Autor Tópico: Poderá o corpo humano sobreviver sem alma?  (Lida 19161 vezes)

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
Poderá o corpo humano sobreviver sem alma?
« Online: 20 de Janeiro de 2008, 16:30:18 »
Depois das querelas duvidosas iniciadas pelo sr. Adriano no que se refere a sua hipotética analogia entre ateísmo e espirítismo, convém indagar-mos: poderá o corpo humano sobreviver sem alma?

Sobre o que eu penso sobre isso, sabe-se que os animais sobrevivem sem alma, então porque também nós não poderíamos pessoal? Chamamos isso de identidade e é uma das questões centrais da filosofia da mente, numa abordagem materialista, toma-se como premiça central a existência somente do OBJETIVO, ou seja, aquilo que pode ser mensurado e a sua expectativa é que com mais tempo a ciência possa desvendar essas questões. Se não tivéssemos alma, evidentemente poderíamos viver sim, porem não teríamos mais aquilo que é mais precioso e peculiar da raça humana que é a dignidade.

E vocês, o que pensam sobre isso?
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2008, 16:33:29 por Alexandre Malta »
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Poderá o corpo humano sobreviver sem alma?
« Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2008, 16:43:01 »
Os espiritas acham que os animais têm alma, mas não tão evoluída quanto a humana.

"O espírito dorme no mineral, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no humano" (Léon Denis).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2008, 16:43:42 »
A teoria do monismo é perfeitamente válida, na qual o entendimento de mente são de resultados dos processos cerebrais, um produto deste, o seu funcionamento.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

APODman

• Visitante
« Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2008, 17:48:52 »
Sim tudo depende de conceituação.

Se conceituarmos alma=mente então o Adriano estaria correto, porém se conceituarmos alma com uma entidade indepependente da mente apesar de incorpora-la ( monismo neutro ? ) então teriamos outro tipo de afirmação.

Acredito que esta segunda abordagem pretendida pelo Malta.

[ ]´s

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2008, 18:25:29 »
Essa discussão em filosofia da mente remete ao conceito de zumbi filosófico.

Um texto que tive contato com o tema e que aprofunda a questão é este Dennett e Chalmers:
Argumentos e intuição

RESUMO: Chalmers e Dennett se encontram em lados opostos da discussão do problema da consciência. Para Chalmers, ela é um dado indubitável que não pode ser explicada em termos de outra coisa. Para Dennett, o que existe verdadeiramente são múltiplos julgamentos sobre nossa consciência. Cada um acusa o outro de circularidade. Isto só é possível porque a diferença entre estas duas teorias é verdadeiramente uma diferença de princípios. A mesma oposição que encontramos no aparato teórico encontramos também em suas pressuposições mais básicas e fundamentais. Este fato torna extremamente difícil escolher entre as duas ao mesmo tempo em que radicaliza a diferença entre elas. De um lado temos que argumentos podem refutar intuições, de outro temos que é preciso primeiro sondar nossas intuições para depois criar argumentos a partir delas. Entre um extremo e outro nos encontramos com o velho dilema de “o que vem primeiro?”. No entanto, mais importante do que  escolher lados é mostrar o quanto é difícil escolher.

Eu não consigo pensar em alma com uma entidade independente da mente, pois a mente não é algo material, é mais uma nomenclatura para os estados cerebrais na visão monista. Essa de a consciência ir além do cérebro, é conceituada como epifenômeno. Que é onde Chalmers faz a sua defesa teórica nesse texto indicado.

Tem também o monismo anômalo de Donald Davison, que apesar de caracterizar a consciência como de origem física/cerebral, diz que esta não pode ser reduzida somente a esse aspecto em sua análise.

Agora resta saber, mesmo, qual o sentido que o Alexandre está abordando.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2008, 20:53:32 »
Não acredito que existam almas.  Por isso um zumbi filosófico e um ser humano normal são uma e a mesma coisa.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2008, 22:29:34 »
Concordo com o Dantas. O Zumbi Filosófico não é lá muito diferente de uma máquina que consiga passar pelo Teste de Turing. Ou seja, não acredito que exista uma alma no sentido espiritual costumeiro.

Se por outro lado entendermos "alma" como a individualidade, a consciência, etc. como bem lembrou o Adriano, então podemos perfeitamente dizer que ela habita no cérebro - e se modifica se ele for danificado. Não pode existir fora dele.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7 Online: 20 de Janeiro de 2008, 22:49:36 »
Sobre o que eu penso sobre isso, sabe-se que os animais sobrevivem sem alma, então porque também nós não poderíamos pessoal?

Nós somos animais.

Espero que isso responda a sua pergunta.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 20 de Janeiro de 2008, 22:50:02 »
Já eu nem mesmo tenho tanta certeza de que a consciência exista realmente. Isto é, como uma propriedade permanente,
contínua e única em um cérebro. Suspeito que ela seja apenas algo que ocorre de forma esporádica em uma pessoa, por vezes
em múltiplas instâncias, e que tem a incrível capacidade de criar a ilusao de um controle único e contínuo do corpo.

Mas posso estar errado, claro :).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:19:33 »
Essa é a mesma idéia de Daniel Dennett, a do monismo. Para ele a consciência não é, a consciência se dá através dos processos cerebrais. Se não me engano ele chama a teoria de Descartes de teatro cartesiano.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:29:50 »
Essa é a mesma idéia de Daniel Dennett, a do monismo. Para ele a consciência não é, a consciência se dá através dos processos cerebrais. Se não me engano ele chama a teoria de Descartes de teatro cartesiano.

