Autor Tópico: Pessoas de olhos azuis possuem um único ancestral em comum  (Lida 15635 vezes)

Suyndara

• Visitante
Re: Pessoas de olhos azuis possuem um único ancestral em comum
« Resposta #50 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 12:11:35 »
Então... perguntando de novo... para quem sabe :) ... 10 000 anos não é pouco tempo ? Não pode ser uma mutação comum para nossa espécie, e que a última vez que apareceu é de uma linhagem única ?

10 000 anos é um tempo considerável, para nossa espécie ao menos.

Não dá pra saber a cor dos olhos dos ancestrais, mas a maioria dos primatas tem olhos castanhos :wink:

Em todo caso, a pesquisa mostra que na espécie atual a mutação foi única e aconteceu em uma única linhagem, tendo se espalhado depois.

Luz

• Visitante
« Resposta #51 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 14:00:57 »

Deixa eu falar um pouco de bobagens para vocês comentarem.

O fato dos povos do deserto ter uma cor de olhos, geralmente, muito escura, leva a pensar que talvez se deva a uma adaptação à grande reflexão de luz que o deserto os sujeita.

E da mesma forma, o fato dos esquimós, além de, geralmente, ter uma cor de olhos muito escura, ter ainda os olhos em formato rasgado, apertadinho, leva pensar que se deva a uma adapação à uma maior reflexão de luz no gelo que no deserto.

Já os ingleses, que têm, em média, olhos castanhos, mas mais claros (eu acho), têm neve, mas o clima, a chutar pelos filmes medievais, com um céu sempre tenebroso e muita névoa  :hihi:  parece bloquear a claridade.  :P

Essa última foi brincadeira, não faço idéia de como seja o clima na Inglaterra na maior parte do ano.

Mas a sério, a cor e mesmo formato dos olhos, parece sim, ter relação (numa conclusão apressada e muitíssimo resumida, a considerar todos os lugares e climas do planeta) com a quantidade de claridade que recebem.  :stunned:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #52 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 15:57:43 »
Mas a sério, a cor e mesmo formato dos olhos, parece sim, ter relação (numa conclusão apressada e muitíssimo resumida, a considerar todos os lugares e climas do planeta) com a quantidade de claridade que recebem. 

O formato do olho, sem dúvida.

Já a cor, ainda não se sabe. Olhos azuis surgiram em região de deserto  ::)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #53 Online: 03 de Março de 2008, 21:01:51 »
Minha filha tinha olhos azuis até os 4 anos de idade, em duas semanas tornaram-se verdes.

Esses jovens não respeitam mais a tradição... :/

Os da Gabrielle ainda estão azuis... mas eu ainda acho que vão ficar verdes.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #54 Online: 03 de Março de 2008, 21:09:25 »
Sobre a hereditariedade dos olhos azuis, a característica cor do olho é determinada por mais de 8 pares de genes (por isso a grande quantidade de tonalidades diferentes), logo a questão probabilística não permite especulações. O que se sabe é que basta possuir um tataravô de olho claro para que se tenha a "chance" de herdar a característica  :wink:

[]s

Mas há dois locus "principais", que explicam bem 90% dos casos. As exceções, tipo olhos de cor lilás ou cinza, ficam para os outros... :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #55 Online: 03 de Março de 2008, 21:12:10 »
Então... perguntando de novo... para quem sabe :) ... 10 000 anos não é pouco tempo ? Não pode ser uma mutação comum para nossa espécie, e que a última vez que apareceu é de uma linhagem única ?

Se estivermos falando de pessoas normais, 500 gerações.  É bastante coisa...

Se estivermos falando de adolescentes argentinas, aí sobra tempo! :P

../forum/topic=15220.0.html

Atheist

• Visitante
« Resposta #56 Online: 04 de Março de 2008, 08:40:58 »

Deixa eu falar um pouco de bobagens para vocês comentarem.

O fato dos povos do deserto ter uma cor de olhos, geralmente, muito escura, leva a pensar que talvez se deva a uma adaptação à grande reflexão de luz que o deserto os sujeita.

E da mesma forma, o fato dos esquimós, além de, geralmente, ter uma cor de olhos muito escura, ter ainda os olhos em formato rasgado, apertadinho, leva pensar que se deva a uma adapação à uma maior reflexão de luz no gelo que no deserto.

Já os ingleses, que têm, em média, olhos castanhos, mas mais claros (eu acho), têm neve, mas o clima, a chutar pelos filmes medievais, com um céu sempre tenebroso e muita névoa  :hihi:  parece bloquear a claridade.  :P

Essa última foi brincadeira, não faço idéia de como seja o clima na Inglaterra na maior parte do ano.

Mas a sério, a cor e mesmo formato dos olhos, parece sim, ter relação (numa conclusão apressada e muitíssimo resumida, a considerar todos os lugares e climas do planeta) com a quantidade de claridade que recebem.  :stunned:

Uma coisa é o olho ser castanho, outra é a intensidade do castanho. Esta intensidade é determinada por quantidade de melanina, que é proporcional à cor da pele e pêlos do indivíduo.

