Autor Tópico: Montadora indiana lança o carro popular Nano, com preço de US$ 2.500  (Lida 12008 vezes)

Skorpios

• Visitante
Montadora indiana lança o carro popular Nano, com preço de US$ 2.500
« Online: 10 de Janeiro de 2008, 09:48:37 »
Montadora indiana lança o carro popular Nano, com preço de US$ 2.500

NOVA DÉLHI- A montadora indiana Tata Motors lançou nesta quinta-feira o carro mais barato do mundo, o Nano, que deve sair por apenas US$ 2.500 (R$ 4.392,50). O presidente da empresa, Ratan Tata, apresentou o modelo, batizado de Carro do Povo, durante a 9ª Auto Expo, em Nova Délhi, em meio a muito alvoroço da mídia.

Segundo dados divulgados no site da montadora Tata, as dimensões do Nano, que tem quatro lugares, são: 3,1 m de comprimento, 1,6 m de altura e 1,5 m de largura. O motor, que fica na parte de trás, tem 623 cilindradas (no Brasil, os carros populares têm 1.000 cilindradas).

De acordo com a empresa, o carroceria do Nano é toda de metal. A Tata garante que o carro é muito seguro, com portas e bancos resistentes a impactos. Em relação ao meio ambiente, a montadora diz que o carro polui menos que as motos que circulam pela Índia. De acordo com a empresa, sua eficiência no uso do combustível, 20km/litro, garantiria a baixa emissão de monóxido de carbono.

" É um grande negócio para a Tata Motors, e será registrado nos livros de história, seja um sucesso ou não "

A produção inicial do Nano deve ser de 250 mil unidades. A Tata também pode exportar o carro, que seria destinado provavelmente para a África, América do Sul e Central, mas, na verdade, a iniciativa da empresa de produzir carros pequenos e baratos nasceu de suas observações do mercado local. Na Índia, milhões de pessoas acomodam famílias de até quatro pessoas, mais a bagagem, em motocicletas.

A Volkswagen, Toyota Motor Corp, Honda Motor e Fiat também já afirmaram ter planos de fabricar carros de baixo custo.

- O produto já ganhou muita atenção internacional - afirmou Mohit Arora, diretor-gerente da empresa de pesquisa indiana J.D. Power Asia-Pacific. - É um grande negócio para a Tata Motors, e será registrado nos livros de história, seja um sucesso ou não.

- Toda montadora global percebeu a necessidade de estar nos mercados emergentes com um modelo como esse para as massas - afirmou Ashutosh Goel, analista do setor automotivo da Edelweiss Securities.

- Globalmente, os altos preços do petróleo estão acelerando as vendas de carros pequenos e compactos. Desenvolvimentos regulatórios sobre a emissão de C02 na Europa e problemas de congestionamento e estacionamento estão reforçando essa mudança - disse o analista do setor Asvin Chotai.

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/01/10/montadora_indiana_lanca_carro_popular_nano_com_preco_de_us_2_500-327951960.asp

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Montadora indiana lança o carro popular Nano, com preço de US$ 2.500
« Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2008, 10:21:11 »
Não sei quanto a segurança dos carros indianos, mas se forem iguais aos chineses:
Numa batida a 60km/h é morte quase na certa.

http://br.youtube.com/watch?v=F06LjugtIUo
http://br.youtube.com/watch?v=DZWy_fASSiQ
http://br.youtube.com/watch?v=Dimg2n2Azwg

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2008, 10:29:43 »
Link aqui com uma foto do dito """"""""""""carro""""""""""""  e mais algumas informações.

http://www.autoblog.com/2008/01/10/what-2-500-buys-in-india-tata-nano-unveiled/

Foto :

Mas que """"""""""""carro"""""""""""" feio.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2008, 13:22:42 »
Link aqui com uma foto do dito """"""""""""carro""""""""""""  e mais algumas informações.

http://www.autoblog.com/2008/01/10/what-2-500-buys-in-india-tata-nano-unveiled/

Foto :

Eu achei legal. Tem até quatro portas... Por R$ 4.300,00 ta muito bom. Tem de ver daí a questão da segurança. Mas eu duvido que seja menos seguro que uma moto. Vejam que o valor é o mesmo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2008, 13:24:06 »
or R$ 4.300,00 ta muito bom. Tem de ver daí a questão da segurança. Mas eu duvido que seja menos seguro que uma moto. Vejam que o valor é o mesmo.

Calcule os impostos agora...

4300 x 20% (imposto sobre importação) = 5160
5160 x 50% (IPI) = 7740
7740 x 9,25% (PIS/Cofins de importação) = 8455,95
8455,95 x 18% (ICMS de importação) = 9978,021
9978,021 x 25% (ICMS na venda) = 12472,52
12472,52 x 9,25% ( PIS/Cofins na venda) = 13626,23

É o milagre do crescimento brasileiro.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2008, 13:28:54 por Diego »

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2008, 16:19:14 »
Se sair pelo preco que fala sera maravilhoso!