Mais ou menos. O Teatro Cartesiano é um conceito já antigo (acho). É a crença segundo a qual os inputs sensoriais chegam a
algum lugar no cérebro, onde ocorre a consciência. A consciência seria entao localizada. Algo como um homúnculo na platéia
de um teatro da mente. O Dennett usa da lógica e dados da neurociência para descartar essa hipótese. Sua própria hipótese ele chama
de "múltiplos rascunhos" (traduçao minha)*.

*Aviso: ainda nao terminei de ler o livro do Denntt.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline T-Rex Aristocrático

• Nível 01
  • *
  • "Toda riqueza é miséria, todo remédio é veneno."
« Resposta #11 Online: 21 de Janeiro de 2008, 23:28:59 »

Nós somos animais.

Espero que isso responda a sua pergunta.

Posso acrescentar?

Animais com capacidade criativa, literária, cujos "contos de fadas" são usados para tapar os buracos que são as dúvidas que assolam a humanidade...

A alma foi o melhor produto de marketing já desenvolvido...  :hihi:
Solipsismo:  1. Nada existe; 2. Mesmo se algo existisse, nada poderia ser conhecido desse algo; e 3. Mesmo se algo pudesse ser conhecido, o conhecimento não poderia ser passado a outros.

Lendo atualmente: "A História de B", Daniel Quinn

Ouvindo atualmente: www.loungesyndicate.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 21 de Janeiro de 2008, 23:37:13 »
Bem-vindo, T-Rex.  Já conhece nosso tópico de apresentações?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

• Nível 01
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Janeiro de 2008, 00:02:28 »
Saudações LD... eu me apresentei, estou deixando de fazer algo?
Solipsismo:  1. Nada existe; 2. Mesmo se algo existisse, nada poderia ser conhecido desse algo; e 3. Mesmo se algo pudesse ser conhecido, o conhecimento não poderia ser passado a outros.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 22 de Janeiro de 2008, 00:04:14 »
Não... eu é que não havia visto :)

Offline Syl

• Nível 14
  • *
    • http://www.imageshack.us/
« Resposta #15 Online: 22 de Janeiro de 2008, 13:53:16 »
Eu assisti um filme há algum tempo( faz tempo já) com a Elizabeth Taylor, para crianças, em que se falava da alma do leite do pão e do fogo...Meio estranho, mas muito interessante.
Só para saber:
Alma não vem de Anima( latim) ou seja, aquilo que dá Vida?
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Einstein

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
« Resposta #16 Online: 22 de Janeiro de 2008, 14:54:14 »
sei lá... pelo significado do latim sim... tem sentido.... mas o termo alma é usado para aquela outra alma, a que o homem criou junto a uma mitologia em volta de si
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Janeiro de 2008, 10:08:21 »
Sim, o filme, pelo que me recordo, era para crianças,a história era sobre 2 meninos que levantavam da cama e sem a mãe(Elizabeth Taylor) saber. Eles iam tomar um lanchinho na sala da casa, e de repente, o leite, o fogo da lareira e o pão criavam vida.Através da Alma.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 23 de Janeiro de 2008, 10:44:38 »
Me lembra da tradição xintoísta de dizer que cada grão de arroz contém um Kami.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Janeiro de 2008, 10:58:16 »
exato.

• Nível 01
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Janeiro de 2008, 15:12:13 »
Animismo?

Entre todos os cultos, o respeito do povo Ainu (norte do Japão) aos animais, natureza sempre foi algo que me fascinou.

Eles criam que tudo que os rondava, sendo emanações físicas de deus, serviam como presentes para permitir maior tranquilidade e conforto na vida.

Aliás, sempre foi uma coisa que pensei muito respeitosa, nessas civilizações tribais indígenas. O respeito pela vida.

Se eles matavam um animal para ser alimento, por exemplo, faziam um ritual de apaziguação com os deuses, visto que era uma vida que estavam subtraindo do todo, e portanto "ferindo" deus (ou deuses).

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #21 Online: 25 de Janeiro de 2008, 10:56:53 »
Bem...porque não?Não causa mal a ninguém, não tem Inquisição, é uma crença respeitosa. Porque não?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #22 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 17:48:55 »
Não, assim como um peixe não vive sem bicicleta.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Janeiro de 2010, 17:35:13 »
Di

.............................
Ubi dubium ibi libertas

Não, assim como um peixe não vive sem bicicleta.

A palavra "bicicleta" significa ar, água e outros nutrientes?
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #24 Online: 12 de Janeiro de 2010, 17:48:50 »
Alexandre Malta

Depois das querelas duvidosas iniciadas pelo sr. Adriano no que se refere a sua hipotética analogia entre ateísmo e espirítismo, convém indagar-mos: poderá o corpo humano sobreviver sem alma?

Mais propriamente - quem que é que lhe garante - que você não é uma alma vivente, possuidora, ou possuída por uma entidade espiritual ou metafísica? :)

Quero eu dizer - essa é o tipo de questão - que exige "evidência anedótica" absolutamente pessoal. :) :) :)

Dentro dos limites da minha capacidade intelectual - essa pergunta só tem uma resposta eficiente - depois de cada pessoa humana, passar desta para melhor, em termos da "aposta de Pascal". :arrow: :idea:

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!