Atheist

• Visitante
« Resposta #57 Online: 04 de Março de 2008, 09:32:04 »
A pesquisa indica que a mutação que deu origem aos olhos azuis foi única, ou seja, aconteceu em única linhagem de indivíduos (no caso na região do afagenistão e depois migraram pra europa e demais regiões)

A mutação inibe a produção de melanina, mas o fato de indivíduos com olhos azuis terem sobrevido não significa que houve nenhuma adaptação, simplesmente que a seleção natural "não ligou" pra característica :ok:

De fato, a sobrevivência em sí não significa adaptação, mas é necessário observar outras evidências, como a elevada frequência alélica em algumas populações. Ou então, como o estudo publicado recentemente que demonstra a preferência de pessoas de olhos azuis por escolher outras pessoas de olhos azuis como parceiros (citado neste tópico).

Não li o artigo em questão para tentar entender que explicações os autores fornecem e pensar em alguma explicação alternativa. Dependendo das evidências discutidas, pode-se perceber uma tendência a neutralismo ou adaptação. Isso as notícias de jornal não permitem avaliar.

Sobre a hereditariedade dos olhos azuis, a característica cor do olho é determinada por mais de 8 pares de genes (por isso a grande quantidade de tonalidades diferentes), logo a questão probabilística não permite especulações. O que se sabe é que basta possuir um tataravô de olho claro para que se tenha a "chance" de herdar a característica  :wink:

[]s

Como a Nina explicou, há dois lócus principais que explicam inclusive o fato de "bastar ter um tataravô de olho claro para ter a chance de herdar a característica". Na verdade, é necessário ter um tataravô de olho claro por parte de pai e outro por parte de mãe. Há alguns detalhes não explicados por estes dois genes, como o fato de duas pessoas de olhos claros terem filho de olho castanho (sem que a mulher tenha pulado a cerca...) e, aí sim, temos a influência de outros genes em situações que, talvez, se assemelhem ao que acontece com o fenótipo Bombaim do sistema sanguíneo ABO. Como comentei em outro post, a tonalidade vai depender da quantidade de melanina e está muito relacionada com a cor da pele, que é um fator extremamente adaptativo.

Atheist

• Visitante
« Resposta #58 Online: 04 de Março de 2008, 09:50:19 »
Essa estória de melhor visão, melhor captação de luz, etc, é mera especulação. Imagina captar mais luz num local tão brilhante como o deserto? E o husk siberiano? com aquele brilho todo da neve?

A relação com a captação de luz, fotofobia, etc, pode até ser especulação. No entanto, o caso do Husky é outro. Alguns tem olhos azuis ou até mesmo "odd eyes" (um olho azul e um castanho) por causa do gene S (spotting factor), que está relacionado com a produção de melanócitos durante o desenvolvimento e não com a produção de melanina. É o mesmo gene responsável pelo peito e patas brancas da maioria dos animais. Quando as células afetadas estão na região da íris, os olhos ficam azuis. É uma característica dominante e, como influencia também a cor da pelagem, pode ter seu papel adaptativo em uma região coberta por gelo. Assim, além de tudo, no caso do Husky temos um "handycap", como a cauda do pavão...

Suyndara

• Visitante
« Resposta #59 Online: 04 de Março de 2008, 12:11:48 »
Essa estória de melhor visão, melhor captação de luz, etc, é mera especulação. Imagina captar mais luz num local tão brilhante como o deserto? E o husk siberiano? com aquele brilho todo da neve?

A relação com a captação de luz, fotofobia, etc, pode até ser especulação. No entanto, o caso do Husky é outro. Alguns tem olhos azuis ou até mesmo "odd eyes" (um olho azul e um castanho) por causa do gene S (spotting factor), que está relacionado com a produção de melanócitos durante o desenvolvimento e não com a produção de melanina. É o mesmo gene responsável pelo peito e patas brancas da maioria dos animais. Quando as células afetadas estão na região da íris, os olhos ficam azuis. É uma característica dominante e, como influencia também a cor da pelagem, pode ter seu papel adaptativo em uma região coberta por gelo. Assim, além de tudo, no caso do Husky temos um "handycap", como a cauda do pavão...

Interessante, não conhecia esse caso do gene S, citei mesmo por lembrar daquele olhão azul na neve :P

Meus olhos castanhos sofrem demais com a fotobia, vai ver por isso não me parece ser nem um pouco intuivo um olho azul captando mais brilho ::)

Mas talvez exista algum fator secundário ainda desconhecido.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #60 Online: 04 de Março de 2008, 12:13:50 »
Bom, nas minhas aulas de genética o professor sempre falou em 8 pares de genes para cor dos olhos, tem alguma referência sobre esses lócus principais no Suzuki?

[]s

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #61 Online: 04 de Março de 2008, 14:56:45 »
Não que eu me lembre... mas nem posso confirmar, porque todos os livros estão na federal... :P

Suyndara

• Visitante
« Resposta #62 Online: 04 de Março de 2008, 15:18:07 »
Não que eu me lembre... mas nem posso confirmar, porque todos os livros estão na federal... :P

Então deve ser isso, meu pobre professor era um bom velhinho, mas talvez eu tenha me apegado somente aos dados do livro...e faz tempoooooooooooooooooooo :vergonha:

Não faz diferença, vivendo e aprendendo :)

Genética é o tipo de matéria que vc tem que se atualizar sempre :lol:

ps. Doei meus livros para a biblioteca da faculdade, mas o carlos baixou a versão em espanhol no bitcompany ::)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #63 Online: 06 de Março de 2008, 08:11:37 »
Minha filha tinha olhos azuis até os 4 anos de idade, em duas semanas tornaram-se verdes.

Esses jovens não respeitam mais a tradição... :/

Os da Gabrielle ainda estão azuis... mas eu ainda acho que vão ficar verdes.

Pelo jeito, vontade é que não falta, hehehe ... :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!