Autor Tópico: Brasileiros sofrem para entrar na Espanha há anos, diz pesquisadora  (Lida 8403 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Brasileiros sofrem para entrar na Espanha há anos, diz pesquisadora
« Resposta #25 Online: 14 de Março de 2012, 19:43:38 »
Cacete. Revendo o material aqui, a Espanha não é um dos maiores, mas sim o maior na rede de tráfico internacional de pessoas Brasil => Exterior.

São 32 rotas só pra Espanha. O segundo lugar, Holanda, tem 11.

Se alguém quiser ler o material, é meio grandinho, mas eu mando por e-mail.

Se for possível, faça o favor.
Esse do seu cadastro mesmo? @onda.com.br?

Sim.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #26 Online: 14 de Março de 2012, 19:46:49 »
Foi. :ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #27 Online: 14 de Março de 2012, 19:49:06 »
Mas essa reciprocidade vai resolver algo no tráfico de pessoas? Imagino que as quadrilhas devem ter dinheiro para cumprir os requisitos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #28 Online: 14 de Março de 2012, 20:00:27 »
Mas essa reciprocidade vai resolver algo no tráfico de pessoas? Imagino que as quadrilhas devem ter dinheiro para cumprir os requisitos.

Provavelmente não, o foco no combate ao tráfico de pessoas é primariamente interno, instruindo os pais de meninas de 12 anos no interior do Pará e do Amazonas a não venderem suas filhas ou não as entregarem a "benfeitores" que irão garantir a elas super empregos na europa. Mas essa questão foi só abordada diante da afirmativa de que espanhóis não viriam em número suficiente ao Brasil para cometer crimes.

Mas da mesma forma, a atitude rude dos espanhóis diante de estudantes de mestrado, crianças de 5 anos e anciãs de 77 vai fazer alguma diferença na imigração clandestina?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #29 Online: 14 de Março de 2012, 20:49:58 »

Provavelmente não, o foco no combate ao tráfico de pessoas é primariamente interno, instruindo os pais de meninas de 12 anos no interior do Pará e do Amazonas a não venderem suas filhas ou não as entregarem a "benfeitores" que irão garantir a elas super empregos na europa. Mas essa questão foi só abordada diante da afirmativa de que espanhóis não viriam em número suficiente ao Brasil para cometer crimes.

Mas da mesma forma, a atitude rude dos espanhóis diante de estudantes de mestrado, crianças de 5 anos e anciãs de 77 vai fazer alguma diferença na imigração clandestina?
Imagino que sim, se os imigrantes ilegais não conseguem levar as famílias, a tendência é que menos se interessem em ir ou em ficar por lá. No Japão eles começaram a dificultar a entrada de descendentes de 4 geração e isso fez com que muitas famílias voltassem.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #30 Online: 14 de Março de 2012, 21:21:49 »
Imagino que sim, se os imigrantes ilegais não conseguem levar as famílias, a tendência é que menos se interessem em ir ou em ficar por lá. No Japão eles começaram a dificultar a entrada de descendentes de 4 geração e isso fez com que muitas famílias voltassem.

Como? Se os agenciadores, como você mesmo disse, possuem meios para burlar a fiscalização, então, qual o objetivo de dificultar a entrada de turistas, que efetivamente são uma grande parte da economia de lá?

Se mesmo depois do Itamaraty pedir explicações eles mantiveram a mesma conduta, a reciprocidade deve ser aplicada sim. É a primeira forma de coerção nas relações internacionais: nós trataremos os seus cidadãos da mesma forma que vocês tratam os nossos. E não sei até que ponto nós somos representativos na economia deles ou como eles são nas nossas, mas se eles estão "tocando o f..." para a gente...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #31 Online: 14 de Março de 2012, 21:31:37 »
Eu não disse que os agenciadores tem meios de burlar a fiscalização, disse que eles tem dinheiro para cumprir os requisitos de entrada, como uma quantia x para cada dia de estada, reserva num hotel, cartão de créditos, toda a documentação exigida. A senhorinha de 77 anos ai não cumpria todos os requisitos, assim como a maioria dos brasileiros que são barrados.

