Autor Tópico: Documentário: Zeitgeist  (Lida 5448 vezes)

Narkus

• Visitante
Re: Documentário: Zeitgeist
« Resposta #25 Online: 02 de Janeiro de 2008, 19:40:05 »
bah, só tem coisa em inglês... pqp, é nessas horas que eu odeio ser esse macaquito brasileiro que desperdicou uma vida pra aprender a falar o português, sendo que pra ser uma pessoa de qualidade tem que estudar inglês mesmo, não tem jeito.  :histeria:

Tá, mas daria pra alguém postar algum resumo em português sobre as refutações dessas teorias da conspiração em torno do 11/9?

Alguém precisa escrever um livro sobre o 11/09 refutando essas teorias conspiratórias.

É claro que essas afirmações sensacionalistas não possuem muitas bases, mas também até hoje não vi nenhuma refutação decente, e poucas evidências que sustentam a veracidade da versão tida como oficial do que ocorreu no 11/09.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #26 Online: 02 de Janeiro de 2008, 20:03:11 »
Dê uma lida nos links. Por mais que conspiracionistas possam usar trechos de informações legítimas, é sempre ir interessante ir atrás de fontes mais confiáveis :ok:
Que links?

Se importaria de responder minhas duas ultimas perguntas?

Narkus

• Visitante
« Resposta #27 Online: 02 de Janeiro de 2008, 21:24:58 »
Dê uma lida nos links. Por mais que conspiracionistas possam usar trechos de informações legítimas, é sempre ir interessante ir atrás de fontes mais confiáveis :ok:
Que links?

Já estais pedindo demais  :histeria:
Acho mais provável que o camarada venha com sarcasmo ou até mesmo "pegadinhas" (do tipo escrever um texto enorme, com algumas mentirinhas inseridas só pra ver se você deixa passar), já que deve ser muito humilhante pra ele responder as perguntas ou mesmo argumentar e debater de igual pra igual (mesmo que saiba mais que você).

Até acho que que virá novas perguntas do tipo: "você leu o link?", "você já leu o livro tal?", "Isso é pergunta que um cético faz?" etc...

Até para as perguntas mais simples (e sinceras, sem sarcasmo) a gente já é esculachado pelo iluminado em questão  :no:

Marcon

• Visitante
« Resposta #28 Online: 02 de Janeiro de 2008, 21:29:25 »
richard dawkins em seu livro faz um referência sobre o zeitgeist moral.. comentando sobre os 10 mandamentos do pró-ateismo, liberdade de voto da mulher entre outros que ainda vou ler. não sei se trata sobre a mesma coisa deste comentário, que aliás não estou conseguindo assistir qnd entro neste link.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 02 de Janeiro de 2008, 21:40:58 »
Já estais pedindo demais  :histeria:
Acho mais provável que o camarada venha com sarcasmo ou até mesmo "pegadinhas" (do tipo escrever um texto enorme, com algumas mentirinhas inseridas só pra ver se você deixa passar), já que deve ser muito humilhante pra ele responder as perguntas ou mesmo argumentar e debater de igual pra igual (mesmo que saiba mais que você).

Até acho que que virá novas perguntas do tipo: "você leu o link?", "você já leu o livro tal?", "Isso é pergunta que um cético faz?" etc...

Até para as perguntas mais simples (e sinceras, sem sarcasmo) a gente já é esculachado pelo iluminado em questão  :no:
Modere-se. Seu comentário foi totalmente desnecessário e só gera atrito. Se você não gosta de discutir com ele, simplesmente não discuta. Ad hominens são proibidos pelas regras do fórum.

Peço ao Buckaroo também que ignore esse comentário para o tópico não perder o foco...

Narkus

• Visitante
« Resposta #30 Online: 02 de Janeiro de 2008, 21:46:59 »
Bom, pelo visto pregar ostracismo não é tido como uma impostura não?

Não é o primeiro "apaziguador" a sugerir que me ignorem.

Engraçado que quando sofri os ad hominens, espantalhos e várias e várias indiretas não veio nenhum moderador pedir para que moderassem as ofensas contra minha pessoa. Ao invés disso só falavam pra ignorar minhas opiniões e meus posts... Como são sensatos...

E o pior que nem posso reclamar que já vem outro me chamar de chorão.  :no:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 02 de Janeiro de 2008, 21:59:40 »
Para seu azar, eu vi esse e não os outros. Quando não se usa a ferramenta de denúncia de mensagens você está sujeito à essa aleatoriedade. Seu caso já foi discutido em outro tópico, se você não gostou da resolução, saia do fórum ou simplesmente acate o que aconteceu, porque ele já foi encerrado. Este não é o tópico para se discutir sobre isso. E ponto final.

