Autor Tópico: Parlamentares querem criar mais 28 universidades federais  (Lida 4364 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Parlamentares querem criar mais 28 universidades federais
« Online: 21 de Janeiro de 2008, 01:26:59 »
Parlamentares querem criar mais 28 universidades federais

Projetos podem elevar em cerca de 50% o número de universidades públicas no país.
Deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) é o líder de propostas desse tipo.

André Luís Nery Do G1, em São Paulo entre em contato

Deputados e senadores apresentaram em 2007, no primeiro ano da atual legislatura, 28 projetos de lei para a criação de novas universidades federais, segundo levantamento do G1. Atualmente, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), o país conta com 55 universidades federais.

Notícia completa

Admiro as boas intenções, mas o fato é que as universidades federais que já estão em operação já não são lá essas coisas. Falta dinheiro para investir, falta dinheiro para contratar, falta dinheiro para construir alojamentos e falta dinheiro para aumentar os salários de professores e/ou funcionários, que ano sim, ano não entram em greve - e essas greves não costumam demorar menos que três meses... e aí o que o governo faz é querer abrir 50% mais universidades  :o  E adivinha quem vai pagar a conta? Sempre é o contribuinte! Para o governo, conseguir dinheiro é muito fácil: é só tirar da gente!

Como é melhor rir do que chorar, não pude deixar de me divertir com os nomes e algumas curiosidades de algumas das universidades propostas:

Universidade Federal do Seridó Potiguar; em Caicó-RN (por que não Federal de Caicó?)
Universidade Federal da Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul; em   Chapecó-SC (olha só o tamanho da sigla, UFMGFM)
Universidade Federal do Oeste Paulista; em Presidente Prudente-SP e Universidade Federal do Oeste do Pará em Santarém-PA (duas xarás para a Universidade Federal de Ouro Preto: UFOP, UFOP e UFOP!)
Universidade Federal da Região Metropolitana de Salvador; em Camaçari-BA (a região metropolitana de Salvador é também reconhecida como Recôncavo; o detalhe é que já temos a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Cruz das Almas...)
Universidade Federal Rural da Mata Norte; em Timbaúba-PE e Universidade Federal Rural da Mata Sul; em Barreiros  -PE (o curioso é que olhando no mapa parece que quem fica no norte é Barreiros e quem fica no sul é Timbaúba!)
Universidade Aberta Federal à distância e Universidade Aberta Federal presencial; em Franca-SP (o curioso é que são dois projetos diferentes. E que nomezinho tosco, hein?)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Parlamentares querem criar mais 28 universidades federais
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2008, 01:34:28 »
Queria saber como vão conseguir tantos profissionais preparados de uma vez só.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2008, 01:44:06 »
além de que isso vai piorar muito o nível das federais. como se sabe, faculdade pública brasileira só é boa porque tem peneira, porque em matéria de corpo docente, estrutura e etc costuma ser terrível. com tanta faculdade pública, é de se esperar que a concorrência caia na maior parte delas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline mbprado

• Nível 01
  • *
    • MBPRADO.COM
« Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2008, 04:58:11 »

Não precisam. Qualquer porcaria serve pra ficarem se vangloriando e garimpar uns votinhos aí nas proximas... Dá uma analisada onde seriam as universidades...
O Povão vai achar uma maravilha de qualquer jeito, mesmo com analfabetos dando aula (bom, se pode ser presidente, pq nao professor...?)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2008, 05:04:33 »
Deviam fundar escolas técnicas e centros tecnológicos então.  Lá vamos nós passar mais vergonha no exterior e judiar mais ainda dos sacrificados que vêem o ensino superior como tranpolim social ... :(
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2008, 09:00:13 »
E encher o mercado com gente com ensino "superior" que de superior não tem nada. E toma-lhe de gente com diploma fazendo concurso para auxiliar administrativo... PQP, como eu detesto esse país.

