Autor Tópico: Brasileiros sofrem para entrar na Espanha há anos, diz pesquisadora  (Lida 8402 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Brasileiros sofrem para entrar na Espanha há anos, diz pesquisadora
« Online: 11 de Março de 2008, 13:36:45 »
Faz tempo que os brasileiros sofrem para entrar na Espanha, de acordo com a jornalista Dalva Aleixo Dias, que conclui uma tese de doutorado pela Universidade de La Laguna, na Espanha, sobre a imagem dos brasileiros na imprensa espanhola. "Quantas pessoas foram maltratadas antes que essas histórias mais recentes fossem publicadas? Isso só veio à tona porque, agora, há universidades por trás."

Na semana passada, dois mestrandos foram barrados ao passar por Madri (Espanha) com destino a Lisboa (Portugal). O caso detonou um mal-estar entre Brasil e Espanha no que diz respeito à imigração.

Segundo Dias, no período em que ela morou na Espanha, entre 1996 e 1999, a imprensa espanhola publicou casos de uma brasileira estuprada pelos policiais da imigração e de um brasileiro que não agüentou a pressão da investigação para entrar no país --que já durava dois ou três dias-- e se enforcou, no aeroporto.

No mesmo período, Dias afirma que teve a sua permanência no país ameaçada após um bate-boca com um funcionário do setor de imigração --ele mandou que ela voltasse "de vez" para o Brasil-- e teve a filha de 5 anos empurrada escada abaixo por um grupo de colegas de escola que, havia alguns dias, a chamavam de "porca americana".

Ela conta que os espanhóis mantêm um estereótipo de que os brasileiros ou são do mundo do espetáculo (profissionais de capoeira ou samba) ou da prostituição. "Depois de um tempo, convencidos de que eu era diferente, arrumaram uma maneira de me 'espanholar'. Eu passei a ser 'Dalba' e não 'Dalva'; 'Alexio' e não 'Aleixo'; 'Diaz' e não 'Dias'. E se você é branco e tem ascendência européia, não é considerado brasileiro. É um europeu que, por acaso, nasceu no Brasil. Daí, vale a lei do sangue."

Para Dias, o preconceito contra os brasileiros é conseqüência da péssima imagem do país no exterior. "Para eles, nós sempre fomos um destino exótico no qual nós éramos os selvagens e eles, os evoluídos. De repente, na década de 80, eles se tornaram o destino, entraram numa crise financeira e se sentiram invadidos. O imigrante, fragilizado, virou bode expiatório para justificar o que eles não conseguem resolver."

De acordo com a pesquisadora, na análise da imprensa espanhola, ela concluiu que, lá, a vida dos brasileiros "não vale nada". "Se uma brasileira é morta, ela seduziu alguém e foi um crime passional. Se um brasileiro é morto, ou ele era homossexual e seduziu alguém --e foi crime passional-- ou ele era traficante --e foi queima de arquivo."

Dias afirma que a má imagem é fruto, principalmente, de uma propaganda institucional ruim; das histórias de violência que a imprensa brasileira passa à européia; e da vantagem que os espanhóis levam no mercado turístico, quando depreciam o Brasil. "Nas ilhas Canárias, eles patentearam a marca Carnaval e contrataram brasileiros para ensinar a sambar, costurar fantasias e compor sambas-enredo. Eles, agora, dizem que têm o segundo maior Carnaval do mundo, com a vantagem da segurança."

Tratado

Nos últimos dez anos, a situação melhorou, na opinião da pesquisadora. Ela afirma que, cada vez mais, os imigrantes deixam de ser vistos como "ladrões de empregos" para serem vistos como fator de impulso para a economia. "Com a entrada do capital espanhol no Brasil, nós viramos parceiros. E o Brasil tem crescido em questões políticas, diplomáticas."

O primeiro passo para a solução do problema, para a pesquisadora, seria a criação de um tratado de tratamento de imigrantes. "No Brasil, nós fazemos um esforço absurdo para falar no idioma deles, para que eles nos entendam, para que se sintam em casa. Não somos cordiais, somos quase servis. Quando chegamos lá, se você não conhece bem o idioma ou os costumes do país, eles simplesmente nos viram as costas."

