O Capitalismo não diz nada. É só uma forma de interação entre pessoas que precisam sobreviver; na sua essência, é só um sistema de trocas cuja premissa é: eu tenho algo, se você quiser, a gente troca.
É, começou bem simples assim, mas hoje em dia se você tem capital e não o faz crescer ele perde valor, é engolido por alguém maior, etc, etc, etc.
Se o capital não cresce ele perde valor? Como assim? Que diferença isso faz? Eu disse que na sua essência ele é só aquilo. O que vem depois são como que construções econômicas, sistemas cuja finalidade é expandir o princípio original ou, também, inventar novas formas de se ganhar dinheiro. O Mercado de Opções, por exemplo.
Engolido por alguém maior? Depende. Isso são fatos, circunstâncias, que devem ser analisadas no caso concreto. E antes, são um problema de concorrência e não da minha afirmação básica. Simplesmente sujeitar um ao outro é iniciativa somente sua e não necessariamente realidade. Pense em fábricas de roupas: muitas pequenas afundaram, outras não. Vai pro interior de Minas, no sul.
A "essência" que você citou nada mais é do que a essência de qualquer sistema econômico e o capitalismo é só mais um (seja artificial ou não). O capitalismo se define, mais claramente, pelo acúmulo de capitais (no sentido mais amplo que você possa imaginar).
A perda de valor está relacionada com os ciclos econômicos e mercadológicos, por assim dizer. Algo como: se você não investe seu capital ou no seu capital, se você não faz seu capital render ou crescer, se você não cria a necessidade de consumo para os seus produtos (com propaganda, por exemplo), etc. simplesmente perde valor por causa dos ciclos (seu negócio se desvaloriza, seus rendimentos são corroídos pela inflação, etc.) Não sei se me fiz entender.
Dele pode advir distorções? Depende. Alguém consegue precisar com certeza se a desigualdade que se vê por aí é questão de ordem política e cultural, ou realmente o responsável é o sistema capitalista de produção? Ainda que eu não tenha dados concretos, tendo a pensar que sofremos de péssimos e gananciosos políticos.
Acho que um alimenta o outro, pois não existiriam políticos corruptos se não houvessem corruptores e vice-versa. Além disso, o sistema exige que você tenha, se você não tem há quem tenha e como tudo tem um preço, até mesmo as pessoas, e os políticos são pessoas...
E desde quando pessoas são desonestas por efeito do sistema econômico ao qual encontram-se sujeitas? Pessoas são o que são, oras!
O sistema exige que eu tenha o quê? Preço? Cara, confusão sua. Eu só disse que a provável causa da desigualdade é política, histórica e cultural. Inferir que daí todo mundo tem seu preço não me faz sentido.
E quem falou que as pessoas são desonestas por causa de sistemas econômicos? Eu só respondi ao que você disse (destaque em negrito). Além de pólítico, histórico e cultural, é também econômico, ou seja, eu só disse que o sistema permite o acúmulo infinito de capitais e como não dá para todos acumularem infinitamente alguns (maioria) perderão ou, pior, estarão à venda (aqui entra o preço. E como tem gente que faz de tudo para acumular, haverá sempre corruptos e corruptores). E, cá pra nós, tudo tem preço no capitalismo, até mesmo as pessoas (com isso, eu não quero dizer que as pessoas tenham que ter um preço, eu estou dizendo que o sistema dá um preço).
O sistema exige que você tenha
capital, que você acumule
capital. É a regra do jogo, oras!
Outra, tem turma que fica nessa de: odeio o capitalismo, mas não penso em nada melhor.
A Economia Baseada em Recursos é uma tentativa de se pensar em algo melhor. Se vai dar certo ou se é realmente melhor ou viável, eu não sei (e sinceramente, acho que é muito blá blá blá apesar de fazer algum sentido principalmente no que tange aos recursos).
O que seria isso? Se há propriedade privada e comércio, é capitalismo. Nada mais que uma variação onde a concorrência é secundária. O que eu acho impossível de vingar, mas isto é opinião própria.
A EBR é um sistema muito estranho e difícil de explicar. Mas não acho que existam propriedade privada dos meios de produção e o comércio é baseado nas necessidades da população e disponibilidade de recursos com gasto mínimo de energia possível. Também acho impossível vingar.
PS: Quero lembrar que tudo que eu falo aqui é em termos bem gerais e também não estou fazendo juízo de valores sobre sistema econômico algum.
É melhor avisar, antes que alguém queira me bater!