Autor Tópico: Seres de dimensões superiores  (Lida 7020 vezes)

Offline Ironman

• Nível 01
  • *
Seres de dimensões superiores
« Online: 03 de Março de 2008, 13:48:12 »
Bem... sou leigo :vergonha: no assunto que trato aqui, sou também ateu e bem cético, mas estou com uma dúvida e gostaria de saber o que vocês pensam sobre... Seria bom mesmo que alguém realmente entendido me esclarecesse (no caso, um físico).

Ainda está sendo estudada a existência de dimensões extras às três espaciais que conhecemos, creio que ainda não há comprovação definitiva. E apesar da confusão que há sobre o assunto, sei que dimensão é uma coisa e universo é outra, ou seja, um universo constitui de dimensões. É fácil imaginar que em outros universos haja a possibilidade de outros seres, inclusive como nós, o problema é quando se trata de seres do mesmo universo mas de dimensões superiores às três que conhecemos.

Procurei na internet sobre o assunto e é muito difícil encontrar algo sério relacionado, já que este é um terreno fértil para supertições e charlatões de nenhum valor racional. :? O máximo que consegui encontrar foi o seguinte de um professor de física chamado “Newton Milhomens”:

[...]
Cientificamente falando, nada impede que nessas outras dimensões do Universo existam seres tão reais e atuantes como os existentes nesta região tridimensional do Universo (orgânicos e inorgânicos), que nós atualmente conhecemos (ou pensamos conhecer) em relativa profundidade.

Digo isso, em virtude de ter a mais cristalina das certezas de que, como espécie, ainda não atingimos o Conhecimento Total do Universo e, portanto, todos nós somos ainda relativamente ignorantes, de uma ignorância tão grande em relação a tudo o que existe, que até podemos afirmar sermos quase tão (ou até mais) ignorantes quanto os selvagens acima mencionados que desconhecem totalmente a existência das ondas hertzianas. No nosso caso, a medida de nossa ignorância é diretamente proporcional ao que ainda desconhecemos do Universo, em todos os seus aspectos e em todas as suas manifestações, nesta ou noutras dimensões.

Para abreviar, prefiro chamar qualquer ser de outra dimensão de SERODIM, ou seja, tomando as letras grifadas de SER de Outra DIMensão, formei a palavra SERODIM. Estamos entendidos? Daqui para a frente toda vez que aparecer a palavra SERODIM, você já saberá perfeitamente bem do que se trata - um ser de outra dimensão.

Cientificamente falando, nada impede que esses Serodims existam e que interajam com o nosso Universo Tridimensional e, por conseguinte, até mesmo conosco, das mais diversas maneiras, a maioria delas, não tenha dúvidas, de maneira totalmente inusitada e cheia de estranheza, até beirando aquilo que popularmente é conhecido como Milagroso, Sobrenatural, Mágico, do Além, etc, etc.

- Mas, pelo menos, haveria qualquer indício, qualquer evidência de que tais seres sequer tenham a possibilidade de existir? - poderá perguntar você, com muita razão.

Veja bem, o já falecido Físico americano, Dr. Carl Sagan, publicou diversos livros a nível de divulgação científica, inclusive foi o autor da célebre série de televisão transmitida para todo o Planeta Terra, intitulada "Cosmos", que nada mais é do que a narração de tudo aquilo que está escrito em seu livro de mesmo nome, publicado, no Brasil, pela Editora Francisco Alves.

No Capítulo X, que se estende da página 245 até a página 267, deste livro do Dr. Sagan, o tema Dimensões do Universo é dissecado em seus mínimos detalhes e, na página 263, explica que:

- Uma criatura de quatro dimensões poderia, em nosso Universo Tridimensional, aparecer e se desmaterializar à vontade, mudar acentuadamente sua forma, arrancar-nos de quartos hermeticamente trancados e fazer-nos surgir em qualquer outro lugar.