Offline Dê Jota

• Nível 05
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:02:31 »
Discordo dos que criticaram o projeto. É claro que o sistema educacional do nosso país é precário, e não vão ser essas universidades que vão mudar isso. Mas daí a chegar a criticar a construção de universidades em uma país que carece TANTO delas...
Isso é absurdo. Criticam tanto o país mas não apóiam seu desenvolvimento.
O fato é que o Brasil precisa de universidades. O vestibular não deveria existir, só existe por não haver vagas para todos.
Não estou dizendo que essas universidades vão ser de ótima qualidade. Mas não acho inteligente criticar a construção de novas universidades, principalmente no Brasil.
Quanto a ganhar votos por causa disso. É melhor do que ganhar com bolsa-esmola, etc...

É isso que não entendo nesse país. TODO brasileiro diz que pra o país se desenvolver é necessário investir na educação (e eu sou o maior defensor dessa idéia). Mas quando surge um Cristóvam Buarque da vida nas disputas presidenciais, todo mundo critica o discurso do homem.
E quando o governo anuncia a construção de universidades, mais críticas surgem...

Bem, eu não acho que todas as 50 universidades venham a ser construídas simultaneamente. Assim haverá tempo para muita gente buscar mestrados, etc...
No mais, como já foi dito e como todos já sabemos... Essa universidades não terão uma qualidade lá muito boa.
Mas acho sim muito importante que sejam construídas. Se algum dia um governo decidir investir pesado em educação, já haverá universidades prontas.
"So you children of the world, listen to what I say. If you want a better place to live in, spread the words today. Show the world that love is still alive; you must be brave! Or you children of today are children of the grave! - Black Sabbath

Offline Dê Jota

• Nível 05
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:05:33 »
Ah, uma crítica ao projeto:

Três universidades novas no estado de Pernambuco e nenhuma na Paraíba é forçado, né não?
"So you children of the world, listen to what I say. If you want a better place to live in, spread the words today. Show the world that love is still alive; you must be brave! Or you children of today are children of the grave! - Black Sabbath

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:09:42 »
Mas daí a chegar a criticar a construção de universidades em uma país que carece TANTO delas...
O país não carece de universidade, mas de ensino básico de qualidade, de escolas técnicas e ensino profissionalizante.

Isso de achar que a universidade vai resolver os problemas de distorção de renda, de desigualdade social/racial, do vestibular injusto é uma tremenda distorção. Investir em educação é investir na base.

Só no Brasil curso superior é requisito indispensável para uma vida digna. É isso que está erado, ele deveria ser uma escolha de quem quer se aprimorar não uma exigência.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2008, 15:12:00 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:21:45 »
Não faltam vagas no ensino superior no Brasil, olha só quantas faculdades particulares com vagas ociosas por aí! O problema é que quem poderia pagar uma universidade particular geralmente estuda na pública... E quem não tem dinheiro ou não estuda ou encara o sacrifício de trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Ou recorre ao ProUni, que eu pessoalmente considero a melhor coisa que o governo Lula fez pela educação.

O Brasil precisa sim de mais investimentos na educação, mas principalmente na educação básica e nos cursos técnicos. Só com educação básica de qualidade as pessoas mais carentes poderão competir de igual para igual por uma vaga na universidade pública e gratuita e só com ensino técnico as pessoas que não desejam ou não podem freqüentar a universidade poderão estar preparadas para esse mercado de trabalho competitivo e carente de mão-de-obra qualificada aí fora.

O que não pode é um governo que não tem capacidade sustentar decentemente as universidades que já existem querer construir mais, só para piorar a qualidade do ensino superior e distribuir um monte de diplomas que não valem nada.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:25:20 »
E mais uma vez o RS permanece esquecido... se já não bastasse a URGS e a UFSM estarem sucateadas ao extremo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:26:24 »
Isso de achar que a universidade vai resolver os problemas de distorção de renda, de desigualdade social/racial, do vestibular injusto é uma tremenda distorção. Investir em educação é investir na base.

Só complementando: a universidade não resolve o problema da distorção de renda porque a parte mais carente da população dificilmente tem acesso à universidade e a razão disso é a educação básica ser tão ruim! Então qualquer política que vise diminuir as desigualdades sociais deve começar pela educação básica.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:29:54 »
E mais uma vez o RS permanece esquecido... se já não bastasse a URGS e a UFSM estarem sucateadas ao extremo.