Agora continuem o tópico.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 02 de Janeiro de 2008, 22:18:40 »
Que links?

The God Who Wasn't There analysis
Loose Change Guide
Debunking Federal Reserve CTs
Income Tax myths

Isso deve resumir a questão toda ao máximo, mas mais possivelmente é encontrado ainda nos seguintes links:

http://www.skepchick.org/skepticsguide/viewtopic.php?t=3648

http://forums.randi.org/showthread.php?t=85264

http://guelphskeptics.org/?p=18

Os céticos não sabem de tudo que aconteceu no 11 de setembro, mas é interessante sempre ir atrás de fontes de qualidade; por exemplo, acho que a maioria dos céticos não sabe muito de física quântica, mas não recomendaria assistirem ao "what the bleep do we know". Não estou dizendo que deve-se ter um tipo de "Index" cético nem nada do tipo, mas apenas ficar bastante alerta quanto à confiabilidade das fontes e etc.

Geralmente é mais interessante ou ir direto a alguma coisa "mainstream" para se informar do que pegar alguma coisa "alternativa" Por exemplo, ler Darwin, Zimmer, Dawkins para saber sobre evolução em vez de Behe, Wells & cia; Sagan, Asimov, Hawking, Greene ou Gleiser em vez de Capra para algo de física/astronomia.

Mas acho interessante em alguns casos ir atrás justamente das refutações céticas das coisas, como Talk Origins e coisas do tipo.

O ceticismo deve ser aplicado a "toda" parte 1. Não estou dizendo que é tudo falso nem nada, mas não é livre de críticas já no original, e certamente um recorte de algo que já não era livre de críticas costurado a um "documentário" conspiracionista não melhora muito a credibilidade.

Se tem interesse pelo tema, acho bem mais interessante ir ao "god who wasn't there" original e outras fontes:

[Point of Inquiry] R. Joseph Hoffmann - The Jesus Project
June 16th, 2007

Joe Hoffmann, formerly at Oxford, is director of Committee for the Scientific Examination of Religion (CSER). He has appeared widely in the media and at venues across the United States speaking on Christian origins, the historical Jesus, the proper role of religion in society, and similar topics. He is the author or editor of a number of books, including Just War and Jihad: Violence in Judaism, Christianity, and Islam.

In this discussion with D.J. Grothe, Dr. Hoffmann details a new project involving scholars from many disciplines that is trying to determine the likelihood of Jesus of Nazareth having ever existed. The goal of The Jesus Project, according to Dr. Hoffmann, is not to “prove” the non-existence of Jesus, but to take the theory as a “testable hypothesis” and use the best methods of critical inquiry to reach a probable conclusion. Additionally, Dr. Hoffmann addresses critics by clarifying the agenda of the project.

MP3 da entrevista

http://www.jesus-project.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/The_God_Who_Wasn't_There

http://en.wikipedia.org/wiki/Jesus_myth_hypothesis

Narkus

• Visitante
« Resposta #33 Online: 02 de Janeiro de 2008, 22:26:39 »
Para seu azar, eu vi esse e não os outros. Quando não se usa a ferramenta de denúncia de mensagens você está sujeito à essa aleatoriedade. Seu caso já foi discutido em outro tópico, se você não gostou da resolução, saia do fórum ou simplesmente acate o que aconteceu, porque ele já foi encerrado. Este não é o tópico para se discutir sobre isso. E ponto final.

Agora continuem o tópico.
Cara, um conselho meu...
Se quer melhorar o clima de uma discussão, tudo bem... Mas o faça sem ofender e tirar o crédito de ninguém, ainda mais porque nem peguei pesado com ninguém.

ok? Te juro, isso é uma crítica construtiva.

Eu posso muito bem criticar a moderação via PM ou report, mas eu também vou querer receber as críticas via PM. Ficar tirando o crédito dos outros publicamente (como você fez) não é legal, ainda mais quando é de forma "aleatória".

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 02 de Janeiro de 2008, 22:29:41 »
Não tirei o crédito de ninguém e nem ofendi ninguém neste tópico. Também não pedi nenhum conselho. Se você tem alguma reclamação, faça na área adequada, que não é este tópico.

Narkus

• Visitante
« Resposta #35 Online: 02 de Janeiro de 2008, 22:37:00 »
Mas ae...

Alguma alma caridosa poderia postar alguma coisa traduzida?

Algumas perguntas...

