Autor Tópico: Parlamentares querem criar mais 28 universidades federais  (Lida 4365 vezes)

Offline Dê Jota

• Nível 05
  • *
Re: Parlamentares querem criar mais 28 universidades federais
« Resposta #25 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:12:37 »
Não sei porque diabos eu tenho escrito "50" universidades..  :histeria:

Acho que foi por causa dos "50%".. Enfim, entendam como "28"...
"So you children of the world, listen to what I say. If you want a better place to live in, spread the words today. Show the world that love is still alive; you must be brave! Or you children of today are children of the grave! - Black Sabbath

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:17:05 »
[u'ilaj], quando eu disse que o debate se desvirtuou do tema inicial do tópico, não foi uma crítica. Não me entenda mal, ok?  :ok:

Pra deixar claro, eu disse aquilo porque quando defendi a construção das universidades, fui, de certa forma, criticado porque as universidades não são a solução para o problema educacional, mas sim a educação básica.
Bem, eu sou da mesma opinião, mas quando falei da "mudança de assunto" do tópico, apenas quis deixar claro que não desprezo a educação básica, como alguns podem ter entendido, mas apenas estava deixando minha opinião sobre o projeto que pretende criar as novas universidades, o qual apoio.

Eu compreendo, mas como eu falei no meu post também, os recursos para a educação são finitos e por isso é preciso eleger prioridades. Eu entendo que a construção de novas universidades não são a prioridade no momento.

Offline Dê Jota

• Nível 05
  • *
« Resposta #27 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:23:26 »
Eu entendo que a construção de novas universidades não são a prioridade no momento.

Concordo com você. Mas apesar de eu também achar que novas universidades não são a prioridade no momento, ainda acho que são sim uma necessidade.
"So you children of the world, listen to what I say. If you want a better place to live in, spread the words today. Show the world that love is still alive; you must be brave! Or you children of today are children of the grave! - Black Sabbath

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:55:55 »
Concordo com você. Mas apesar de eu também achar que novas universidades não são a prioridade no momento, ainda acho que são sim uma necessidade.

Na verdade você concorda comigo mais do que imagina! Eu também acho que elas são uma necessidade, só acho que não agora. :)

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #29 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:58:00 »
Faço minhas as palavras do Thufir e do Uílai -- e eu votei no Cristóvam Buarque, só para esclarecer :ok:
2

A propósito... Lembrem-se de que a política do Lula de expansão do ensino superior não se limita só a construir novas universidades! O Reuni está aí, já foi aprovado por várias universidades, e tem como objetivo aumentar em 20% a quantidade de vagas oferecidas nas universidades já existentes. Não apenas isso, como o governo quer que a taxa de evasão da universidade, que hoje beira os 50% caia para 10% - sabem como eles pretendem fazer essa mágica? Simplesmente vão cortar recursos das universidades que não consigam formar 90% dos seus ingressantes. Todo mundo sabe o que isso significa: aprovar os alunos nas suas disciplinas na base da canetada, é a progressão continuada entrando na universidade... O diploma está valendo cada vez menos :(
E pensar que a minha universidade aderiu à essa porcaria de REUNI...  :'(

Uma das coisas que mais me preocupa é: querem aumentar o número de universidades em 50%, mas será que eles planejam também aumentar o montante gasto em educação ou no ensino superior em 50%? As últimas medidas do governo com relação às universidades vem consistindo em cobrar medidas absurdas das mesmas (como 90% de diplomação), tudo isso sem aumentar o montante investido na educação. O governo simplismente quer que as universidades consigam números sensacionalistas e eleitoreiros e não quer gastar nem um tostão à mais com isso.

Cada vez mais acho que meus filhos e netos terão que estudar no exterior se quiserem um ensino com um mínimo de qualidade.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 21 de Janeiro de 2008, 17:03:02 »
Parece que o REUNI prevê sim aumento de verba para as universidades que aderirem, Harry, acontece que esse aumento está condicionado aos 90% de diplomação - o que é virtualmente impossível sem a universidade dar uma baita de uma forcinha aos alunos...