Tem a UFPel também, não? E a recém-criada Unipampa em Bagé. E entre as 28 universidades propostas há duas no RS sim, são a Federal da Região das Missões e a Federal do Norte do Rio Grande do Sul. Vocês já têm quatro federais e podem ganhar mais duas... queria mais?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #13 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:31:58 »
Abençoado sejam os Vouchers!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:35:36 »
Abençoado sejam os Vouchers!

Como é que funciona essa história de vouchers, hein?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #15 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:42:02 »
Faço minhas as palavras do Thufir e do Uílai -- e eu votei no Cristóvam Buarque, só para esclarecer :ok:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:44:04 »

Tem a UFPel também, não? E a recém-criada Unipampa em Bagé. E entre as 28 universidades propostas há duas no RS sim, são a Federal da Região das Missões e a Federal do Norte do Rio Grande do Sul. Vocês já têm quatro federais e podem ganhar mais duas... queria mais?
Tem a FURG, em Rio Grande, e a Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre ainda. E parece que a URCAMP pretende se federalizar também:
http://www.urcamp.tche.br/site/agenda.html

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:45:51 »

Só complementando: a universidade não resolve o problema da distorção de renda porque a parte mais carente da população dificilmente tem acesso à universidade e a razão disso é a educação básica ser tão ruim! Então qualquer política que vise diminuir as desigualdades sociais deve começar pela educação básica.
Bem lembrado. E tem mais ainda: a universidade não resolve os problemas da da distorção de renda, ou de classe porque não é, de maneira alguma o papel da universidade fazê-lo. Simples assim. A educação que ajuda a resolver esse tipo de problemas é a básica.

Não dá pra jogar esse peso de "salvar"[1] os negros/pobres/índios nas costas da universidade pública, que já até pena pra servir seu verdadeiro propósito.

[1]como se precisassem ser salvos... ::)
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #18 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:46:21 »
Tem que ter não só quantidade, mas também qualidade.

O Brasil precisa sim de mais universidades públicas, principalmente no interior, que sempre foi esquecido em prol das capitais. Mas não qualquer instituição que de universidade só tem o nome. Queremos universidades de verdade, de qualidade e comprometidas com o desenvolvimentos social.

Isso também é democratização e, principalmente, diminuição de desigualdades históricas.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Dê Jota

• Nível 05
  • *
« Resposta #19 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:53:40 »
O país não carece de universidade, mas de ensino básico de qualidade, de escolas técnicas e ensino profissionalizante.

Só no Brasil curso superior é requisito indispensável para uma vida digna. É isso que está erado, ele deveria ser uma escolha de quem quer se aprimorar não uma exigência.

Não exatamente, Thufir Hawat. Dizer que "o país não carece da universidades" é um equívoco que já não tem mais tamanho.
Concordo que, no momento, o mais importante e sensato é o investimento na educação básica. Isso eliminaria o problemas das cotas e tantos outros problemas sociais. Mas desprezar o ensino superior como você fez neste post...
Lembre-se que as grandes mentes e grandes projetos surgem nas universidades.

E o vestibular é injusto sim, claro que é. Pelo simples fato de as universidades não oferecerem vagas para todos.
Existem vagas nas particulares, mas não é porque quem poderia estudar nelas está nas públicas não. É porque poucos têm condições financeiras de estudar nelas (nas públicas).

Pra finalizar, acho que o debate se desvirtuou um pouco do tema inicial. Começamos a discutir se a construção das 50 universidades era um boa ou não. E não se era melhor investir na educação básica.

Minha opinião para a construção das universidades é: ÓBVIO QUE SIM! Educação do Brasil: Ruim com ela, pior sem ela. (o que não quer dizer que eu esteja satisfeito com a que temos... ¬¬')

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:01:08 »
Pra finalizar, acho que o debate se desvirtuou um pouco do tema inicial. Começamos a discutir se a construção das 50 universidades era um boa ou não. E não se era melhor investir na educação básica.