Sera um sucesso absurdo, pela foto parece fantastico pelo preco, quase incacreditavel.
Eu compraria um. :wink:

Roubou o nome da WolksVagen, que quer dizer carro do povo em alemao.  |(

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2008, 16:34:41 »
Béhhh... eu prefiro então andar de Mercedes:hihi:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2008, 16:46:00 »
Não sei quanto a segurança dos carros indianos, mas se forem iguais aos chineses:

o carro tem 30 cavalos. vai ser difícil chegar aos 60, hehehe.
o caso indiano é um pouco diferente do chinês, parece. diz-se que o modelo da tata pode inspirar as montadoras mundialmente; depois do toyotismo, quem sabe seja a hora do TATATISMO. hehe.
os engenheiros perguntaram-se o tempo todo "isso é mesmo necessário?". o carro é todo frugal. o velocímetro, por exemplo, é analógico. não há disponível ar-condicionado, vidro elétrico, tem menos pastilhas de freio ou algo assim. o presidente da tata motors disse que não pensou em fazer um carro muito durável, mas tampouco um carro que não obedecesse às normas indianas de segurança e ambiente.

sabem o que é engraçado? a tata motors está cotada pra comprar a land rover E a jaguar da ford.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2008, 17:13:29 »
o carro é todo frugal. o velocímetro, por exemplo, é analógico. não há disponível ar-condicionado, vidro elétrico, tem menos pastilhas de freio ou algo assim.

Meu uno é assim!
Afinal uno que é carro, o resto é tecnologia!

Na verdade os unos são assim a mais de 20 anos, :P

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2008, 17:32:53 »

o carro tem 30 cavalos. vai ser difícil chegar aos 60, hehehe.
o caso indiano é um pouco diferente do chinês, parece. diz-se que o modelo da tata pode inspirar as montadoras mundialmente; depois do toyotismo, quem sabe seja a hora do TATATISMO. hehe.
os engenheiros perguntaram-se o tempo todo "isso é mesmo necessário?". o carro é todo frugal. o velocímetro, por exemplo, é analógico. não há disponível ar-condicionado, vidro elétrico, tem menos pastilhas de freio ou algo assim. o presidente da tata motors disse que não pensou em fazer um carro muito durável, mas tampouco um carro que não obedecesse às normas indianas de segurança e ambiente.

sabem o que é engraçado? a tata motors está cotada pra comprar a land rover E a jaguar da ford.

30 cavalos... Bem, um carro para andar na cidade ta bom. Afinal de contas é difícil passa de 60 na cidade. (Eu consigo 100 km/h)...

O ideal para um carro assim seria um motor de 50 hp. Não é tão difícil de conseguir.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2008, 18:07:34 »
30 cavalos pode ser bastante.... tudo depende da relação peso X potência:wink:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2008, 19:45:53 »
Eu achei legal. Tem até quatro portas... Por R$ 4.300,00 ta muito bom. Tem de ver daí a questão da segurança. Mas eu duvido que seja menos seguro que uma moto. Vejam que o valor é o mesmo.

Acho que se não passar em um crash test (Sei lá como se escreve..)  e der muita manutenção o consumidor preferirá comprar um carro velho nacional e isso acabará como os Ladas que importaram aos montes no primeiro ano de vendas e depois encalharam nas lojas  no segundo ano.

30 cavalos... Bem, um carro para andar na cidade ta bom.

Pode ser que para ser vendido no Brasil a montadora aumente a potencia, não acredito que um carro de 30 cv tenha mercado no Brasil.

Meu uno é assim!

A mecânica do Uno é ótima, tivemos vários deles  e meu pai viajava constantemente entre SC e SP  com eles.Chegava a rodar 1.200 KM em um  único dia e vendemos um Uno de 1,5 ano de uso com 90.000 rodados, nunca deram problemas.

A frente dele parece a traseira de um KA...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2008, 20:26:25 »
na índia pode até sair a esse preço.  no brasil, só se for produzido por aqui. e isso já jogaria o preço um pouco pra cima porque é de se supôr que boa parte desse baixo preço se deva à mão-de-obra indiana barata. mas mesmo que saia a uns 10 mil reais, ainda é metade do carro mais barato que temos por aqui.

Pode ser que para ser vendido no Brasil a montadora aumente a potencia, não acredito que um carro de 30 cv tenha mercado no Brasil.
a primeira geração de 1.0 que tivemos tinha uns 50, 60 cavalos. o tata tem 30 ou 35, não me lembro, mas é como  o spit disse: depende do peso, e ele parece ser bem levinho.

