Autor Tópico: Pessoas de olhos azuis possuem um único ancestral em comum  (Lida 15634 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Pessoas de olhos azuis possuem um único ancestral em comum
« Resposta #25 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 12:40:09 »
Nunca vi nada sobre melhor desempenho em uma ou outra atividade conforme a cor dos olhos.
Fala-se muito que olhos claros são mais sensíveis à luz, o que me parece outra lenda urbana.

Também acho que leva todo o jeito... acho que deve ter a ver com o tapetum lucidum de gatos e crocodilos; se houver algo de real, imagino algo como que pessoas de olhos mais claros mais comumente usam óculos escuros, por proteção, o que talvez afete, ainda que apenas no momento, a sensibilidade à luz. Porque acho que não tem ligação direta com os fotorreceptores...

Por outro lado, ouvi dizer que contornos pretos em torno dos olhos (nos pêlos mesmo) de alguns animais tem uma função meio de óculos escuros, de evitar a reflexão de luz/absorver... por outro lado, inventar explicações adaptativas com a lógica se-existe-então-é-adaptativo é algo razoavelmente comum, então não quer dizer que isso seja o caso mesmo.

Opa...só pra acrescentar: Os indicios apontam que os egipcios desenvolveram  a "maquiagem" dos olhos como uma forma de proteger melhor os olhos no deserto. Teoricamente o contorno preto nos cilios ajudava a bloquear um pouco a luz e ainda "segurava" um pouco da areia do deserto...como oculos escuros....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Jack

• Nível 05
  • *
« Resposta #26 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 18:25:47 »
Nunca vi nada sobre melhor desempenho em uma ou outra atividade conforme a cor dos olhos.
Fala-se muito que olhos claros são mais sensíveis à luz, o que me parece outra lenda urbana.

Não é lenda não, tenho olhos azuis e sinto dificuldades quando estou em locais muito iluminados.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #27 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 20:23:25 »
Também tenho olhos azuis e sinto incômodo sob sol forte, mas não sei se isto é mais intenso do que para pessoas com olhos escuros. Será que há algum experimento sobre isso? Qual seria o motivo, já que o diâmetro da pupila nada tem a ver com a cor da iris.
Seria interessante saber se isso é fato.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #28 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 21:51:32 »

Não é lenda não, tenho olhos azuis e sinto dificuldades quando estou em locais muito iluminados.

Mas como você sabe se esta dificuldade sua é maior do que uma pessoa tem olhos escuros ?
Não deseje.

Offline Jack

• Nível 05
  • *
« Resposta #29 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 08:54:47 »

8-)

Mas como você sabe se esta dificuldade sua é maior do que uma pessoa tem olhos escuros ?

Meus filhos e minha esposa tem olhos castanhos, eles não sentem as mesmas dificuldades que eu.  8-)

Lugares menos iluminados onde com óculos escuros eu me sinto bem, eles não.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2008, 08:58:08 por Jack61 »

Suyndara

• Visitante
« Resposta #30 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 09:22:03 »
Meu olho é castanho-escuro e eu tenho fotobia, acho que existe um certo exagero nessa idéia aí  :wink:

Nunca ouvi nada a respeito de melhor desempenho da visão de acordo com a cor dos olhos...

Offline Jack

• Nível 05
  • *
« Resposta #31 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 09:39:44 »
Meu olho é castanho-escuro e eu tenho fotobia, acho que existe um certo exagero nessa idéia aí  :wink:

Nunca ouvi nada a respeito de melhor desempenho da visão de acordo com a cor dos olhos...

Não se trata de melhor desempenho, apenas que a iluminação incomoda um pouco mais em olhos claros...

Luz

• Visitante
« Resposta #32 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 09:50:45 »

Também tenho olhos azuis e muita claridade me incomoda, tipo flashs ou quando o sol reflete em superfícies claras. Quando saio de um ambiente muito escuro para um ambiente muito claro não consigo abrir os olhos, doem. Levo um instante para me acostumar à claridade.