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #31 Online: 21 de Janeiro de 2008, 17:06:51 »

Na verdade você concorda comigo mais do que imagina! Eu também acho que elas são uma necessidade, só acho que não agora. :)
Já não sei se novas universidades são necessárias, embora possam ser desejáveis.

Vagas sobram em cursos como os de física, geologia, matemática, ciências moleculares, etc. e candidatos sobram nos de adm., publicidade, engenharia, letras, entre outros. Me parece que, em parte (mas não apenas) porque impera essa distorção de que faculdade é pra botar gente no mercado, então escolham uma profissão que dê grana.

Talvez, com uma melhora razoável da educação de base/profissionalizante possa-se gerar algum interesse pelas áreas menos concorridas, desafogar um pouco as mais, e por um custo provavelmente menor que o de construir novas universidades fornecer moradia/transporte/alimentação de qualidade aos alunos.

Assim, efetivamente aumentaria o número de alunos da universidade sem ter de necessariamente aumentar o número de universidades.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 21 de Janeiro de 2008, 17:24:42 »
Já não sei se novas universidades são necessárias, embora possam ser desejáveis.

Vagas sobram em cursos como os de física, geologia, matemática, ciências moleculares, etc. e candidatos sobram nos de adm., publicidade, engenharia, letras, entre outros. Me parece que, em parte (mas não apenas) porque impera essa distorção de que faculdade é pra botar gente no mercado, então escolham uma profissão que dê grana.

Talvez, com uma melhora razoável da educação de base/profissionalizante possa-se gerar algum interesse pelas áreas menos concorridas, desafogar um pouco as mais, e por um custo provavelmente menor que o de construir novas universidades fornecer moradia/transporte/alimentação de qualidade aos alunos.

Assim, efetivamente aumentaria o número de alunos da universidade sem ter de necessariamente aumentar o número de universidades.

Na verdade não faltam candidatos aos cursos de física, geologia e matemática (what the f*ck is ciências moleculares?). Já viu vestibular para universidade pública com concorrência menor que 1 candidato por vaga em alguma dessas áreas? Acho que nas melhores universidades temos até 15 candidatos disputando uma vaga em um curso de física. O problema é que as taxas de evasão nesses cursos são altíssimas! Eu mesmo troquei a física pela engenharia física... e depois esta pela engenharia química (what the f*ck is engenharia física?)

Mas mesmo sobrando vagas nesses cursos, o interesse dos estudantes brasileiros por carreiras em ciências (com exceção de biologia, que é uma das carreiras mais procuradas no vestibular) e engenharia está mesmo abaixo do ideal. Em uma edição recente da revista Veja havia uma matéria sobre a profissão de engenheiro, que está em alta no mercado atualmente devido à falta de profissionais no mercado: segundo a OCDE é ideal que um país em desenvolvimento tenha pelo menos 25 engenheiros para cada 100 000 habitantes, quando no Brasil a quantidade de engenheiros está em torno de 6 or 100 000.

Tenho certeza que a carência de nosso país por físicos, químicos, geólogos e outros cientistas não é menor que a por engenheiros, e para atender essa demanda acredito que há sim um gargalo de vagas nas universidades. Mas como já concordamos antes, não adianta nada ficar abrindo cursos e vagas a torto e a direito sem antes elevar o nível da educação básica.

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #33 Online: 21 de Janeiro de 2008, 17:28:21 »
Parece que o REUNI prevê sim aumento de verba para as universidades que aderirem, Harry, acontece que esse aumento está condicionado aos 90% de diplomação - o que é virtualmente impossível sem a universidade dar uma baita de uma forcinha aos alunos...

