Autor Tópico: Montadora indiana lança o carro popular Nano, com preço de US$ 2.500  (Lida 12010 vezes)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re: Montadora indiana lança o carro popular Nano, com preço de US$ 2.500
« Resposta #50 Online: 15 de Janeiro de 2008, 15:49:17 »
Mesmo no preço atual o Uno ainda tem a vantagem de ser um carro de manutenção barata, entre um importado popular mais barato que depende do valor do dólar e um nacional mais caro como o Uno eu ainda fico com o Uno.

Eu conheço um cara que tem um importado da Asia Motors...parou de fabricar e agora o cara não consegue vender nem arrumar peça de reposição já que se não me engano a empresa faliu...

Mesmo para comprar peças de carros importados fabricados por montadoras grandes é complicado. Nem sempre a peça está disponível no Brasil.

Vide as centenas de pessoas que compraram as caminhonetes Dakota da Chrisler que fechou as portas da montadora aqui no Paraná da noite para o dia e todo mundo ficou a ver navios.

Não sabia (ou não me lembrava) disso.

Mas é bem por ai mesmo, não fossem tão confortáveis (alguns) entre outras vantagens,  não valeria a pena ter carro importado.

Acho que hoje a indústria nacional produz carros tão bons quanto os importados.

De um modo geral a linha GM é bem confortável e a Fiat tb andou lançando uns carros bons,é claro que  tudo depende de grana.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 15 de Janeiro de 2008, 15:54:54 »
A grande vantagem é a segurança mesmo.
O padrão europeu é infinitamente melhor que os padrões brasileiros (abs, air bag são itens de série).
Lembram quando no brasil não era obrigatório o espelho retrovisor do lado do passageiro nos carros???

Aqui tb tem disso, depende do modelo e de quanto o consumidor está disposto a gastar.

O único problema é que qualquer carro brasileiro é muito mais caro que  o importado, tanto pela carga de impostos quanto em relação ao  poder aquisitivo do brasileiro.

Tenho uma vizinha que mora no Canadá desde 1976 e uns anos atrás ela veio  ver a familia  no Brasil.Ela comentou que  jogou um carro de 4 anos de uso na sucata porque passou em uma poça de degelo e o bloco do motor partiu, então acabou ficando mais barato comprar outro que arrumar aquele.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #52 Online: 15 de Janeiro de 2008, 16:08:47 »
Partir o bloco do motor com uma poça de gelo??
história mal contada hein :P

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 15 de Janeiro de 2008, 16:13:39 »
Partir o bloco do motor com uma poça de gelo??
história mal contada hein :P

Acontece mesmo.. aconteceu com um Astra de um cara que  trabalhava com meu pai.O cara foi andar de carro na praia e enfiou o Astra num  riacho que atravessava a praia.

Vc enfia o motor em alta rotação na água , se ele aspirar água arrebenta mesmo.

Quando a água chega aos pistãos ela dá o que chamam de calço hidráulico, a água não pode ser comprimida como um gás e quando o pistão sobe com as válvulas fechadas para a compressão entorta as bielas.

É bem comum de acontecer e é comum tb uma biela se quebrar e atravessar a parede do bloco.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2008, 19:46:56 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #54 Online: 16 de Janeiro de 2008, 11:01:34 »

De um modo geral a linha GM é bem confortável e a Fiat tb andou lançando uns carros bons,é claro que  tudo depende de grana.

Mas com a mesma segurança?  Com airbags, abs e outros itens de série? E depende do carro, nunca tive nenhum carro da GM, talvez o vectra luxo deles esteja próximo do Fusion da Ford, mas eu duvido.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2008, 11:04:21 por Ricardo B. »
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 16 de Janeiro de 2008, 14:12:30 »

Mas com a mesma segurança?  Com airbags, abs e outros itens de série? E depende do carro, nunca tive nenhum carro da GM, talvez o vectra luxo deles esteja próximo do Fusion da Ford, mas eu duvido.

Se não me engano existem carros brasileiros  com esses itens opcionais não sei se  algum tem como item de série.

O que quis dizer é que tecnologia existe, o problema são os custos.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #56 Online: 16 de Janeiro de 2008, 15:07:07 »
Na minha modesta opinião, os carros da GM, na atualidade, são bem inferiores a maioria dos concorrentes nacionais.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 16 de Janeiro de 2008, 21:30:29 »
Na minha modesta opinião, os carros da GM, na atualidade, são bem inferiores a maioria dos concorrentes nacionais.

