Autor Tópico: Chauvinismo antrópico ou reconhecimento da superioridade humana? (era Re: Superioridade biológica do homem na filosofia da ciência de Karl Raimund Po)  (Lida 3652 vezes)

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
Os humanos (principalmente para a lua).
Existe algum indivíduo da espécie humana que pode voar com a mesma facilidade e efetividade que uma águia? Existe alguém da espécie que pode simplesmente bater os braços e sair voando como uma águia?
Isso não tem nada a ver com o contexto que estou abordando. Já disse considerar o cérebro, a fisiologia interna da espécie humana, muito superior do que a anatomia, a fisiologia externa dos animais, já que conseguimos interagir com a natureza e voar também. Não precisamos bater asas, estudamos esses comportamentos e fizemos transformações em produtos da natureza para chegar ao mesmo fim. E não considero, no contexto aqui, o indivíduo por si só, mas a humanidade, que representa a espécie homo sapiens.
É exatamente o contexto de espécie: quando se fala de espécie, se fala de uma característica inerente à todas (ou pelo menos a maioria) dos indivíduos dela. Se você quer falar num contexto de toda espécie, DEVE acontecer que a maioria da espécie deve ter essa característica, senão cai no que você disse que não quer fazer: você está pegando uns dos poucos iluminados da humanidade e comparando com toda outra espécie. Essa comparação é claramente parcial.

Posto isso, responda minha pergunta com um sim ou não, por favor.

Não é externo a natureza. O ser humano manipula a natureza para conseguir voar. Assim o homem foi a lua, sem ter asas. Ele não deixou de ir voando por isso.
É um fator externo da espécie!! A característica que faz o ser humano voar, é tão intrínseca quanto as asas de uma águia que a fazem voar? Não interessa se faz parte da Natureza ou não, o que interessa é se faz parte da espécie.

O fato de ser um fator externo, como eu já falei, implica em uma série de desvantagens, que pode ser percebido intuitivamente (se você não perceber, você pode perguntar).

Peguemos as aves e macacos iluminados e esperemos que eles cheguem à lua, inventem a roda, melhorem suas condições de vida, criem tecnologias também  :hihi:

É inválido o critério que você adota para igualar a raça humana às demais espécies. É claro que a invenção da roda, do avião, das tecnologias são atributos da espécie humana. O que você nomeia como fator externo é conversa para boi dormir.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Superioridade biológica do homem na filosofia da ciência de Karl Raimund Po
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2008, 09:58:43 »
Peguemos as aves e macacos iluminados e esperemos que eles cheguem à lua, inventem a roda, melhorem suas condições de vida, criem tecnologias também  :hihi:

É inválido o critério que você adota para igualar a raça humana às demais espécies. É claro que a invenção da roda, do avião, das tecnologias são atributos da espécie humana. O que você nomeia como fator externo é conversa para boi dormir.

Você ou não leu o tópico ou não entendeu nada da discussão... mas o que eu poderia esperar de um espírita?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2008, 10:22:03 »

Você ou não leu o tópico ou não entendeu nada da discussão... mas o que eu poderia esperar de um espírita?
Eu li e continuo achando esse papo neo-anti-antropocentrista dogmático.

Luz

• Visitante
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2008, 12:01:00 »
Espera, a evolução que vocês tratam também é necessariamente biológica?

Eu não estou falando de evolução biológica. Até cheguei a comentar com Luz isso no msn.

Suspeito que o tópico fala da Evolução Biológica tanto pelo título, quanto pelo conteúdo, mas bem, às vezes, parece meio confuso.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2008, 13:09:00 »
Ok, vamos deixar algo bem claro: evolução não é o mesmo que progresso. Simplesmente se refere a mudança. Uma maçã madura
vai evoluir para uma maçã podre. Em biologia evolução está relacionada à adaptação. Os seres vivos evoluem através da seleção
natural para se adaptar ao seu ambiente. Nesse sentido, todo organismo é "muito evoluído".

