
A montadora indiana Tata Motors lançou o carro mais barato do mundo hoje (10/01/2008) durante o Salão do Automóvel de Nova Déli, na Índia. O novo carro recebeu o nome de Nano e será vendido na Índia por US$ 2,5 mil, ou seja, algo em torno de R$ 4.500,00. Devido ao seu público alvo e preço, o carro já recebeu o apelido de “Carro do Povo”.

O novo Tata Nano possui quatro portas e cinco lugares. Como já informado anteriormente, o carro não possui nenhum luxo, mas foi aprovado em diversos testes de segurança. O carro não possui ar-condicionado, vidros com acionamento elétrico ou direção hidráulica.

Internamente o Nano traz no painel apenas os instrumentos básicos: velocímetro, mostrador do nível do tanque e uma luz- alarme para o óleo. Na versão básica, os bancos não têm controle de inclinação, não há rádio e a suspensão é muito simples. Uma versão de “luxo” deve trazer alguns destes itens, logicamente com preço superior ao da versão básica.

De acordo com dados informados pela Tata Motors, o novo Nano mede 3,1 m de comprimento, 1,60 m de altura e 1,50 m de largura. O motor do compacto tem a potência de 624 cc. O carro faz, no máximo, 70 km/h, e roda 21 quilômetros com 1 litro de combustível.

Ratan Tata, diretor da companhia, disse que o carro é “seguro, econômico e possível de ser usado em qualquer clima”. “É um carro do povo, feito para atender todas normas de segurança e regras de emissão e acessível a todos”, afirmou.

Nesta imagem, fica evidente o quão “básico” é o novo Nano.

O carro mais barato do mundo começará a ser vendido no final deste ano e montadora informa que não tem planos de vender o carro fora do país.