As coincidências absurdas que acabam criando superstições! Se eu fosse crente eu certamente diria hoje que tive uma precognição. Ontem eu estava indo para meu treino de rugby e quando já estava quase chegando eu vi uma menina passando na minha frente. Sem absolutamente nenhum motivo racional, logo que ela passou por mim um pensamento pipocou na minha cabeça: "eu vou cair e vou quebrar o dedo mínimo da mão direita no treino." Eu já tinha saído do último treino com dor na mão porque ainda não estou caindo direito: o jeito certo de cair é segurando a bola, eu ainda tenho o instinto de soltá-la e meter a mão no chão, o que é perigoso. Pois bem, eu achei graça da minha "precognição" completamente aleatória e fui jogar... eis que num exercício eu sou derrubado, largo a maldita bola e deixo a mão no chão, no caminho da chuteira com travas de um colega? Tomei um pisão na mão direita bem em cima do dedo... médio! Não sei se quebrei, na hora senti muita dor e ainda está doendo na verdade, não consigo dobrar completamente esse dedo e nem o anular, que também experimentou um pouquinho de chuteira. Em compensação consigo digitar normalmente, sem sentir dor nenhuma. Acho que vou no médico amanhã se a dor não passar.
Mas, enfim, como sou cético eu acho a coindência divertida, mais ainda porque, por coincidência, ontem mesmo eu comprei o livro "O Andar do Bêbado", de Leonard Mlodinow, que fala justamente sobre estatística e as coincidências do dia-a-dia. Mas se eu fosse propenso a acreditar em sobrenatural eu ignoraria o fato de que errei de dedo (e que talvez eu nem tenha quebrado o outro mesmo) e estaria usando esse fato como evidência de precognição. Mas é muito didático para mim ver como essas coincidências realmente existem e podem ocorrer com qualquer pessoa.