Vamos ver se isso fica mais claro assim: Qual é o melhor carro do mundo? Alguem pode dizer que é, sei lá, a Ferrari F40.
Ok, qual a capacidade do bagageiro dessa Ferrari? Ela consegue vencer o Paris-Dacar? Um soldado americano no Iraque
provavelmente diria que o melhor carro do mundo é um tanque Abrams. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2008, 13:11:01 »
Eu tenho algumas opiniões a postar, mas primeiro queria saber se o meu raciocínio de alguns posts acima resumem a tese central do Adriano, ou se errei em compreendê-la...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2008, 13:15:25 »
Eu tenho algumas opiniões a postar, mas primeiro queria saber se o meu raciocínio de alguns posts acima resumem a tese central do Adriano, ou se errei em compreendê-la...

Acho que é isso mesmo, mas talvez seja melhor esperar pela resposta dele. Algo que você chamou a atenção, e que eu não havia
percebido com clareza é que existem dois conceitos arbitrários: a seleção das características relevantes e a definição do grau de desenvolvimento.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2008, 13:24:58 »

Bem, enquanto sua argumentação se resumir apenas a negar o que eu digo, não vou fazer nada além de não lhe dar atenção. Vamos lá, você pode fazer melhor que isso. :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2008, 13:29:06 »
Acho que é isso mesmo, mas talvez seja melhor esperar pela resposta dele. Algo que você chamou a atenção, e que eu não havia
percebido com clareza é que existem dois conceitos arbitrários: a seleção das características relevantes e a definição do grau de desenvolvimento.

Meu próximo argumento é baseado nisso, mas primeiro preciso ter certeza do que o Adriano está afirmando :-)

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *

Bem, enquanto sua argumentação se resumir apenas a negar o que eu digo, não vou fazer nada além de não lhe dar atenção. Vamos lá, você pode fazer melhor que isso. :)
A sua argumentação se resume a apenas negar a superioridade do homem sob critérios que você mesmo criou.

Você chegou ao ponto de excluir as tecnologias humanas apenas para igualar os humanos aos demais animais. Mas você se esqueceu de classificar também como fatores externos as tecnologias primitivas de alguns animais como construir uma represa, colméia e teias. São tecnologias que servem apenas para garantir a sobrevivência desses seres, mas é evidente que o homem foi muito além disso. Uma aranha não sobrevive sem suas teias e técnicas, mas o homem pode abrir mão de muitas de suas tecnologias que ainda assim consegue sobreviver e se reproduzir. E além disso o homem consegue adaptar costumes, culturas e tecnologias sem precisar de milhões de anos de seleção natural para se adaptar.

Pelo jeito pra você o fato de humanos criarem tecnologias é uma prova de que os humanos são frágeis e precisam dessas engenhosidades para viver. Mas você se esquece de aplicar a mesma lógica quando se esquece de que muitas espécies também utilizam tecnologias.

Eu não entendo a sua argumentação. Me parece que você leu em algum livro e resolveu defender a idéia também.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2008, 13:47:51 »
A sua argumentação se resume a apenas negar a superioridade do homem sob critérios que você mesmo criou.
Que critérios eu criei?

Você chegou ao ponto de excluir as tecnologias humanas apenas para igualar os humanos aos demais animais.
Eu nunca falei isso. Meu argumento é a obviedade que fala que microscópios não são completamente superiores à visão de uma coruja, por exemplo. :)

Pelo jeito pra você o fato de humanos criarem tecnologias é uma prova de que os humanos são frágeis e precisam dessas engenhosidades para viver.
E não são?

Mas você se esquece de aplicar a mesma lógica quando se esquece de que muitas espécies também utilizam tecnologias.
Eu nunca me esqueci disso...

Eu não entendo a sua argumentação. Me parece que você leu em algum livro e resolveu defender a idéia também.
Bem, lhe parece errado, pois quem assumiu defender dogmas aqui foi você, não eu.

