A resolução das questões no tempo são significa facilidade de conteúdo. E muita gente desconhece muita coisa sobre física, mas está é mais necessária no desenvolvimento tecnológico, num campo profissional específico.
Eu mesmo não sou fã de física e nem vejo utilidade para tal conhecimento no dia a dia, a não ser para discutir com os físicos do CC quando estes reinvidicam a cientificidade de seus arguementos em detrimento de outros.
Nada pessoal, é só uma impressão que tenho, não levem a mal. 
Nada contra também, Adriano. Você tem o direito de se interessar ou não por o que quer que seja.

Mas é que os conceitos realmente não são nada complicados. A questão é que... bem...
Vou tentar explicar assim:
Se alguém lhe pergunta "Você pode citar alguma obra de Shakespeare?", ainda que você não seja um literato é razoável supor que você já tenha ouvido falar de Romeu e Julieta e/ou Hamlet, não é? E que você saiba que o primeiro é a história de um romance proibido e do segundo lembre-se de "Ser ou não ser, eis a questão", certo?
Ou se lhe pedirem o nome de um grande escritor brasileiro, você seria capaz de lembrar de Machado de Assis, mesmo que nunca o tenha lido.
Pois é. O povo "culto" acha absurdo[1] que um cientista qualquer (físico, químico, biólogo, matemático, engenheiro) não saiba dessas coisas e tira até sarro ("gente de exatas é monossilábico, é bitolado", quem nunca ouviu dessas?). Por outro lado, ao mesmo povo "culto" parece perfeitamente normal e nada vergonhoso ser incapaz de responder perguntas cuja dificuldade é aproximadamente equivalente à das que fiz acima, como "O que você entende por massa/aceleração?".
[1]Pra deixar claro eu também acho absurdo que um cientista não saiba essas coisas, mas o que me incomoda é a assimetria nas duas situações. Parece que uma cultura é mais valorizada que a outra.