EU preferiria que o Estado não reconhecesse o "erro". O golpe foi dado por militares que nem sequer foram eleitos pelo voto democrático e nós, contribuintes, e eu, pessoa que tinha acabado de nascer, pago impostos diversos para o atual governo, eleito por voto direto e democrático, pagar pelo erro de governos anteriores cuja não teve sequer participação da população para entrar no poder.
Essa que é a sacanagem entende? EU não considero nem um pouco justo.
A entidade jurídica do Estado transcende os indivíduos que formam ele. A meu ver, pode-se comparar a população de um estado às células de um organismo, e a organização jurídica do estado à consciência dele. Sob esse ponto de vista o Estado atual não é outro, ele apenas mudou de opinião. Quando uma pessoa comete um crime, na maioria dos casos reconhecer que errou não basta para reparar o prejuízo que causou à vítima. A pessoa precisa reparar o que puder do prejuízo mesmo que esteja arrependida do crime que fez e que não vá cometê-lo de novo.
o que pega pra mim, é que EU sei do que EU vi. E eu não vi nada, então eu não sei de nada
Pegue leve nas falácias, mocinha

. Pode-se inferir a verdade dos fatos a partir dos registros históricos.
o Brasil é um país corrupto, e o dinheiro de gente como eu, que simplesmente nem tinha nascido pra ver a situação, paga pelo erro de antepassados que nem escolhidos pelo povo foram. Entende? Não é que eu ache desonesto elas receberem pensões em si, desonesto é agora um governo democrático se responsabilizar pelos erros cometidos pelos militares.
De certa forma o governo muda o tempo todo, pois a lei sofre alterações o tempo todo e a constituição volta e meia passa por alguma emenda. A passagem da ditadura pra democracia pode ser vista como um acontecimento mais drástico nesse sentido.
Falando nisso, ainda existem muitos instrumentos jurídicos que datam da época dos militares ou até de antes. Sem contar as pessoas envolvidas na ditadura que ainda estão engalfinhadas nas forças armadas e na política nacional.
Esses sim deveriam prestar contas das coisas erradas que fizeram. Por isso sou a favor completamente, depois que eu li a respeito, da Comissão da Verdade e Reconciliação.
Quem paga as pensões somos nós, isso é errado, não vai sair a verba dos bolsos dos bandidos militares que fizeram a cafajestagem toda.
Infelizmente duvido que qualquer pessoa envolvida na ditadura vá ser responsabilizada por seus atos antes de todas elas terem morrido. Muitas delas ainda detém muita influência no país e se o governo tentar puni-las devidamente a coisa vai ficar feia pro próprio governo.
A impressão que eu tenho é que o Estado no desejo de apagar as ruínas do passado, enfia dinheiro (como se sobrasse) onde pode e vai levando até todas as marcas parecerem cicatrizadas e não houver nenhum arranhão, o que é errado, e aí mora a arbitrariedade de não conversar de frente e encarar a questão como um fato histórico.
É, dependendo das circunstâncias pode-se dizer que seria uma forma de subornar as vítimas para que ignorem o passado, invés de consertar os erros. Mas não sei bem como traçar uma linha entre um suborno e uma indenização legítima nesse caso.
Você está certa em muito do que disse, mas as atitudes do governo atual também estão parcialmente corretas. O problema é que no Brasil tudo é feito pela metade, mesmo que em alguns casos seja preferível não fazer nada a fazer pela metade.