Autor Tópico: Chauvinismo antrópico ou reconhecimento da superioridade humana? (era Re: Superioridade biológica do homem na filosofia da ciência de Karl Raimund Po)  (Lida 3653 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
Re: Superioridade biológica do homem na filosofia da ciência de Karl Raimund Po
« Resposta #26 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:41:06 »
Qual seu próximo critério para colocar homens e corujas em pé de igualdade biológica?
Continua o mesmo, você simplesmente o ignorou tentando colocar o seu critério como mais valioso... O que você falou não tem nada a ver com meu argumento... :)

E você está sendo grosseiro ao me responder dessa forma. Eu não proferi uma ofensa sequer a você.
Eu não disse que você me ofendeu...

Quanto a você dizer que segue dogmas ou não, totalmente sem sentido continuar com essa discussão. É só voltar o tópico e ver as declarações. Mas se você quer retirar o que disse, tudo bem, eu aceito. Mas era só dizer antes.
Me mostre aonde que eu digo seguir algum dogma antropocentrista?

Você sabe o que é um dogma?

Você não segue nenhum dogma? Tem certeza disso?

Quer dizer que você não disse que eu te ofendi?
Você pediu pra eu parar de te proferir ad hominens. Ad hominen é o que mesmo?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #27 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:43:26 »
Em termos biológicos não se pode dizer que o homem é superior, vc só pode dizer isso se levar em conta as questões sócio-culturais e tecnológicas  :ok:

Os homens criam tecnologia e se escravizam a ela. Existem várias consequências filosóficas nisso, mas biologicamente a tecnologia só atrapalha a seleção natural  :wink:

Por exemplo, os seres albinos já deveriam ter sido extintos há décadas, mas sobrevivem graças aos avanços da medicina :ok:

Isso nos torna superiores? Biologicamente não, mas nos garante a sobrevivência  :)

Em biologia, mais adaptado ou mais evoluído não quer dizer "melhor". O auge da evolução são as aves e os insetos e não os primatas (mto menos o ser humano). Acho que era isso que o Oceanos estava tentando te dizer.

[]s

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #28 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:48:30 »
Em termos biológicos não se pode dizer que o homem é superior, vc só pode dizer isso se levar em conta as questões sócio-culturais e tecnológicas  :ok:

Os homens criam tecnologia e se escravizam a ela. Existem várias consequências filosóficas nisso, mas biologicamente a tecnologia só atrapalha a seleção natural  :wink:

Por exemplo, os seres albinos já deveriam ter sido extintos há décadas, mas sobrevivem graças aos avanços da medicina :ok:

Isso nos torna superiores? Biologicamente não, mas nos garante a sobrevivência  :)

Em biologia, mais adaptado ou mais evoluído não quer dizer "melhor". O auge da evolução são as aves e os insetos e não os primatas (mto menos o ser humano). Acho que era isso que o Oceanos estava tentando te dizer.

[]s

Agora sim. Estava faltando alguém admitir que pelo ponto de vista filosófico, político ou cultural o homem é superior, e talvez o único a ocupar algum tipo de importância nestes assuntos.

E não concordo com os critérios que o Oceanos utilizou. Pegou carona com a Luz e foi firme. Isso é seguir um dogma. Defender uma certeza sem ter bases para isso apenas porque alguém ou algum grupo defende.

Não tenho mais o que comentar, agora tudo ficou claro.

Luz

• Visitante
« Resposta #29 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:54:25 »
Mas que dogmas, WeLLuZi?

As características de adaptação humana são tão singulares à nossa espécie quanto as características próprias de cada espécie. Não há sentido em comparar a inteligência humana à visão da coruja, senão por uma visão antrocêntrica de superioridade e imagino, mal informada sobre a Evolução Biológica.

Evoluídas, todas as espécies são a partir de um ancestral comum, não mais nem menos evoluídas umas que as outras, mas apenas de formas diferentes, segundo as próprias necessidades de adaptação por seleção natural.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:55:16 »
Me mostre aonde que eu digo seguir algum dogma antropocentrista?