E continua a discorrer sobre as façanhas da criatura tetradimensional. E tudo dentro daquilo que era conhecido pela Física de 1980, quando o seu livro foi escrito. De lá para cá, os físicos não falam mais em apenas quatro dimensões, mas a escala começou a aumentar para 8, 16, 32 e, atualmente, o também já falecido Físico inglês, Dr. David Bohm, chegou mesmo a propor 3 x 1089 dimensões para o Universo. Sabe o que significa esse número? Nada mais do que o número 3 seguido de oitenta e nove zeros! Segundo Bohm, esse seria o número de dimensões do Universo e isso não é uma afirmação gratuita, mas sim o resultado de muita pesquisa e muita elaboração Matemática e Física, a partir de muitas e muitas evidências, cientificamente comprovadas, até mesmo em Laboratório, como existentes neste Universo onde vivemos e atuamos.

Se ainda duvida da existência de outras dimensões físicas, além de nossas conhecidíssimas 3 dimensões, leia o livro do Físico Inglês, Stephen Hawkings, intitulado "O Universo Numa Casca de Noz", onde você verá, praticamente desde a primeira até a última página todo o progresso da Física, de 1980 até os dias atuais, com relação ao assunto Dimensões.
[...]

FONTE: http://www.dominiofeminino.com.br/artigos_tematicos/hps/prof_newton_seres.htm

Veja que ele inclusive cita Carl Sagan para corroborar a possibilidade da existência de tais seres.

Afinal de contas, caso seja comprovadas estas dimensões extras há como cogitar seres de dimensões superiores? :o
« Última modificação: 03 de Março de 2008, 14:06:05 por Ironman »

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
Re: Seres de dimensões superiores
« Resposta #1 Online: 03 de Março de 2008, 14:19:20 »
Claro que podemos cogitar, inclusive podemos investigar, mas como investigar as dimensões superiores se os nossos sentidos nos prendem ao mundo fisico de 3 dimensões? Precisariamos de uma consciência em nivel mais elevado correto?

Existem maneiras de alcançar tal conhecimento, por exemplo, de uma olhada nesse texto.
http://www.acessoaoinsight.net/caminho_liberdade/mundos.php

O problema é que ler ou pensar intelectualmente não dá ideia nenhuma do que sejam esses planos de existencia superiores, aquilo tem que ser experimentado por si mesmo para que o individuo possa compreender. E com certeza como o autor do texto ressalta, nós estamos atados pelas amarras da ignorância, e só quem pode desatalas somos nós mesmos.

Ps: Achei um texto mais detalhado, porém em ingles.
http://www.accesstoinsight.org/ptf/dhamma/sagga/loka.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deva_(Budismo)
« Última modificação: 03 de Março de 2008, 15:25:15 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 03 de Março de 2008, 14:37:50 »
Ahn... não :-)

Matematicamente, eu posso definir quantas dimensões eu quiser - basta que se obeceçam certos critérios da Álgebra Linear. A Relatividade, por exemplo, trata o tempo como se fosse apenas mais uma coordenada.

O que atualmente se tenta descobrir é se o Universo possui dimensões espaciais extras ou não - só que para isso precisamos de aceleradores de partículas cada vez mais potentes.

Resumo da ópera: dimensão é a mesma coisa que comprimento, largura, altura; só que para direções esquisitas. Não tem nada de místico nisso :-)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 03 de Março de 2008, 14:54:18 »
Completando o que disse o Dbohr: além disso, não temos evidência ainda de que existam dimensões espaciais além das três conhecidas. Sua existência traria consequências muito importantes para as interações entre os corpos. Por isso, mesmo nas teorias que demandam
dimensões extras, estas são, como se diz, compactificadas.

