Certo Dbohr, só gostaria de deixar bem claro que até hoje, tudo o que li a respeito da yoga, do budismo e etc não entra em conflito com absolutamente NADA do que a ciencia mostra, e muitas vezes inclusive complementam o conhecimento cientifico.
Onde exatamente chakras, nadis, koshas e muitas das crenças tântricas não entram em conflito com a ciência?
A yoga por exemplo é declarada também como uma ciência, só que a nossa estuda o mundo exterior, e a deles estuda o mundo interior.
Não, não é declarada como ciência. Alguns praticantes de yoga é que insistem em declará-la como ciência (assim como muitos criacionistas insistem em declarar o criacionismo como ciência), mas daí a ser ciência é outra história.
Basta ler um bom livro sobre a história do yoga, como o "Yoga, Imortalidade e Liberdade, do Mircea Eliade", para ver como o yoga se originou das antigas crenças primitivas dos indús, e como ele ainda tem muito de superstição, práticas mágicas, crenças infundadas e folclore.
Não que não tenha nenhum valor, certas técnicas meditacionais, exercícios físicos e respiratórios e de controle da mente e do corpo, assim como a parte de discussão metafísica e filosófica são bem desenvolvidos, em alguns casos muito mais do que se obteve no ocidente, mas o fato é que o yoga ainda tem muito de superstição, crenças infundadas e folclore entremeado e portanto, está longe de ser uma ciência.
É uma manifestação cultural, religiosa e filosófica indu, mas não uma ciência.
Eu acho interessantissimo unir as duas, porque não?
Porque esse é o mesmo papo dos que querem unir religião e ciência sob a desculpa de que se complementam. São áreas
completamente diferentes. Você pode ser cientista e praticar yoga, mas não venha dizer que esta última complementa a ciência.