Você sabe o que é um dogma?

Você não segue nenhum dogma? Tem certeza disso?

Quer dizer que você não disse que eu te ofendi?
Você pediu pra eu parar de te proferir ad hominens. Ad hominen é o que mesmo?
Espantalhos... Se você não tem nada a dizer quanto ao meu argumento, terminamos aqui. :)
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2008, 15:59:48 por Oceanos »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
E não concordo com os critérios que o Oceanos utilizou. Pegou carona com a Luz e foi firme. Isso é seguir um dogma. Defender uma certeza sem ter bases para isso apenas porque alguém ou algum grupo defende.
Isso, por exemplo, é um ad hominem. :)

Isso ajuda nós dois...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:58:36 »
Na verdade, estou tentando abordar um outro ponto... Está confuso porque ninguém quis responder minhas perguntas ainda...

Luz

• Visitante
« Resposta #33 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:02:13 »

Além de ad hominem, ficam as perguntas: que carona você pegou comigo, ainda mais firme?  :|  E que suposta certeza estaríamos defendendo sem bases, em concordância?  :|

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #34 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:02:25 »

Isso ajuda nós dois...
Se você considera isso um ad hominem, também peço para que pare de dizer algumas coisas.

Você também disse que eu sigo dogmas e ainda por cima distorceu o sentido de uma frase minha pra parecer que eu confessei isso.

Chegou a falar que tenho fé no assunto, além de outras indiretas como mencionar o fato de eu ser espírita.

Luz

• Visitante
« Resposta #35 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:05:20 »

Isso ajuda nós dois...
Se você considera isso um ad hominem, também peço para que pare de dizer algumas coisas.

Você também disse que eu sigo dogmas e ainda por cima distorceu o sentido de uma frase minha pra parecer que eu confessei isso.

Chegou a falar que tenho fé no assunto, além de outras indiretas como mencionar o fato de eu ser espírita.

Foi você quem mencionou que era espírita onde estamos discutindo algo que não tem qualquer relação com religião e foi você quem sugeriu primeiro que estaríamos sendo dogmáticos com o comentário: dogma por dogma, também tenho os meus.  :P

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #36 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:11:00 »
Eu já entendi,mas pela argumentação de alguns percebe-se que vão mais é pelos outros e nem sabem o que estão defendendo.  :hihi:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #37 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:15:34 »
Eu já entendi,mas pela argumentação de alguns percebe-se que vão mais é pelos outros e nem sabem o que estão defendendo.  :hihi:

Fico feliz por vc ter entendido e triste por estar levantando espantalhos :ok:

Acredito que o debate seria mais saudável sem trocas de ofensas...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:22:52 »
Bem, você não faz por merecer minha atenção. Perdeu sua chance. :)

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #39 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:23:16 »

Se tivesse lido os dois outros posts (o primeiro de outro usuário, o segundo do Adriano defendendo o que tentou defender aqui) vai ver que as pessoas (dando nome: Luis Dantas, Oceanus) já estavam nessa discussão no ano passado :)

Os outros como 90% do fórum não estava online nos dias da virada do ano.
Mas isso não quer dizer que eles saibam mais ou menos sobre o assunto e nem representa qualquer prova ou evidência de que suas argumentações estão mais ou menos certas.

Luis Dantas me atacou indiretamente falando sobre eu ser espírita, além de outras indiretas e o Oceanos eu perdi as contas de quantas vezes ele foi grosso. Qual a idade desse pessoal?

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #40 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:23:57 »
Bem, você não faz por merecer minha atenção. Perdeu sua chance. :)
Parece que a carapuça serviu então  :hihi:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:27:30 »
Bem, denunciei sua mensagem à moderação. Você não tem nada melhor a fazer do que participar do tópico simplesmente criando espantalhos e ofendendo quem discorda de ti? Os foristas interessados na discussão agradecem.

