West "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Existe ou não existe Deus?
Eu nao acredito em um velinho barbudo tocando harpa la em cima no paraiso chamado Deus, mas sim acredito em uma Força Superiora denominada Deus, que é responsavel por existir a realidade de Tempo / Espaço, que é oque deu a possibilidade de existir o Universo/ Sistemas Solares / Planetas / Natureza / Vida.. afinal DEVE existir uma Razão para que tudo isso fosse possivel..
Eu pessoalmente nao gosto mto do termo Deus, acho-O muito humanizado prefiro chamalo de Razão, ou Parens
provavelmente meu ponto de vista eh bem diferente da maioria, mas é oque eu acredito, que venham as criticas!
===============================================================================
complicado se falar em uma "razão" da existência, como se existisse uma finalidade para tudo; porque se a razão de tudo existir é Deus, como você diz, então qual seria a razão de Deus existir?
Parece-me, que no contexto divino presente, se dá o nome de "Deus", à infra e super-estrutura do realismo natural. No universo, tudo é composto por partículas; desde os pequenos grãos de poeira, até aos às grandes massas estelares. Daí chegamos às complexas estruturas atómicas e moleculares, que compõem as células vivas, até ao organizado cérebro humano, que se apresenta conscientemente inteligente, capaz de estudar, especular e planejar finalidades intencionais.
A delicadíssima questão, é se - pode ser legítimo - extrapolar, se a inteligência consciente, é pura e simplesmente o fruto de uma actividade cerebral, ou se efectivamente, todo o cosmos exterior ao nosso cérebro, pode realmente comportar essas capacidades organizativas e intencionais...
Se a realidade natural, existe pura e simplesmente e não poderia ser de outra maneira, isto é, o nada é paradoxal, então a vida consciente e inteligente é omnipotente, porque se auto-gerou a partir de substâncias auto-evidentes, dado que aparentemente, não existe nenhum desenhador inteligente além do ser humano...
O que implica por paradoxo, se não existem evidências de existir "Deus" algum, então a Humanidade, é que na
prática, é de facto o próprio "Deus"; uma vez que por evolução, vai paulatinamente conquistando os adjectivos
com que vulgarmente o nomeia...
Etc.