Autor Tópico: Filosofia da ciência - Quais seus autores prediletos?  (Lida 8110 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Filosofia da ciência - Quais seus autores prediletos?
« Online: 21 de Janeiro de 2008, 14:27:07 »
Gostarai de discutir um tema recorrente em outros tópicos, mas primeiramente através dos principais autores na filosofia da ciência. Já ouvi tantos nomes que seria legal ser um tópico reunindo isso.

Vou citar os que gosto e conheço mais:

Karl Popper
Irmne Lakatos
Thomas Kuhn
Paul Feyerabend

E você? Quais as suas referências epistemológicas?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
Re: Filosofia da ciência - Quais seus autores prediletos?
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2008, 14:30:20 »
O meu é o Feynman:

"A filosofia da ciência é tão útil para os cientistas quanto a ornitologia é para os pássaros."
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2008, 14:35:45 »
O meu é o Feynman:

"A filosofia da ciência é tão útil para os cientistas quanto a ornitologia é para os pássaros."

:lol: Adorei a frase! E é a mais pura verdade.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2008, 14:43:48 »
Jostein Gaarder, que afirmou que a filosofia está cada vez mais perdendo sua relevância no mundo moderno. E que em grande parte, é por causa da total irrelevância dos pensamentos dos filósofos.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2008, 14:45:57 »
Ele é o autor do livro O mundo de Sofia, uma grande obra de divulgação da filosofia.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2008, 14:47:37 »
Popper era liberal também né?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2008, 14:54:48 »
Ele é o autor do livro O mundo de Sofia, uma grande obra de divulgação da filosofia.

O próprio. Ele esperava resgatar a sensação de maravilhamento nos estudantes de filosofia, coisa que segundo ele anda faltando.

E quando eu leio asneiras propostas por gente universalmente idolatrada como Deleuze, Guatarri, Lacan e outros, tendo a concordar.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2008, 14:56:41 »
Popper era liberal também né?

Sim, bem liberal, ele escreveu um livro intitulado As sociedades abertas e seus inimigos e participou de reuniões importantes entre os liberais da sua épora. Não me lembro agora o nome dessa reunição mas é de grande peso na história econômica recente.

E ele também se desbravou na área da economia política, desenvolvendo uma epistemologia específica para a área. Ele também era um opositor ferrenho do marxismo, considerando uma pseudo ciência por não ser refutável as suas teorias. Teve um grande embate teórico com Adorno sobre as ciências sociais.

E tem uma frase de autoria dele muito famosa, a de não ser tolerânte com a intolerância.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:01:42 »
Outro nome que gosto muito é de Michal Foucault, principalmente pela sua contribuição com a humanização das instituições psiquiátricas, isso graças a suas teorias.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:06:33 »
E quando eu leio asneiras propostas por gente universalmente idolatrada como Deleuze, Guatarri, Lacan e outros, tendo a concordar.
Putz, nem me fale... Lacan é o enche-linguiça por excelência... "O Toro é exatamente a estrutura do neurótico..." :histeria:
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:08:38 »
Um outro que me lembrei é Habermas, ele faz uma crítica ao cientificismo atual, a pretensão da ciência em querer responder a tudo na sociedade. Quero comprar o livro de Mészaros, O poder da ideologia, em que ele trata desse tema.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:15:49 »
Lacan: "E=mc2 é uma equação sexuada (...)"

:-|

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:23:41 »
O mais interessante seria citar os autores que mais gosta e não os que detesta.  :?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #13 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:25:25 »
Sim, bem liberal, ele escreveu um livro intitulado As sociedades abertas e seus inimigos e participou de reuniões importantes entre os liberais da sua épora. Não me lembro agora o nome dessa reunição mas é de grande peso na história econômica recente.

E ele também se desbravou na área da economia política, desenvolvendo uma epistemologia específica para a área. Ele também era um opositor ferrenho do marxismo, considerando uma pseudo ciência por não ser refutável as suas teorias. Teve um grande embate teórico com Adorno sobre as ciências sociais.

E tem uma frase de autoria dele muito famosa, a de não ser tolerânte com a intolerância.
:ok:

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #14 Online: 21 de Janeiro de 2008, 15:31:14 »
Gosto muito também do C.P. Snow, físico e romancista:

Citação de:  C.P. Snow em "Duas Culturas"
Estive muitas vezes presente em reuniões de pessoas que, pelos padrões da cultura tradicional são tidas como altamente cultas e que, com considerável deleite, se declaravam pasmadas pela ignorância dos cientistas. Uma ou duas vezes senti-me provocado e perguntei então aos presentes quantos deles poderiam descrever-me a Segunda Lei da Termodinâmica. A resposta foi fria, e também negativa. Porém, eu estava perguntando algo que, de certo modo, é o equivalente científico de "Você conhece Shakespeare?"

Agora acredito que, se tivesse feito uma pergunta ainda mais simples - como: "O que você entende por massa ou aceleração?", que é o equivalente científico de "Você sabe ler?" - não mais do que um entre dez dos altamente cultos teria achado que eu falava a mesma língua que eles. Assim, o grande edifício da física moderna cresce, e a maioria das pessoas mais inteligentes do mundo ocidental tem tanta compreensão dela quanto seus ancestrais neolíticos teriam...

Não é exatamente "filosofia da ciência", mas descreve muito bem o que eu sinto (e percebo). Convivo com muita gente "culta"( ::)), e essa lembra mesmo a relação deles com a ciência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:11:55 »
Realmente, demonstra a complexidade que a física abrange atualmente e a confusão existente entre cientista e físico, entre ciência e física. Na minha humilde opinião.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:19:39 »
Realmente, demonstra a complexidade que a física abrange atualmente e a confusão existente entre cientista e físico, entre ciência e física. Na minha humilde opinião.
:o
Hã? Cuméquié?

