Autor Tópico: Existe ou não existe Deus?  (Lida 10032 vezes)

Offline Só sei que nada sei

• Nível 03
  • *
Re: Existe ou não existe Deus?
« Resposta #25 Online: 03 de Março de 2008, 15:26:48 »
sensacional esta da moeda, muito bom!!!

bem, quanto a deus existir ou nao existir, digamos que os que existem, sao tantos quanto aqueles que acreditam em um, e os que nao existem.. nem preciso finalizar a frase.. nao existem...

Por um mundo sem religiões!!!

Por um mundo de tolerancia etnica e cultural!

Por um mundo, ao menos, racionalista!

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #26 Online: 03 de Março de 2008, 15:28:35 »
sensacional esta da moeda, muito bom!!!

bem, quanto a deus existir ou nao existir, digamos que os que existem, sao tantos quanto aqueles que acreditam em um, e os que nao existem.. nem preciso finalizar a frase.. nao existem...

Discordo, o que existe ou não existe não depende de crenças ou do pensamento. As coisas SÃO, cabe a nós continuarmos ignorantes ou percebermos a Verdade.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #27 Online: 03 de Março de 2008, 15:47:24 »
Concordo completamente, Mauricio. Mas se a única forma de sabermos é através da observação da Natureza, e se a observação da Natureza não diz nada sobre a existência de Deus ou deuses... pode-se honestamente concluir que tanto faz se existirem ou não. O Universo continua o mesmo.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #28 Online: 03 de Março de 2008, 15:49:19 »
Concordo completamente, Mauricio. Mas se a única forma de sabermos é através da observação da Natureza, e se a observação da Natureza não diz nada sobre a existência de Deus ou deuses... pode-se honestamente concluir que tanto faz se existirem ou não. O Universo continua o mesmo.

Será mesmo que não diz? Ou somos nós que não conseguimos ver?
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

• Nível 03
  • *
« Resposta #29 Online: 03 de Março de 2008, 17:04:58 »
enfim, aí esta:
cada um ve o que qeur no fundo no fundo

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #30 Online: 03 de Março de 2008, 17:08:01 »
enfim, aí esta:

O ignorante vê o que quer, o sábio vê o que É.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

• Nível 03
  • *
« Resposta #31 Online: 03 de Março de 2008, 17:12:11 »
nao é o que esta falando, sei que nao aceita esta hipotese, mas acaba confirmando.

pois veja, se basearmos puramente na analise da natureza, entao temos inumeros deuses que irão representá-la, se nao achrem respostas.

além de tudo isso, temos as inumeras congregações cristãs, que de cristã nenuma tem nada, afinal cada doutrina cobre uma necessidade de um publico, nao existe um deus integro, por mais cristão que o cara seja, ele nao vai aceitar lutero, ou roma..
por mais muçulmano que o cara seja, ele vai ser sunita ou xiita..
e por aí vai, por isso dise eu que os deuses existem de acordo com a crença de cada um. pode se escrever doutrinas milaborantes, e "com base na ciencia" como diz o espiritismo, mas no fundo cada um em uma sala, loja, igreja etc, vai crer no que convém, nao em um deus integro conhecido por todos..
essas discussoes nao acabam nunca por isso..

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #32 Online: 03 de Março de 2008, 17:17:01 »
nao é o que esta falando, sei que nao aceita esta hipotese, mas acaba confirmando.

pois veja, se basearmos puramente na analise da natureza, entao temos inumeros deuses que irão representá-la, se nao achrem respostas.

além de tudo isso, temos as inumeras congregações cristãs, que de cristã nenuma tem nada, afinal cada doutrina cobre uma necessidade de um publico, nao existe um deus integro, por mais cristão que o cara seja, ele nao vai aceitar lutero, ou roma..
por mais muçulmano que o cara seja, ele vai ser sunita ou xiita..
e por aí vai, por isso dise eu que os deuses existem de acordo com a crença de cada um. pode se escrever doutrinas milaborantes, e "com base na ciencia" como diz o espiritismo, mas no fundo cada um em uma sala, loja, igreja etc, vai crer no que convém, nao em um deus integro conhecido por todos..
essas discussoes nao acabam nunca por isso..

Cara, entenda uma coisa, todas as religiões apontam para uma coisa, mas elas não são a coisa. Se você é apegado a uma crença, você está automaticamente se limitando e se moldando de acordo com um determinado pensamento. É uma faca de dois gumes, embora elas apontem para uma coisa e possam fornecer conhecimento, elas prendem.

Só é verdadeiro religioso quem é totalmente livre, e só quando se é totalmente livre se pode investigar com sinceridade. Eu não estou falando de crenças da religião católica, hindu ou mulculmana, eu estou falando de Ver a Realidade.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #33 Online: 03 de Março de 2008, 18:48:36 »

I want to believe in God! ::)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 03 de Março de 2008, 22:40:54 »
A moeda caiu no bueiro!