Para Dias, os brasileiros não podem continuar sem proteção. "O governo precisa estar mais atento para defender os cidadãos, onde quer que eles estejam."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u380022.shtml
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Brasileiros sofrem para entrar na Espanha há anos, diz pesquisadora
« Resposta #1 Online: 11 de Março de 2008, 14:50:39 »
Todos sabem que no exterior somos cachorros, não venham dar de João-sem-braço!

É um jogo de sorte.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #2 Online: 11 de Março de 2008, 14:55:57 »

É um jogo de sorte.

Tudo depen de qanto os brasileiros aprontaram nese lugar.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 11 de Março de 2008, 15:00:28 »

É um jogo de sorte.

Cuidado com essas afirmações que começam com "todos sabem". Eu, pelo menos, já morei na Europa e na América do Norte, e nunca
fui maltratado. Talvez eu tenha tido sorte, mas mesmo assim posso dizer que essa visão dos brasileiros não é partilhada por TODOS
os europeus.

Barata: depende também se existem outros grupos de estrangeiros que aprontam mais. Na Bélgica a conta vai para os marroquinos.
Em Ontário, para os imigrantes portugueses :).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 11 de Março de 2008, 15:02:11 »

É um jogo de sorte.

Cuidado com essas afirmações que começam com "todos sabem". Eu, pelo menos, já morei na Europa e na América do Norte, e nunca
fui maltratado. Talvez eu tenha tido sorte, mas mesmo assim posso dizer que essa visão dos brasileiros não é partilhada por TODOS
os europeus.

Barata: depende também se existem outros grupos de estrangeiros que aprontam mais. Na Bélgica a conta vai para os marroquinos.

realmente........ ( nossa, não sei como você entendeu o que eu escrevi... ha tempos não vejo tantos erros numa só frase)
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Março de 2008, 15:03:51 »
é qie a gehte só vê reajwehte o cohieço e o fim das pajhvras, quando lê rápido :).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Danieli

• Visitante
« Resposta #6 Online: 11 de Março de 2008, 15:05:03 »

É um jogo de sorte.

os europeus.

Toda generalização é burra.

"Nas ilhas Canárias, eles patentearam a marca Carnaval e contrataram brasileiros para ensinar a sambar, costurar fantasias e compor sambas-enredo. Eles, agora, dizem que têm o segundo maior Carnaval do mundo, com a vantagem da segurança."

E tem brasileiro tanso pelo mundo afora, quando as ilhas Canárias tiverem um carnaval tão sofisticado e mais seguro que aqui, com praia mais limpa, e o nosso turismo diminuir aí vão chorar pelo leite derramado.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Março de 2008, 17:26:52 »
Só pra constar, eu conheço a Patrícia, física que causou um auê recentemente por ter sido barrada na Espanha por não apresentar a documentação completa quando solicitada.  Pela personalidade dela e pelos discursos que já ouvi, certamente ela teve um comportamento que incentivou as autoridades espanholas a darem um chá de cadeira nela antes de chutá-la de volta pra cá.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:Brasileiros sofrem para entrar na Espanha há anos, diz pesquisadora
« Resposta #8 Online: 13 de Março de 2012, 23:48:23 »
Desenterrando...

Itamaraty reforça pedido de esclarecimentos à Espanha sobre aposentada brasileira impedida de entrar naquele país22

Elaine Patricia Cruz
Da Agência Brasil, em São Paulo

Comunicar erroImprimir
O embaixador Tovar da Silva Nunes, porta-voz do Itamaraty, disse hoje (13), em São Paulo, que o Ministério das Relações Exteriores reiterou pedido de explicações ao governo espanhol sobre a aposentada Dionísia Rosa da Silva, de 77 anos, impedida de entrar no país. Segundo o diplomata, o governo brasileiro também solicita esclarecimentos sobre a alegação de maus-tratos a cidadãos brasileiros que tentam entrar em território espanhol.

“Sabemos que a entrada no território e a concessão de visto é um ato de soberania, mas acreditamos que essa consideração deve ser feita em respeito aos direitos de todos os cidadãos”, disse Nunes. “Estamos indagando sobre o que realmente aconteceu, porque achamos que uma senhora com a idade que tem e com o desejo legítimo de ingressar no país não merecia um tratamento como o que pareceu ter recebido”, completou o embaixador.

