Autor Tópico: Goooool do olavo  (Lida 3140 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Goooool do olavo
« Resposta #25 Online: 07 de Março de 2008, 14:00:47 »
Sim, mas sabe por que esse tipo de coisa tende a não funcionar? Porque os participantes não conseguem concordar nem sobre como fritar uma omelete, quanto mais em definir políticas para a AL.

O que não significa que, dada a chance, homens como José Dirceu ou Hugo Chavez não tentariam transformar a AL numa nova União Soviética. O Dirceu é stalinistazinho o bastante para tentar um negócio desses. Só não acho que cole mais.

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re: Goooool do olavo
« Resposta #26 Online: 07 de Março de 2008, 14:32:40 »
Para quem nunca ouviu falar: muitos sites informam que o jornalista Boris Casoy perguntou ao Lula sobre o Foro de São Paulo e, logicamente, o Lula negou tudo.
Aqui esta o vídeo com a pergunta que o Boris fez.

<a href="http://www.youtube.com/v/69Lnfw7Vd9Y" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/69Lnfw7Vd9Y</a>

Só uma correção: Informei o link desse vídeo, porque sempre li elogios ao Boris Casoy como sendo o "único jornalista que pergunrtou sobre o Foro de São Paulo."
Bom, minha opinião é de que essa pergunta é muito vaga para ser considerada como um questionamento sobre o Foro de São Paulo. A aliança entre Fidel-Chavez-Lula podia ser deduzida através de outras evidências, que não a existencia do Foro de São Paulo.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re: Goooool do olavo
« Resposta #27 Online: 07 de Março de 2008, 15:19:14 »
Uma observação: o que escrevo abaixo não possui o intento de defender o Foro de São Paulo e nem afagar o ego dos que descobriram essa "conspiração" (Olavão). Acreditem mas, para nós que estavamos envolvidos no combate à "praga neoliberal" , poupar o Foro de um embate ideológico desgastante, parecia muito apropriado.

Eu sou funcionário público e estive atuante no movimento sindical muitos anos. Tudo se iniciou em 1995 quando fui eleito para representar o sindicato na minha cidade, era o início do governo FHC e começamos a sofrer os efeitos de sua política de controle de gastos públicos*. Claro que bastou um passo para se envolver emocional e ideologicamente na luta contra o seu governo. A partir daí, comecei a atuar no movimento como um dos que analisavam a conjuntura política e econômica mundial, inclusive a popularidade de medidas neoliberais, para prever o seu impacto nas relações trabalhistas*.
Após a queda do Muro de Berlim, o Comunismo ficou desacreditado; a grosso modo, estava "provado"*  que ele não era viável como regime de governo. Dentro do movimento sindical, isso ainda era considerado uma tragédia, afinal os ideais socialistas eram os mesmo ideais dos que tiveram a coragem de enfrentar a ditadura, e também serviram de matriz ideológica para a formação da a CUT e do PT.
Bom, onde entra o Foro nisso tudo?
Eram raros os questionamentos sobre o que acontecia em Cuba ou sobre as ações de grupos socialistas (MIR, FARC), porém quando surgiam essas indagações, era muito comum a guerra entre informações. De um lado, a explicação de tais atos como sendo efeito dos ataques das elites e do mercado mundial, de outro os sacrifícios que eram necessários para se implantar um regime perfeito.
Aqui uma pequena coisinha que o Olavo não contou para vocês: o Foro de São Paulo é uma mistura de Forum Economico Mundial com Internacional Socialista.
Continuando, o mundo ainda estava eufórico, o fim do Comunismo e da Guerra Fria era comemorado como o fim da história e tudo caminhava, ou parecia caminhar, para a consolidação de um mundo onde prevalecessem os ideais do Livre Mercado, que visavam apenas o "lucro".
Nesse ponto que surge (se bem que nunca usávamos esse nome) o Foro de São Paulo e seus compromissos com os trabalhadores e os ideais socialistas. Para nós, do movimento sindical, encampar os mesmo ideais era motivo de orgulho, e também serviam como demonstração de força, afinal estávamos unidos para um propósito maior.
Porém, não podíamos nos dar ao luxo de enfrentar um mundo enfeitiçado pelas belezas da globalização e da livre concorrência., sem que parecessemos viúvas chorosas de Lênin.
Os primeiros ataques sofridos pelo Foro de São Paulo não foram feitos por Olavo de Carvalho, agora me foge o nome do jornalista que fez essas denúnicas, mas foi o OC que assumiu para si o (sic)dever cívico e moral de denunciar o fórum.
Os ataques, a opinião pública desfavorável ao "comunismo" e a pouca importância dada pela imprensa a uma reunião de partidos e entidades de esquerda (uma reunião de carpideiras a chorarem o cadáver de Lênin), fizeram com que o Foro desaparecesse do noticiário, sendo considerado por alguns até como Lenda Urbana.