[modo crente]Então deus existe! :oba:[/modo crente]
"Deus prefere os ateus"

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 04 de Março de 2008, 06:53:54 »
enfim, aí esta:
Respeite quem procura a verdade. Desconfie de quem diz que a encontrou.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 04 de Março de 2008, 09:09:07 »
Discordo do Maurício.  Esse assunto específico (crença em Deus) é um em que a verdade depende sim, e diretamente, da ótica e da crença de cada um.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #37 Online: 04 de Março de 2008, 12:51:17 »
enfim, aí esta:

2

Offline Perdulario

• Nível 10
  • *
  • Nada a declarar. Tudo a dizer.
    • Mundo Obscuro
« Resposta #38 Online: 08 de Março de 2008, 22:37:34 »
Eu sou um cara simples: se Deus quiser falar comigo, ele que ligue aqui no meu celular, ora essa!
Ou que apareça aqui, na minha frente e pronto.
Sem intermediários, sem livros de instruções, sem "iluminados".

Ou se Deus não vai querer levar um papo comigo, eu cito o que disse meu amigo e considerado Conan quando cogitou que seu deus Crom iria se abster de lhe ajudar numa batalha:
VÁ PRO INFERNO!

Offline Taylor Swift

• Nível 03
  • *
« Resposta #39 Online: 20 de Setembro de 2009, 21:18:54 »
Se algo aparecer pra mim e me der provas concretas de que eh deus, tirando a possibilidade de eu ter ingerido alguma droga alucinogena ou de ser um olograma, ai eu acredito em deus

ate isso acontecer (ou seja nunca), a minha resposta eh : NÃO, DEUS NÃO EXISTE. ele existe tanto quanto papai noel e coelhinho da pascoa

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #40 Online: 16 de Outubro de 2009, 16:03:21 »
Dbohr:

Citação de: Dbohr em  03 Mar 2008, 15:47:24. Concordo completamente, Mauricio. Mas se a única forma de sabermos é através da observação da Natureza, e se a observação da Natureza não diz nada sobre a existência de Deus ou deuses... Pode-se honestamente concluir que tanto faz se existirem ou não. O Universo continua o mesmo.

Caríssimo: Depende da maneira como você compreende o que é a Natureza, ou Deus.

Se eu afirmar que a Natureza é divina e que você é um deus, como é que a partir deste momento, você passa a encarar o Universo?

Etc...
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #41 Online: 16 de Outubro de 2009, 17:05:19 »
Quando se fala em "Deus" geralmente refere-se aos Deus judaico-cristão, por isso a minha resposta. Se definirmos "Deus" como sendo o Universo e tudo o que ele contém, então Deus existe, é óbvio. Mas e daí para frente? Dizer que a Natureza é divina significa o quê, exatamente?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #42 Online: 16 de Outubro de 2009, 17:45:11 »
enfim, aí esta:

2
3

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #43 Online: 17 de Outubro de 2009, 00:00:54 »
Perdulário era figura ahuhauhauha...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #44 Online: 18 de Outubro de 2009, 12:48:40 »
Dbohr

moderador:

Mumonkan

Quando se fala em "Deus" geralmente refere-se aos Deus judaico-cristão, por isso a minha resposta. Se definirmos "Deus" como sendo o Universo e tudo o que ele contém, então Deus existe, é óbvio. Mas e daí para frente? Dizer que a Natureza é divina significa o quê, exatamente?

Creio que você está a generalizar apressadamente, ao supor que quando se fala em "deus", se está necessáriamente a referir-se ao "Deus" judaico-cristão.

Somos muitos milhões de humanos sobre a Terra e acredito que você estatisticamente, não consegue inteirar-se totalmente, do que realmente se passa na maioria do cérebro dos "crentes", quando utilizam a palavra "deus".

Agora, se você considera tacitamente admitido, que quando neste fórum se fala em "Deus", só se estão a  referir ao judaísmo-cristianismo, então grosso modo, determinado tipo de cépticos, agnósticos, ateus, só o são mesmo, em relação a esse referencial "Divino". Podendo entretanto não o ser, em relação a outras concepções "divinas".

Quando eu digo que a Natureza é divina, significa que ela em minha opinião, é uma realidade absoluta, cósmica, criativa, viva, genial, poderosa, bela, magnífica, inteligente, consciente e etc. Só para não afirmar que ela é omni em alguma coisa...
« Última modificação: 19 de Outubro de 2009, 18:26:36 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #45 Online: 02 de Novembro de 2009, 11:22:56 »
Ignosticismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ignosticismo ou igteísmo é uma posição teológica em que todas as outras posições teológicas, incluindo o agnosticismo, assumem demais acerca do conceito de Deus e outros conceitos teológicos. A palavra "ignosticismo" foi formada pelo rabino Sherwin Wine. E pode ser definida como incluir dois pontos de vista relacionados sobre a existência de Deus.

