Lá por 2003 estive em Bogotá uns 20 dias a trabalho.
Fiquei num hotel bonitão (o "Tequendama", que hoje é uma rede importante), onde a gente tinha que abrir a pasta do notebook para soldados que protegiam a porta de entrada do hotel (que estava cheio de estrangeiros como eu).
(Na verdade o colombiano é um povo esplêndido e Bogotá um exemplo de uma cidade bem administrada, e conheci uma figura do âmbito cético em castelhano, o Jaime Rudas, e sua esposa ucraniana, mas não estou aqui para contar isso).
Lá estive com um argentino casado com colombiana, (Gustavo e Ana) conhecido fazia muito tempo; sim, ele é de esquerda, assim como Jaime, mas quanta diferença!
Até o Gustavo, anti-americano, apoiou Uribe (Uribe perdeu o pai às Farc quando ainda era moço) porque se convenceu de que as Farc (agora) é um bando de louco. Supostamente era um braço armado da reforma agrária, mas ficou mais lucrativo vender cocaína e praticar a guerrilha. Hoje defendem seu território, plantado pelos trabalhadores que são praticamente seus escravos.
Colombia teria que ter agido diferente, mas a reclamação é legítima, Equador e Venezuela fazem vista grossa porque politicamente apóiam as Farc, por achar que seriam seus aliados caso as Farc tomassem o poder. O que é absurdo, hoje as Farc querem é continuar lá, nos cafundó da selva, plantando o item #1 de vendas

Chávez entrou nessa porque 'está nessa' há anos, isto é, criticando Uribe e apoiando as Farc. Aliás, a historia de Colombia e Venezuela é de farpas a cada alguns anos, vivem se 'pegando', começaram a independência assim (tanto que Bolívar lutava pelo que era chamada 'Gran Colombia', que seria o que hoje é Colombia (incluindo o Panamá) e Venezuela).
Por outro lado, como todo ridículo tirano latrinoamericano, precisa de um problema exterior para 'unir seu povo'. Assim começou uma guerra que eu vivi, em 1982, mas não queria lembrar disso (daqui a pouco o Arcanjo Lúcifer, além de me convencer de que isso não era ditadura, isso não era a direita, era a esquerda!!!).