Autor Tópico: Existe ou não existe Deus?  (Lida 10031 vezes)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
Existe ou não existe Deus?
« Online: 18 de Fevereiro de 2008, 13:59:31 »
Pergunta: Podeis responder-nos claramente existe ou não existe Deus?

KRISHNAMURTI: Senhor, porque o quereis saber? Que diferença faz, se eu o disser com clareza ou sem clareza? Ou confirmarei a vossa crença, ou abalarei a vossa crença. Se confirmo a vossa crença, ficareis satisfeito, e continuareis com as práticas absurdas, que tanto vos agradam. Se vos perturbo direis: "Ora, isso não tem importância" e infelizmente continuareis como sois.
Mas, porque desejais saber? Francamente, isso é mais importante do que descobrir se não há Deus ou não há. Para conhecerdes a Deus, para conhecerdes a verdade, vós não o deveis buscar. Se o buscais, estais fugindo do que é, e esta é a razão por que perguntais se há ou não há Deus. Quereis escapar do vosso sofrimento, refugiar-vos numa ilusão. Vossos livros estão cheios de Deus, vosso templo está cheio de imagens feitas pela mão; mas Deus não está nessas coisas, porque todas elas são fugas do vosso sofrimento real. Para encontrarmos a realidade, ou, melhor, para que a realidade se nos manifeste, deve cessar o sofrimento; e a mera busca de Deus, da imortalidade, é uma fuga do sofrimento.

Mas, é mais agradável discutir se há Deus ou não, do que dissolver as causas do sofrimento, e é por isso que tendes inúmeros livros que tratam da natureza de Deus. O homem que discute sobre a natureza de Deus, não conhece Deus; porque aquela realidade não é mensurável, não pode ser colhida numa rede de belas palavras. Não podeis prender o vento na mão; não podeis capturar a realidade num templo, nem no "puja", nem em vossas inumeráveis cerimônias. São tudo maneiras de fugir, - a mesma coisa que beber. Um homem bebe e se embriaga, porque deseja fugir; do mesmo modo, vós entrais no templo, praticais o puja, celebrais ritos, ou fazeis o que quer que seja - e tudo isso são fugas ao que é. E o que é - é sofrimento, é batalha constante com nós mesmos e portanto com outros; e enquanto não compreenderdes e transcenderdes esse sofrimento, não poderá manifestar-se a realidade.

Assim, vossa pergunta sobre se há ou não Deus, é uma pergunta vã, sem significação e que só pode conduzir a ilusão. Como pode uma mente, presa do tumulto da aflição e do sofrimento de cada dia, presa da ignorância e da limitação, como pode conhecer o que é ilimitado, inefável? Como pode o que é produto do tempo, conhecer o atemporal? Não pode. Por conseguinte, não pode sequer pensar a seu respeito. Pensar na verdade, pensar em Deus, é outra maneira de fugir; porque Deus, a verdade, não pode ser apanhado pelo pensamento. O pensamento é resultado do tempo, de ontem, do passado, e, sendo resultado do tempo, do passado, sendo produto da memória, como pode o pensamento encontrar o que é eterno, atemporal, imensurável? Como não o pode, o mais que podemos fazer é libertar a mente do processo do pensamento; e para libertar a mente do processo do pensamento, precisamos compreender o sofrimento, e não fugir dele - sofrimento não apenas no nível físico, mas em todos os diferentes níveis da consciência. Significa isso estar aberto, ser vulnerável ao sofrimento, não se defender do sofrimento, mas viver com ele, abraçando-o, olhando-o bem. Porque, vós sofreis agora. Sofreis da manhã à noite, e só ocasionalmente vos vem um raio de sol ou surge uma claridade no céu nublado. Uma vêz que sofreis, porque não considerais o vosso sofrimento, porque não o examinais em toda a sua plenitude, de maneira profunda, completa, dissolvendo-o assim? Isso não é difícil. A busca de Deus é muito mais difícil, porque ele é o desconhecido, e não se pode procurar o desconhecido.

Podemos, no entanto, indagar as causas do sofrimento, e desarraigá-las pela compreensão do mesmo, pelo percebimento do mesmo, sem fugir a ele. Uma vez que costumais fugir do sofrimento por todos os meios, considerai bem essas fugas, abandonai-as e ponde-vos em face do sofrimento. Na compreensão do sofrimento há libertação. A mente se torna então livre de todo pensamento, não é mais o produto do passado. Está então tranqüila, sem problema algum; não foi posta tranqüila, mas está tranqüila, porque não tem problemas, porque já não está criando pensamentos. O pensamento cessou - o pensamento que é memória, acumulação de experiências, de cicatrizes do passado; e quando a mente está de todo em todo tranqüila - sem ter sido posta tranqüila - a realidade se manifesta. Essa experiência é a experiência da realidade, e não da ilusão, e tais experiências proporcionam bênçãos ao homem. A verdade, o amor, é o desconhecido, e o desconhecido não pode ser capturado pelo conhecido. O conhecido precisa cessar, para o desconhecido ser; e quando o desconhecido surge na existência, derrama-se uma benção.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Existe ou não existe Deus?
« Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 14:06:07 »
o livro de krishna? bhavagad gita?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 14:10:41 »
o livro de krishna? bhavagad gita?