« Última modificação: 10 de Janeiro de 2008, 20:28:29 por Rodion »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2008, 22:29:45 »
a primeira geração de 1.0 que tivemos tinha uns 50, 60 cavalos. o tata tem 30 ou 35, não me lembro, mas é como  o spit disse: depende do peso, e ele parece ser bem levinho.

Dá para ver que as rodas são bem pequenas e então deve ser projetado para asfalto liso, vamos ver se ele tem estrutura para aguentar a buraqueira do Brasil.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Janeiro de 2008, 09:26:36 »

Dá para ver que as rodas são bem pequenas e então deve ser projetado para asfalto liso, vamos ver se ele tem estrutura para aguentar a buraqueira do Brasil.

Estou certo que a buraqueira da India é milhões de vezes pior...

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Janeiro de 2008, 10:08:47 »

Deve ser mesmo.

Meu uno é assim!

A mecânica do Uno é ótima, tivemos vários deles  e meu pai viajava constantemente entre SC e SP  com eles.Chegava a rodar 1.200 KM em um  único dia e vendemos um Uno de 1,5 ano de uso com 90.000 rodados, nunca deram problemas.

Putz, lembrei do meu Uno agora, saudade daquele carrinho (meu primeiro carro foi um Uno).

A frente dele parece a traseira de um KA...

Verdade.

Donald Kendall

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Janeiro de 2008, 10:52:00 »

Pode ser mesmo...bom, se o carro for barato, tiver assistencia técnica e for confiável  ainda seria uma opção melhor que comprar um carro usado de R$5.000,00 com 20 anos de uso.

Quem sabe isso obrigue as demais montadoras a produzirem um carro popular barato já que modelo "popular" brasileiro  custa quase R$20.000,00....

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Janeiro de 2008, 10:56:11 »
Putz, lembrei do meu Uno agora, saudade daquele carrinho (meu primeiro carro foi um Uno).

Tenho saudade de meu primeiro carro, um fuscão 1.500 ano 1973 que reformei geral. O fusca andava bem  para C* e fazia 15 por litro na estrada, nunca me deu problema algum apesar da idade.

Hoje eu tenho uma Rural Willys ano 1967  que está comigo desde 1993.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Janeiro de 2008, 11:04:49 »

Tenho saudade de meu primeiro carro, um fuscão 1.500 ano 1973 que reformei geral. O fusca andava bem  para C* e fazia 15 por litro na estrada, nunca me deu problema algum apesar da idade.

Hoje eu tenho uma Rural Willys ano 1967  que está comigo desde 1993.

Que legal. Já andei de fusca também, mas nunca tive, tive uno, pálio, essa Rural Willys é um carro simples e bem confiável, certo?

Donald Kendall

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Janeiro de 2008, 11:08:31 »
Sim, a mecânica é dos anos 60 bem simples.

Ainda  fabricam peças novas e eu  faço a manutenção em casa mesmo já que é carro de uso diário.

O problema é o consumo absurdo de 4,5 a 5 por litro na cidade, então coloquei um kit de gás natural.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Janeiro de 2008, 11:14:51 »
Sim, a mecânica é dos anos 60 bem simples.

Ainda  fabricam peças novas e eu  faço a manutenção em casa mesmo já que é carro de uso diário.

O problema é o consumo absurdo de 4,5 a 5 por litro na cidade, então coloquei um kit de gás natural.

Ainda fabricam peças? Legal. Prova da confiabilidade do carro.

E foi uma boa colocar o kit, apesar dos evo morales e políticas governamentais de energia do energúmeno.

Donald Kendall

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 11 de Janeiro de 2008, 11:21:43 »
Sim, é bem resistente.

A suspensão é de feixe de molas nas 4 rodas igual a de caminhão com  dois eixos rígidos e a chapa da carroceria tem quase 2 milimetros de espessura.

Na loja em que compro peças tem uns caras com jeeps ano 1942 rodando com eles diariamente.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2008, 11:23:56 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Janeiro de 2008, 11:26:14 »
Sim, é bem resistente.

A suspensão é de feixe de molas nas 4 rodas igual a de caminhão com  dois eixos rígidos e a chapa da carroceria tem quase 2 milimetros de espessura.

Na loja em que compro peças tem uns caras com jeeps ano 1942 rodando com eles diariamente.

:susto:  Cubanos?

Donald Kendall

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Janeiro de 2008, 11:30:00 »
Jeepeiros...usando jeep no asfalto ele não acaba nunca, eu tive um ano 1959.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Janeiro de 2008, 11:31:33 »
Jeepeiros...usando jeep no asfalto ele não acaba nunca, eu tive um ano 1959.

Eu imaginei, foi apenas uma piadinha com o estado dos carros na ilha governada pelo deplorável.

Você gosta de carro antigo mesmo hein Arcanjo?

Donald Kendall

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!