Sobre olhos já "ouvi dizer":

1) Que olhos azuis são mais sensíveis à claridade.
2) Que olhos azuis são mais propensos às doenças da visão.
3) Que olhos verdes são fruto da mistura de etnias.

Offline Jack

• Nível 05
  • *
« Resposta #33 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 10:20:56 »
É isso que acontece comigo também.... 8-)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 12:57:41 »

Acho que não. Quem tem olho claro tem mais dificuldade com a claridade sim. Por experiência própria, todas as pessoas que conheci que tem olho claro tem dificuldades com claridade excessiva ao passo que os que tem olhos escuros, normalmente, tem menos dificuldade.

Mas cientificamente eu não sei como é;
Alguma luz deve passar através da íris e passa menos se ela estiver cheia de melanina.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #35 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 14:05:07 »
Luz passando pela iris seria como um diafragma mais aberto, isso reduziria a profundidade de campo, o que parece não ocorrer, sob luz intensa a focalização é muito mais fácil.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #36 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 15:27:13 »

Também tenho olhos azuis e muita claridade me incomoda, tipo flashs ou quando o sol reflete em superfícies claras. Quando saio de um ambiente muito escuro para um ambiente muito claro não consigo abrir os olhos, doem. Levo um instante para me acostumar à claridade.

Eu tenho os olhos castanhos escuros e me incomodo do mesmo jeito que vocês  :hein:
Não deseje.

Luz

• Visitante
« Resposta #37 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 15:31:57 »

Eu tenho os olhos castanhos escuros e me incomodo do mesmo jeito que vocês  :hein:

Pois é, também já notei que meu marido, por exemplo, que tem olhos castanhos, também sente esses incômodos. Entre outras pessoas. Talvez não tenha mesmo relação necessária com a cor dos olhos.

Offline Jack

• Nível 05
  • *
« Resposta #38 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 16:16:35 »

Pois é, também já notei que meu marido, por exemplo, que tem olhos castanhos, também sente esses incômodos. Entre outras pessoas. Talvez não tenha mesmo relação necessária com a cor dos olhos.

Realmente é meio complicado afirmar quem sente mais problemas, afinal, cada um sente à sua maneira....mas, em relação à minha família, eu percebo menos dificuldade neles quando estamos na praia por exemplo, que com o reflexo do sol na areia, eu me sinto mais incomodado.

Luz

• Visitante
« Resposta #39 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 16:54:39 »

Realmente é meio complicado afirmar quem sente mais problemas, afinal, cada um sente à sua maneira....mas, em relação à minha família, eu percebo menos dificuldade neles quando estamos na praia por exemplo, que com o reflexo do sol na areia, eu me sinto mais incomodado.

Mas será que isso é por que você tem olhos claros ou por que você tem maior sensibilidade à luz, por algum motivo?

Pergunto porque minha filha, por exemplo, que também tem olhos claros, parece ter menor sensibilidade à luz do que eu. E meu marido, que tem olhos castanhos, também parece ter maior sensibilidade do que ela.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #40 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 16:58:52 »
eu tenho olhos azuis mas nem minha mãe nem meu pai tem rs.

Geralmente os filhos herdam a cor dos olhos dos avós :P

Infelizmente nem sempre isso acontece, meu avô tinha olhos azuis e minha avó olhos cinza, a minha mãe filha deles tem olhos amarelos e os meus são castanhos. fazer o que?
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Jack

• Nível 05
  • *
« Resposta #41 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 17:25:58 »

Mas será que isso é por que você tem olhos claros ou por que você tem maior sensibilidade à luz, por algum motivo?

Pergunto porque minha filha, por exemplo, que também tem olhos claros, parece ter menor sensibilidade à luz do que eu. E meu marido, que tem olhos castanhos, também parece ter maior sensibilidade do que ela.

