Autor Tópico: Parlamentares querem criar mais 28 universidades federais  (Lida 4366 vezes)

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Re: Parlamentares querem criar mais 28 universidades federais
« Resposta #50 Online: 22 de Janeiro de 2008, 01:04:37 »
Pois é, deu na Folha ou no Estado de São Paulo que 2/3 dos engenheiros que se formam não exercem a profissão de engenheiro, o que só agrava mais a carência por esses profissionais no Brasil. Eu a princípio gostaria de trabalhar na parte técnica mesmo, talvez até na área acadêmica. Mas reconheço que poderia $er $eduzido $e recebe$$e uma propo$ta muito boa para trabalhar na parte administrativa ::)

Eu já fui, faço parte do contingente de engenheiros formados com CREA que nunca fará um projeto de engenharia na vida.

A parte técnica no Brasil está meio estagnada, tem poucos desafios intelectuais, além de pagar pouco e com poucas chances de subir na carreira (pelo menos no que eu vi, eletrônica sobretudo). É normal que o "engenheiro" vá para aonde ele é mais valorizado, pode ter maiores desafios e ter mais influência. Só fica mesmo quem realmente gosta, ou não tem aptidão nenhuma administrativa/financeira (o que é muito raro).
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #51 Online: 22 de Janeiro de 2008, 05:04:59 »
Só no Brasil curso superior é requisito indispensável para uma vida digna. É isso que está erado, ele deveria ser uma escolha de quem quer se aprimorar não uma exigência.

Ué, eu concordo, mas isso é alguma "culpa" das universidades? Se as pessoas não precisassem ter QUALQUER nível superior pra poderem almejar um vida melhorzinha, ninguém estaria lotando escolões de terceiro grau como estão agora. Eu mesmo já nem aconselho mais as pessoas que conheço a estudarem nada, digo "faça UMA faculdade", já que de instituições que o vestibular é só uma formalidade, o país está cheio, taí pra quem quiser. Façam qualquer merda aí, contanto que saiam com seu diploma - O MERCADO EXIGE. Se O MERCADO exige, o que você quer que as pessoas façam???? Eu mesmo acho que não queria fazer faculdade nenhuma, já estava de saco cheio de estudar ao terminar o segundo grau.
Ué, não entendi o "mas". :o

Claro que não é "culpa" da universidade (onde foi que eu disse isso?) aliás o que eu disse é que é uma distorção do sistema educacional que seja assim, que não faz sentido que a universidade seja uma exigência do mercado, um tapa-buraco da educação ruim.

Antes de ser "culpa" da universidade é sim nocivo à sua qualidade ter de se prestar a esse papel em detrimento do de desenvovlvimento de e aperfeiçoamento de pessoal e projhetos de ponta (em todas as áreas, não só a técnica científica).
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2008, 05:07:59 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 22 de Janeiro de 2008, 09:54:11 »
A parte técnica no Brasil está meio estagnada, tem poucos desafios intelectuais, além de pagar pouco e com poucas chances de subir na carreira (pelo menos no que eu vi, eletrônica sobretudo). É normal que o "engenheiro" vá para aonde ele é mais valorizado, pode ter maiores desafios e ter mais influência. Só fica mesmo quem realmente gosta, ou não tem aptidão nenhuma administrativa/financeira (o que é muito raro).

Acho que isso tem muito a ver com o crescimento da economia, a tendência é a demanda por profissionais da engenharia aumentar e o setor técnico ser mais valorizado conforme aumenta o ritmo do crescimento, pois aí vem a necessidade de projetar e construir fábricas e usinas, prédios, estradas... Mas acho que alguns setores da engenharia são mais favorecidos do que outros, engenharia civil, química e mecânica, por exemplo, eu acho que devem ser mais afetados que engenharia elétrica ou de computação, por exemplo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #53 Online: 22 de Janeiro de 2008, 10:07:56 »
Ué????? Mas o mercado pede sim curso superior em qualquer merda, qualquer empreguinho-cu que pague decentemente hoje em dia pede curso superior.