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2008, 14:01:14 »
Que critérios eu criei?

Você chegou ao ponto de excluir as tecnologias humanas apenas para igualar os humanos aos demais animais.
Eu nunca falei isso. Meu argumento é a obviedade que fala que microscópios não são completamente superiores à visão de uma coruja, por exemplo. :)

Pelo jeito pra você o fato de humanos criarem tecnologias é uma prova de que os humanos são frágeis e precisam dessas engenhosidades para viver.
E não são?

Mas você se esquece de aplicar a mesma lógica quando se esquece de que muitas espécies também utilizam tecnologias.
Eu nunca me esqueci disso...

Bem, lhe parece errado, pois quem assumiu defender dogmas aqui foi você, não eu.
Que critérios eu criei?

Resposta:
Meu argumento é a obviedade que fala que microscópios não são completamente superiores à visão de uma coruja, por exemplo.

Você usa estes exemplos para provar que o homem não é superior. E são exemplos inválidos e é sob um critério seu. Basta o homem estudar o funcionamento da visão da coruja que podemos prever que cedo ou tarde o homem conseguirá reproduzir esta habilidade. Se você não considera isso como uma prova de supremacia eu não sei mais o que dizer.

O que isso tem a ver? Neste assunto sobre a superioridade da espécie humana eu não sigo dogmas. Isso é uma falácia sua.

Pela sua argumentação me parece que você não compreende nem os critérios que você usa. Ou então não sabe expor o que sabe.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2008, 14:14:53 »
Você usa estes exemplos para provar que o homem não é superior. E são exemplos inválidos e é sob um critério seu.
Você realmente não vê nenhuma vantagem entre uma espécie que tem olhos poderosos contra outra espécie que precisa criar ferramentas para se igualar? Você realmente não consegue perceber que o fato dessa característica ser intrínseca nessa espécie, faz com que ela tenha vantagens relativas à essa característica sobre nós?

Voltando ao exemplo das aves, você realmente não vê absolutamente nenhuma vantagem entre as asas de uma águia e "nossos aviões"? Não estou perguntando no contexto geral, estou falando de vantagens isoladas, como, por exemplo, o fato da coruja enxergar a qualquer momento sem precisar criar ou carregar um trambolho com ela: essa é uma vantagem evidente que seus olhos tem sobre qualquer aparato que nós criarmos.

Basta o homem estudar o funcionamento da visão da coruja que podemos prever que cedo ou tarde o homem conseguirá reproduzir esta habilidade. Se você não considera isso como uma prova de supremacia eu não sei mais o que dizer.
Não podemos prever nada, não me force a ter tua fé.

O que isso tem a ver? Neste assunto sobre a superioridade da espécie humana eu não sigo dogmas. Isso é uma falácia sua.

Pela sua argumentação me parece que você não compreende nem os critérios que você usa. Ou então não sabe expor o que sabe.
Ué, é você que está falando que eu só defendo a idéia porque li em um livro.
E vamos refrescar sua memória:
Dogma por dogma eu fico com os meus  :hihi:

Aliás, eu agradeceria se você parasse de proferir ad hominens contra mim. Vai contra as regras do fórum e me incentiva a efetivamente passar ignora-lo.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2008, 14:32:49 »
Discussão boba, todos já sabem que as moscas são mais evoluídas do que nós  :lol:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Janeiro de 2008, 14:35:20 »
Discussão boba, todos já sabem que as moscas são mais evoluídas do que nós  :lol:
Sou mais as formigas!

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 04 de Janeiro de 2008, 14:39:30 »

Ei, WeLLuZi, quem falou da suposta fragilidade humana e dependência tecnológica fui eu, não o Oceanos, mas foi apenas a expressão de uma impressão, que imaginei, tivesse ficado claro, pela forma como coloquei.

É verdade que fui simplista, construindo a idéia enquanto escrevia, sem maiores compromissos - mas suponho, de forma ingênua, admito, que toda a nossa tecnologia dependa de uma fonte de energia que, por sua vez, depende da própria tecnologia.

