
Eles nunca aceitam o erro...

Acho que a culpa é dos chineses... só pode ser... alguma conspiração_ultra_comunista...
Que eu poderia esperar de alguém que defende Cuba...
Mas é lógico que eu defendo CUBA!!!!!!
Um país que vivia na miséria, sendo o quintal dos EUA, com o povo morrendo de fome, sem escolas, sem saúde, sem dignidade, sem habitação, sem orgulho...
Queira voce ou não, CUBA resolveu vários problemas em 40 anos, que nós não resolvemos em 400.
E não venha me falar em liberdade, como se isso fosse o supra_sumo_da_humanidade_feliz_e_realizada.
Que liberdade nós, brasileiros, temos aqui nesse país??? temos a liberdade de ir e vir quando quiser? (então vá à Europa tomar um café parisiense) De comprar qualquer produto da estante capitalista? de poder ir fazer uma consulta com o médico do hospital de meu bairro? que médico? que hospital?
De levar meus filhos à escola? que escola? onde estão os professores?
Um país do tamanho de meu estado, a Paraíba. E como está minha Paraíba? não vou te dizer... voce não ia quer saber.
Tudo bem, minha Paraíba é uma democracia, as pessoas podem ir e vir quando quiser (depende do poder aquisitivo), podem comprar o que quiserem (depende do poder aquisitivo), podem estudar em uma escola muito boa (depende do poder aquisitivo), podem... (depende do poder aquisitivo)...
Sinceramente... gostaria que minha Paraíba fosse uma CUBA... com toda sinceridade!!!
Hugo, eu vou dizer uma coisa e acho que você vai concordar comigo, pelo menos em parte:
quase todos os países que se tornaram socialistas estavam antes disso em uma condição econômica que não se enquadrava no que geralmente entendemos por "capitalismo". Quase todos esses países estavam em situação "pré-capitalista" (variantes do feudalismo). Outros estavam sob algum tipo de dominação colonial direta ou indireta (como Cuba, que você corretamente citou).
Quando eu falo sobre esses países não serem ainda "capitalistas", eu me refiro ao fato deles não possuírem ainda muitas das instituições e características das economias de mercado, tais como: ausência de qualquer vínculo legal ou político de dominação entre as pessoas, ausência de liberdade econômica e política, de isonomia legal, etc.
O próximo passo desses países seria no sentido do estabelecimento pleno dessas coisas que neles faltavam, ou seja, na instituição de uma democracia com economia de mercado, "burguesa". O próprio marxismo ortodoxo afirma categoricamente que todo país deve passar antes por uma fase "capitalista", "burguesa", para só então passar para o socialismo. Era isso o que os mencheviques defendiam durante a Revolução Russa: eles diziam que o papel do Partido Comunista naquele momento era apoiar a burguesia, tal como ocorreu durante a Revolução Francesa.
Dito isto, pode-se afirmar que muito dos problemas que os socialistas citam como sendo "do capitalismo" são na verdade provocados por uma insuficiência ou mesmo falta de capitalismo. E a solução por eles apresentada caminha na contramão da que deveria, acentuando mais ainda os problemas que deveriam ser combatidos. E a História nos mostra de forma clara as consequências desse engano.