Esse é todo o ponto. Cada vez mais se exige diploma superior para funções que poderiam ser perfeitamente bem executadas por alguém com apenas o Ensino Médio, ou então com um curso Técnico, ou Especializante. E aí o diploma superior, que deveria ser apenas para quem desejasse seguir carreira acadêmica, desenvolvimento ou pesquisa acaba perdendo o seu valor. Hoje em dia qualquer um consegue diploma de Corte e Costura, por exemplo, e o cara que se rala para concluir um curso bom e difícil é visto como "mais um".

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #54 Online: 22 de Janeiro de 2008, 14:16:10 »
Acho que isso tem muito a ver com o crescimento da economia, a tendência é a demanda por profissionais da engenharia aumentar e o setor técnico ser mais valorizado conforme aumenta o ritmo do crescimento, pois aí vem a necessidade de projetar e construir fábricas e usinas, prédios, estradas... Mas acho que alguns setores da engenharia são mais favorecidos do que outros, engenharia civil, química e mecânica, por exemplo, eu acho que devem ser mais afetados que engenharia elétrica ou de computação, por exemplo.

Não mais que uma carreira no mercado financeiro, que cresce muito mais rápido por exigir menos investimentos e menos capital de giro do que um projeto qualquer. Quanto à elétrica, bom, num mercado globalizado competir com a China é impossível.

E na questão de salário, a carreira técnica em todas as engenharias perdem de lavada, tanto no curto quanto no longo prazo. Por isso é muito comum um engenheiro com uns 10 anos de profissão partir para uma carreira mais administrativa ou gerencial, geralmente na própria área.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Rhyan

• Visitante
« Resposta #55 Online: 22 de Janeiro de 2008, 19:00:36 »
Como é que funciona essa história de vouchers, hein?

A educação é toda privatizada e os mais carentes recebem os vales-educação. Da pra adaptar para saúde também.

É uma solução estatal mas tudo bem. Alguns liberais dizem que os vouches devem ser temporários. Os mais radicais são contra.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #56 Online: 22 de Janeiro de 2008, 19:13:21 »
Como é que funciona essa história de vouchers, hein?

A educação é toda privatizada e os mais carentes recebem os vales-educação. Da pra adaptar para saúde também.

É uma solução estatal mas tudo bem. Alguns liberais dizem que os vouches devem ser temporários. Os mais radicais são contra.

Isso de vale-não sei o que, bolsa-não sei das quantas, é um problemas. O beneficiario não entende a finalidade do dinheiro que esta recebendo. E tende a se acomodar... Exemplo disso é o bolsa familia, ajuda a suprir as necessidades basicas dos beneficiados, mas em momento algum se corgita a possibilidade de ensinar-los a andar com as proprias pernas e assim deixar de receber o beneficio, cedendo lugar para outros mais necessitados. O cara não tá nem ai de se levantar e ir buscar emprego, o bolsa-familia vai colocar comida da mesa. O cara nunca ouviu falar de planejamento familiar, caso tiver outros filhos, vai surgir novos programas do estado para "recompensar" o deslice de ter tido outro filho não planejado.
E não me levem a mal, isto não é nenhuma pregação de anti-humanitarismo neo-liberal, apenas a mais pura realidade. Me baseio naquilo de que é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe... ou algo do tipo, nunca fui boa de ditados populares.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #57 Online: 22 de Janeiro de 2008, 19:24:18 »
O Brasil não precisa de mais profissionais de nível superior - mas de bons profissionais.E outra, hoje ter um "diproma", qualquer 'malandro' tem! Basta matricular-se em qualquer uma dessas 'universidades' fast-food por aí, que no final você ganha o teu 'diproma'!!!

Agora mesmo, esses dias, o nosso presidente foi a Cuba e assinou um documento - os políticos adoram fazer isso!!! - onde autorizava que brasileiros formados na ELAM - Escola Latino-Americana de Medicina - para que viessem ao Brasil e fizessem um 'up-grade' em seus currículos - via universidades públicas daqui - pra suprir a carência de médicos nos grotões brasileiros.

Esse raciocínio vai destruir todo o sistema educacional!!! Daqui uns dias, vamos ter doutores em Física e/ou Biologia catando papel e médicos pedindo esmola.Gente, dá pra conseguir um emprego público - e até em boas empresas privadas - com um ensino médio profissionalizante/técnico!!!