O que eu quero saber não é nem se a medida de reciprocidade é justa ou não, não vou entrar nesse mérito, só quero saber se vai fazer alguma diferença para os espanhóis. É a mesma coisa que o Pink Floyd proibir o Falcão de fazer versões de suas músicas e o Falcão em reciprocidade dizer que não vai mais deixar o Pink Floyd gravar as musicas dele.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 14 de Março de 2012, 21:34:54 »
Eu não disse que os agenciadores tem meios de burlar a fiscalização, disse que eles tem dinheiro para cumprir os requisitos de entrada, como uma quantia x para cada dia de estada, reserva num hotel, cartão de créditos, toda a documentação exigida. A senhorinha de 77 anos ai não cumpria todos os requisitos, assim como a maioria dos brasileiros que são barrados.
[...]

O fato é que uma parte significativa de brasileiros que está na Espanha (como de resto em todos os países ditos "desenvolvidos") o fazem de forma ilegal.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 14 de Março de 2012, 21:46:37 »
[...]
Mas essa questão foi só abordada diante da afirmativa de que espanhóis não viriam em número suficiente ao Brasil para cometer crimes.
[...]

A questão não foi exatamente esta. O que eu afirmei é que eu achava (e acho) que o número de brasileiros que cometem atos ilegais na Espanha é maior que o número de espanhóis que cometem atos semelhantes por aqui. Nesta notícia de 2008, se estimava que havia mais de 70.000 brasileiros de forma ilegal naquele país ibérico.

É claro que um cidadão brasileiro que vai a trabalho e está ilegal por lá é um ato muito menos daninho que um espanhol que vem ao Brasil para fazer tráfico de escravos, em especial os de natureza sexual.

Mas, sob o ponto de vista legal, ambos infringem legislações nacionais, que foi (e é) o meu argumento central.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #34 Online: 14 de Março de 2012, 21:57:49 »
Se os espanhois fazem x exigências aos brasileiros como garantias de estão recebendo o tipo desejado de visitas por brasileiros, devem acatar que tais x exigências devam ser recíprocas por parte dos brasileiros. Se são eventualmente semelhantes é irrelevante.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #35 Online: 14 de Março de 2012, 21:58:24 »
[...]
Mas essa questão foi só abordada diante da afirmativa de que espanhóis não viriam em número suficiente ao Brasil para cometer crimes.
[...]

A questão não foi exatamente esta. O que eu afirmei é que eu achava (e acho) que o número de brasileiros que cometem atos ilegais na Espanha é maior que o número de espanhóis que cometem atos semelhantes por aqui. Nesta notícia de 2008, se estimava que havia mais de 70.000 brasileiros de forma ilegal naquele país ibérico.

É claro que um cidadão brasileiro que vai a trabalho e está ilegal por lá é um ato muito menos daninho que um espanhol que vem ao Brasil para fazer tráfico de escravos, em especial os de natureza sexual.

Mas, sob o ponto de vista legal, ambos infringem legislações nacionais, que foi (e é) o meu argumento central.

Mas os brasileiros irregulares não são necessariamente criminosos, tanto que podem utilizar o sistema de "empadronamento" para utilizarem escolas e serviço de saúde. Eles só são criminosos propriamente ditos a partir do momento em que cometem crimes. A diferença é que um brasileiro irregular pode corrigir sua situação e pode ser tolerado até que o faça.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #36 Online: 02 de Abril de 2012, 18:45:32 »
Internautas espanhóis reclamam do aumento de restrições à entrada no Brasil

Alguns chamam medida de "racista" e atacam o país; outros a entendem como razoável

A decisão do governo brasileiro em começar a aplicar, a partir desta segunda-feira (02/04) o princípio de reciprocidade aos espanhóis que venham ao país, ou seja, aumentando a restrição para sua entrada, provocou muita polêmica nos foros de discussão dos principais jornais da Espanha.

Diversos internautas espanhóis protestaram contra a decisão brasileira, argumentado que a restrição deveria ser aplicada a todos os países da União Europeia –  como só foi restrita à Espanha, alguns a consideraram persecutória, chegando a classificá-la de “racista”. Um número expressivo, porém menor de internautas espanhóis, entendeu a medida razoável, e que apenas exige os mesmos requisitos dos brasileiros que entram na Espanha.

“Esta lei é racista porque só é aplicada contra os espanhóis e não contra o restante dos europeus no espaço Schengen (área de livre circulação de pessoas em território europeu). E nos chamam de racistas? Logo não há ninguém mais racista do que eles (brasileiros)” escreveu Miscollons no El Mundo.

“Se fizemos isso (colocar restrições) a eles, então me parece (uma resposta) normal. Mas deveriam aplicar a todos os países que lhe colocam restrições”, postou “Enki” ao jornal ABC.