Uma suposta tempestade solar de polaridade sul, por exemplo, que seria uma tempestade, conforme intensidade, com a capacidade de afetar TODO o sistema elétrico planetário, inutilizando-o. Não temos tecnologia sequer para prever o acontecimento. Mesmo uma base espacial própria não poderia ir longe o suficiente e mesmo que fosse não poderia enviar o sinal de alerta a tempo - seríamos atingidos antes que o sinal chegasse. Essas tempestades são frequentes e se intensificam a cada período, se não me engano, de onze ou doze anos - segundo li.

Bom, as consequências são incalculáveis, mas podemos especular alguma coisa. Nos grandes centros, por exemplo, se instalaria o caos - sem energia e consequentemente, sem água potável, sistema de tratamento de esgotos, processos industriais, transportes, telecomunicações parados. Nem mesmo carvão para o aquecimento nos lugares mais frios e a impossibilidade de colher e distribuir o alimento, enfim...

Provavelmente a população humana mundial seria drasticamente reduzida, com o aumento da violência e doenças, sem condições de tratamento, falta de remédios, comida, água, condições mínimas de higiene e os confortos a que estamos acostumados, para não dizer, dependentes. Como reconstruir o sistema elétrico rapidamente sem eletricidade? Capacidade temos, já fizemos uma vez, mas até que fosse possível restabelecer o mínimo - a dependência da tecnologia que temos hoje nos afetaria imensamente.

Já abelhas, aranhas, castores etc que também possuem tecnologia, mas vão buscar o que precisam diretamente na natureza, sem a necessidade de uma tecnologia primária - muito provavelmente, não seriam afetados, talvez até beneficiados. São tecnologias diferentes, quanto mais complexo, mais dependente e diante da possibilidade de catástrofes naturais, aparentemente, mais frágeis.

Mas é só uma opinião - admito, porém que o ser humano tem a capacidade de se superar e é surpreendente - não o subestimo também, apenas reconheço o que me parece frágil em nossa espécie. Qualquer circunstância que nos obrigasse a viver ao natural, sem a tecnologia que depende das fontes de energia, seria, imagino, sacrificante à espécie como um todo.

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #16 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:05:16 »
Você usa estes exemplos para provar que o homem não é superior. E são exemplos inválidos e é sob um critério seu.
Você realmente não vê nenhuma vantagem entre uma espécie que tem olhos poderosos contra outra espécie que precisa criar ferramentas para se igualar? Você realmente não consegue perceber que o fato dessa característica ser intrínseca nessa espécie, faz com que ela tenha vantagens relativas à essa característica sobre nós?

Voltando ao exemplo das aves, você realmente não vê absolutamente nenhuma vantagem entre as asas de uma águia e "nossos aviões"? Não estou perguntando no contexto geral, estou falando de vantagens isoladas, como, por exemplo, o fato da coruja enxergar a qualquer momento sem precisar criar ou carregar um trambolho com ela: essa é uma vantagem evidente que seus olhos tem sobre qualquer aparato que nós criarmos.

Basta o homem estudar o funcionamento da visão da coruja que podemos prever que cedo ou tarde o homem conseguirá reproduzir esta habilidade. Se você não considera isso como uma prova de supremacia eu não sei mais o que dizer.
Não podemos prever nada, não me force a ter tua fé.

Ué, é você que está falando que eu só defendo a idéia porque li em um livro.
E vamos refrescar sua memória:
Dogma por dogma eu fico com os meus  :hihi:

Aliás, eu agradeceria se você parasse de proferir ad hominens contra mim. Vai contra as regras do fórum e me incentiva a efetivamente passar ignora-lo.
A coruja é incapaz de manipular objetos com a mesma competência que nós. E são ainda muito menos capazes de criar uma mão artificial.
Será que você não percebe que isso prova que a coruja é muito mais limitada do que seres humanos? Qual seu próximo critério para colocar homens e corujas em pé de igualdade biológica?