1) Sobre a aparente implosão calculada das torres e do outro prédio... É realmente comum prédios implodirem daquele jeito sem qualquer tipo de planejamento? Pode não ter sido implosões perfeitas, mas é estranho os 3 edifícios terem ido ao chão daquela forma.

2) Cadê a foto do avião que caiu na Pensylvania?

3) E os destroços do avião que chocou-se ao Pentágono?

4) Quais as provas ou evidências de que a Al Qaeda tenha sido a responsável pelos atentados?

Quanto a essa teoria da conspiração... Na época dos atentados eu chegava a cogitar a hipótese de que o próprio EUA haviam forjado tudo. Acredito que muitos chegaram a cogitar nisso, mas seria muita "insensibilidade" expor tais opiniões.

E a versão oficial não me parece tão mais confiável do que a versão conspiratória. Principalmente pelas consequencias... Aquela invasão do Iraque foi muito esquisita. Sinceramente não acho absurdo especular que talvez o próprio governo dos EUA tenham planejado, facilitado ou permitido que tal fato ocorresse.

Narkus

• Visitante
« Resposta #36 Online: 02 de Janeiro de 2008, 22:38:11 »
Não tirei o crédito de ninguém e nem ofendi ninguém neste tópico. Também não pedi nenhum conselho. Se você tem alguma reclamação, faça na área adequada, que não é este tópico.
Esse tipo de atitude que eu acho uma estupidez... Depois diz que não quer tirar o crédito de ninguém...

O buckaroo também não pediu o seu conselho de ignorar meus posts, não é mesmo? Ele deveria talvez ter dito: "Oceanos, não pedi nenhum conselho seu".

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 02 de Janeiro de 2008, 22:45:49 »
Narkus, eu vou ser bem didático: sou moderador e minha função é tentar manter as discussões com bons níveis. Para isso, existem as regras. Sua ofensa ao Buckaroo não ajudou na discussão e quebrou uma regra; se ele respondesse, isso também pioraria e quebraria a mesma regra. É minha função dar esses "conselhos", entendeu? Agora é meu último aviso: se você tem alguma reclamação, faça na área adequada. Se continuar com este assunto aqui, receberá cartão amarelo. Espero ter sido claro.

Obrigado.

Narkus

• Visitante
« Resposta #38 Online: 02 de Janeiro de 2008, 22:53:35 »
Narkus, eu vou ser bem didático: sou moderador e minha função é tentar manter as discussões com bons níveis. Para isso, existem as regras. Sua ofensa ao Buckaroo não ajudou na discussão e quebrou uma regra; se ele respondesse, isso também pioraria e quebraria a mesma regra. É minha função dar esses "conselhos", entendeu? Agora é meu último aviso: se você tem alguma reclamação, faça na área adequada. Se continuar com este assunto aqui, receberá cartão amarelo. Espero ter sido claro.

Obrigado.
Colega...
Será que ao menos uma vez podes tentar encerrar uma discussão sem querer dar a palavra final com algum esculaxo, ameaça ou demonstração de prepotência? Ao menos uma vez?

Sei lá meu, espero que não seja implicância minha, mas sinceramente a sua conduta como moderador, ao meu ver, é péssima.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #39 Online: 03 de Janeiro de 2008, 00:58:36 »
Pois eu acho ser uma atitude muito mais cética e sensata admitir que não se consegue concluir bosta nenhuma frente a evento dessas proporções do que partir para um oito ou oitenta e ter de escolher ser um jihad pró-conspiracionista ou cético-maria-vai-com-as-outras. Por isso que eu não tomo partido em discussões do tipo pró-big-bang vs criacionismo, não sou cientista, não sou crente; como vou saber como aconteceu a merda toda?

Esses links são alegados por você como 'fontes de boa qualidade' porque você viu no fórum da JREF ou porque você os leu e comprovou isso? Eu li alguns dos contra-argumentos do site Loose Change Guide e achei pior do que o próprio argumento conspiracionista, basta ver por exemplo o argumento contra a 'explosão controlada', o cara escreve um baita achismo. E sobre o site da análise do filme de Flemming as refutações que eu esperava encontrar não achei, que eram argumentos que visariam desbancar o chamado Jesus Myth, esperava encontrar as fontes contradizendo os paralelismos a cerca de Jesus, mas encontrei apenas afirmações, se é que podem se chamar assim. Se 'fontes de qualidade' são páginas onde o autor se reserva a assinar o texto com um apelido ao invés do nome real, então poderia ter me passado um blog brasileiro à la 'desafiando a nomenklatura cientifica'.