Sei lá..tb tivemos alguns Corsas que rodavam de SP até S.Catarina ou Rio Grande do Sul de duas a três vezes por mês, eram bem confiáveis e davam pouco gasto.

Os carros que tivemos tanto da Fiat quanto da GM eram populares mil cc, então não sei se a linha de carros de luxo da GM tem alguma desvantagem em relação a concorrencia.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #58 Online: 17 de Janeiro de 2008, 09:59:57 »

Realmente não saberia dizer, não me lembro de ter dirigido um carro da GM, só ouvi boas informações deles, dos nacionais só tive carros da Fiat e dirigi um Fusca e um Gol.

Se não me engano existem carros brasileiros  com esses itens opcionais não sei se  algum tem como item de série.

Sim, entendi. E na questão de custos, custo por custo, se é para por a mão no bolso, acabo achando melhor optar por um importado.

Donald Kendall

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:52:34 »

Realmente não saberia dizer, não me lembro de ter dirigido um carro da GM, só ouvi boas informações deles, dos nacionais só tive carros da Fiat e dirigi um Fusca e um Gol.

Sim, entendi. E na questão de custos, custo por custo, se é para por a mão no bolso, acabo achando melhor optar por um importado.

Ainda prefiro o nacional, veja bem....

Importado desvaloriza muito mais que um nacional na mesma faixa de preço e ano de fabricação, o seguro  e manutenção costumam ser bem mais caros tb e ainda nem sempre existe peça disponivel para entrega rápida, principalmente se for peça de acabamento..frisos e lanternas ou espelhos (Apenas o vidro do espelho retrovisor esquerdo da Cangoo, um furgão de entrega , custa R$200,00  e tem de se esperar 30 dias  até ser importado da Argentina..)

Só para exemplo, um primo meu  trabalha em oficina  mecânica  e um cliente antigo comprou um Crysler usado (Não recordo o modelo, acho que é Stratus ou algo assim..)  por R$25.000,00 e andou com ele até dar problema.

A bomba de combústivel custava na época (Quando o dólar estava bem alto)R$3.600,00 e a mangueira de combústivel que ia da bomba ao tanque R$450,00.

Ou seja...R$4.050,00 ou quase 1/6 do valor do carro só de peças sem contar o serviço da oficina.

Imagine o custo de uma retífica de motor ou conserto de uma suspensão danificada em buraco...

O resultado é que o carro ficou jogado na oficina quase 6 mêses até o cara vender  do modo que estava.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2008, 13:10:40 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #60 Online: 17 de Janeiro de 2008, 16:07:01 »
Ok, Arcanjo.

Quando se adquire um carro importado o dono tem que estar ciente destes riscos (e é bom ter um carro reserva para essas situações).

Donald Kendall

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 17 de Janeiro de 2008, 18:25:07 »
Ok, Arcanjo.

Quando se adquire um carro importado o dono tem que estar ciente destes riscos (e é bom ter um carro reserva para essas situações).

Claro...quem compra um carro importado não deve ter apenas um carro, ainda mais  se o cara comprou um carro de luxo e tem um padrão de vida alto.

Mas eu fazia uma comparação entre custo/beneficio de se ter um carro desses.

De um modo geral pode ter preço de compra próximo ao nacional e oferecer mais, mas isso em pouco tempo se torna desvantagem se vc for revender o carro ou cair em um desses buracos na rua.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 18 de Janeiro de 2008, 10:27:41 »

A montadora indiana Tata Motors lançou o carro mais barato do mundo hoje (10/01/2008) durante o Salão do Automóvel de Nova Déli, na Índia. O novo carro recebeu o nome de Nano e será vendido na Índia por US$ 2,5 mil, ou seja, algo em torno de R$ 4.500,00. Devido ao seu público alvo e preço, o carro já recebeu o apelido de “Carro do Povo”.

O novo Tata Nano possui quatro portas e cinco lugares. Como já informado anteriormente, o carro não possui nenhum luxo, mas foi aprovado em diversos testes de segurança. O carro não possui ar-condicionado, vidros com acionamento elétrico ou direção hidráulica.

Internamente o Nano traz no painel apenas os instrumentos básicos: velocímetro, mostrador do nível do tanque e uma luz- alarme para o óleo. Na versão básica, os bancos não têm controle de inclinação, não há rádio e a suspensão é muito simples. Uma versão de “luxo” deve trazer alguns destes itens, logicamente com preço superior ao da versão básica.