Acho que você não entendeu, Adriano. Não há nada de complexo nas perguntas citadas pelo Snow. São questões extremamente simples, da física clássica, respondidas já desde meados do século XVIII. Já tem pra mais de 200 anos que elas foram resolvidas.

Nem há qualquer confusão entre cientistas e físicos. Físicos são cientistas, isto já está bem estabelecido. A confusão é entre cientistas e humanistas (os tais "cultos"), já que esses últimos acham absurdo quando algum cientista revela ignorância com relação a temas sociais/artíticos (em particular os literários, que era o círculo que Snow freqüentava) básicos, mas não se preocupam em serem ignorantes em questões científicas igualmente básicas.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #17 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:23:38 »
O que é uma das razões pelas quais me esforço em estudar um pouco de todas as áreas conforme a oportunidade se apresenta.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:25:02 »
:o
Hã? Cuméquié?

Acho que você não entendeu, Adriano. Não há nada de complexo nas perguntas citadas pelo Snow. São questões extremamente simples, da física clássica, respondidas já desde meados do século XVIII. Já tem pra mais de 200 anos que elas foram resolvidas.

Nem há qualquer confusão entre cientistas e físicos. Físicos são cientistas, isto já está bem estabelecido. A confusão é entre cientistas e humanistas (os tais "cultos"), já que esses últimos acham absurdo quando algum cientista revela ignorância com relação a temas sociais/artíticos (em particular os literários, que era o círculo que Snow freqüentava) básicos, mas não se preocupam em serem ignorantes em questões científicas igualmente básicas.

A resolução das questões no tempo são significa facilidade de conteúdo. E muita gente desconhece muita coisa sobre física, mas está é mais necessária no desenvolvimento tecnológico, num campo profissional específico.

Eu mesmo não sou fã de física e nem vejo utilidade para tal conhecimento no dia a dia, a não ser para discutir com os físicos do CC quando estes reinvidicam a cientificidade de seus arguementos em detrimento de outros.

Nada pessoal, é só uma impressão que tenho, não levem a mal.  :|

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #19 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:29:10 »
Nada contra. O problema é quando pedem uma universalidade dos físicos - ou demais cientistas - quando os próprios críticos não a tem.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:41:04 »
Eu mesmo não sou fã de física e nem vejo utilidade para tal conhecimento no dia a dia
Denunciei à moderação.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #21 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:43:08 »
Pra não dizer o seguinte: é duro ter que aturar acusações de arrogância intelectual, reducionismo e sei lá mais o quê. Caí na besteira de fazer uma matéria no Instituto de Ciências Humanas da Uerj e me arrependi amargamente. Todo mundo me achava muito radical e intolerante -- quando eram eles que passavam os 90 minutos da aula falando abobrinhas completamente irrelevante.

Eu geralmente deixo para lá, mas tem horas que dá no saco. Por isso que gostei do que o Gaarder declarou. Pena que foi numa entrevista, não tenho mais o link...

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #22 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:43:24 »
A resolução das questões no tempo são significa facilidade de conteúdo. E muita gente desconhece muita coisa sobre física, mas está é mais necessária no desenvolvimento tecnológico, num campo profissional específico.

Eu mesmo não sou fã de física e nem vejo utilidade para tal conhecimento no dia a dia, a não ser para discutir com os físicos do CC quando estes reinvidicam a cientificidade de seus arguementos em detrimento de outros.

Nada pessoal, é só uma impressão que tenho, não levem a mal.  :|
Nada contra também, Adriano. Você tem o direito de se interessar ou não por o que quer que seja. :)

Mas é que os conceitos realmente não são nada complicados. A questão é que... bem...

Vou tentar explicar assim:

Se alguém lhe pergunta "Você pode citar alguma obra de Shakespeare?", ainda que você não seja um literato é razoável supor que você já tenha ouvido falar de Romeu e Julieta e/ou Hamlet, não é? E que você saiba que o primeiro é a história de um romance proibido e do segundo lembre-se de "Ser ou não ser, eis a questão", certo?
Ou se lhe pedirem o nome de um grande escritor brasileiro, você seria capaz de lembrar de Machado de Assis, mesmo que nunca o tenha lido.

Pois é. O povo "culto" acha absurdo[1] que um cientista qualquer (físico, químico, biólogo, matemático, engenheiro) não saiba dessas coisas e tira até sarro ("gente de exatas é monossilábico, é bitolado", quem nunca ouviu dessas?). Por outro lado, ao mesmo povo "culto" parece perfeitamente normal e nada vergonhoso ser incapaz de responder perguntas cuja dificuldade é aproximadamente equivalente à das que fiz acima, como "O que você entende por massa/aceleração?".

[1]Pra deixar claro eu também acho absurdo que um cientista não saiba essas coisas, mas o que me incomoda é a assimetria nas duas situações. Parece que uma cultura é mais valorizada que a outra.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2008, 16:45:46 por Thufir Hawat »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #23 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:46:11 »
Eu mesmo não sou fã de física e nem vejo utilidade para tal conhecimento no dia a dia
Denunciei à moderação.

Hm, peraí. Eu discordo frontalmente do Adriano, mas não achei para tanto.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:49:04 »
Denunciei à moderação.

Hm, peraí. Eu discordo frontalmente do Adriano, mas não achei para tanto.
Também acho que denunciar é exagero (deve ser brincadeira o Fernando), mas por outro lado, só pra atiçar o Adriano :twisted: , Popper, Feyrabend, Kuhn, Lakatos, Habermas et al também não são das coisas mais úteis para o dia-a-dia...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!