Autor Tópico: Quem deve não teme (Sobre: A Bússola de Ouro)  (Lida 3789 vezes)

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Quem deve não teme (Sobre: A Bússola de Ouro)
« Online: 02 de Janeiro de 2008, 23:42:33 »

"É evidente que a obra no cinema será fabulosa, com uma super produção e efeitos de perder o fôlego. Mas não podemos nos omitir a um ateu que escreva “bonitinho” e use desta fantasia toda para envenenar nossas crianças, disseminando uma cultura atéia, banalizando o papel da religião na sociedade."

- http://blog.cancaonova.com/sergiofernandes/2007/12/02/a-polemica-sobre-o-filme-%E2%80%9Ca-bussola-dourada%E2%80%9D/

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Quem deve não teme (Sobre: A Bússola de Ouro)
« Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2008, 23:48:06 »
Sabe o que mais me surpreende nesse tipo de crítica?

É a tremenda falta de fé que ela evidencia.

Será possível que um simples filme (que por sinal está muito pasteurizado) tenha tanto poder a ponto de "disseminar uma cultura atéia" (seja isso lá o que for) e "banalizar o papel da religião na sociedade"?

Não digo nem fé em Deus; é falta de fé na própria competência e relevância da religião.

Afinal de contas, até que ponto alguém muda de perspectiva de vida por causa de um filme de fantasia?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2008, 23:52:54 »
Filmes como Matrix disseminam mais a "fé atéia" (sic) do que esse tipo de coisa (eu imagino).

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2008, 23:59:52 »
Pelo menos eles estão evoluindo. Até agora só sugeriram o boicote por parte dos católicos, há alguns anos teriam exigido que as autoridades censurassem o filme em todo o país...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2008, 00:00:50 »
Aí é que está.  Eu tento me colocar no lugar de um cristão sincero e só consigo pensar que quem confia em Deus (para não falar em Jesus ou na Bíblia) não deveria ter por que temer nem o Capeta babando enxofre e ardendo em chamas...

portanto é ridículo ter todo esse receio de um simples filme de entretenimento que, aliás, mal consegue ter alguma coisa de questionável (seja ele "A Bússola Dourada" ou "Matrix").

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2008, 00:13:34 »
Eu já acho que é uma expectativa alta demais para o comportamento médio do ser humano.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2008, 00:15:57 »
Bom, não somos nós que alegamos ter o Senhor da Criação olhando por nós... :)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2008, 00:16:52 »
Será que já aprenderam ( com o Código da Vinci) que quanto mais espernearem, mais publicidade gratuita para o filme (mesmo que seja uma porcaria) acabam gerando? 

Não duvido que uns 70% do sucesso de bileteria de O código da Vinci foi gerado pela choradeira dos cristãos.  :hihi:

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2008, 01:06:36 »
Pelo menos eles estão evoluindo. Até agora só sugeriram o boicote por parte dos católicos, há alguns anos teriam exigido que as autoridades censurassem o filme em todo o país...
Não duvido se algum país aderir a censura, no Brasil não acontece só porque não é costume.

Será que já aprenderam ( com o Código da Vinci) que quanto mais espernearem, mais publicidade gratuita para o filme (mesmo que seja uma porcaria) acabam gerando? 
O argumento dos cristãos não-praticantes (que são muitos) geralmente é: Se a igreja criticou, então o filme é bom.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #9 Online: 03 de Janeiro de 2008, 01:27:09 »
Primeiro foi o Harry Poter e o maldito não sei das quantas, agora isso?

Eu hein....
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2008, 03:32:35 »
O melhor é que quem já viu garante que o filme é mariquinhas não tem a "propaganda ateísta" que tem nos livros. Ou seja, muito barulho por nada de novo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #11 Online: 03 de Janeiro de 2008, 06:59:20 »
Não sei quanto ao livro, que pretendo ler em breve. Mas o filme, quando muito, é anti-clerical. Não há menção alguma de Deus, deuses, ou sua ausência. O que se vê é um embate entre cientistas e autoridades clericais preocupadas em manter o status quo.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #12 Online: 03 de Janeiro de 2008, 13:43:45 »
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Marcon

• Visitante
« Resposta #13 Online: 03 de Janeiro de 2008, 15:37:58 »
+ 1 filme com produção milionária
+ 1 filme ideologia abstrata e fictícia
+ 1 filme elogiado pela crítica (?)
+ 1 filme q vai viciar, ou ñ

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 03 de Janeiro de 2008, 15:47:00 »
Dahahaha... muito maneira a tirinha...