Tem razão. Mas mesmo assim, é um aumento baixo levando em conta os esforços necessários para comportar mais alunos na universidade e garantir que 90% se formem. Segundo o decreto, o aumento é de no máximo 20% e é condicionado à capacidade orçamentária e operacional do Ministério da Educação e às exigências absurdas do decreto.  Enfim, o aumento de investimento não acompanha o aumento de cobranças que fazem das universidades. Isso só pode se traduzir em uma diminuição drástica da qualidade.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 21 de Janeiro de 2008, 17:32:22 »
Isso só pode se traduzir em uma diminuição drástica da qualidade.

Eu até ia fazer uma brincadeira dizendo que não tem para onde piorar tanto assim, mas o pior é que tem... Eu estudo em um curso considerado um dos três melhores em engenharia química no país, mas quando a gente está lá dentro a gente se pergunta "Se este é um dos melhores, como é que são os piores?"

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #35 Online: 21 de Janeiro de 2008, 18:16:41 »
Na verdade não faltam candidatos aos cursos de física, geologia e matemática (what the f*ck is ciências moleculares?). Já viu vestibular para universidade pública com concorrência menor que 1 candidato por vaga em alguma dessas áreas? Acho que nas melhores universidades temos até 15 candidatos disputando uma vaga em um curso de física. O problema é que as taxas de evasão nesses cursos são altíssimas! Eu mesmo troquei a física pela engenharia física... e depois esta pela engenharia química (what the f*ck is engenharia física?)

Mas mesmo sobrando vagas nesses cursos, o interesse dos estudantes brasileiros por carreiras em ciências (com exceção de biologia, que é uma das carreiras mais procuradas no vestibular) e engenharia está mesmo abaixo do ideal. Em uma edição recente da revista Veja havia uma matéria sobre a profissão de engenheiro, que está em alta no mercado atualmente devido à falta de profissionais no mercado: segundo a OCDE é ideal que um país em desenvolvimento tenha pelo menos 25 engenheiros para cada 100 000 habitantes, quando no Brasil a quantidade de engenheiros está em torno de 6 or 100 000.
É, tem esse porém dos dados e tal. Talvez seja melhor dizer que candidatos e ingressantes não faltam, faltam é formandos. Na minha universidade mesmo entram 40 e se formam 8, quando muito.

Ainda assim sobra a questão da distribuição das vagas e da procura pelos cursos. Na engenharia em particular, outra coisa que me parece problemática é que boa parte dos candidatos procura a engenharia como uma "adm plus", em vez de pela parte mais técnica... acaba virando curso profissionalizante pra esses caras (não que seja o seu caso... ou sei lá, vai que é :P).
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 21 de Janeiro de 2008, 18:22:19 »
É, tem esse porém dos dados e tal. Talvez seja melhor dizer que candidatos e ingressantes não faltam, faltam é formandos. Na minha universidade mesmo entram 40 e se formam 8, quando muito.

Ainda assim sobra a questão da distribuição das vagas e da procura pelos cursos. Na engenharia em particular, outra coisa que me parece problemática é que boa parte dos candidatos procura a engenharia como uma "adm plus", em vez de pela parte mais técnica... acaba virando curso profissionalizante pra esses caras (não que seja o seu caso... ou sei lá, vai que é :P).

Pois é, deu na Folha ou no Estado de São Paulo que 2/3 dos engenheiros que se formam não exercem a profissão de engenheiro, o que só agrava mais a carência por esses profissionais no Brasil. Eu a princípio gostaria de trabalhar na parte técnica mesmo, talvez até na área acadêmica. Mas reconheço que poderia $er $eduzido $e recebe$$e uma propo$ta muito boa para trabalhar na parte administrativa ::)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #37 Online: 21 de Janeiro de 2008, 18:35:41 »
Parlamentares querem criar mais 28 universidades federais
[...]

Afff... Quanto absurdo, quanta teta para intelectuais medíocres! Fico só imaginando o nível dessas "universidades"... O que esperam com isso? Tá cansativo repetir que a única forma de melhorar o nível intelectual do país é por meio de melhorias no ensino básico.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #38 Online: 21 de Janeiro de 2008, 18:43:07 »
Abençoado sejam os Vouchers!