Outros espanhóis defendem o tratamento desigual, por entenderem que muitos viajam ao Brasil somente por turismo e voltam depois de um curto período,enquanto os brasileiros “procuram emprego” e passam a viver em condições ilegais. E muitos se referem ao Brasil de forma ofensiva.

“Vamos colocar as cartas na mesa: quantos espanhóis vão ao Brasil de férias e (não) regressam para a Espanha? Quantos de nós cometem crimes em sua estadia no Brasil? Muito poucos. E o mesmo para os brasileiros aqui? Muitos. Me parece bom que o Brasil coloque restrições para quem for para lá de férias. Assim, eles se darão conta que o turismo de espanhóis deixa mais dinheiro do que os dos brasileiros”, diz “anticorruptos” no ABC.

“Será um grande problema para as milhares de prostitutas que vieram para cá ilegais e se nacionalizaram na Espanha. Essa lei é ridícula. Os espanhóis não vão ao Brasil para ficar. Mas se querem fazer o mesmo com os europeus, pois bem... menos lucro para o turismo. Favelas,corrupção, jogo bonito e burrice extrema.”, assina outro internauta no El Mundo.

“Me parece perfeito. Se tivéssemos esse tipo de controle na Espanha, nosso país não estaria infestado de camareiras e prostitutas brasileiras enviando dinheiro espanhol para o Brasil”, diz Linceo, que parece não saber que as regras são recíprocas.

“Esse é um problema de fácil solução: não ir ao Brasil. Assim teremos a certeza de que não seremos assaltados na rua nem nos preços de passagem de avião e de hotéis”, diz "reces".

As razões do Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores nega que a adoção das exigências seja uma retaliação às humilhações sofridas por brasileiros na Espanha, que relatam casos de discriminação e preconceito, além de serem impedidos de se comunicar com autoridades do Brasil.

A regra aumenta exigências e restrições aos espanhóis que visitam o país. A medida é uma reação aos brasileiros que têm sido constantemente barrados no país ibérico, além de acusarem sofrer maus tratos pelas autoridades de imigração espanholas. A alegação do governo espanhol é que eles não cumprem todos os pré-requisitos para permanecer no país.

Entre as novas exigências previstas para os espanhóis estão passaporte válido por seis meses, bilhete aéreo de ida e volta, comprovação de recursos para estadia e hospedagem garantida. Os brasileiros que vão para a Espanha são submetidos a essas mesmas obrigações.

“O Brasil que se coloque em seu devido lugar. Nunca fui nem quero ir para lá em minha vida, mas posso fazê-lo quando bem entender. É o destino mais brega juntamente com Cuba!”, postou "Zoukno", também no El Mundo.

“A estupidez não tem limites. Faz 15 anos que a Espanha tem sido uma ONG para os imigrantes: seguridade social de graça, papéis para todos, serviços sociais para cobrir todas as necessidades dos imigrantes. (...) Ei, brasileiros, uma vez fui ao seu país. Levava 5 mil euros, saí sem nada. Depois de ver a corrupção,o morro, a delinquência, a sociedade e a mediocridade que invadem tudo. Fiquem com sua república das bananas!”, protesta "pagar-callar".

Levantamento

Uma pesquisa realizada entre leitores do ABC, terceiro periódico pago em circulação diária na Espanha, mostra que apenas 13% dos espanhóis se sente atingido pela medida, contra 28% afirmando que não. Porém, 58% optaram por responder a opção “sim, mas por essas novas regras, não mais irei (ao Brasil)”.

Boas relações

Espanhóis que vivem no Brasil ou são casados com brasileiros concordaram com a medida do governo sul-americano.

“Sou espanhol e vivo no Brasil. Este país sempre me tratou muito bem,como sempre fez com todo estrangeiro. Me cansei de ver durante anos nos meios de comunicação a quantidade de atrocidades que fizemos com turistas brasileiros. Mas isso não passa aí (na Espanha) porque são notícias de baixo interesse. Aqui também está cheio de espanhóis presos, muitos vieram fazer m... com o narcotráfico”, disse "tatajuba".

“Minha mulher é brasileira, estou com ela há oito anos. Sua cunhada e sua filha vieram no Natal para passar as festas conosco. Mas foram deportado, sob a alegação de que não traziam dinheiro suficiente. Para quê, se iam ficar na minha casa, não ia faltar nada? Estou completamente de acordo com a postura do Brasil (...) Sei de três outros casos de deportação de conhecidos, e asseguro que nenhum deles tinha intenção de permanecer aqui. Lembro a todos que eles vivem melhor lá do que nós aqui”, testemunhou "alber1200".