Fui assistir hoje, mas tava muito cheio, vou amanhã... :|
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #15 Online: 03 de Janeiro de 2008, 17:15:45 »
Vou assistir aqui em casa em algumas horas pra ver se compro mais tarde.

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #16 Online: 03 de Janeiro de 2008, 18:05:36 »
Alguém já viu o filme? É bom? Eu estou com vontade de assistir.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #17 Online: 03 de Janeiro de 2008, 21:48:14 »
Eu gostei. Só achei que o ritmo estava um pouco corrido - devem ter sido os tais cortes que os fãs do livro mencionaram. O autor do livro gostou também.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #18 Online: 04 de Janeiro de 2008, 02:33:02 »
Também curti o filme, achei que ele ficou corrido no mais pelo final, mas a história é legal.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Janeiro de 2008, 09:37:22 »
Mas sobre o que fala a história, afinal de contas?
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Janeiro de 2008, 09:38:24 »
Filmes como Matrix disseminam mais a "fé atéia" (sic) do que esse tipo de coisa (eu imagino).

Pois já ví várias aulas de escola dominical em que os professores associam o matrix à fé cristã.

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 04 de Janeiro de 2008, 09:46:59 »
Pois já ví várias aulas de escola dominical em que os professores associam o matrix à fé cristã.

Você não tem conserto, Maykon... SEMPRE sendo sensato e oferecendo lembranças oportunas.  :)

Eu nem vou te perguntar se você ouviu as histórias das críticas a Matrix por mostrar gente voando...

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Janeiro de 2008, 11:25:42 »
Na verade fiquei até assustado com a afirmação do Fernando, sobre o matrix e o ateísmo.

Não fui eu quem deu as aulas sobre matrix e religião, diga-se de passagem. Mas acho os paralelismos com a mensagem cristã muito fortes.

Tem um salvador que luta contra o mal em favor do bem.

Ele morre para libertar o povo das garras do mal.

A capsulazinha lá que liberta e mostra a realidade é vermelha, "simbolizando o sangue de Cristo".

Ela faz com que os humanos vejam o "mundo real" e não sejam mais iludidos com "os enganos do mal" e nem sejam mais por ele enganados.

Nossa, muitas coisas.

O professor fez sucesso com os jovens da igreja :lol:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Janeiro de 2008, 11:27:51 »
Na verade fiquei até assustado com a afirmação do Fernando, sobre o matrix e o ateísmo.

Não fui eu quem deu as aulas sobre matrix e religião, diga-se de passagem. Mas acho os paralelismos com a mensagem cristã muito fortes.

Tem um salvador que luta contra o mal em favor do bem.

Ele morre para libertar o povo das garras do mal.

A capsulazinha lá que liberta e mostra a realidade é vermelha, "simbolizando o sangue de Cristo".

Ela faz com que os humanos vejam o "mundo real" e não sejam mais iludidos com "os enganos do mal" e nem sejam mais por ele enganados.

Nossa, muitas coisas.

O professor fez sucesso com os jovens da igreja :lol:

Sem dizer que a roupa do Neo tem um desenho classico de batina...só que de couro
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Janeiro de 2008, 11:30:41 »
Eu nem vou te perguntar se você ouviu as histórias das críticas a Matrix por mostrar gente voando...

Não, e nem leio essas coisas pra não passar raiva.

Tenho raiva (pena) desses crentes fundamentalistas ignorantes. Eles só me fazem passar vegonha.

O calvinismo não prega dualidade entre sacro e profano. Entre o que é de "Deus" e o que é do "diabo". Tudo deve ser lido, ouvido, questionado e aproveitado. (Isso ajudou na revolução educacional da europa, mas isso é outro assunto).

Por isso eu leio Harry Potter  :biglol:

E já fiz até sermão ouvindo "666" do Iron Maden.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!