Críticas acredito que todo documentário tenha, ainda mais um atacando o messias do cristianismo, mas críticas e ceticismo são diferentes em muitos aspectos e acredito que apliquei meu ceticismo quando assisti 'the god who wans't there' e quando assisti a parte 1 de 'zeitgeist'. Temendo meu ceticismo ser 'fraco demais' pedi para você apontar quais partes eu deveria 'não cair em tentação' mas ao invés disso você se resumiu a fazer uma grosseira generalização e dizer que juntar os dois temas afeta a credibilidade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 03 de Janeiro de 2008, 02:00:00 »
Sei lá meu, espero que não seja implicância minha, mas sinceramente a sua conduta como moderador, ao meu ver, é péssima.

Pena que você já está banido por 15 dias, Narkus, pois talvez você não leia esta minha postagem.

Vou direto ao ponto: não te cabe - ou a qualquer forista que não seja do conselho - julgar a moderação.  Muito menos publicamente.  Isso só cria mal-estar e não resolve nada.

Se não está satisfeito, faça uma crítica específica pelos canais adequados.  O melhor é o link de "Denunciar à Moderação".  Mas não desvie o tópico com opiniões que não foram solicitadas e que não te cabem.

Às vezes me pergunto se essa expectativa irreal que alguns foristas tem de que a moderação seja supremamente sábia e onipresente é algum tipo de ranço da cultura católica... gostemos ou não, o fato é que temos nossos limites e precisamos da sua cooperação.  O resultado não será perfeito e não tem por que ser cobrado como se fosse.  Quem está incomodado pode optar por se retirar; há outros fóruns e inclusive não é difícil começar o seu próprio, ou pelo menos uma lista de discussão.

O que não faz nenhum sentido é querer opinar sobre o que a moderação deve fazer.  Para o bem ou para o mal, não funciona assim.  Nós temos a responsabilidade de tomar as decisões aqui.  É "o nosso" na reta.  E por isso nos reservamos certos direitos, como é muito natural.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 03 de Janeiro de 2008, 03:03:41 »
Pois eu acho ser uma atitude muito mais cética e sensata admitir que não se consegue concluir bosta nenhuma frente a evento dessas proporções do que partir para um oito ou oitenta e ter de escolher ser um jihad pró-conspiracionista ou cético-maria-vai-com-as-outras. Por isso que eu não tomo partido em discussões do tipo pró-big-bang vs criacionismo, não sou cientista, não sou crente; como vou saber como aconteceu a merda toda?

Eu acho que se pode ter alguns "preconceitos" sensatos: cientistas geralmente tem a razão nos temas científicos se comparados aos religiosos, desde Giordano Bruno até os criacionistas e etc. Tem um monte de constataçõezinhas meio básicas, do tipo gente vivendo dentro de um peixe, jumentas falantes e coisas do tipo, que acredito que desqualificam com bastante segurança quem defende esse tipo de coisa. O mesmo vale para outros "alternativos" fora dos fundamentalismos religiosos.

Outro "padrão" é que geralmente você pode ir atrás um pouco das coisas e ver quem tem razão, sem precisar entender muuuuito da coisa. Por exemplo, indo no talk origins, em outros grupos de discussão, acaba-se constatando que os criacionistas simplesmente sempre repetem variações das mesmas deturpações já desmentidas, misturando verdade e mentira conforme for conveniente.

Esses links são alegados por você como 'fontes de boa qualidade' porque você viu no fórum da JREF ou porque você os leu e comprovou isso?

Na primeira vez que eu esbarrei com esses argumentos eu cheguei a dar uma lida por curiosidade, mas não li tudo. Ao mesmo tempo, também é um tanto disso de "preconceito razoável". Se por exemplo, eu quero saber qual é o caso dessas coisas todas de "energias dos cristais", se eu vou para os fóruns céticos, geralmente eu vou ter amostras significativas dos argumentos não-céticos e as refutações diversas. Se eu fosse só nos defensores eu teria as "explicações" livres de críticas ou só críticas "estratégicas", espantalhos e etc.  Geralmente você pode esperar discussão bem fundamentada nesses fóruns em vez de aceitação acrítica, é um padrão geral.

Eu li alguns dos contra-argumentos do site Loose Change Guide e achei pior do que o próprio argumento conspiracionista, basta ver por exemplo o argumento contra a 'explosão controlada', o cara escreve um baita achismo.

:shock:

Você acha "duvidoso" que aviões daquele porte não fariam os prédios colapsarem ou o quê? Exatamente qual parte do "achismo" é pior do que as "evidências" das explosões controladas?

