Sim, sim, mas e aí, a culpa é de QUEM? De quem exige a QUALIFICAÇÃO do diploma?
Na medida em que faz sentido perguntar sobre culpas, esse problema é como tantos outros - tem várias causas ao mesmo tempo, não uma única.
As que eu pessoalmente destacaria são:
- a mania de "evolução automática" da cultura brasileira, que alimenta a ilusão de que cada geração DEVE ter algum tipo de direito inato a mais títulos e oportunidades do que a anterior. Outras culturas, notavelmente a japonesa, estão mais em paz com a simples constatação de que cultura a gente consegue estudando duro.
- outro vício cultural, o de pensar só no próprio umbigo e respectivos satélites. Em uma sociedade com um mínimo de cidadania, as massas simplesmente não aceitariam essa bizarria que é tentar resolver a falência do ensino básico e médio construindo vagas universitárias por golpe de caneta. Cada vez que se tenta criar mais um "dotô", cria-se ao mesmo tempo vários desprestigiados que vão ter dificuldades com o mercado de trabalho.
Para não falar nada do crime social que é levar tanta gente a gastar os tubos com escolas e faculdades particulares basicamente inúteis. Mas brasileiro só quer saber para qual direção correr nos próximos cinco minutos, não sabe pensar coletivamente ou a longo prazo.
- da nossa falta de cidadania de uma forma geral, via políticas destrutivas que não são denunciadas e contestadas.
- da nossa pirâmide sócio-econômica, que está começando a se firmar como um efetivo sistema de castas com mobilidade reduzida.