Para entender o que isso significa, pense numa linha. Em princípio a linha tem uma dimensão apenas (comprimento). Ao acrescentarmos uma dimensão a mais compactificada, seria como dizer que essa linha na verdade é um tubo, com um certo diâmetro. Nas teorias que exigem mais dimensões, o "diâmetro" desse tubo seria (se lembro bem) da ordem do comprimento de Planck, ou seja:
 1+%5Ctimes+10%5E%7B-35%7D m. 

Para você ter uma idéia, um átomo tem um diâmetro da ordem de 1%5Ctimes+10%5E%7B-10%7D m.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Ironman

• Nível 01
  • *
« Resposta #4 Online: 03 de Março de 2008, 17:23:35 »
Certo Dbohr e Dr. Manhattan... Eu conferi no ebook “Cosmos” de Carl Sagan e realmente consta o seguinte trecho:
Uma criatura de quatro dimensões poderia, em nosso Universo Tridimensional, aparecer e se desmaterializar à vontade, mudar acentuadamente sua forma, arrancar-nos de quartos hermeticamente trancados e fazer-nos surgir em qualquer outro lugar.
Por que será então que ele leva esse hipótese em cosideração? :stunned:

Acho que é daí que surgem a maioria das supertições e misticismos.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Março de 2008, 17:27:46 »
Certo Dbohr e Dr. Manhattan... Eu conferi no ebook “Cosmos” de Carl Sagan e realmente consta o seguinte trecho:
Uma criatura de quatro dimensões poderia, em nosso Universo Tridimensional, aparecer e se desmaterializar à vontade, mudar acentuadamente sua forma, arrancar-nos de quartos hermeticamente trancados e fazer-nos surgir em qualquer outro lugar.
Por que será então que ele leva esse hipótese em cosideração? :stunned:

Porque é muito legal? :)

Olha só essa historinha do Alan Moore (a do Hypernaut):

http://againwiththecomics.blogspot.com/2007/10/beyond-humanity-liesthe-hypernaut.html

:)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Ironman

• Nível 01
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Março de 2008, 17:33:56 »
Muito interessante Mauricio Rubio o que você postou. Eu já tinha ouvido falar na tradição Theravada, o pouco que me informei simpatizei um pouco, vou procurar me informar mais. Obrigado.

[...]
"Não deveis aceitar nada por ouvir falar, tampouco porque está nas escrituras", disse Buda em um discurso.[...]

[...]Para o praticante Theravada, Buda não era um deus, mas sim um grande sábio. O objetivo do caminho Theravada é iluminação individual.
[...]
Matéria: O Iluminado
Revista: Superinteressante
Edição: 174
Ano: Mar/2002
« Última modificação: 03 de Março de 2008, 17:47:16 por Ironman »

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #7 Online: 03 de Março de 2008, 17:37:52 »
Você só tem a ganhar com isso, pode ter certeza. Esse site que eu passei www.acessoaoinsight.net tem muita informação mesmo.
Nós temos que perceber que acreditar não é o mesmo que conhecer. E também que só porque nós não conhecemos não quer dizer que o conhecimento não seja possivel.

Abraços.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 03 de Março de 2008, 19:17:40 »
E há outros também. Procure o "Flatland", de Edwin Abbot :-)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #9 Online: 04 de Março de 2008, 10:36:03 »
Tá, mas os caras usam o termo "dimensao" como um outro mundo, um universo paralelo ou nao ao nosso

Outworld , Terra Media, essas coisas

Qual é a chance disto existir ou fazer algum sentido?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 04 de Março de 2008, 10:39:34 »
Até onde se sabe? Nenhuma. Especulação pura.

E só um nitpick menor: a Terra-média de Tolkien era o nosso mundo num passado distante, não um mundo paralelo :-)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #11 Online: 04 de Março de 2008, 10:41:20 »

Até onde NÓS sabemos né?
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Março de 2008, 10:44:04 »
Como o Dbohr deixou claro, dimensão é algo distinto de universo paralelo. Existem teorias que envolvem a existência de
um Multiverso. Você também pode pensar que, se o nosso Universo for inifinito, então existirão necessariamente regiões que
são muito parecidas com a nossa, exceto por pequenas diferenças. Algo como a Bilbioteca de Babel, do Borges, onde os livros
somos nozes nós. Só que esses universos paralelos seriam inalcançáveis para nós. Daí que tudo acaba se reduzindo a
especulações.

