Autor Tópico: Pessoas de olhos azuis possuem um único ancestral em comum  (Lida 15633 vezes)

Suyndara

• Visitante
Pessoas de olhos azuis possuem um único ancestral em comum
« Online: 08 de Fevereiro de 2008, 10:31:12 »
Pessoas de olhos azuis possuem um único ancestral em comum, de acordo com um novo estudo.

Uma equipe de cientistas investigou uma mutação genética que leva os humanos a terem os olhos azuis. A mutação ocorreu entre 6 e 10 mil anos atrás e antes disso olhos azuis não existiam. “Originalmente todos tivemos olhos castanhos”, disse Hans Eiberg do Departamento de Medicina Celular e Molecular da Universidade de Copenhagen.

A mutação afetou o gene chamado de OCA2, que está envolvido na produção de melanina, o pigmento que dá cor aos cabelos, olhos e pele.

“Uma mutação genética afetou o gene OCA2 em nossos cromossomos, resultando na criação de um `interruptor´ que literalmente `desligou´ a habilidade de produzir olhos castanhos”, disse Hans.

O interruptor genético está localizado em um gene adjacente ao OCA2 e ao invés de desativar completamente o gene, o interruptor limita sua ação, o que reduz a produção de melanina na íris. Em efeito o interruptor desligado dilui os olhos castanhos nos azuis.

Se o gene OCA2 fosse desligado completamente nosso cabelo, olhos e pele não teriam melanina, um condição conhecida como albinismo.

Hans e sua equipe examinaram o DNA na mitocôndria -- as estruturas que fabricam energia na célula -- de pessoas com olhos azuis em países que incluíam a Jordânia, Dinamarca e Turquia. Este material genético provém de mulheres para que fosse possível traçar as linhagens maternas.

Dependendo da quantidade de melanina na íris uma pessoa pode acabar com os olhos na faixa entre o castanho e o verde. Pessoas com olhos castanhos possuem um variação individual considerável na área do DNA que controla a produção de melanina. Mas eles descobriram que pessoas com olhos azuis apenas possuem um pequeno grau de variação na quantidade de melanina dos olhos.

“De 800 pessoas nós descobrimos apenas uma que não se enquadrava [no caso descrito acima] – mas a cor de seus olhos eram azuis com uma única mancha castanha”, disse Hans ao site LiveScience, fazendo referência à descoberta que todas as pessoas de olhos azuis possuem a mesma seqüência de DNA ligada à produção de melanina.

“Disso podemos concluir que todas as pessoas de olhos azuis estão ligadas a um mesmo ancestral”, disse Hans. “Todos eles herdaram o mesmo interruptor no exato mesmo lugar de seu DNA.”

Fonte: LiveScience

A notícia é um pouco antiga, mas já que ninguém postou...

Toma Hitler  :twisted:

Adoro qdo racistas e eugenistas tomam na cabeça  :lol:

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
Re: Pessoas de olhos azuis possuem um único ancestral em comum
« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 10:33:53 »
eu tenho olhos azuis mas nem minha mãe nem meu pai tem rs.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 11:00:22 »

Geralmente os filhos herdam a cor dos olhos dos avós :P

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 11:16:40 »

Geralmente os filhos herdam a cor dos olhos dos avós :P
Raramente, meu avó tinha olhos azuis, eu,meu pai, meu tio e minha irmã temos olhos castanhos.

Qual será o motivo que desencadeou tal mutação?
Foi apenas um acaso, ou existe algo mais?

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 17:19:05 »
Meu pai tem olhos beeeeem azuis... acho que foi bom eu não ter herdado eles pois ia ficar meio estranho, negão de olho azul...

Bem, a mãe dos meus filhos vai ter uma desculpa, caso eles tenham olhos azuis... :P
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 17:29:58 »
quer dizer que belos olhos azuis nada mais são do que olhos castanhos albinos? que bizarro.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 17:39:55 »
Meu olho era azul e depois mudou e ficou castanho...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Suyndara

• Visitante
« Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 18:26:31 »
quer dizer que belos olhos azuis nada mais são do que olhos castanhos albinos? que bizarro.

Hahahaha.

Ué, mas isso já se sabia.

Intrigante né? Eu fico pensando nos eugenistas, espumando que a raça ariana é superior e depois a ciência descobri que é apenas um "defeito" genético da espécie original :ok: (aliás, a verdade da teoria da eva negra é justamente essa...)

[]s

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 22:19:42 »
Meu olho era azul e depois mudou e ficou castanho...

O meu era verde e depois continou verde. :o
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 14:18:43 »
Intrigante né? Eu fico pensando nos eugenistas, espumando que a raça ariana é superior e depois a ciência descobri que é apenas um "defeito" genético da espécie original :ok: (aliás, a verdade da teoria da eva negra é justamente essa...)

[]s
"Eva" era negra para se proteger do sol. E tinha cabelo duro pelo mesmo motivo: criar uma camada protetora, cheia de umidade.

