Autor Tópico: História de vida.Como me tornei atéia(ateu)  (Lida 2017 vezes)

Offline vivihud

• Nível 01
  • *
História de vida.Como me tornei atéia(ateu)
« Online: 29 de Janeiro de 2008, 00:14:27 »
Pensei que seria interessante,que os participantes do site contassem suas histórias sobre como se afirmaram como ateus.O que vocês acham? Lá vai a minha:
Fui criada em uma familia católica e muito supersticiosa.Por não respeitar essas superstições e crenças ridículas,tive muitos atritos com minha mãe.
Mas, mesmo assim, sempre acreditei na existência de Deus,e saí à procura de uma religião que solucionasse minhas dúvidas e anseios e que fosse um pouco mais racional que a católica(se é que religião pode ser racional).
Conheci e frequentei de tudo:templos espíritas,candomblé,Hare-krishna,Rosa-cruz,gnose,seicho-no-ie,igrejas evangélicas.E em todas elas achei o medo.
Só que eu não queria mais sentir medo,eu queria liberdade.Liberdade de pensamentos,de ações,de fazer meu próprio destino e,não,esperar que um Deus,ou Deuses,ou Krishna,antepassados e sei lá mais oque regulassem a minha vida.
Sempre fui apaixonada por história,e foi na história que encontrei a minha liberdade.
Foi estudando a história das religiões que percebi,como a religião sempre foi usada em todas as épocas e civilizações para robotizar e controlar as massas.
E,também percebi, que Deus é só uma criação humana,porque a humanidade não consegue aceitar que está sozinha.É muito duro para a grande maioria tomar as rédeas do seu próprio destino,é mais fácil entregá-las ao "papai do céu".
Mas, me considero privilegiada por ter conhecido e participado de tantas religiões,porque assim pude conhecer os dois lados e,acho isso ótimo.Porém,não pretendo voltar para o lado de lá nunca mais
O importante é ser sempre uma metamorfose ambulante,estar sempre aberto a novas idéias e opiniões.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: História de vida.Como me tornei atéia(ateu)
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2008, 00:20:41 »
Bem-vinda, Vivi.  Conhece nosso tópico de apresentações?

Na sua opinião, a crença em Deus é algo necessário para a prática religiosa?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline vivihud

• Nível 01
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2008, 01:07:20 »
Obrigada pela recepção,Luis.
Quanto à sua pergunta,acredito que não necessariamente a crença em um deus é necessária  à  prática religiosa,mas sim  que exista a crença em algo sobrenatural,e a crença da vida após a morte.
Não conheço o tópico de apresentações.
O importante é ser sempre uma metamorfose ambulante,estar sempre aberto a novas idéias e opiniões.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2008, 01:40:26 »
../forum/topic=7873.0.html

Por que vida após à morte?  Historicamente não são muitas as religiões que se preocupam com essa questão, pelo menos com alguma ênfase.  Sobrenatural é outra história, embora eu considere esse um acidente ou circunstância histórica.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline vivihud

• Nível 01
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2008, 14:31:47 »
Luis,fiquei sabendo do encontro dos participantes do forum em dezembro,mas só conheci o site este mês.
Vocês costumam fazer esses encontros com mais frequência?Porque gostaria muito de participar.
E também,gostaria de saber se você conhece locais onde são dadas palestras sobre ateísmo,aqui  na cidade de São Paulo.Aguardo sua resposta.

Offline vivihud

• Nível 01
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2008, 17:06:34 »
E então? Quem será o próximo a contar sua história?É bom dividir experiências de vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2008, 00:32:12 »
Luis,fiquei sabendo do encontro dos participantes do forum em dezembro,mas só conheci o site este mês.
Vocês costumam fazer esses encontros com mais frequência?

Estão ficando mais frequentes, e também mais localizados.  Não faz muito tempo eram uma ou duas vezes por ano e só em Sampa.

Porque gostaria muito de participar.
E também,gostaria de saber se você conhece locais onde são dadas palestras sobre ateísmo, aqui  na cidade de São Paulo.Aguardo sua resposta.

Palestras sobre ateísmo, não conheço em lugar algum.  É o tipo de assunto que se costuma difundir no convívio direto, não em auditórios.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2008, 00:35:29 »
Vocês costumam fazer esses encontros com mais frequência?

Estão ficando mais frequentes, e também mais localizados.  Não faz muito tempo eram uma ou duas vezes por ano e só em Sampa.
Negocio tambem e animar a galera da sua regiao de fazer um.
"The patient refused an autopsy."

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2008, 00:41:14 »
E então? Quem será o próximo a contar sua história?É bom dividir experiências de vida.

Eu já escrevi um resumo em outro tópico, só que ficou meio tosco porque quando me lembro de tudo que passei fico com raiva e não raciocino direito. Pode ser lido em:
../forum/topic=14595.50.html#msg294020

Como disse é só um resumo, a história completa to pensando em transformar em filme :oba: :oba: :oba:
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2008, 14:49:56 »
Meus pais me disseram que eu era católico, que esta era a única opção verdadeira e que todas as outras religiões estavam erradas.

Levou muito tempo para que eu "acordasse", já que minha família era toda católica, estudei em colégios católicos até entrar para a universidade e vivo numa sociedade que, até recentemente, era católica por definição.

Nunca tive contacto com dúvidas e questionamentos. Alguns católicos prestavam, outros não, mas ninguém duvidava de Deus.