Até onde NÓS sabemos né?

Até onde NÓS sabemos, não existe um bule de chá orbitando Marte.

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 04 de Março de 2008, 10:44:31 »
Você só tem a ganhar com isso, pode ter certeza. Esse site que eu passei www.acessoaoinsight.net tem muita informação mesmo.
Nós temos que perceber que acreditar não é o mesmo que conhecer. E também que só porque nós não conhecemos não quer dizer que o conhecimento não seja possivel.

Abraços.

Uma curiosidade, Mauricio: agora que está postando textos theravadins, eu queria saber o que você pensa da base filosófica do Budismo, especificamente a Originação Interdependente, a doutrina de Anatta (ou Anatman) e a vacuidade dos fenômenos.

Pergunto porque você insistiu em afirmar a existência de uma alma em outro tópico recentemente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 04 de Março de 2008, 10:45:37 »

Até onde NÓS sabemos né?

Isso nem precisa ser dito, já que a única alternativa é especular que existem outros que sabem mais... o que cai na especulação pura de qualquer forma. :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #15 Online: 04 de Março de 2008, 10:49:21 »

Até onde NÓS sabemos né?

Ué, sim. É aquela velha história do ônus da prova estar com quem afirma que existem, sabe como é :-)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #16 Online: 04 de Março de 2008, 10:56:18 »

Abraços.

Uma curiosidade, Mauricio: agora que está postando textos theravadins, eu queria saber o que você pensa da base filosófica do Budismo, especificamente a Originação Interdependente, a doutrina de Anatta (ou Anatman) e a vacuidade dos fenômenos.

Pergunto porque você insistiu em afirmar a existência de uma alma em outro tópico recentemente.

Bom, quero primeiro deixar claro que tudo o que eu digo aqui é uma opnião minha e está LONGE de ser a verdade absoluta, mas como o propósito do forum é o de expressar idéias, trocar conhecimento e refletir a respeito dele, gosto de colocar os pontos de vista que estão na minha cabeça atualmente para chegar a um entendimento maior, eu não quero que ninguem pense que eu estou afirmando nada, só estou falando o que eu acho.

Sobre a sua pergunta, eu acho que todas essas correntes de filosofias orientais, tanto yoga, como budismo, taoismo expressam uma realidade que é superior ao mundo dos fenomemos, e se nós continuarmos na ignorancia, nós não vamos poder conhecer o que é real nunca. Portanto temos que buscar tanto o conhecimento cientifico do mundo exterior, mas nunca se esquecendo de buscar o conhecimento interior, que é o que falta na ciencia ocidental.

Sobre a originação independente eu li a um tempinho aquele texto que vc colocou o link no forum e achei que faz bastante sentido, visto nós podemos observar no nosso próprio dia a dia como todos os fenomemos tem dependencia de outros, tanto no mundo da nossa consciência como na natureza material do universo.

Sobre o atman, eu acho que é um conceito que expressa algo que também pode ser observado por nós mesmos, mas pelo pouco que entendo, os budistas não acreditam em um Eu individual eterno na Realidade ultima, mas como eu falei, eu não vejo a alma como algo individual e sim como a consciência que está em todos os seres, mas dependendo de cada ser ela se manifesta de forma diferente. Mas eu só posso ver o mundo dos fenomenos né, e quanto a vacuidade dos mesmos, eu também vejo que nós os percebemos porque estamos envolvidos na natureza material, e se a Realidade última fosse alcançada não existiria fenomemo nenhum porque estariamos além deles e tudo seria o mesmo.