Os recursos que existem para ser alocados em educação são finitos. Cada governo que pretende formular uma política educacional tem que equacionar quanto vai investir em educação básica, quanto investir em educação superior, quanto investir para aumentar a infra-estrutura educacional, quanto para manter a infra-estrutura existente... Enfim, dizer que é preciso investir mais na educação básica e na infra-estrutura tão combalida que já existe em vez de na construção de novas universidades não é desvirtuar a discussão, é estabelecer quais são as prioridades, quais são as políticas que trazem soluções em vez de aumentar o tamanho do problema. Nesse contexto podemos dizer que construir X novas universidades, por enquanto, não é uma boa idéia.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #21 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:06:54 »
problemas sociais. Mas desprezar o ensino superior como você fez neste post...
Lembre-se que as grandes mentes e grandes projetos surgem nas universidades.
Longe de mim desprezar o ensino superior, DJ! Pretendo seguir carreira acadêmica e valorizo o ensino superior ao ponto de discordar do que se vem fazendo com ele: tornando-o em mero substituto do ensino básico deficiente, em curso profissionalizante.

O papel da universidade é justamente trazer à tona grandes mentes e grandes projetos, aprefeiçoar pessoal pra gerar conhecimento de ponta, mas boa parte dos recursos que deveriam ser alocados para esses fins é perdida ensinando o arroz-com-feijão pra quem não tem condições de entrar no mercado devido ao péssimo ensino de base.

Acho que concordamos em essência, mas o que eu apontei é que a finalidade expressa desse aumento no número de federais é suprir a péssima qualidade do ensino básico. Essa distorção maligna é fatal pra universidade pública.

Aliás, repito: universidade não tem de ser pra todos, mas pra quem quer, pode e pretende se dedicar à ela. Transformá-la em supletivo só vai ser nocivo, a universidade só é tão boa quanto seus alunos são talentosos e dispostos.

Isso dito, até concordo que poderiam aumentar as vagas nas públicas, mas isso tem de ser muito bem realizado pra evitar de ficar criando e lotando cursos que só visam suprir as falhas do ensino básico.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:07:29 »
A propósito... Lembrem-se de que a política do Lula de expansão do ensino superior não se limita só a construir novas universidades! O Reuni está aí, já foi aprovado por várias universidades, e tem como objetivo aumentar em 20% a quantidade de vagas oferecidas nas universidades já existentes. Não apenas isso, como o governo quer que a taxa de evasão da universidade, que hoje beira os 50% caia para 10% - sabem como eles pretendem fazer essa mágica? Simplesmente vão cortar recursos das universidades que não consigam formar 90% dos seus ingressantes. Todo mundo sabe o que isso significa: aprovar os alunos nas suas disciplinas na base da canetada, é a progressão continuada entrando na universidade... O diploma está valendo cada vez menos :(

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #23 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:10:45 »
A propósito... Lembrem-se de que a política do Lula de expansão do ensino superior não se limita só a construir novas universidades! O Reuni está aí, já foi aprovado por várias universidades, e tem como objetivo aumentar em 20% a quantidade de vagas oferecidas nas universidades já existentes. Não apenas isso, como o governo quer que a taxa de evasão da universidade, que hoje beira os 50% caia para 10% - sabem como eles pretendem fazer essa mágica? Simplesmente vão cortar recursos das universidades que não consigam formar 90% dos seus ingressantes. Todo mundo sabe o que isso significa: aprovar os alunos nas suas disciplinas na base da canetada, é a progressão continuada entrando na universidade... O diploma está valendo cada vez menos :(
E isso reflete na produção acadêmica. Cada vez menos trabalhos de destaque, menos recursos para as áreas de ponta, menos interesse na pós...  mais um pouco a universidade pública vira outra fafucho da vida, soltando gente que nem gado pro "mercado".

Offline Dê Jota

• Nível 05
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:11:23 »
[u'ilaj], quando eu disse que o debate se desvirtuou do tema inicial do tópico, não foi uma crítica. Não me entenda mal, ok?  :ok:

Pra deixar claro, eu disse aquilo porque quando defendi a construção das universidades, fui, de certa forma, criticado porque as universidades não são a solução para o problema educacional, mas sim a educação básica.
Bem, eu sou da mesma opinião, mas quando falei da "mudança de assunto" do tópico, apenas quis deixar claro que não desprezo a educação básica, como alguns podem ter entendido, mas apenas estava deixando minha opinião sobre o projeto que pretende criar as novas universidades, o qual apoio.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!