Como é que funciona essa história de vouchers, hein?
Alguns economistas de cunho liberal, como o Milton Friedman, popularizaram a idéia de o governo distribuir "vales-educação", ou vouchers, para as famílias pobres em vez de manter todo um sistema de ensino público. As escolas seriam todas privadas, e os pais de famílias pobres usariam os vales-educação para colocar os filhos na escola de sua escolha (que seria paga pelo estado).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #39 Online: 21 de Janeiro de 2008, 18:46:18 »
Legal foi o que eu escutei hoje: que a UFRJ receberá um campus novo, abrigando vários cursos. Inclusive gastronomia. Huh?! Desde quando gastronomia precisa ser curso superior?!

:o

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 21 de Janeiro de 2008, 18:56:25 »
Legal foi o que eu escutei hoje: que a UFRJ receberá um campus novo, abrigando vários cursos. Inclusive gastronomia. Huh?! Desde quando gastronomia precisa ser curso superior?!

Qual o problema?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 21 de Janeiro de 2008, 19:01:55 »
Alguns economistas de cunho liberal, como o Milton Friedman, popularizaram a idéia de o governo distribuir "vales-educação", ou vouchers, para as famílias pobres em vez de manter todo um sistema de ensino público. As escolas seriam todas privadas, e os pais de famílias pobres usariam os vales-educação para colocar os filhos na escola de sua escolha (que seria paga pelo estado).

E o gasto do governo com pagamento de mensalidades é inferior ao de manter escolas públicas? (Imagino que sim, mas só para confirmar.) Os pais podem escolher qualquer escola, mesmo uma escola bilíngüe caríssima como o Colégio Miguel de Cervantes, por exemplo?

Outra coisa é que já li em alguns lugares, mas não tenho certeza se a informação é confiável, que existem estudos que indicam que o que faz a maior diferença na educação do estudante não é a escola em que estuda, mas seu ambiente familiar. Se isso procede então o sistema de vouchers não melhora tanto assim a educação, não é? Bom, nem ele nem nenhum outro programa tradicional de educação eu acho. Como os países que que conseguiram elevar drasticamente o desempenho de seus estudantes em exames internaionais, como a Coréia do Sul abordaram o problema?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 21 de Janeiro de 2008, 19:04:17 »
Inclusive gastronomia. Huh?! Desde quando gastronomia precisa ser curso superior?!

Qual o problema?

Pois é, se existe o curso de Nutrição, por que não Gastronomia? Se bem que talvez Gastronomia pudesse ser oferecido como opção de ensino técnico ou um curso de curta duração, afinal é bem mais especializado.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #43 Online: 21 de Janeiro de 2008, 19:08:37 »
Sim, nada contra quem quer fazer um curso de gastronomia. Mas precisa ser Superior? Especializante não basta?

Quanto mais cedo o país se der conta que curso Superior não é obrigação e nem pré-requisito para se inserir no mercado de trabalho, melhor.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #44 Online: 21 de Janeiro de 2008, 19:15:34 »
E o gasto do governo com pagamento de mensalidades é inferior ao de manter escolas públicas? (Imagino que sim, mas só para confirmar.) Os pais podem escolher qualquer escola, mesmo uma escola bilíngüe caríssima como o Colégio Miguel de Cervantes, por exemplo?
Talvez seja prático estabelecer um valor máximo para o voucher. Mas a peculiaridade do sistema é justamente a de permitir com que os pais tenham liberdade para escolher em qual escola colocar os seus filhos. Com isso, seria mantida a concorrência entre as escolas, o que é fundamental.

E não há a menor dúvida no que respeita à importância da família na educação da criança.

Parece que no Chile o sistema de vouchers foi amplamente implementado, mas desconheço os resultados. Também não sei detalhes sobre o boom educacional que fez de países como o Japão e a Coréia do Sul o que são hoje. Vou ver se pesquiso a respeito.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 21 de Janeiro de 2008, 19:16:15 »
Quanto mais cedo o país se der conta que curso Superior não é obrigação e nem pré-requisito para se inserir no mercado de trabalho, melhor.