É +ou- isso que eu penso.

Falow.
« Última modificação: 04 de Março de 2008, 11:05:59 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #17 Online: 04 de Março de 2008, 11:02:13 »
Bom, quero primeiro deixar claro que tudo o que eu digo aqui é uma opnião minha e está LONGE de ser a verdade absoluta, mas como o propósito do forum é o de expressar idéias, trocar conhecimento e refletir a respeito dele, gosto de colocar os pontos de vista que estão na minha cabeça atualmente para chegar a um entendimento maior, eu não quero que ninguem pense que eu estou afirmando nada, só estou falando o que eu acho.

Absolutamente! É por isso que eu tive o cuidado de dizer "Até onde se sabe..." :ok:

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #18 Online: 04 de Março de 2008, 11:02:51 »

Até onde NÓS sabemos né?

Ué, sim. É aquela velha história do ônus da prova estar com quem afirma que existem, sabe como é :-)

Mas é o seguinte, eu acho que existe ai um problema, no nosso método cientifico é muito fácil demonstrar os experimentos porque estamos lidando com o mundo exterior. Mas esses estados de consciência superiores não podem ser vistos externamente, então como alguem vai provar pra vc? A unica maneira seria dando o conhecimento e intrução para que vc alcançasse por si mesmo certo? E não é isso que acontece? Então cabe a você buscar e provar pra si mesmo.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #19 Online: 04 de Março de 2008, 11:08:29 »
Mas é o seguinte, eu acho que existe ai um problema, no nosso método cientifico é muito fácil demonstrar os experimentos porque estamos lidando com o mundo exterior. Porque esses estados de consciência superiores não podem ser vistos externamente, então como alguem vai provar pra vc? A unica maneira seria dando o conhecimento e intrução para que vc alcançasse por si mesmo certo? E não é isso que acontece? Então cabe a você buscar e provar pra si mesmo.

Só um minuto... estados de consciência superiores não têm nada a ver com o que se entende formalmente por dimensão, por mais que os termos sejam intercambiados :ok:

Segundo, estados alterados de consciência (um termo que eu prefiro usar) não são demonstração alguma da existência de outros Universos. Apenas de estados alterados de consciência :-)

Terceiro, se outros Universos existirem, então deve haver alguma maneira empírica de demonstrar tal coisa. Podemos até não saber que maneira é essa, mas se ela não existir; se tal hipótese não tiver como ser demonstrada ou desprovada empiricamente... então é metafísica1, não ciência.

1 - o que não é necessariamente uma coisa ruim, veja bem.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #20 Online: 04 de Março de 2008, 11:15:15 »
Bom, eu acho que é importante colocar em primeiro lugar que isso é uma busca pessoal, e não uma busca cientifica, e são duas coisas bem diferentes no meu ponto de vista.

Segundo, nós estamos numa era muito materialista, eu e você e a grande maioria aqui no forum, nós pensamentos que a realidade seja desse jeito que nós a descrevemos. Porém nós temos um conhecimento limitado, principalmente sobre o mundo interior, porque como já falou falado, ninguem tem como ver a consciência de um individuo de fora, mas inclusive existem estudos que mostram que os cerebros dos monges budistas são estruturados de forma diferente.

E terceiro, eu mesmo gosto de partir do presuposto de que a consciência seja simplesmente gerada a partir de reações cerebrais e que ela não existe separada dele, mas e se não for bem assim?  Acho que quando nós nos prendemos a uma determinada visão de mundo, nós deixamos de perceber que tudo o que a gente acha pode estar errado e com isso estamos perdendo uma grande oportunidade de atingir algo que nós desconhecemos, mas que nem por isso não existe.
« Última modificação: 04 de Março de 2008, 11:17:17 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 04 de Março de 2008, 11:18:37 »
É exagero dizer que os cérebros de monges budistas são estruturados de forma diferente; há um efeito neurológico detectável da prática da meditação, o que é bem diferente.