No início de abril, os espanhóis que desembarcarem no Brasil serão submetidos a uma rígida lista de exigências, fixada pelo governo, para conseguir a autorização de entrada no país. A decisão é baseada no chamado princípio diplomático da adoção de reciprocidade. “Tentamos, por um bom tempo, aliviar os requisitos para a entrada de brasileiros [na Espanha]. Mas não foi possível. Eles mantiveram [a decisão]. Não houve muita alternativa ao Brasil senão aplicar esses requisitos de maneira semelhante”, declarou Nunes.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/03/13/itamaraty-reforca-pedido-de-esclarecimentos-a-espanha-sobre-aposentada-brasileira-impedida-de-entrar-naquele-pais.htm
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Março de 2012, 01:03:09 »
[...]
No início de abril, os espanhóis que desembarcarem no Brasil serão submetidos a uma rígida lista de exigências, fixada pelo governo, para conseguir a autorização de entrada no país. A decisão é baseada no chamado princípio diplomático da adoção de reciprocidade.

Este princípio também é conhecido como princípio tu quoque.

“Tentamos, por um bom tempo, aliviar os requisitos para a entrada de brasileiros [na Espanha]. Mas não foi possível. Eles mantiveram [a decisão]. Não houve muita alternativa ao Brasil senão aplicar esses requisitos de maneira semelhante”, declarou Nunes.
[...]

Claro, claro. São casos idênticos, não é mesmo?

Afinal de contas desembarcam milhares de espanhóis por ano no Brasil para trabalhar ilegalmente por aqui ou para usar este país como trampolim para outros países "espetaculares" da América do Sul, como a Bolívia, o Paraguai, o Equador ou a Venezuela. Enfim o supra-sumo do paraíso terrestre.

Ou seja, vamos mandar os espanhóis gastarem os seus euros ou dólares em outros países, no Caribe de preferência, porque um bando de "barnabés" babacas e idiotas do Itamaraty, que não precisa se esforçar para ganhar os seus (imerecidos) salários, querem mostrar "uma banana" para os seus equivalentes espanhóis.

É uma m... mesmo!!!
« Última modificação: 14 de Março de 2012, 01:07:49 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Março de 2012, 06:20:42 »
Aqui no NE, eles desembarcam também atrás de prostituição, para tráfico de pessoas e lavagem de dinheiro. Claro, nem todos, mas um parte bem visível.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Março de 2012, 12:23:35 »

É um jogo de sorte.
Hoje em dia os brasileiros são considerados um dos povos mais legais de se conhecer. Meus amigos que foram no exterior endorçam isso.
<a href="http://www.youtube.com/v/hNZwpC2lErY" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/hNZwpC2lErY</a>

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Março de 2012, 12:26:43 »
Nossa, faz tempo que não vejo a CNN, eles mudaram! :|
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 14 de Março de 2012, 12:30:59 »
WTF?!?!? "Cooler than cool!! Virginia teen who claims torture in Kuwait returns to U.S."
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Março de 2012, 12:34:01 »
WTF?!?!? "Cooler than cool!! Virginia teen who claims torture in Kuwait returns to U.S."
O News Ticker embaixo não está vinculado à chamada principal.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Março de 2012, 18:30:27 »
Citação de: Geotecton
Ou seja, vamos mandar os espanhóis gastarem os seus euros ou dólares em outros países, no Caribe de preferência, porque um bando de "barnabés" babacas e idiotas do Itamaraty, que não precisa se esforçar para ganhar os seus (imerecidos) salários, querem mostrar "uma banana" para os seus equivalentes espanhóis.

É uma m... mesmo!!!

Veja o que o Derfel escreveu. Ao que eu acrescentaria: tráfico de drogas. Você precisa ver o tipo de vagabundo asqueroso ibérico * que costuma embarcar nos voos da TAP para o RN, PE ou CE. Sou totalmente a favor do princípio de reciprocidade. Não creio que o dinheiro dessas pessoas nos fará falta.

*Com o devido respeito aos espanhóis e portugueses médios, que são boa gente.

