quem mesmo? :)
Daí que entra a questão estética que também conversamos no encontro. Se a crença e a descrença são manifestações estéticas, então não há diferença.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 31 de Dezembro de 2007, 13:16:12 »
CERTA A RESPOSTA!!!

Pessoalmente acho que uma das nossas prioridades deve ser mostrar aos teístas quão POUCO diferentes somos deles.  O que meio que desaconselha a militância ostensiva, mas enfim...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!