No último concurso pra técnico judiciário do TRE do rio estavam pagando R$2.900,00 iniciais.Só com o ensino médio.As pessoas reclamam que a educação brasileira é 'elitista'.Claro que é!!! Quando pagam mal aos professores das escolas públicas, quando roubam dinheiro da merenda de CRIANÇAS!!!, quando colocam 'sem professor' como conceito nas disciplinas!!! Como ter um mínimo de cidadania com uma atrocidade destas? Mais federais e o ProUni?

"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #58 Online: 22 de Janeiro de 2008, 20:05:15 »
O Brasil não precisa de mais profissionais de nível superior - mas de bons profissionais.E outra, hoje ter um "diproma", qualquer 'malandro' tem! Basta matricular-se em qualquer uma dessas 'universidades' fast-food por aí, que no final você ganha o teu 'diproma'!!!

Nisso você tem razão. A facilidade com que se obtem um diploma de ensino superior anda me apavorando. Hoje em dia, você vai a aula uma vez por semana, estuda (quando estudam) em casa, e no final do mes uma provinha de multipla escolha... por quatro anos e pronto, ja sai com um diploma de Pedagogia, Matematicas ou Letras na mão. Eu não consigo depositar muita confiança nisso, e nem é no ensino autorizado pelo MEC propriamente dito, é mais bem em relação a indole dos que irão se formar.
Deve ser por isso que um diploma de nivel superior atualmente não passa de um canudo de papel, quando o sujeito tem alguns cursos e/ou ensino medio tecnico e/ou pos-graduação (em diante) ai começa a ter um pouco de credibilidade.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #59 Online: 23 de Janeiro de 2008, 01:34:40 »
Esse é todo o ponto. Cada vez mais se exige diploma superior para funções que poderiam ser perfeitamente bem executadas por alguém com apenas o Ensino Médio, ou então com um curso Técnico, ou Especializante. E aí o diploma superior, que deveria ser apenas para quem desejasse seguir carreira acadêmica, desenvolvimento ou pesquisa acaba perdendo o seu valor. Hoje em dia qualquer um consegue diploma de Corte e Costura, por exemplo, e o cara que se rala para concluir um curso bom e difícil é visto como "mais um".

Sim, sim, mas e aí, a culpa é de QUEM? De quem exige a QUALIFICAÇÃO do diploma?

O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #60 Online: 23 de Janeiro de 2008, 01:43:00 »
Hoje em dia, você vai a aula uma vez por semana, estuda (quando estudam) em casa, e no final do mes uma provinha de multipla escolha... por quatro anos e pronto, ja sai com um diploma de Pedagogia, Matematicas ou Letras na mão. Eu não consigo depositar muita confiança nisso, e nem é no ensino autorizado pelo MEC propriamente dito, é mais bem em relação a indole dos que irão se formar.

Realmente eu tinha MUITOS colegas que achavam que vida acadêmica é isso mesmo, eles tinham ainda a DESFAÇATEZ de reclamar de trabalhos e de mais de duas avaliações por semestre em alguma matéria. Ou qualquer coisa com caráter de extensão. "Ai, professor, eu não posso, eu não tenho como, porque eu TRABALHO, eu ISSO, eu AQUILO, eu TENHO FILHOS". Saíssem da universidade então, filhos da puta. Um rebanho de gentinha cabeça-de-verme que queria o diploma às pressas pra poderem escapar de suas insatisfações econômicas imediatas, fazendo peso-morto na universidade. Mereciam ter os olhos furados e gritarem sangrando por misericórdia.

Deve ser por isso que um diploma de nivel superior atualmente não passa de um canudo de papel, quando o sujeito tem alguns cursos e/ou ensino medio tecnico e/ou pos-graduação (em diante) ai começa a ter um pouco de credibilidade.