Não é esse Krishna não cara, essa pergunta foi transcrita a partir de um seminário conduzido por Jiddu Krishnamurti.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jiddu_Krishnamurti
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 15:11:54 »
Engraçado que quando vi o título do tópico ia responder algo semelhante...

:-)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 23:39:28 »
Eu acredito em Horus. Serve?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 06:40:12 »
Eu acredito em Horus. Serve?

O "problema" é exatamente acreditar.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 10:51:02 »
Você por acaso está defendendo a superioridade dos Dharmas sobre a religião puramente devocional - ou, em termos indianos, da possibilidade de escolher outras formas de Yoga em vez de aceitar apenas a  Bhakti Yoga?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #7 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 11:15:47 »
Você por acaso está defendendo a superioridade dos Dharmas sobre a religião puramente devocional - ou, em termos indianos, da possibilidade de escolher outras formas de Yoga em vez de aceitar apenas a  Bhakti Yoga?

Na verdade eu acho que só a devoção não adianta muita coisa, talvez nem só o conhecimento, embora eu ache esse mais importante.
Embora os dois possam servir como porta de entrada no caminho da realização, só acreditar, só ser devoto, só praticar austeridades ou só ler as escrituras, acabam levando a um caminho incompleto.

Pelo que eu posso entender, o conhecimento é o que realmente importa, mas para adquirir esse conhecimento algumas outras atividades são necessarias para a purificação da mente.

E o principal de tudo é manter a mente sempre aberta e sempre com o espirito investigador, pois pelo que posso perceber no teísmo e no ateismo, sejam eles ocidentais ou orientais, é que as pessoas se amarram as suas crenças e isso não permite que elas realmente investiguem o que É.

Como o próprio texto diz, a Realidade, que é o que deve ser alcançado está presente a todo instante e em todos os lugares. Portanto uma busca de um ser supremo nos confins do universo, ou algo transcedental que não esteja presente para que possamos experimenta-lo, ou ainda um deus nos moldes cristão que também está sempre além, dificulta o progresso, pois o vemos como algo separado de nós, algo inalcançavel.

Mas se o vemos como algo que está aqui, dentro e fora, que não pode ser compreendido apenas pelo intelecto, mas que pode ser realmente experimentado, podemos seguir os passos de outros, analisando e aplicando esse conhecimento à nossa vida, para que também possamos viver essa experiência e ai então compreendermos de verdade. O que é muito diferente em simplesmente crer em Deus, seja ele o deus cristão ou o deus hindu ou qualquer outro. Porque sejam eles quais forem, são apenas nomes e existem apenas ideias à seu respeito, e como o texto deixa claro, essas idéias não podem expressar a verdadeira natureza do Ser porque ela está além das palavras, então eu considero que não importa ser ateu ou teista, porque ambos estão errando pelas suas próprias limitações impostas.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2008, 11:18:12 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Suyndara

• Visitante
« Resposta #8 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 11:38:38 »
A única coisa realmente legal na fé é a instrospecção  :ok:

Visitei o templo da LBV semana passada, tem uma sala egípcia lá que é bem legal, tem uma clima super agradável e transmite uma sensação de paz muito grande.

Quando era católica, sempre que eu estava triste eu ficava no sacrário vazio, aquele silêncio me fazia um bem danado  :)

Não acho que ter devoção por algo seja importante, basta buscar o equilíbrio dentro de vc mesmo  :ok:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 11:45:56 »
Hehe. Eu sempre gostei de visitar igrejas vazias, fora do horário das missas.

E se a missa não inclui bandas e/ou hinos gospel eu até gosto.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 11:53:35 »
A única coisa realmente legal na fé é a instrospecção  :ok:

Visitei o templo da LBV semana passada, tem uma sala egípcia lá que é bem legal, tem uma clima super agradável e transmite uma sensação de paz muito grande.

Quando era católica, sempre que eu estava triste eu ficava no sacrário vazio, aquele silêncio me fazia um bem danado  :)

Não acho que ter devoção por algo seja importante, basta buscar o equilíbrio dentro de vc mesmo  :ok:

Sabe que esse silêncio, essa paz dos templos é uma coisa que chegar a me dar uma certa nostalgia do catolicismo?
Felizmente, também é possível encontrar essa paz em ambientes mais interessantes, como bibliotecas e museus. :ok:

Hehe. Eu sempre gostei de visitar igrejas vazias, fora do horário das missas.

E se a missa não inclui bandas e/ou hinos gospel eu até gosto.