”Essa decisão também feriu meu orgulho, mas não sejamos hipócritas. Por acaso não estão fazendo o mesmo que nós para quem quer vir aqui? O que ocorre é que eles foram muito mais rápidos em reagir, o Brasil já é uma potência mundial, enquanto a Espanha morre lentamente”, disse “antihooligans” ao El Mundo.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/20912/internautas+espanhois+reclamam+do+aumento+de+restricoes+a+entrada+no+brasil.shtml

Negritei os comentários que achei mais interessantes... e assustadores.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 02 de Abril de 2012, 21:24:46 »
[...]
Uma pesquisa realizada entre leitores do ABC, terceiro periódico pago em circulação diária na Espanha, mostra que apenas 13% dos espanhóis se sente atingido pela medida, contra 28% afirmando que não. Porém, 58% optaram por responder a opção “sim, mas por essas novas regras, não mais irei (ao Brasil)”.
[...]

Em outras palavras: O nosso setor turístico vai sofrer mais do que o deles.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 09 de Abril de 2012, 06:34:12 »
Ou não. Esses 58% talvez nunca viessem por aqui de qualquer maneira.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #39 Online: 04 de Junho de 2012, 16:33:09 »
Espanha vai facilitar a entrada de brasileiros, diz rei Juan Carlos
PUBLICIDADE

FLÁVIA FOREQUE
KELLY MATOS
DE BRASÍLIA

O rei da Espanha, Juan Carlos 1º, afirmou nesta segunda-feira que o país adotará "medidas efetivas" para evitar episódios de brasileiros barrados ao tentar entrar no país europeu.

Em encontro com rei, Dilma defende ação coordenada para crise

Diante de sucessivas reclamações de maus-tratos sofridos por brasileiros no aeroporto de Barajas, em Madri, o Brasil passou a adotar, desde abril, critérios semelhantes para o ingresso de espanhóis no território brasileiro.

"Sabemos que foram colocados alguns problemas nos últimos anos, mas as autoridades competentes espanholas estão estabelecendo medidas efetivas que agilizarão os trâmites para facilitar a entrada de cidadãos brasileiros", disse o monarca em discurso no Palácio Itamaraty.

O rei disse ainda que os brasileiros "são muito bem-vindos na Espanha" e destacou a "cooperação construtiva" entre os dois governos para superar o impasse.

Nesta segunda-feira, em Madri, diplomatas brasileiros e espanhóis realizam mais uma rodada de conversas para discutir o tema.

A presidente Dilma Rousseff também ressaltou o assunto em seu discurso. "Atribuo importância ao fato de que estejamos avançando no encaminhamento de soluções reais para os nossos problemas, por exemplo, para os problemas enfrentados por viajantes brasileiros na Espanha", disse.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1100035-espanha-vai-facilitar-a-entrada-de-brasileiros-diz-rei-juan-carlos.shtml

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 04 de Junho de 2012, 16:39:34 »
Issaíííí!!! Logo vai 'tá tudo dominado!!!!!!11 ♫  <putz-pat-putz-pa-putz> 'Tá dominado! 'Tá tudo dominado!!!!!111 ♫

Primeiro o orkut, depois a Espanha, depois o mundo!!!!!11

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #41 Online: 04 de Junho de 2012, 16:50:33 »
Dominar a Espanha é facim, facim.... :lol:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #42 Online: 04 de Junho de 2012, 17:15:40 »
Com a crise que estão passando, é surpresa não terem facilitado ainda. Os EUA, por exemplo, estão que é uma "mãe" com os brasileiros que querem ir para lá gastar umas dilmas :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 05 de Junho de 2012, 01:21:14 »
Com a crise que estão passando, é surpresa não terem facilitado ainda. Os EUA, por exemplo, estão que é uma "mãe" com os brasileiros que querem ir para lá gastar umas dilmas :lol:

O "freguês" sempre tem razão, embora as agências apontem uma sensível diminuição na procura de pacotes turísticos com o dólar a R$ 2,04.
Foto USGS

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #44 Online: 05 de Junho de 2012, 11:46:07 »

O "freguês" sempre tem razão, embora as agências apontem uma sensível diminuição na procura de pacotes turísticos com o dólar a R$ 2,04.