Isso é bem verdade.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #46 Online: 21 de Janeiro de 2008, 19:18:56 »
Não conhecia a idéia dos vouchers. Interessante. Só não sei se seria uma boa idéia aqui no Brasil, já que a maioria das escolas se transformaram em moedores de carne que só fazem adestrar para o vestibular.

Concordo com o Dê Jota, o sistema inteiro tem que ser repensado. Construir mais universidades por construir não me parece a melhor idéia do mundo no momento.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #47 Online: 21 de Janeiro de 2008, 19:25:54 »
Concordo com o Dê Jota, o sistema inteiro tem que ser repensado. Construir mais universidades por construir não me parece a melhor idéia do mundo no momento.
É isso que me incomoda, Dbohr. Se fosse de fato construir por construir, o problema seria só um governo querendo mostrar serviço com obras faraônicas.

Mas há o objetivo expresso por trás de tapar os buracos deixados pela educação básica. É a admissão do abandono do investimento em educação básica e profissionalizante de qualidade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #48 Online: 21 de Janeiro de 2008, 21:18:57 »
Junto meu apoio às palavras do Uilai, do Thufir e do Dbohr.

Quanto a curso de gastronomia - se é que esse curso é necessário, por que teria de ser em uma universidade pública?  Ainda mais em um país que tem tantas particulares?

Sinceramente, só consigo me envergonhar de ver essa reinvenção do que seja "ensino superior" por conveniências políticas... ou inconveniências, já que na prática isso implica em tornar ainda mais distante uma existência digna para as massas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #49 Online: 22 de Janeiro de 2008, 00:18:24 »
Só no Brasil curso superior é requisito indispensável para uma vida digna. É isso que está erado, ele deveria ser uma escolha de quem quer se aprimorar não uma exigência.

Ué, eu concordo, mas isso é alguma "culpa" das universidades? Se as pessoas não precisassem ter QUALQUER nível superior pra poderem almejar um vida melhorzinha, ninguém estaria lotando escolões de terceiro grau como estão agora. Eu mesmo já nem aconselho mais as pessoas que conheço a estudarem nada, digo "faça UMA faculdade", já que de instituições que o vestibular é só uma formalidade, o país está cheio, taí pra quem quiser. Façam qualquer merda aí, contanto que saiam com seu diploma - O MERCADO EXIGE. Se O MERCADO exige, o que você quer que as pessoas façam???? Eu mesmo acho que não queria fazer faculdade nenhuma, já estava de saco cheio de estudar ao terminar o segundo grau.

E toma-lhe de gente com diploma fazendo concurso para auxiliar administrativo... PQP, como eu detesto esse país.

Concurso é o que há, é o alfa e o ômega do Brasil contemporâneo. Concurso, concurso, concurso, concurso. Não entendo nada de economia, mas num país em que as pessoas se ACABAM pra conseguir uma vaga no estado ao invés de priorizarem o emprego privado, algo está MUITO errado, é simplesmente INSTINTIVO, gente. Até EU acabei no estado (sou funcionário do TJ da Bahia)!!! Acho que nunca mais vou passar em nenhum outro concurso, é insuportável demais estudar pra concurso.

Direito também está saturado, e quase ninguém que cursa Direito "GOSTA" de Direito, querem só seu diploma pra poderem tentar os concursos. A vida tá difícil! Coitadas dessas pessoas, eu compreendo isso, você agarra as chances que tem, né? Porque estudar Direito sem gostar ninguém merece (foi o meu caso).

Eu estudo em um curso considerado um dos três melhores em engenharia química no país, mas quando a gente está lá dentro a gente se pergunta "Se este é um dos melhores, como é que são os piores?"

O curso de Direito da UFBA é um lixo também, só tem nome. É uma bosta.

Ué????? Mas o mercado pede sim curso superior em qualquer merda, qualquer empreguinho-cu que pague decentemente hoje em dia pede curso superior.

O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!