Já eu não gosto de ouvir missas. Acho todo esse ritual tão vazio. Sem falar quando os padres desandam a falar besteiras no
sermão...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 12:07:05 »
Eu sempre gostei da parte musical das missas. Adoro assistir o Canto Gregoriano do mosteiro de S. Bento, por exemplo, e gosto muito das cantatas de Natal evangélicas e católicas. O problema é a música gospel, que me desagrada bastante e parece ser bem popular.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #12 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 14:25:41 »
Ficar observando uma cachoeira também traz nostalgia  :)

Um pouco de paz as vezes, costuma ser muito bom. Eu e o carlos temos mania de "sessão leitura"  :biglol:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Março de 2008, 19:04:06 »
Hehehe, eu também adoro uma igreja vazia, é legal. O tamanho, o silêncio, dá realmente uma sensação de tranquilidade. Mas vou parando por aqui senão daqui a pouco um crente desgarrado vai dizer que é porque eu estou "sentindo o amor de deus"... para evitar eu aviso que tenha esta mesma sensação em lugares abertos e silenciosos e às vezes até no banheiro...
"Deus prefere os ateus"

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #14 Online: 01 de Março de 2008, 19:05:25 »
Hehehe, eu também adoro uma igreja vazia, é legal. O tamanho, o silêncio, dá realmente uma sensação de tranquilidade. Mas vou parando por aqui senão daqui a pouco um crente desgarrado vai dizer que é porque eu estou "sentindo o amor de deus"... para evitar eu aviso que tenha esta mesma sensação em lugares abertos e silenciosos e às vezes até no banheiro...

Se nós todos conseguimos apreciar a beleza do silencio externo, imagino o quanto deve ser belo poder contemplar o silencio interno. :)
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Março de 2008, 09:16:41 »
Maurício, eu geralmente não entendo muito bem o que você escreve, mas quando eu falo de silêncio externo estou falando de interno também, a não ser no caso de gases ou estômago roncando de fome :hihi:...

Não estou falando para ofender, sei que para você este tal "silêncio interno" deve ter algum signficado especial, mistico ou metafísico, mas pra mim silêncio é silêncio, me faz bem psicologicamente, sem nada de sobrenatural.
"Deus prefere os ateus"

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #16 Online: 02 de Março de 2008, 11:45:43 »
Maurício, eu geralmente não entendo muito bem o que você escreve, mas quando eu falo de silêncio externo estou falando de interno também, a não ser no caso de gases ou estômago roncando de fome :hihi:...

Não estou falando para ofender, sei que para você este tal "silêncio interno" deve ter algum signficado especial, mistico ou metafísico, mas pra mim silêncio é silêncio, me faz bem psicologicamente, sem nada de sobrenatural.

Não sei quanto a você, mas no meu caso, mesmo que eu esteja em um lugar sem o minimo ruido a minha mente fica tagarelando sem parar.  :P
O silencio interno é o estado em que estamos sem pensamentos mas totalmente conscientes, não tem nada de sobrenatural, só é uma coisa muito mais dificil de ser conseguida do que o silencio externo.
« Última modificação: 02 de Março de 2008, 13:07:32 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Março de 2008, 13:15:29 »
Ah, agora entendi. Eu consigo fazer a minha mente parar de "tagarelar" em um local assim, se eu quiser. Não vou aqui afirmar que fico sem pensamentos mas totalmente consciente como você disse, mas dá para dar uma pausa em pelo menos ficar pensando em problemas, fazendo planos, etc.
"Deus prefere os ateus"

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Março de 2008, 15:39:32 »
Eu sempre gostei da parte musical das missas. Adoro assistir o Canto Gregoriano do mosteiro de S. Bento, por exemplo, e gosto muito das cantatas de Natal evangélicas e católicas. O problema é a música gospel, que me desagrada bastante e parece ser bem popular.

Tem isso lá ainda??
Que horas e dia???
Canto Gregoriano é cool...(duro é aguentar a missa!!)
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Março de 2008, 15:43:01 »
Ah, agora entendi. Eu consigo fazer a minha mente parar de "tagarelar" em um local assim, se eu quiser. Não vou aqui afirmar que fico sem pensamentos mas totalmente consciente como você disse, mas dá para dar uma pausa em pelo menos ficar pensando em problemas, fazendo planos, etc.

Isso seria algum tipo de meditação???
Quando estou em um lugar assim, ou na natureza, longe do barulho da cidade, gosto de passar umas horas simplesmente "esvaziando a mente"...Freiando essa "tagarelisse" que vcs falaram!!! É muito relaxante!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #20 Online: 02 de Março de 2008, 17:33:18 »

Tem isso lá ainda??
Que horas e dia???
Canto Gregoriano é cool...(duro é aguentar a missa!!)

Tem, tem. A missa com canto gregoriano é todo final de semana BEM cedo, tipo 6 ou 7 da manhã.

E sempre lota :-)

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #21 Online: 03 de Março de 2008, 11:15:38 »
God is a job description, not a name.

Antes de tudo é preciso especificar o deus em questão.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Março de 2008, 12:11:24 »

Ah, de novo isso...

Quer saber?

Cara eu ganho, coroa você perde. :hihi:

Se Deus existe, um milagre vai acontecer e você vai ganhar. ::)

Luz

• Visitante
« Resposta #23 Online: 03 de Março de 2008, 12:14:29 »

Ah, de novo isso...

Quer saber?

E aí, qual o resultado?  :hihi:

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #24 Online: 03 de Março de 2008, 12:17:01 »

Ah, de novo isso...

Quer saber?

E aí, qual o resultado?  :hihi:

A moeda caiu no bueiro! :o

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!