De acordo com dados informados pela Tata Motors, o novo Nano mede 3,1 m de comprimento, 1,60 m de altura e 1,50 m de largura. O motor do compacto tem a potência de 624 cc. O carro faz, no máximo, 70 km/h, e roda 21 quilômetros com 1 litro de combustível.

Ratan Tata, diretor da companhia, disse que o carro é “seguro, econômico e possível de ser usado em qualquer clima”. “É um carro do povo, feito para atender todas normas de segurança e regras de emissão e acessível a todos”, afirmou.

Nesta imagem, fica evidente o quão “básico” é o novo Nano.

O carro mais barato do mundo começará a ser vendido no final deste ano e montadora informa que não tem planos de vender o carro fora do país.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #63 Online: 18 de Janeiro de 2008, 10:33:11 »
Ok, Arcanjo.

Claro...quem compra um carro importado não deve ter apenas um carro, ainda mais  se o cara comprou um carro de luxo e tem um padrão de vida alto.

Mas eu fazia uma comparação entre custo/beneficio de se ter um carro desses.

De um modo geral pode ter preço de compra próximo ao nacional e oferecer mais, mas isso em pouco tempo se torna desvantagem se vc for revender o carro ou cair em um desses buracos na rua.

Novamente de acordo, Arcanjo.

Ratan Tata, diretor da companhia, disse que o carro é “seguro, econômico e possível de ser usado em qualquer clima”. “É um carro do povo, feito para atender todas normas de segurança e regras de emissão e acessível a todos”, afirmou.
O carro mais barato do mundo começará a ser vendido no final deste ano e montadora informa que não tem planos de vender o carro fora do país.

Ratan Tata? Mas que nome hein?

Sobre as fotos, mas que carro feio hein. Pelo menos a montadora não pretende (ainda) vender o carro para fora do país.

Donald Kendall

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 18 de Janeiro de 2008, 10:39:06 »
Pode ser feio, mas por R$ 4.500,00 é excelente. Melhor que comprar uma moto simples (mesmo preço). Além de que me aprece ser um carro bem alto, ou que serviria para pessoas de alta estatura também.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #65 Online: 18 de Janeiro de 2008, 10:42:24 »
Pode ser feio, mas por R$ 4.500,00 é excelente. Melhor que comprar uma moto simples (mesmo preço). Além de que me aprece ser um carro bem alto, ou que serviria para pessoas de alta estatura também.

De acordo Amenemés, se o carro for seguro, realmente vale a compra, mais seguro do que uma moto com certeza ele é. Mas que é feio para cacete, isso é. Mas gosto não se discute.

Eu não compraria.

Donald Kendall

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #66 Online: 18 de Janeiro de 2008, 10:46:18 »
Fico com o meu uno...

Ratan Tata? Mas que nome hein?

É daquela "música" do Racionais MC´s, "Diário de um detento"

"Ratam tata,  preciso evitar
que um safado faça minha mãe chorar.
Minha palavra de honra me protege
pra viver no país das calças bege.
Tic, tac, ainda é 9h40.
O relógio da cadeia anda em câmera lenta.
Ratan tatá, mais um metrô vai passar.
Com gente de bem, apressada, católica.
Lendo jornal, satisfeita, hipócrita."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 18 de Janeiro de 2008, 11:18:04 »

De acordo Amenemés, se o carro for seguro, realmente vale a compra, mais seguro do que uma moto com certeza ele é. Mas que é feio para cacete, isso é. Mas gosto não se discute.

Eu não compraria.

E o Ka, da Ford, quando foi lançado, não era tambem algo que aos nossos olhos era algo, esteticamente, estranho e feio?

Alguns padrões estéticos são assim... levam algum tempo para serem "metabolizados" e "digeridos" pelo nosso cérebro.
Eu achei o carrinho "exótico", mas totalmente inserido na tendência de design atuais.

Mas que não diga-se que os indianos "inventaram a roda".

BMW ISETTA 250 (Romisetta) - Década de 50

Romi-Isetta BMW 300 1959
MOTOR - traseiro, transversal; um cilindro; comando no bloco, 2 válvulas; refrigeração a ar. Cilindrada: 298 cm3. Taxa de compressão: 7:1. Carburador Bing. Potência máxima: 13 cv a 5.800 rpm. Torque máximo: 1,9 m.kgf a 4.200 rpm.
CÂMBIO - manual, 4 marchas; tração traseira.
SUSPENSÃO - dianteira, independente; traseira, molas semi-elíticas.
FREIOS - a tambor.
RODAS - 10 pol; pneus, 4,50 x 10.
DIMENSÕES - comprimento, 2,25 m; largura, 1,34 m; altura, 1,32 m; entreeixos, 1,50 m; capacidade do tanque, 13 l; peso, 360 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, cerca de 90 km/h; aceleração de 0 a 60 km/h, 60 s.

