Ei, WeLLuZi, quem falou da suposta fragilidade humana e dependência tecnológica fui eu, não o Oceanos, mas foi apenas a expressão de uma impressão, que imaginei, tivesse ficado claro, pela forma como coloquei.
É verdade que fui simplista, construindo a idéia enquanto escrevia, sem maiores compromissos - mas suponho, de forma ingênua, admito, que toda a nossa tecnologia dependa de uma fonte de energia que, por sua vez, depende da própria tecnologia.
Uma suposta tempestade solar de polaridade sul, por exemplo, que seria uma tempestade, conforme intensidade, com a capacidade de afetar TODO o sistema elétrico planetário, inutilizando-o. Não temos tecnologia sequer para prever o acontecimento. Mesmo uma base espacial própria não poderia ir longe o suficiente e mesmo que fosse não poderia enviar o sinal de alerta a tempo - seríamos atingidos antes que o sinal chegasse. Essas tempestades são frequentes e se intensificam a cada período, se não me engano, de onze ou doze anos - segundo li.
Bom, as consequências são incalculáveis, mas podemos especular alguma coisa. Nos grandes centros, por exemplo, se instalaria o caos - sem energia e consequentemente, sem água potável, sistema de tratamento de esgotos, processos industriais, transportes, telecomunicações parados. Nem mesmo carvão para o aquecimento nos lugares mais frios e a impossibilidade de colher e distribuir o alimento, enfim...
Provavelmente a população humana mundial seria drasticamente reduzida, com o aumento da violência e doenças, sem condições de tratamento, falta de remédios, comida, água, condições mínimas de higiene e os confortos a que estamos acostumados, para não dizer, dependentes. Como reconstruir o sistema elétrico rapidamente sem eletricidade? Capacidade temos, já fizemos uma vez, mas até que fosse possível restabelecer o mínimo - a dependência da tecnologia que temos hoje nos afetaria imensamente.
Já abelhas, aranhas, castores etc que também possuem tecnologia, mas vão buscar o que precisam diretamente na natureza, sem a necessidade de uma tecnologia primária - muito provavelmente, não seriam afetados, talvez até beneficiados. São tecnologias diferentes, quanto mais complexo, mais dependente e diante da possibilidade de catástrofes naturais, aparentemente, mais frágeis.
Mas é só uma opinião - admito, porém que o ser humano tem a capacidade de se superar e é surpreendente - não o subestimo também, apenas reconheço o que me parece frágil em nossa espécie. Qualquer circunstância que nos obrigasse a viver ao natural, sem a tecnologia que depende das fontes de energia, seria, imagino, sacrificante à espécie como um todo.