Nesse caso Luz, você acredita que as baratas estão em pé de igualdade ao homem e os que estão em via de extinção não?
Não acredito nem desacredito, estava apenas especulando - não sabemos (eu, pelo menos, não sei).
Não entendo o argumento de superioridade biológica. Concordo que temos características singulares, mas na minha opinião, são tão singulares quanto as caractérísticas próprias de cada espécie - não significando superioridade - apenas diferença.
Acho até que nossa espécie parece frágil, algumas vezes, por depender tanto da própria tecnologia. Imagino que seríamos uma das primeiras espécies a se extinguir diante de uma catástrofe planetária, como uma mega erupção, a queda de um grande meteoro, tempestades solares ou mesmo uma guerra nuclear.
Aquele episódio da Tsunami, por exemplo, parece ter evidenciado essa fragilidade - enquanto os outros animais perceberam instintivamente o que estava acontecendo, humanos sequer pareciam fazer parte da natureza - não sabemos mais ler os seus sinais. Dependemos cada vez mais da tecnologia.
E, não sei, às vezes, parece que estamos destruindo as condições de vida no planeta e mesmo com toda a nossa inteligência e tecnologia, não nos damos realmente conta desse fato - temos a capacidade de agir, modificar, mas teremos a iniciativa, ao menos, a tempo - caso seja verdade? O que é preciso para mudarmos de atitude realmente? Inteligência não parece ser suficiente na maior parte das vezes.
E, além do mais, somos uma espécie relativamente recente, mas e se nossas características estiverem de fato nos levando à extinção, destruição em massa? Acho que a inteligência, no caso, estaria longe de significar superioridade.
Eu acredito numa seleção que propõe perguntas, mantém os participantes que acertam e destrói os que erram. De longe o ser humano é o que dá a maior quantidade de respostas certas. Logo o ser humano seria o maior adaptado ou o com maior capacidade de adaptação(outros 500).
Aí já me parece uma seleção entre humanos - mas numa situação de perigo iminente, por exemplo, não saberia dizer se seria mais vantajoso ter as respostas ou obedecer cegamente aos instintos - esses parecem mais rápidos.