À medida em que o homem avançou para o norte, teve que clarear para poder continuar a absorver a luz do sol, que é necessária para produzir vitamina D, por exemplo.
Negros que vivem na Escandinávia precisam tomar complementos de vitamina D.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 15:48:38 »

[]s
"Eva" era negra para se proteger do sol. E tinha cabelo duro pelo mesmo motivo: criar uma camada protetora, cheia de umidade.

À medida em que o homem avançou para o norte, teve que clarear para poder continuar a absorver a luz do sol, que é necessária para produzir vitamina D, por exemplo.
Negros que vivem na Escandinávia precisam tomar complementos de vitamina D.

Eva não existiu :lol:

:histeria:

Brincadeirinha Fernando :hihi:

Isso é verdade, mas Francis Galton e seus seguidores nunca souberam disso ::)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 16:19:39 »
meu avó tinha olhos azuis, eu, meu pai, meu tio e minha irmã temos olhos castanhos.

Todos os seus quatro avós tinham olhos azuis?

Qual será o motivo que desencadeou tal mutação?
Foi apenas um acaso, ou existe algo mais?

Mutações costumam ter causas, não motivos.  Se não me engano olhos azuis (e verdes) são melhores para perceber movimento mas não para ler.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #13 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 09:52:47 »
Tenho olhos azuis.
É interessante saber que todas as outras pessoas de olhos azuis são meus parentes com antepassado comum a apenas 10000 anos, praticamente primos.  :hihi:

Minha filha tinha olhos azuis até os 4 anos de idade, em duas semanas tornaram-se verdes.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 11:05:32 »
Minha filha tinha olhos azuis até os 4 anos de idade, em duas semanas tornaram-se verdes.

Esses jovens não respeitam mais a tradição... :/
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #15 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 11:07:15 »
10 000 me parece pouco tempo, mas enfim, talvez coincida com migrações indoeuropéias ... mas mesmo assim, sei lá, algo em mim me diz que teria se espalhado beeem rápido, então.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
« Resposta #16 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 16:04:23 »
mas olhos azuis não são recessivos? não seria preciso que esse primeiro "olhociano" tivesse um companheiro(a) também com a mutação para que ela se mantivesse nos filhos?
bem, eu ainda não entendo muito de genes e evolução... mas é interessante, não sabia que olhos azuis era supressão de melanina.
Ciência da Computação!

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #17 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 17:29:58 »
Meu avô tem olhos azuis.
Mas não tenho, quem tem é meu irmão meio-velho, mas ficou verde.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #18 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 19:34:33 »
Eu queria ter olhos azuis :(
Não deseje.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 22:27:31 »
eu não. albinismo :x
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #20 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 00:03:45 »
mas olhos azuis não são recessivos? não seria preciso que esse primeiro "olhociano" tivesse um companheiro(a) também com a mutação para que ela se mantivesse nos filhos?
bem, eu ainda não entendo muito de genes e evolução... mas é interessante, não sabia que olhos azuis era supressão de melanina.

O primeiro mutante não teria filhos de olhos azuis, sendo um alelo recessivo todos seus filhos seriam heterozigotos, portanto portadores do gene mas com olhos castanhos.
Descendentes destes poderiam gerações mais tarde ter filhos entre si e desses alguns teriam o gene mutante em duas cópias, tendo portanto olhos azuis.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #21 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 08:38:52 »
Todos os seus quatro avós tinham olhos azuis?
Não, apenas um.
Os outros possuem olhos castanhos.
rs...rs...rs...

Mutações costumam ter causas, não motivos.  Se não me engano olhos azuis (e verdes) são melhores para perceber movimento mas não para ler.
Acho que os meus estão com defeito então.
rs..
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #22 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 16:09:43 »
Nunca vi nada sobre melhor desempenho em uma ou outra atividade conforme a cor dos olhos.
Fala-se muito que olhos claros são mais sensíveis à luz, o que me parece outra lenda urbana.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #23 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 10:47:59 »
Nunca vi nada sobre melhor desempenho em uma ou outra atividade conforme a cor dos olhos.
Fala-se muito que olhos claros são mais sensíveis à luz, o que me parece outra lenda urbana.

Acho que não. Quem tem olho claro tem mais dificuldade com a claridade sim. Por experiência própria, todas as pessoas que conheci que tem olho claro tem dificuldades com claridade excessiva ao passo que os que tem olhos escuros, normalmente, tem menos dificuldade.

Mas cientificamente eu não sei como é;
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 11:16:27 »

Também acho que leva todo o jeito... acho que deve ter a ver com o tapetum lucidum de gatos e crocodilos; se houver algo de real, imagino algo como que pessoas de olhos mais claros mais comumente usam óculos escuros, por proteção, o que talvez afete, ainda que apenas no momento, a sensibilidade à luz. Porque acho que não tem ligação direta com os fotorreceptores...

Por outro lado, ouvi dizer que contornos pretos em torno dos olhos (nos pêlos mesmo) de alguns animais tem uma função meio de óculos escuros, de evitar a reflexão de luz/absorver... por outro lado, inventar explicações adaptativas com a lógica se-existe-então-é-adaptativo é algo razoavelmente comum, então não quer dizer que isso seja o caso mesmo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!