Observação: os diversos asteriscos e aspas que coloco no texto, bem como alguns destaques, são para demonstrar exatamente como pensava uma parte do movimento sindical.
Não quero com esse texto me colocar como especialista no assunto e nem fazer dele a minha opinião, evitando também justificar as açoes de membros do Foro de São Paulo.
Lembrando que, da queda do Muro de Berlim até eu entrar no sindicato, se passaram seis anos, minhas opiniões sobre fatos que antecederam a minha entrada no movimento sindical são devido a ter participado das discussões sobre formação sindical e a conjuntura político-econômica.
« Última modificação: 07 de Março de 2008, 15:24:50 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Tarcísio

  • Visitante
Re: Goooool do olavo
« Resposta #28 Online: 07 de Março de 2008, 16:37:50 »
Forum Economico Mundial com Internacional Socialista

Medo.

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Goooool do olavo
« Resposta #29 Online: 07 de Março de 2008, 17:17:07 »
Dodo, você conseguiu resumir muito bem o que eu pensava sobre o assunto. Obrigado :-)

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Goooool do olavo
« Resposta #30 Online: 07 de Março de 2008, 22:22:55 »
Mas realmente há quem defenda não existir, que seja tudo montagem de fotos, ou dizem que não existe no sentido de não ser algo como o "fórum para planejamento da dominação mundial comunista revolucionária secreta"?

Os petistas dizem que o Foro de São Paulo não existe e vc pode confirmar isso vendo a entrevista dada pelo Lullalá ao Bóris Casoy.

Ou isso foi em outra parte da entrevista, ou acho que você está lendo demais nas entrelinhas; Casoy não perguntou "o foro de são paulo existe? Você fez ou faz parte dele?"; ele perguntou sobre uma aliança com Chavez e o Castro.

Eu nem sou petista nem estou dizendo que o foro não existe/existiu.


Citar
Acontece que o Foro de São Paulo tinha até um site que foi retirado da net e  postei informações sobre isso aqui mesmo no CC em outro tópico.

O site ainda pode ser encontrado, ao menos parcialmente, aqui:

http://web.archive.org/web/20061130091620/http://200.155.6.3/site/temp_fsp/html/historia.asp

Perguntinha básica:

Se era uma organização para dominação comunista mundial que devia ser secreta, como eles poderiam ser tão idiotas a pontos de publicar um site com todos os seus planos? Ainda mais com "indique esse site aos amigos?"

O site não tinha nenhum acesso secreto e protegido por senha; era www.forodesaopaulo.org


Citar
Há uma denúncia de que o site do Foro pertence ao PT e postei isso no tópico "Chavez manda tropas para a fronteira" (Notícias e mídia), pedindo ao Alenônimo se ele pode confirmar  o que foi divulgado em uma comunidade do Orkut que participo.

Uma "denúncia"? Por que seria "denúncia", o que haveria de incriminador no site? E outra pergunta básica: se eles tivessem um site que justificasse uma "denúncia", por que seria desse jeito, escancarado, para todos verem, de acesso aberto e solicitando indicações para amigos? Outra: se houver mesmo algo digno de "denúncia", levando em conta o fato de ser aberto e escancarado para todos verem, não seria nem um pouco cogitável que fosse uma armação de opositores de qualquer tipo, meio a la camisas do PT nos seqüestradores do Abílio Diniz?

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: Goooool do olavo
« Resposta #31 Online: 07 de Março de 2008, 23:07:12 »
Sim, mas sabe por que esse tipo de coisa tende a não funcionar? Porque os participantes não conseguem concordar nem sobre como fritar uma omelete, quanto mais em definir políticas para a AL.

O que não significa que, dada a chance, homens como José Dirceu ou Hugo Chavez não tentariam transformar a AL numa nova União Soviética. O Dirceu é stalinistazinho o bastante para tentar um negócio desses. Só não acho que cole mais.
Correto!

Transcrevendo o que postei em outro tópico sobre o Foro de São Paulo ../forum/topic=12270.0.html#lastPost:

Mantenho o restante de meu argumento: a esquerda têm uma dificuldade "congênita" de superar suas divergências internas seja a nível nacional , que dirá a nível internacional. Mesmo grupos com uma base programática similar não conseguem manter uma unidade organizacional a nível internacional , basta ver a história da IV Internacional fundada por Trotsky em 1938 , dividida hoje em pelo menos quatro organizações internacionais que não conseguem se aliar nem conjunturalmente.

