Autor Tópico: Igreja lança ofensiva contra valores ateus (Folha de S.P. - 25/12/07)  (Lida 4118 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Igreja lança ofensiva contra valores ateus (Folha de S.P. - 25/12/07)
« Resposta #50 Online: 31 de Dezembro de 2007, 13:28:08 »
Se devemos mostrar nossas prioridades, então estamos militando a favor delas. Para ser pró-ativo não é necessário a verborragia e nem o proselitismo. Eu vejo uma militância ateista possível assim, principalmente com o exemplo de Denneet, que é mais sutíl em suas colocações. Embora Dawkins também não esteja errado, está fazendo o que acredita ser certo. Esses são dois exemplos de liderança do ateísmo no contexto mundial.

Aqui no Brasil, fora do contexto acadêmico, que tem muita coisa, o André Cancian é um bom exemplo de militância nacional. Publicou um livro e mantém um site sobre ateísmo. Atitudes éticas e não agressivas, voltadas a quem tem interesse, para unir as afinidades estétiscas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #51 Online: 31 de Dezembro de 2007, 13:30:23 »
Aí concordo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

rizk

• Visitante
« Resposta #52 Online: 01 de Janeiro de 2008, 03:29:39 »
Não lideres e sim liderança. Existem muitas pessoas interessadas e de grande potencial, mas não há concatenação dos objetivos ante a realidade que nos deparamos. E é sobre essa realidade que não há consenso, o que impede a liderança atuante dessas pessoas.

Não deixa de ser verdade.  E é natural, já que não temos muitas metas em comum.
E aqui podemos exemplificar isso. Já que no meu ponto de vista temos sim metas em comum. Só não estão bem formuladas, mas o sentimento de que é preciso fazer algo está presente na maioria dos ateus. Essa é a percepção que tenho.
Mas, retomamos a questão, fazer O QUÊ? O grande barato dessas "iniciativas" é que todo ateu quer fazer alguma coisa, mas não bota a mão no bolso nem disponibiliza tempo. É sempre aquele papinho das palestras nas universidades. Porra, o pessoal tem que lembrar que o ensino superior NÃO PRECISA disso, que a sociedade culta primeiro-mundista já é descrente. O que resta é que o ateísmo não une ninguém e que a impossibilidade de fazer qualquer coisa "coletiva" é óbvia. Não temos NENHUMA meta em comum, aí é que está. O laicismo já está aí e a gente o garante no exercício das nossas funções cotidianas.

Luis, eu conheci tanto ateu perturbado nesses últimos anos que já perdi a conta. Mesmo não reconhecendo a referência, concordo que é um queima-filme. :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!