Aqui vai a receita que me tornou o cozinheiro mais famoso do sudoeste do Butão e o chef mais admirado em Paramaribo e região:
Miojo a Kinojo
Ingredientes:
- quatro pés de porco - dois litros de solução de hipoclorito de sódio a 5%
- cinco talos de babosa - três fígados de pato de pequim ou de ganso da Cornuália
- três talos de ruibarbo - uma moela de tuiuiu. Pode-se substituí-la por moela de jaó ou de mutum
- 50 g de torresmo de javali - um pacote de dobradinha de gnu desidratada
- 250 g de banha de alce - 6 jilós de tamanho médio
- 10 cubos de gelo - 8 folhas de umbu
- 12 echalotas descascadas e picadas - dois pacotes de Miojo Lamem sabor zebra ou búfalo selvagem
- cerefólio, sumagre, feno grego, pimenta de caiena, sal
Modo de preparo:
- Raspe bem os pés de porco. Elimine as unhas e calos. Deixe-os mergulhados durante 2 dias na solução de hipoclorito de sódio. Esse procedimento é importante para se eliminar a bromidrose suína, vulgarmente conhecida como chulé de porco.
- Esprema os talos de babosa até obter o látex. Ferva o látex obtido até obter uma delicada textura de gosma.
- Descasque e pique os talos de ruibarbo. Misture-os ao látex de babosa fervido e mecha bem, até a mistura se soltar da panela. Não pare de mexer até o ponto desejado, ou você irá formar um complexo grumoso chamado ruibarbosa, que é de difícil digestão. Reserve, deixando a mistura em geladeira
- Pique os jilós e refogue-os em parte da banha de alce. Adicione a dobradinha gnu e meio litro de água. Ferva até obter uma consistência de esponja amarga.
- Frite os torresmos de javali na banha de alce. Quando a fritura estiver no ponto, adicione 10 cubos de gelo.
- Após limpar o fogão, tempere os fígados e a moela com o sumagre e deixe tomar gosto por uma hora. Cozinhe-os em água com pouco sal por duas horas. Após esse tempo, misture as folhas de umbu e deixe cozinhar por mais 35 minutos. Reserve.
- Lave os pés de porco para retirar o excesso de hipoclorito. Tempere-os com o cerefólio e pimenta de caiena e deixe tomar gosto por 42 minutos. Asse-os em forno pré-aquecido até dourarem (aproximadamente, 28 minutos e 44 segundos).
- Cozinhe o miojo com as echalotas por 25 minutos, em fogo alto.
- Em um liquidificador, bata a gosma de babosa com ruibarbo, a dobradinha com jiló e os fígados com moela. Deixe bater por 13 minutos, até obter uma mistura líquida. Se necessário, adicione mais banha de alce.
- Em uma tigela funda, coloque a mistura batida no ítem anterior. Adicione os pés de porco e o miojo. Polvilhe feno grego e sal a gosto e enfeite o prato com os torresmos de javali.
Coma acompanhado de uma garrafa de vinho licoroso de São Roque ou de uma cachaça de cabeça