Índice:

1 Conceito
2 Relação com outras visões de "Deus"
3 Dependência de determinada visão da palavra Deus
4 Ver também
5 Referências

Conceito:

O primeiro ponto de vista do ignosticismo é o de que uma definição coerente de Deus deve ser apresentada antes que a questão da existência de Deus possa ser discutida de forma significativa. Além disso, se esta definição não pode ser falsificada, o ignóstico toma a posição de não-cognitivismo teológico em que a questão da existência de Deus (por esta definição) é desprovida de significado. Neste caso, o conceito de Deus não é considerado sem significado; o termo "Deus" é considerado sem significado.

O segundo ponto de vista é um sinônimo do não-cognitivismo teológico, e pula a etapa de primeiro perguntar "O que se entende por Deus?" antes de proclamar a questão original "Deus existe?" como sem significado.

Alguns filósofos têm encarado o ignosticismo como uma variante do agnosticismo ou ateísmo,[1](em inglês) enquanto outros o consideram distinto. Um ignóstico/ignóstica não pode, nem mesmo, dizer se ele/ela é um ateísta ou um não ateísta enquanto uma definição verdadeira de teísmo seja oferecida.

Relação com outras visões de "Deus"

Ignosticismo e não-cognitivismo teológico geralmente são tratados como sinônimos [2] (em inglês), mas a relação entre ignosticismo e outras visões não-teístas está bem menos clara. Enquanto Paul Kurtz acredita que a visão é compatível com ambas Ateísmo cético e agnosticismo [3] (em inglês), outros filósofos consideram-no distinto.

Em um capítulo de seu livro de 1936 Language, Truth, and Logic, A. J. Ayer defendeu que alguém não poderia falar da existência de Deus, ou sequer da probabilidade da sua existência, uma vez que o conceito em si era inverificável e por isso absurdo[4] (em inglês). Ayer escreveu que isto torna ateísmo e agnosticismo teístas também, por que todas as três posições assumem que a sentença "Deus existe" é significativa[5]. Dada a falta de significância dos feitos teístas, Ayer opinou que não havia "nenhuma base lógica para antagonismos entre religião e ciência natural"[6], como o teísmo sozinho não é capaz de implicar quaisquer proposições que o método científico seria capaz de falsificar.

Como Ayer, Theodore Drange vê teísmo e agnosticismo como posições que aceitam "Deus existe" como uma preposição significativa; ateístas julgam isto como "falso ou provavelmente falso" e agnósticos consideram isto como inconclusivo até que novas evidências sejam conhecidas[7]. Se as definições de Drange são aceitas, ignósticos não são ateístas nem agnósticos. Um aforisma simplificado dos estados subjetivos "Um ateísta diria, 'Eu não acredito que Deus existe', um agnóstico diria, 'Eu não sei se Deus existe ou não', e um ignóstico diria, 'Eu não entendo o que você quer dizer quando você diz "Deus existe"', ou que não existe...

Ignosticismo não deve ser confundido com apateísmo, uma posição de apatia com relação a existência de Deus. Um apateísta pode ver a declaração "Deus existe" como sem significado, e ainda assim pode vê-la como significante, e talvez até como verdadeira.[8] (em inglês)

Dependência de determinada visão da palavra Deus

Drange enfatiza que qualquer posição em "Deus existe?" é feita com respeito a um conceito particular de o que é considerado por alguém como sendo creditado pela representação de "Deus".:

«Já que a palavra "Deus" possui muitos significados diferentes, é possível para a sentença "Deus existe" expressar tantas preposições quanto diferentes significados. O que nós precisamos é nos focar em cada preposição separadamente. … Para cada sentença diferente do termo "Deus", haverá teístas, ateístas e agnósticos relativos aquele conceito de Deus.[9] (em inglês)»

Como Deus" significa muitas coisas diferentes para pessoas diferentes, quando a palavra é dita, um ignóstico pode procurar determinar se algo como a definição de crianças de deus é a que está sendo empregada ou se uma definição teológica é pretendida ao invés disso.

Um conceito teístico de uma criança geralmente possui um significado simples e coerente, baseado na concepção antropomórfica de Deus: um homem grande e poderoso no céu responsável por determinadas coisas.[10] Esta concepção divina antropomórfica têm sido rejeitada por Spinoza, e também por Ludwig Feuerbach na The Essence of Christianity (1841).