Minha mãe vive dizendo que eu tenho que fazer pós, buááááááá, eu não queeeerooooooo, buááááááááá (só se for em Direito da Internet).
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2008, 01:45:26 por Frater Betinho Chupa-Cabra »
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 23 de Janeiro de 2008, 07:22:55 »
que mania de querer ficar achando de-quem-é-a-culpa.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #62 Online: 23 de Janeiro de 2008, 08:25:21 »
Sim, sim, mas e aí, a culpa é de QUEM? De quem exige a QUALIFICAÇÃO do diploma?

Na medida em que faz sentido perguntar sobre culpas, esse problema é como tantos outros - tem várias causas ao mesmo tempo, não uma única.

As que eu pessoalmente destacaria são:

- a mania de "evolução automática" da cultura brasileira, que alimenta a ilusão de que cada geração DEVE ter algum tipo de direito inato a mais títulos e oportunidades do que a anterior.  Outras culturas, notavelmente a japonesa, estão mais em paz com a simples constatação de que cultura a gente consegue estudando duro.

- outro vício cultural, o de pensar só no próprio umbigo e respectivos satélites.  Em uma sociedade com um mínimo de cidadania, as massas simplesmente não aceitariam essa bizarria que é tentar resolver a falência do ensino básico e médio construindo vagas universitárias por golpe de caneta.  Cada vez que se tenta criar mais um "dotô", cria-se ao mesmo tempo vários desprestigiados que vão ter dificuldades com o mercado de trabalho.  Para não falar nada do crime social que é levar tanta gente a gastar os tubos com escolas e faculdades particulares basicamente inúteis.  Mas brasileiro só quer saber para qual direção correr nos próximos cinco minutos, não sabe pensar coletivamente ou a longo prazo.

- da nossa falta de cidadania de uma forma geral, via políticas destrutivas que não são denunciadas e contestadas.

- da nossa pirâmide sócio-econômica, que está começando a se firmar como um efetivo sistema de castas com mobilidade reduzida.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #63 Online: 23 de Janeiro de 2008, 11:59:56 »
Hoje em dia, você vai a aula uma vez por semana, estuda (quando estudam) em casa, e no final do mes uma provinha de multipla escolha... por quatro anos e pronto, ja sai com um diploma de Pedagogia, Matematicas ou Letras na mão. Eu não consigo depositar muita confiança nisso, e nem é no ensino autorizado pelo MEC propriamente dito, é mais bem em relação a indole dos que irão se formar.

Realmente eu tinha MUITOS colegas que achavam que vida acadêmica é isso mesmo, eles tinham ainda a DESFAÇATEZ de reclamar de trabalhos e de mais de duas avaliações por semestre em alguma matéria. Ou qualquer coisa com caráter de extensão. "Ai, professor, eu não posso, eu não tenho como, porque eu TRABALHO, eu ISSO, eu AQUILO, eu TENHO FILHOS". Saíssem da universidade então, filhos da puta. Um rebanho de gentinha cabeça-de-verme que queria o diploma às pressas pra poderem escapar de suas insatisfações econômicas imediatas, fazendo peso-morto na universidade. Mereciam ter os olhos furados e gritarem sangrando por misericórdia.Minha mãe vive

O que mais me desespera é que numa classe desse tipo, apenas uma pequena porcentagem ira se formar de maneira correta, tendo adquirido todos os conheceimentos proprios de seu curso. Então, o que garante que o empregador contrate essa minoria? Não há jeito de diferenciar (se não for aplicada prova) afinal todos tem o mesmo diplominha autorizado pelo MEC.
É... o futuro do país.  :'(

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 23 de Janeiro de 2008, 15:59:46 »
Também não sei detalhes sobre o boom educacional que fez de países como o Japão e a Coréia do Sul o que são hoje. Vou ver se pesquiso a respeito.
Com certeza não foi com a política de aprovação a todo custo e de aluno-vítima-que-tem-sempre-razão que impera na educação básica, pelo menos aqui em SP. As escolas desses países são bem exigentes quanto ao desempenho dos alunos - se não estudar reprova mesmo - e os pais têm consciência da importância da educação.

Quanto ao sistema de vouchers, é interessante, mas jamais seria implantado aqui no Brasil, onde impera a mentalidade de que é obrigação do governo dar não só escola de graça, mas livros, material escolar, uniforme, transporte, etc...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!