O problema de buscas pessoais é que elas raramente significam alguma coisa fora da própria pessoa... e não porque "vivemos em uma era materialista", mas porque troca de significados sempre foi um desafio que tem de ser enfrentado com cuidado e dedicação.  Estar aberto a novas idéias é certamente bom, mas especulação não deixa de ser especulação por isso.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #22 Online: 04 de Março de 2008, 11:29:20 »
Bom, eu acho que é importante colocar em primeiro lugar que isso é uma busca pessoal, e não uma busca cientifica, e são duas coisas bem diferentes no meu ponto de vista.

Você é bem-vindo à sua impressão sobre o assunto, claro. Principalmente se bem claro e marcado em sua cabeça que resultados empíricos talvez possam ir na direção contrária de sua impressão pessoal :-)

Segundo, nós estamos numa era muito materialista, eu e você e a grande maioria aqui no forum, nós pensamentos que a realidade seja desse jeito que nós a descrevemos.

Hmmm... não, definitivamente não penso assim. Um professor que eu respeito muito certa vez me disse que o mapa não é o território, e isso é algo que todo cientista deveria ter em mente.

E terceiro, eu mesmo gosto de partir do presuposto de que a consciência seja simplesmente gerada a partir de reações cerebrais e que ela não existe separada dele, mas e se não for bem assim? 

Como hipótese, eu acho válida. Aliás, eu até preferiria que fosse isso mesmo. Mas todos os sinais apontam em outra direção, por enquanto.

Acho que quando nós nos prendemos a uma determinada visão de mundo, nós deixamos de perceber que tudo o que a gente acha pode estar errado e com isso estamos perdendo uma grande oportunidade de atingir algo que nós desconhecemos, mas que nem por isso não existe.

Concordo, e por isso mesmo gosto de ser um cientista. Nós não nos prendemos a definições estáticas da realidade :-)
« Última modificação: 04 de Março de 2008, 11:31:23 por Dbohr »

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #23 Online: 04 de Março de 2008, 11:38:04 »
Certo Dbohr, só gostaria de deixar bem claro que até hoje, tudo o que li a respeito da yoga, do budismo e etc não entra em conflito com absolutamente NADA do que a ciencia mostra, e muitas vezes inclusive complementam o conhecimento cientifico.

A yoga por exemplo é declarada também como uma ciência, só que a nossa estuda o mundo exterior, e a deles estuda o mundo interior. Eu acho interessantissimo unir as duas, porque não? Também sou cético, também adoro ciência, adoro teorias, porém não me prendo só a elas, se existem outras formas de conhecimento e elas me interessam, porque não tentar? Porque não praticar e ver o que acontece?

Os cientistas não se prendem à definições estáticas da realidade, porém se prendem a determinados objetos de estudos e tem que ir se aprofundando cada vez mais não é isso? Pelo que vejo a ciência do mundo interno é a mesma coisa, temos um objeto de estudo e temos que nos aprofundar para realmente conhecer alguma coisa a seu respeito.

Mas se tivermos a atitude de colocar isso de lado, dizendo por exemplo que não serve para nós, "só porque sou um cientista não posso praticar yoga", ou simplesmente negando tudo e dizendo que é tudo besteira, nós mesmos é que estaremos perdendo com isso.

Como eu disse anteriormente ACREDITAR é MUITO diferente de CONHECER. Então busquemos o conhecimento, seja do mundo externo como do mundo interno.

Abraços.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Março de 2008, 11:39:13 »
Como no caso da especulação de Carl Sagan. Sua idéia é baseada na comparação entre um mundo bidimensional e um mundo tridimensional, extrapolado para um possível mundo de 4 dimensões espaciais.

Mas como foi dito, isso é uma especulação. Não serve de base para comprovação de nada. Sem contar que a idéia de Sagan é bem distante das divisões metafisicas hindus.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!