Ps: Sim! A Romi-Isetta tinha somente 3 rodas, duas a frente e uma na treseira.  :wink:

« Última modificação: 18 de Janeiro de 2008, 11:20:23 por Spitfire »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 18 de Janeiro de 2008, 11:25:12 »
Poderia fazer um carro ainda mais barato. Apenas para duas pessoas, com três rodas como o Romi-Isetta (Claro que com a roda de trás bem larga), uma única porta na frente e um motor bem simples, tipo de moto ou um motor elétrico.

Seria um carro para área urbana apenas, para ir e voltar do serviço.

Eu compraria um desses. Gasto mínimo, não tomo chuva e serve apenas par air e voltar pra casa do serviço. Meu carro maior e cheio de coisas eu usaria para viajar ou para carregar coisas, como ir ao mercado etc.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #69 Online: 18 de Janeiro de 2008, 11:32:03 »

Eu não compraria.

E o Ka, da Ford, quando foi lançado, não era tambem algo que aos nossos olhos era algo, esteticamente, estranho e feio?

Alguns padrões estéticos são assim... levam algum tempo para serem "metabolizados" e "digeridos" pelo nosso cérebro.
Eu achei o carrinho "exótico", mas totalmente inserido na tendência de design atuais.

Continuo achando o Ka um carro feio até hoje. Mas como disse antes, gosto é gosto e não vou discutir.

Você compraria um Nano, spitfire?

Mas que não diga-se que os indianos "inventaram a roda".

BMW ISETTA 250 (Romisetta) - Década de 50

Ps: Sim! A Romi-Isetta tinha somente 3 rodas, duas a frente e uma na traseira.  :wink:

Sabia que esse Nano me lembrava alguma coisa.

Donald Kendall

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 18 de Janeiro de 2008, 11:40:22 »
Houve uma tentativa brasileira de construir um carro, popular, de baixo custo... isto também deve ser dito.

Motor   dianteiro, 2 cilindros contrapostos, refrigerado a água, um carburador de corpo simples
Cilindrada   792 cm3
Diâmetro x curso   85,5 x 69 mm
Potência   33 cv 5.000 rpm
Torque   5,8 mkgf a 2.000 rpm
Câmbio   manual, de 4 marchas, tração traseira por eixo cardã e diferencial
Carroceria   estrutura espacial de tubos de aço e carroceria de fibra de vidro, 2 portas, 4 lugares
Suspensões   Dianteira: independente, com molas helicoidais e amortecedores telescópicos de dupla ação
Traseira: eixo rígido com molas semi-elipticas longitudinais e amortecedores telescópicos
Freios   disco na dianteira e tambor na traseira
Direção   mecânica, tipo pinhão e cremalheira
Rodas e pneus   aço estampado, aro 13; 145 SR
Dimensões   comprimento, 319 cm; largura, 147 cm; altura, 148 cm; entreeixos, 190 cm
Tanque de combustível   40 litros
Peso   650 kg

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 18 de Janeiro de 2008, 11:43:52 »
Você compraria um Nano, spitfire?

Se eu não tivesse um Santanão e a grana só alcançasse para uma moto, compraria sim... principalmente para uso urbano. Que mais eu poderia querer? 70Km/h (eu nunca passo dos 60Km/h  mesmo) e 21Km/L!   :ok:

Ótimo negócio.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #72 Online: 18 de Janeiro de 2008, 11:46:46 »
Obrigado pela resposta, spitfire.

Sobre a Gurgel, sabe me dizer qual a razão de não ter dado certo?

Donald Kendall

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 18 de Janeiro de 2008, 11:54:28 »
Obrigado pela resposta, spitfire.

Sobre a Gurgel, sabe me dizer qual a razão de não ter dado certo?

Uma série de fatores... Aqui, neste site, existe algum material a respeito.

http://www.doutrina.linear.nom.br/Artigos/Antigos/Gurgel.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gurgel

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #74 Online: 18 de Janeiro de 2008, 11:58:02 »
Ok, vou visitar os links.

Donald Kendall

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!