O que também é ruim para os gringos, afinal muitos brasileiros amam não investir o dinheiro para poder gastar tudo por lá.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #45 Online: 05 de Junho de 2012, 14:24:24 »
Mas fico pensando se isso vai influenciar em algo para os espanhóis que vem pra ca. Quantos vem sem dinheiro para todos os dias, ou sem hotel, ou coisa similar....

Vários. 25% da população espanhola não tem emprego. Estão em recessão faz tempo e a economia deles está ameaçada de falir, pois o sistema bancário está próximo da ruína. A diferença é que os espanhois que vem para cá tentar a vida tem formação superior, em sua maioria. Já os brasileiros que iam para lá (agora creio que não mais tanto) na maioria não possuiam.

De qualquer maneira, acho que a reciprocidade é a regra mais justa e, por mais que estas pessoas que estejam migrando para cá tenham alguma formação, não acho que devemos abrir o mercado de trabalho para eles de forma indiscriminada.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 05 de Junho de 2012, 14:29:26 »
Espanha vai facilitar a entrada de brasileiros, diz rei Juan Carlos
PUBLICIDADE

FLÁVIA FOREQUE
KELLY MATOS
DE BRASÍLIA

O rei da Espanha, Juan Carlos 1º, afirmou nesta segunda-feira que o país adotará "medidas efetivas" para evitar episódios de brasileiros barrados ao tentar entrar no país europeu.

Em encontro com rei, Dilma defende ação coordenada para crise

Diante de sucessivas reclamações de maus-tratos sofridos por brasileiros no aeroporto de Barajas, em Madri, o Brasil passou a adotar, desde abril, critérios semelhantes para o ingresso de espanhóis no território brasileiro.

"Sabemos que foram colocados alguns problemas nos últimos anos, mas as autoridades competentes espanholas estão estabelecendo medidas efetivas que agilizarão os trâmites para facilitar a entrada de cidadãos brasileiros", disse o monarca em discurso no Palácio Itamaraty.

O rei disse ainda que os brasileiros "são muito bem-vindos na Espanha" e destacou a "cooperação construtiva" entre os dois governos para superar o impasse.

Nesta segunda-feira, em Madri, diplomatas brasileiros e espanhóis realizam mais uma rodada de conversas para discutir o tema.

A presidente Dilma Rousseff também ressaltou o assunto em seu discurso. "Atribuo importância ao fato de que estejamos avançando no encaminhamento de soluções reais para os nossos problemas, por exemplo, para os problemas enfrentados por viajantes brasileiros na Espanha", disse.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1100035-espanha-vai-facilitar-a-entrada-de-brasileiros-diz-rei-juan-carlos.shtml

Finalmente se tocaram. A Espanha não é mais aquela potência colonialista do século passado e hoje precisam de turistas, de dinheiro e de muitas outras coisas, inclusive, manter boas relações com o Brasil.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #47 Online: 05 de Junho de 2012, 15:22:09 »
Mas fico pensando se isso vai influenciar em algo para os espanhóis que vem pra ca. Quantos vem sem dinheiro para todos os dias, ou sem hotel, ou coisa similar....

Vários. 25% da população espanhola não tem emprego. Estão em recessão faz tempo e a economia deles está ameaçada de falir, pois o sistema bancário está próximo da ruína. A diferença é que os espanhois que vem para cá tentar a vida tem formação superior, em sua maioria. Já os brasileiros que iam para lá (agora creio que não mais tanto) na maioria não possuiam.

De qualquer maneira, acho que a reciprocidade é a regra mais justa e, por mais que estas pessoas que estejam migrando para cá tenham alguma formação, não acho que devemos abrir o mercado de trabalho para eles de forma indiscriminada.

Ainda sim existe uma grande diferença, ainda não vejo espanhóis imigrando ilegalmente e indo trabalhar em prostituição e sub-empregos.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #48 Online: 05 de Junho de 2012, 17:19:56 »

Ainda sim existe uma grande diferença, ainda não vejo espanhóis imigrando ilegalmente e indo trabalhar em prostituição e sub-empregos.

é, até os sub empregos e a prostituição estão fazendo falta pra eles.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 05 de Junho de 2012, 17:25:48 »

Eu já vi aqui portugueses vendendo roupas de porta em porta (peças de antílope descaminhadas/contrabandeadas). Os espanhóis não imigram ilegamente para o Brasil por ele ser ultra mega camarada em permitir que um estrangeiro fique aqui. Não é necessário ser ilegal.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!