E você está sendo grosseiro ao me responder dessa forma. Eu não proferi uma ofensa sequer a você.

Me ignore se quiser, mas não faça falsas acusações.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:08:44 »
Que perda de tempo...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:13:10 »
Oceanos

Quando eu falei sobre dogmas eu não disse que neste assunto estou seguindo algum dogma. O que você tentou foi distorcer uma frase minha para tentar validar seus argumentos. Quem está cometendo falácias é você, e não eu.

Dogmas por dogmas eu tenho os meus, todo mundo tem.

Citação de: wikipedia
Um dogma, no campo filosófico, é uma crença/doutrina imposta, que não admite contestação. No campo religioso é uma verdade divina, revelada e acatada pelos fiéis. No catolicismo os dogmas surgem das Escrituras e da autoridade da Igreja Católica

O termo DOGMA está ligado à ideologia, ou conjunto de princípios que servem de base à um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

São verdades absolutas que não permitem a discussão. São um conjunto lógico, sitemático de representações (idéias, valores) e de normas ou regras (de conduta) Indicam ou prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir, fazer e como.

Possue caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais.

Quando você segue uma moda ou até mesmo lei, seja esta caracterizada por abrir a porta do carro para uma dama, dar preferência a idosos no assento do ônibus, usar terno e gravata em alguma atividade formal, você está seguindo um dogma, pois não pode contestar (ou até pode, mas para isso sempre tem um preço).

Como cidadão eu preciso alguns dogmas, porque senão posso me colocar como um criminoso, mal-educado, descordial ou anti-social.

Entendeu agora o que significa um dogma?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #19 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:14:37 »
Sou mais as formigas!

Elas também são interesantes, especialmente pela organização social :)

Suyndara

• Visitante
« Resposta #20 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:18:38 »
Coruja incapacitada o iscambáu!  |(

Welluzi,

Começando do zero, o que vc entende por "adaptação"?  :hein:
Parece que seu conceito está um tanto quanto enviesado...

[]s

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:24:15 »
Qual seu próximo critério para colocar homens e corujas em pé de igualdade biológica?
Continua o mesmo, você simplesmente o ignorou tentando colocar o seu critério como mais valioso... O que você falou não tem nada a ver com meu argumento... :)

E você está sendo grosseiro ao me responder dessa forma. Eu não proferi uma ofensa sequer a você.
Eu não disse que você me ofendeu...

Quanto a você dizer que segue dogmas ou não, totalmente sem sentido continuar com essa discussão. É só voltar o tópico e ver as declarações. Mas se você quer retirar o que disse, tudo bem, eu aceito. Mas era só dizer antes.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:25:03 »
Viu? Estou tentanto puxar o seu saco mas ninguém gosta de ti, Suy...

Suyndara

• Visitante
« Resposta #23 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:30:56 »
Viu? Estou tentanto puxar o seu saco mas ninguém gosta de ti, Suy...

:histeria:

Tô vendo...

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:33:29 »

Welluzi,

Começando do zero, o que vc entende por "adaptação"?  :hein:
Parece que seu conceito está um tanto quanto enviesado...

[]s
Adaptação por adptação vírus, fungos e bactérias estão devidamente adaptados a sobrevivência.

Nisso eu não preciso começar do zero  :hihi:

Pelo ponto de vista filosófico, o homem é a espécie mais evoluída.

Respeito as idéias bem embasadas que me contrareiem, mas o caso do Oceanos é que ele não demonstra saber porque exatamente defende que os seres humanos não são superiores. E não se ataca idéias contrárias com argumentos mal embasados.

Eu não concordo com os critérios colocados aqui para classificar o homem apenas como mais um ser na terra.

Eu respeito os céticos e os ateus que possuem bases para suas opiniões. Mas pelo que estou percebendo alguns apenas seguem os dogmas sem questionar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!