Alan Watts

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #16 Online: 14 de Março de 2012, 18:50:26 »
Reciprocidade é princípio mais basilar nas relações de direito internacional. Você trata os cidadãos do país com quem tem um tratado da forma que você deseja que os seus cidadãos sejam tratados lá. Quando existe evidência de crime, é óbvio que as medidas legais são tomadas, mas os exemplos de maus tratos dados aqui foram destinados a estudantes, idosos e crianças, e não a qualquer vagabundo indo traficar ou se prostituir por lá.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 14 de Março de 2012, 18:58:33 »
Mas fico pensando se isso vai influenciar em algo para os espanhóis que vem pra ca. Quantos vem sem dinheiro para todos os dias, ou sem hotel, ou coisa similar....

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 14 de Março de 2012, 19:00:12 »
Citação de: Geotecton

É uma m... mesmo!!!
Veja o que o Derfel escreveu. Ao que eu acrescentaria: tráfico de drogas. Você precisa ver o tipo de vagabundo asqueroso ibérico * que costuma embarcar nos voos da TAP para o RN, PE ou CE. Sou totalmente a favor do princípio de reciprocidade. Não creio que o dinheiro dessas pessoas nos fará falta.

*Com o devido respeito aos espanhóis e portugueses médios, que são boa gente.

Todos os espanhóis que eu conheci no Sul, sem exceção alguma, eram pessoas tranquilas e todas estavam fazendo turismo ou negócios legais.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Março de 2012, 19:05:10 »
...mas os exemplos de maus tratos dados aqui foram destinados a estudantes, idosos e crianças, e não a qualquer vagabundo indo traficar ou se prostituir por lá.

Neste caso o Itamaraty deveria pedir uma punição para os agentes espanhóis que fizeram esta barbárie e não promover uma "caça às bruxas" de todos os espanhóis.

Além disto, o foco de minha postagem era: Quantos espanhóis vem ao Brasil cometer ilegalidades e quantos brasileiros fazem o mesmo na Espanha? Duvido que os espanhóis superem os brasileiros nisto.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Março de 2012, 19:06:01 »
Mas fico pensando se isso vai influenciar em algo para os espanhóis que vem pra ca. Quantos vem sem dinheiro para todos os dias, ou sem hotel, ou coisa similar....

Exatamente. São pouquíssimos. Se é que existem.

Já no caso dos brasileiros...
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 14 de Março de 2012, 19:16:09 »
...mas os exemplos de maus tratos dados aqui foram destinados a estudantes, idosos e crianças, e não a qualquer vagabundo indo traficar ou se prostituir por lá.

Neste caso o Itamaraty deveria pedir uma punição para os agentes espanhóis que fizeram esta barbárie e não promover uma "caça às bruxas" de todos os espanhóis.

Foi feito. E eles não tomaram medidas.

Além disto, o foco de minha postagem era: Quantos espanhóis vem ao Brasil cometer ilegalidades e quantos brasileiros fazem o mesmo na Espanha? Duvido que os espanhóis superem os brasileiros nisto.

Não tenho tanta certeza quanto a isso. Quando fiz um curso de tráfico internacional de pessoas, os espanhóis estão entre os maiores responsáveis no Brasil. A mulher (ou homem) não sai daqui por livre e espontânea vontade, mas agenciada por um cafetão ou cafetina do país de destino e geralmente as vítimas (lembrando que essas pessoas são vítimas, e não criminosos) quase sempre são oriundas das partes mais pobres da população.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22 Online: 14 de Março de 2012, 19:30:41 »
Cacete. Revendo o material aqui, a Espanha não é um dos maiores, mas sim o maior na rede de tráfico internacional de pessoas Brasil => Exterior.

São 32 rotas só pra Espanha. O segundo lugar, Holanda, tem 11.

Se alguém quiser ler o material, é meio grandinho, mas eu mando por e-mail.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 14 de Março de 2012, 19:36:10 »
Cacete. Revendo o material aqui, a Espanha não é um dos maiores, mas sim o maior na rede de tráfico internacional de pessoas Brasil => Exterior.

Se for possível, faça o favor.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 14 de Março de 2012, 19:40:10 »

Se for possível, faça o favor.
Esse do seu cadastro mesmo? @onda.com.br?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!