Um conceito teológico é mais complexo e abstrato, às vezes envolvendo conceitos como primeira causa, mantenedor e movimentador estático e creditando determinados atributos para Deus como omnipotência, omnisciência, e omnibenevolência. Para os ignósticos estas abstrações, individualmente ou combinadas, não pode ser ditas falsas; ao contrário, elas são confusas e auto-contraditórias, lingüisticamente vazias, ou talvez poéticas. Logo, alguém não pode significativamente expor a existência ou não existência de Deus.

O ignóstico consistente, no entanto, espera uma definição coerente da palavra Deus, ou qualquer outra suposição metafísica capaz de ser discutida, antes de serem capazes de se envolver com argumentos contra ou a favor da existência de Deus.

Etc.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2009, 11:27:28 por lusitano »

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 02 de Novembro de 2009, 14:30:57 »
A melhor resposta para essa pergunta foi respondida assim:

"Eu sou ateu, sou sim. Levei um longo tempo para dizer isso. Eu tenho sido um ateu por anos e anos, mas de algum modo eu senti que era intelectualmente inaceitável dizer que alguém é ateu, porque isso assumia um conhecimento que ninguém tem. De algum modo era melhor dizer que alguém era humanista ou agnóstico. Eu não tenho a evidência para provar que Deus não existe, mas eu suspeito tanto que ele não existe que eu não quero perder meu tempo." (Isaac Asimov)

8-)
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 02 de Novembro de 2009, 17:30:24 »
Boa parte dos ateus daqui são mais ou menos ignósticos. Aqui mesmo no tópico uma das postagens iniciais foi algo como "que deus? descreva".

Eu tendo a concordar que há uma certa tendência às pessoas levar demasiadamente mais a sério o conceito mais popular de deus, abraâmico. Parece que é alguma espécie de verdade auto-evidente que esse sim é digno de consideração, e outros não, são bobagem, não coisa do homem brancos, dos civilizados, mas de primitivos ingênuos.

Eu já não vejo motivo algum para fazer qualquer distinção entre os diversos tipos de super-caras ou super-mentes já imaginados, e então sou ateu mesmo. Nenhum deus específico já imaginado, nem o conceito de super-cara/mente de modo geral parece ser a explicação mais parcimoniosa para tudo que se propõe a explicar, ou a conclusão mais parcimoniosa para o que se pode apontar como evidência.

Se, levando o "ignosticismo" mais adiante, ainda é possível usar "deus" para algo que fuja consideravelmente disso, acho que já era melhor usar outra palavra, por claridade, objetividade. Não fazer isso parece mais uma espécie de idolatria do vocábulo "deus" do que qualquer coisa epistemologicamente significativa.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #48 Online: 02 de Novembro de 2009, 21:19:08 »
Na minha opinião, a palavra "Deus" e o seu conceito, são paradoxais.

Quando se fala de "deus", o que é que realmente se pretende significar? Em que referencial religioso, político, místico ou filosófico se situa uma pessoa que usa essa palavra?

Tenho estado a assistir pela telivisão ao sucesso literário e crítico do célebre senhor
Saramago, que teve a audácia de esmiuçar a tão falada bondade de "Deus" em termos bíblicos, no seu recentemente editado livro "Caim".

A meu ver, em termos de religião comparada, as mais variadas definições de "Deus" podem-se arredondar para um consenso universal, em que todos imparcialmente, estariam de pacifico acordo, em que a palavra "Deus", basicamentalmente significa, realidade ou existência: energia, matéria, criatividade, natureza, vida, consciência, inteligência, beleza, humanidade, heroísmo e nos limites mais radicais e dramáticos, solidariedade, bondade e justiça; excluindo tacitamente as hiperbólicas fantasias, omni,omni,omni, etc...

Sendo a perfeição uma exigência relativamente necessária, em termos de opinião fundamental:
Há o ser e não pode deixar de haver.

eu...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 03 de Novembro de 2009, 00:23:11 »
Não, esses adjetivos todos não são aplicáveis a todos os deuses ou aos conceitos mais comuns de deuses (como abraâmico), são mais adjetivos de puxa-saco (adulação) de fiéis mesmo.

A coisa mais consensual para a definição de deuses é que seriam "super homens" (ou mulheres) seres super-poderosos ou "super mentes", para deixar um pouco menos antropomórfico, mas com poderes não apenas mentais, mas de criar e destruir coisas no universo, ou controlar parte dele.

Os traços de personalidade, criatividade, inteligência, beleza, heroísmo, etc, etc, são bem subjetivos para a avaliação de cada deus e também variam de deus em deus. O diabo, por exemplo, pode ser considerado outro deus em que os teístas comumente crêem, ainda que não usem esse "ranking" ou rótulo exatamente, ao mesmo tempo em que é tido como mau, não heróico. E para os "malteístas", o próprio deus principal que deveria ser o "bonzinho" é também um vilão. Na própria bíblia, Deus assume preparar todo o mal.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!