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #42 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:28:05 »
Bem, denunciei sua mensagem à moderação. Você não tem nada melhor a fazer do que participar do tópico simplesmente criando espantalhos e ofendendo quem discorda de ti? Os foristas interessados na discussão agradecem.
?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #43 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:28:50 »
Citação de: jCatino
Se tivesse lido os dois outros posts (o primeiro de outro usuário, o segundo do Adriano defendendo o que tentou defender aqui) vai ver que as pessoas (dando nome: Luis Dantas, Oceanus) já estavam nessa discussão no ano passado :)

Os outros como 90% do fórum não estava online nos dias da virada do ano.
Mas isso não quer dizer que eles saibam mais ou menos sobre o assunto e nem representa qualquer prova ou evidência de que suas argumentações estão mais ou menos certas.

Luis Dantas me atacou indiretamente falando sobre eu ser espírita, além de outras indiretas e o Oceanos eu perdi as contas de quantas vezes ele foi grosso. Qual a idade desse pessoal?

Eu comentava sobre quem etava discutindo e o fato de vc ter sugerido de que estavam 'seguindo a corrente'. Se vc foi ou não insultado é outra questão.

É um ataque dizer que você é espírita ? Pergunta: você é espírita ?

Se vc quiser, pode sublinhar os ad hominem e fazer uma queixa formal à moderação. Eu vou confessar que a 'última parte' da discussão só li rapidamente, então terei que ficar no muro. Conhecendo Dantas e Oceanus, me pareceria estranho que insultem alguém... mas se vc está certo, então denucie à moderação, que é bastante imparcial e tem um bom senso de auto-crítica.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2008, 16:38:21 por JCatino »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #44 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:32:07 »
O gozado que estou sendo acusado de não sei o que, e tudo o que fiz foi debater.

Se for pra me expulsar vão ter que expulsar quem me atacou também. Eu ataquei mais os argumentos. E não acho grave considerar um dogmatismo essa pregação anti-antropocentrista.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:35:02 »
Ninguém falou em te expulsar...

Aliás, para ninguém me acusar de ser parcial ou o que for, recomendo que algum moderador divida este tópico.

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #46 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:36:57 »
Ninguém falou em te expulsar...

Aliás, para ninguém me acusar de ser parcial ou o que for, recomendo que algum moderador divida este tópico.
parcial? não entendi

Eu só vi você dizendo que ia me denunciar. Você também me atacou. Se acontecer algo comigo terá que acontecer a ti também.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:42:24 »
A denúncia é uma ferramenta que está disponível para todos os foristas através do link "Denunciar à Moderação". Eu o fiz porque você ainda não se tocou que já fazem duas páginas que você está provocando e dando indiretas se se ater ao assunto do tópico. Eu só esperava que algum moderador viesse dividir as mensagens e dar uma visão imparcial sobre nossa pendenga. :)

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #48 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:51:37 »
Eu não entendi pq essa pendenga toda  :?

Vamos voltar ao tema do tópico?  :)
Continuarei lendo, e estou formulando algumas perguntas e espero que certas pessoas mantenham a compostura. Não há nada pior do que esses sabe-tudo que não sabem argumentar com educação e cordialidade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 04 de Janeiro de 2008, 17:01:45 »

A mensagem a que você se refere é esta, certo?  ../forum/topic=14456.0.html#msg281109

Peguemos as aves e macacos iluminados e esperemos que eles cheguem à lua, inventem a roda, melhorem suas condições de vida, criem tecnologias também  :hihi:

É inválido o critério que você adota para igualar a raça humana às demais espécies. É claro que a invenção da roda, do avião, das tecnologias são atributos da espécie humana. O que você nomeia como fator externo é conversa para boi dormir.

Você ou não leu o tópico ou não entendeu nada da discussão... mas o que eu poderia esperar de um espírita?

Eu sou assim mesmo.  Me esforço para tratar cada um no mesmo nível que me oferecem.  Com toda a franqueza, achei a sua atitude um tanto insolente e, sim, seu discurso tipicamente espírita.  Então respondi em um nível em que você teria mais chance de entender.  Se isso te ofende, só me resta lamentar.

Quanto ao Oceanos... bom, se você acha ele grosso, fico preocupado com você.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2008, 17:05:08 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!