é como te disse, cada um sente à sua maneira, pode até ser que eu tenha alguma sensibilidade que não tenha  a ver com a cor, mas eu já havia ouvido falar sobre os olhos claros serem mais sensíveis. 8-)

Offline Jack

• Nível 05
  • *
« Resposta #42 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 17:30:36 »

Infelizmente nem sempre isso acontece, meu avô tinha olhos azuis e minha avó olhos cinza, a minha mãe filha deles tem olhos amarelos e os meus são castanhos. fazer o que?

Minha avó tinha olhos azuis, meu pai tem, minha mãe tinha olhos negros, minha esposa castanho, meus filhos a menina castanhos tb, o menino verdes, eles não tem a cor dos olhos de nenhum dos avós. 8-)

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #43 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 20:49:10 »

Concordo plenamente com a Malfada: pois no meu caso, por parte da familia da minah mãe, predominam os olhos claros, já eu herdei a cor dos olhos do meu pai, castanho-escuro.  :'(
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #44 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 21:45:04 »

Mafalda, com você posso fazer a piadinha de sempre: 'yo tengo un ojo verde y otro azulado (a su lado)' :)

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #45 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 21:46:06 »
Tá, eu sei, escrevendo não tem graça, mas seria 'tenho um olho verde e outro 'ao seu lado' (que tem o mesmo som de dizer 'azulado').

Ha, ha. Falei que não tinha graça :P
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #46 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 21:54:14 »
Tá, eu sei, escrevendo não tem graça, mas seria 'tenho um olho verde e outro 'ao seu lado' (que tem o mesmo som de dizer 'azulado').

Ha, ha. Falei que não tinha graça :P

Eu ainda não entendo qual a dificuldade dos brasileiros para identificar as separações de palavras no espanhol. Ou pior ainda! Tem vezes que não há separação e acham que tem.
Exemplo:
Nosotros, aos ouvidos dos brasileiros soa "os outros" ou "nos outros", o algo do tipo...

Em relação a sua piada JCatino, eu entendi... Mas confeso que não a achei muito engraçada... Não fica chateado, tá?  :(
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #47 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 08:33:15 »
Claro que não !
Afinal, é piadinha que a gente faz com criança, e escrevendo então fica mais sem graça, explicando piada eeeentãããão.. puuuuuutz...
--
Si hemos de salvar o no,

Suyndara

• Visitante
« Resposta #48 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 10:28:01 »
O grande mal da evolução é ser popular demais  :P

Isso faz com que as pessoas especulem e cometam o velho erro do "paradigma adaptacionista"  ::)

Eu estava lendo uma revista de psicologia evolucionista essa semana, fiquei impressionada com a quantidade de conclusões apressadas e falaciosas que eles tiram  :'(

O mesmo acontece com esse tópico. A pesquisa indica que a mutação que deu origem aos olhos azuis foi única, ou seja, aconteceu em única linhagem de indivíduos (no caso na região do afagenistão e depois migraram pra europa e demais regiões)

A mutação inibe a produção de melanina, mas o fato de indivíduos com olhos azuis terem sobrevido não significa que houve nenhuma adaptação, simplesmente que a seleção natural "não ligou" pra característica :ok:

Essa estória de melhor visão, melhor captação de luz, etc, é mera especulação. Imagina captar mais luz num local tão brilhante como o deserto? E o husk siberiano? com aquele brilho todo da neve?

Sobre a hereditariedade dos olhos azuis, a característica cor do olho é determinada por mais de 8 pares de genes (por isso a grande quantidade de tonalidades diferentes), logo a questão probabilística não permite especulações. O que se sabe é que basta possuir um tataravô de olho claro para que se tenha a "chance" de herdar a característica  :wink:

[]s

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #49 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 10:41:09 »
Então... perguntando de novo... para quem sabe :) ... 10 000 anos não é pouco tempo ? Não pode ser uma mutação comum para nossa espécie, e que a última vez que apareceu é de uma linhagem única ?

--
Si hemos de salvar o no,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!