Já que este tópico foi ressuscitado, também vou postar nele!
Como todo mundo, nasci ateu. Mas quando fiquei maior, comecei a ser doutrinado para seguir a religião católica. Quando perguntei de onde vieram as pessoas do mundo, minha mãe respondeu que todos eram descendentes de Adão e Eva. Então, eu passei a acreditar nisso.
Entretanto, acho que sempre desconfiei que deus não existia. Eu lembro bem que antes de duvidar da existência do papai Noel, eu já duvidava de deus. O que acabou com esta dúvida e me tornou um teísta de verdade foi justamente ver que todo mundo que eu conhecia acreditava em deus (tanta gente não podia estar errada) e a doutrinação constante que recebia dos familiares e na igreja.
Durante a maior parte da minha infância fui teísta. Mas nunca acreditei nas coisas que me contavam na igreja como um dogma. Sempre estava desconfiado. Nunca fui muito religioso, com excessão de alguns momentos mais difíceis de minha vida nos quais devo ter sentido uma necessidade de me consolar com um amigo imaginário onipotente.
Quando estava no 2o ano do Ensino Médio, deixei de ser católico para ser simplismente cristão sem nenhuma outra denominação religiosa. Alguns meses depois, acabei descobrindo o termo agnosticismo e passei a me considerar agnóstico teísta. Durante essa fase de minha vida também passei a buscar mais informações sobre religião e cheguei a flertar o budismo. Mas continuei agnóstico. Eu também era bastante crédulo nesta época. Acreditava em teorias da conspiração de extraterrestres, em anjos, premonições, etc...
Tudo mudou um belo dia enquanto estava navegando na internet aos 20 anos. Eu acabei indo parar no site da STR após uma pesquisa sobre lógica e falácias. Por curiosidade, decidi ler os links indicados sobre ateísmo. Eles não me convenceram, mas começaram a me interessar bastante. Durante algum tempo, li todos os artigos da já extinta STR e achei tudo muito interessante. Também achei todos os argumentos da STR em favor do ateísmo bastante lógicos. Depois de ler tudo, acabei me convencendo da inexistência de deus e de todo o misticismo no qual eu acreditava antes.
A STR foi quem me mostrou que não é errado não acreditar em deus e que a existência desta entidade é muito improvável. Apesar disso, eu ainda achava que deus talvez pudesse existir apesar da probabilidade baixa. Mas talvez o que realmente tenha feito eu abandonar qualquer crença em divindades definitivamente foi uma experiência pessoal que tive algum tempo depois:
Uma coisa que eu aprendi a fazer enquanto tinha aulas de Teatro era criar um personagem e passar a pensar temporariamente exatamente como ele. Em certa ocasião, apenas como exercício eu comecei a pensar como seria ser um membro do talibã. Então eu construí para mim um personagem afegão que fazia parte do movimento talibã e era um muçulmano sunita. Enquanto estava sozinho no meu quarto, comecei a interpretar este personagem e a pensar exatamente como eu achava que ele deveria pensar. Foi então que antes de dormir, fiz uma oração. A oração que eu fiz foi sincera, mas quem a fazia não era eu, mas meu personagem. Enquanto eu a fazia, senti exatamente a mesma sensação de estar sendo ouvido que sentia quando eu era mais religioso e rezava. Eu estava sentindo a mesma presença que antes eu atribuía à deus.
Então eu pensei: se deus existe, ele não deveria estar fazendo a sua presença ser notada por mim. Esta não é uma oração legítima apesar do fervor com o qual eu rezo. Mas se esta sensação é apenas coisa da minha mente, então isso explica porque eu estou sentindo-a agora e porque tem tanta gente que reza e acredita plenamente que uma divindade está ouvindo. Tudo isso é apenas um erro do cérebro, como uma ilusão de ótica!
Desde então, deixei de ter qualquer dúvida em relação à inexistência de deus.