Só no Brasil curso superior é requisito indispensável para uma vida digna. É isso que está erado, ele deveria ser uma escolha de quem quer se aprimorar não uma exigência.
Ué, eu concordo, mas isso é alguma "culpa" das universidades? Se as pessoas não precisassem ter QUALQUER nível superior pra poderem almejar um vida melhorzinha, ninguém estaria lotando escolões de terceiro grau como estão agora. Eu mesmo já nem aconselho mais as pessoas que conheço a estudarem nada, digo "faça UMA faculdade", já que de instituições que o vestibular é só uma formalidade, o país está cheio, taí pra quem quiser. Façam qualquer merda aí, contanto que saiam com seu diploma - O MERCADO EXIGE. Se O MERCADO exige, o que você quer que as pessoas façam???? Eu mesmo acho que não queria fazer faculdade nenhuma, já estava de saco cheio de estudar ao terminar o segundo grau.
E toma-lhe de gente com diploma fazendo concurso para auxiliar administrativo... PQP, como eu detesto esse país.
Concurso é o que há, é o alfa e o ômega do Brasil contemporâneo. Concurso, concurso, concurso, concurso. Não entendo nada de economia, mas num país em que as pessoas se ACABAM pra conseguir uma vaga no estado ao invés de priorizarem o emprego privado, algo está MUITO errado, é simplesmente INSTINTIVO, gente. Até EU acabei no estado (sou funcionário do TJ da Bahia)!!! Acho que nunca mais vou passar em nenhum outro concurso, é insuportável demais estudar pra concurso.
Vagas sobram em cursos como os de física, geologia, matemática, ciências moleculares, etc. e candidatos sobram nos de adm., publicidade, engenharia, letras, entre outros. Me parece que, em parte (mas não apenas) porque impera essa distorção de que faculdade é pra botar gente no mercado, então escolham uma profissão que dê grana.
Direito também está saturado, e quase ninguém que cursa Direito "GOSTA" de Direito, querem só seu diploma pra poderem tentar os concursos. A vida tá difícil! Coitadas dessas pessoas, eu compreendo isso, você agarra as chances que tem, né? Porque estudar Direito sem gostar ninguém merece (foi o meu caso).
Eu estudo em um curso considerado um dos três melhores em engenharia química no país, mas quando a gente está lá dentro a gente se pergunta "Se este é um dos melhores, como é que são os piores?"
O curso de Direito da UFBA é um lixo também, só tem nome. É uma bosta.
Quanto mais cedo o país se der conta que curso Superior não é obrigação e nem pré-requisito para se inserir no mercado de trabalho, melhor.
Ué????? Mas o mercado pede sim curso superior em qualquer merda, qualquer empreguinho-cu que pague decentemente hoje em dia pede curso superior.