O que temos hoje na América Latina é um populismo de esquerda ,cujo representante mais característico é Hugo Chavez , que atende algumas reivindicações históricas das classes populares em seus países dentro de uma política paternalista ( e portanto autoritária) , mas sem realizar um processo real de transformação das estruturas econômicas e sociais. O grau de concessões às demandas populares e o grau de autoritarismo varia na dependência das relações internas de força entre os grupos sociais em cada país , mas as características são comuns aos governos de Lula,Chavez e Morales.

Para estes governos a bandeira do "Panamericanismo" não é uma proposta ideológica da formação de um bloco continental ( como o era para Che Guevara) , mas uma forma de disputar seu espaço geopolítico no continente, com uma clara disputa entre Brasil e Venezuela pela liderança continental, embora edulcorada com juras de serem aliados.

O PT não é mais um partido comprometido com a transformação social ou com o socialismo há muito tempo , se o fosse não teria apoio de figuras notórias como José Sarney , Renan Calheiros , Roberto Jefferson ( até o escândalo) nem entregaria o Banco Central ao Meirelles , alianças estas fundamentais para chegar e manter-se no poder com o apoio das oligarquias tradicionais , do grande capital e do mercado financero. A diferença entre o governo Lula e o de Fernando Henrique se dá na habilidade daquele de articular as medidas populistas para manter o apoio nas camadas populares, no restante não há diferença essencial.

Quanto a FARC e o ELN , estes grupos há muito abandonaram a perspectiva de uma transformação social através da guerrilha , eles se mantem porque para eles a guerrilha se transformou em negócio , havendo uma clara ligação com o narcotráfico ; a guerrilha rural está ultrapassada como forma revolucionária na América Latina desde o início da década de 80 ( a guerrilha urbana nunca foi mais que desvario e burrice) , sendo que a vitória sandinista na Nicarágua se deveu muito mais ao caráter democrático que ao socialista da revolução.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re: Goooool do olavo
« Resposta #32 Online: 08 de Março de 2008, 08:33:50 »
Citar
Ou isso foi em outra parte da entrevista, ou acho que você está lendo demais nas entrelinhas; Casoy não perguntou "o foro de são paulo existe? Você fez ou faz parte dele?"; ele perguntou sobre uma aliança com Chavez e o Castro.

Eu nem sou petista nem estou dizendo que o foro não existe/existiu.

"Uma aliança Chavez/Fidel..."   

Quem aparece na foto com uma legenda escrito : Foro de São Paulo não é o Chavez, Fidel, Lullalá , Evo...?

Citar
Perguntinha básica:

Se era uma organização para dominação comunista mundial que devia ser secreta, como eles poderiam ser tão idiotas a pontos de publicar um site com todos os seus planos? Ainda mais com "indique esse site aos amigos?"

O site não tinha nenhum acesso secreto e protegido por senha; era www.forodesaopaulo.org

Não era secreta e não faziam a menor questão de esconder isso. Vi na Globo, no ano de 1990 uma reunião em que o Lullalá  recebeu em São Paulo pessoalmente dois representantes das FARCS e isso foi dito assim, abertamente mesmo.

"Lula recebeu hoje dois representantes das Farcs..."

Agora uma perguntinha básica:

Por que o PT agora faz tanta questão de negar a existencia desse Foro de São Paulo e o relacionamento que o partido tem ou já teve com as Farcs?

Citar
Uma "denúncia"? Por que seria "denúncia", o que haveria de incriminador no site? E outra pergunta básica: se eles tivessem um site que justificasse uma "denúncia", por que seria desse jeito, escancarado, para todos verem, de acesso aberto e solicitando indicações para amigos? Outra: se houver mesmo algo digno de "denúncia", levando em conta o fato de ser aberto e escancarado para todos verem, não seria nem um pouco cogitável que fosse uma armação de opositores de qualquer tipo, meio a la camisas do PT nos seqüestradores do Abílio Diniz?

Uma "denúncia" porque ao que parece fazem questão de negar  que o PT tenha qualquer ligação com os movimentos que participaram do Foro, vc viu a lista?

Parece ser coisa boa que o partido do governo se relacione com  traficantes das Farcs e grupos de luta armada?

Não acha nada  estranho nisso?

""não seria nem um pouco cogitável que fosse uma armação de opositores de qualquer tipo, meio a la camisas do PT nos seqüestradores do Abílio "


Lembra de quem lutou para relaxarem a prisão dos sequestradores do Abílio Diniz?

Isso responde?



 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!