E sobre o site da análise do filme de Flemming as refutações que eu esperava encontrar não achei, que eram argumentos que visariam desbancar o chamado Jesus Myth, esperava encontrar as fontes contradizendo os paralelismos a cerca de Jesus, mas encontrei apenas afirmações, se é que podem se chamar assim. Se 'fontes de qualidade' são páginas onde o autor se reserva a assinar o texto com um apelido ao invés do nome real, então poderia ter me passado um blog brasileiro à la 'desafiando a nomenklatura cientifica'.

Eu não conheço muito do assunto, mas não se resume a idéia de Jesus ser um mito ser verdadeira ou falsa; de forma similar, alguém pode falar de um livro sobre evolução, e podem haver críticas sobre detalhes menores, mas não questionar a evolução em si.

Ex.:

The lack of analysis by atheist reviewers is glaring, especially since Flemming has admitted mistakes in his movie, and Richard Carrier has provided some  examples of problems (though Carrier is generally supportive of the Jesus Myth generally). As I said in Section 1, there is too much misinformation on both sides of the fence floating around the Internet. The lack of critical analysis on the subject does no-one any credit.

Eu não conheço muito do assunto, nem li todas essas páginas ainda, só acho interessante divulgar esse tipo de coisa mostrando que a questão é mais complexa do que uns podem fazer parecer.

Críticas acredito que todo documentário tenha, ainda mais um atacando o messias do cristianismo, mas críticas e ceticismo são diferentes em muitos aspectos e acredito que apliquei meu ceticismo quando assisti 'the god who wans't there' e quando assisti a parte 1 de 'zeitgeist'. Temendo meu ceticismo ser 'fraco demais' pedi para você apontar quais partes eu deveria 'não cair em tentação' mas ao invés disso você se resumiu a fazer uma grosseira generalização e dizer que juntar os dois temas afeta a credibilidade.

Resumidamente: eu não assisti o Zeitgeist, não assisti o God who wasn't there, estou só dizendo que: 1 - o Zeitgeist é uma colcha de retalhos conspiracionista e merece desconfiança na maior parte; nas partes que se salvam, é interessante ir à fonte original uma vez que os conspiracionsitas podem ter picotado as coisas conforme lhes fosse mais conveniente - como é típico.

E mesmo quanto ao GWWT original também é interessante, para quem tem interesse, claro, ver coisas como essa análise, que por sua vez pode levar a mais informações e etc. Não quis dizer que o GWWT é uma mentira tão grande quanto todas as teorias de conspiração, Jesuis morreu para nos salvar, convertam-se, amém.

Perdoe-me se pequei.   

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #42 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 15:55:20 »
Qual a crítica do pessoal sobre a parte 3?

Tenho visto muita coisa nessa linha de leviatã mundial, e não me parece uma alegação extraordinária.

Vilas viraram cidades, cidades provincias... paises uniões... qual o extraordinário?

A única pergunta que me faço é:

Os conglomerados financeiros estão tristes e fazendo limonada com um limão, ou estão realmente plantando limão tem tempo?

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 23 de Setembro de 2008, 22:35:35 »

PARTE II: Alguém sabe qual é a explicação para a queda do edifício 7 do WTC?

Me lembro que na época foi dito com toda certeza, e antes de caírem, que devido à queda das duas torres as construções ao redor estavam seriamente comprometidas e poderiam cair a qualquer momento.

Não acredito muito nessa versão, veja isso:

http://whatreallyhappened.com/WRHARTICLES/wtc7.html

http://www.wtc7.net/

http://en.wikipedia.org/wiki/7_World_Trade_Center

Alguém tem alguma coisa a dizer? Não acredito que seja teoria da conspiração, mas ta muito estranho alguma coisa ai.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luiz Otávio

• Nível 16
  • *
  • Amat victoria curam.
Re:Documentário: Zeitgeist
« Resposta #44 Online: 30 de Outubro de 2011, 02:04:09 »
Assisti ao Zeitgeist esses dias e estou assistindo agora ao Zeitgeist Addendum. Alguém já assistiu ao Addendum? Se sim, o que achou?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 31 de Outubro de 2011, 00:37:31 »
Bullshit.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #46 Online: 31 de Outubro de 2011, 01:18:56 »
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #47 Online: 31 de Outubro de 2011, 02:05:47 »
Há um outro tópico falando sobre o filme: ../forum/topic=17227.0.html

Não vou uni-los pois haveria confusão na ordem das mensagens.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!