Entretanto, eu tinha dúvidas, percebia incoerências e absurdos. Por décadas, empurrei tudo para baixo do tapete. Um dia, finalmente, cedi pela primeira vez em um ponto: "Isto não deve ser deste jeito".
Com o precedente, comecei a encarar de frente minhas dúvidas até que não sobrou nada da minha crença.
Embora não tivesse, em nenhum momento, previsto ou planejado, eu tinha me tornado ateu.

Sei de gente que passou por desconversões traumáticas, mas não foi o meu caso. A religião nunca me fez falta. Era apenas uma obrigação que eu tinha que cumprir. Quando descobri que não era verdade, deixei prá lá.

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2008, 21:21:51 »
A explicação mais detalhada que escrevi está neste tópico:

../forum/topic=5880.175.html#msg223452

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
« Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2008, 22:12:30 »
assim como muitos, nasci e me impuseram uma religião (católica), lá um belo dia resolvi começar a estudar essa religião, e as outras... aí quanto mais estudava menos acreditava
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 13:42:32 »
Eu nunca consegui conceber o que Bíblia mostra.... Nem quando moleque.... Mas lembro de uma história bem engraçada hehe. Um dia um filha da puta crente me chamou a atenção e conversamos um pouco. Ele falou sobre o apocalipse, eu tinha uns oito anos.... Fui pra casa pensando nisso e eu já conhecia um pouco essa estória. Agora a parte engraçada:

No tempo meu quarto era bem próximo à rua. Nunca um fidiquenga tinha passado com um cavalo daqueles, pelo que ouvi, bem forte e pesado. Isso bem tarde da noite..... Ora..... O que eu pensei com aquelas "cavalgadas"? "Pronto... agora fudeu.... é a besta fera.... Jesus já arrebatou o pessoal e eu fiquei, merda.... Agora ela vai bater na minha porta e pôr aquela marca em mim.... Puta que pariu....". Olhei para fora da rede e vi meu irmão.... (Era um quarto pra duas pessoas). "Puta merda o que eu faço, o que eu faço?". Daí passei a chamar pelo nome do meu pai em voz alta.... (O quarto dele era um pouco distante e ainda ouviu hehehehe.... Ou seja, eu já tava todo cagad nessa hora....). Em suma, meu pai veio, o medo passou e eu fui dormir no quarto dos meus pais. No outro dia eu senti vergonha de mim mesmo...... (Acho que desde desse dia nunca mais tive medo de nenhum "deus". Mas daí ainda vinha a adolescência e minha mãe empurrando o espiritismo para mim.... Ou seja, medo do babáu/espíritos. É outra história hahahaha....).

Ah, passei a me denominar ateu lendo textos pela internet, e me questionando sobre a existência do "babáu".  :)

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #13 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 22:42:02 »
Essa história do espiritismo ser empurrado pelos pais na adolescência é realmente chato.
Os meus especialmente criticam todas as religiões, falam da igreja, falam dos muçulmanos mas quando eu critico deus e o próprio espiritismo é cartão vermelho, não posso questionar, algum dia vou entender realmente o que é a vida e o que eu falo.

eta papinho chato...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 22:48:10 »
Essa história do espiritismo ser empurrado pelos pais na adolescência é realmente chato.
Os meus especialmente criticam todas as religiões, falam da igreja, falam dos muçulmanos mas quando eu critico deus e o próprio espiritismo é cartão vermelho, não posso questionar, algum dia vou entender realmente o que é a vida e o que eu falo.

eta papinho chato...

Comigo era exatamente a mesma coisa. Aí eu desisti de tocar no assunto.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #15 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 13:45:53 »
Ser ateu pra mim foi um caminho natural. Minha fámilia é católica mas não daquelas que vai a missa todo o domingo.

Eu por algum motivo nunca levei a sério quando me falavam de religião. Fui expulso da catequese por "bagunça e falta de interesse". Eu por algum motivo sabia que não podia se levar a sério religião, só não sei explicar que motivos foram esses.

Posso dizer que sou um ateu por natureza :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Zizou

• Nível 10
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 15:25:16 »
Fui criado em uma família com um sincretismo meio maluco: catolicismo+xintoísmo, meus pais me batizaram e fiz catequese. Era pequeno, naquela época não estava ligando muito para essas coisas...mas lá pelos 12, 13 anos comecei a ficar com algumas dúvidas, ligadas ao ensino religioso em minha escola (principalmente quando obrigaram todos a assistirem um vídeo sobre aborto) e aos lances ligados ao pecado (a masturbação teve uma importância significativa nessa questão :lol:). Fui cada vez mais me afastando da religião e lendo sobre o ateísmo. Com a chegada da internet em casa fiquei ainda mais interessado sobre a possibilidade de não acreditar em nada, acho que foi um processo natural...cresci, me interessei fortemente pela biologia e na universidade tive contato com ateus e agnósticos, e como o amigo aí de cima comentou (Chaos), quanto mais estudava...menos acreditava.
" Meu objetivo é ensinar minhas aspirações a se conformarem com os fatos, em vez de tentar fazer com que os fatos se harmonizem com elas." Thomas Henry Huxley
"Vai lá, vai lá, vai lá, vai lá de coração...vamo São Paulo, vamo São Paulo, vamo se campeão!!!"

Offline Jorje Junqueira

• Nível 05
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 21:26:44 »
 :ok:Olha Vivihu,
Nunca ouvir falar em seminário de ateus. E aposto que se algum doido resolver fazer e divulgar, o local será atacado com bombas e tiros de escopetas por crentes evangélicos, com apoio da polícia. Para os evangélicos não acreditar em deus é um pecado que merece ser castigado com a morte. Portanto, cuidado, para grande maioria da população, os ateus são filhos do capeta :hihi:.

Jorje Junqueira

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!