Autor Tópico: Sobre Viagens no Tempo!  (Lida 7597 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Sobre Viagens no Tempo!
« Resposta #25 Online: 07 de Abril de 2006, 14:11:47 »
Digamos, Danniel, que ao regressar no tempo algumas horas, o meu outro eu - aquele que se encontra no passado - simplesmente desaparecesse. No instante em que eu volto ao passado, só haverá um eu, e não dois ou mais eus - como proposto.

Penso que isto elimina este problema dos múltiplos eus.
Na verdade, de forma bem simplista, sim, mas ao mesmo tempo, não...

Porque não é haver "multiplos eus" o problema em si, mas conservação de matéria. Primeiramente não saberia explicar porque justamente o "eu" do passado sumiria só porque eu voltei pra lá. Não saberia justificar isso fisicamente. Além de ter um monte de outras implicações, todas as minhas interações físicas do passado nem teriam que ser mudadas para outras, com outras história de boa parte do universo, etc...

Fora isso, o "eu" do agora fazer com que o eu do passado desaparecesse não garantiria de qualquer forma a conservação de matéria, mesmo desconsiderando não haver qualquer mecanismo plausível para isso ocorrer, porque hoje sou maior do que quando tinha um ano, por exemplo.

Acho que se viagens no tempo são possíveis, deve ser uma coisa meio como só quanta e elétrons e etc que "viajam no tempo" meio naturalmente, nada que permitisse a pessoas viajar no tempo também...

Quanto ao matar o pai e continuar vivo, penso que nada do que já passou pode ser modificado. Isto me parece que implica dizer que o Passado é um sistema fechado e concluído, diferentemente do Futuro.
Se nada do que passou pode ser modificado, viagens no tempo são impossíveis e não é preciso nem levantar esses paradoxos. Se eu não fiquei sentado num banco do central park em 1940, eu nunca vou voltar ao passado nesse lugar, mesmo que não faça nada, só de uma olhadinha na grama e volte para o presente. Porque só estar lá quando não estive é modificar o passado, não importa que eu não tenha modificado nada humanamente importante

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #26 Online: 07 de Abril de 2006, 15:23:36 »
E o futuro você pode mudar Euzébio?!

A cada respiração...
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #27 Online: 07 de Abril de 2006, 15:51:17 »
Citação de: Danniel
Fora isso, o "eu" do agora fazer com que o eu do passado desaparecesse não garantiria de qualquer forma a conservação de matéria, mesmo desconsiderando não haver qualquer mecanismo plausível para isso ocorrer, porque hoje sou maior do que quando tinha um ano, por exemplo.

No momento em que voltamos ao passado, deixamos de fazer parte do nosso presente, isto poderia gerar um equilíbrio de massa, com pequena variação se tomarmos como referência o próprio Universo.

Acho que se viagens no tempo são possíveis, deve ser uma coisa meio como só quanta e elétrons e etc que "viajam no tempo" meio naturalmente, nada que permitisse a pessoas viajar no tempo também...

Sou um pouco mais otimista, só não acho que estas viajens poderiam ser corriqueiras, como tomar um ônibus na capital e ir para o interior todo fim de semana.

Se nada do que passou pode ser modificado, viagens no tempo são impossíveis e não é preciso nem levantar esses paradoxos. Se eu não fiquei sentado num banco do central park em 1940, eu nunca vou voltar ao passado nesse lugar, mesmo que não faça nada, só de uma olhadinha na grama e volte para o presente. Porque só estar lá quando não estive é modificar o passado, não importa que eu não tenha modificado nada humanamente importante

Eu penso que estando em lugares no passado onde não estivemos de verdade modificaria o momento, e não o futuro daquele momento, exatamento por ser o Passado um sistema fechado. Não há nem dois nem mais passados, apenas um - e que já está concluído. Penso que eu posso voltar ao passado, interagir com ele mas não posso modificá-lo. É diferente do Futuro, que se abre em leque de diferentes caminhos.

Eu imagino a cena: volto ao passado, pego uma arma de fogo, disparo contra o inimigo, ele cai numa poça de sangue e... no minuto seguinte ele estará em pé, sorrindo (ou não), sem um arranhão sequer - como se nada tivesse acontecido e nada gravado na memória.

Que tal?

:hein:

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #28 Online: 07 de Abril de 2006, 17:31:58 »
nos temos sim:
 :quevedo:
Mas bem que podia ser uma caricatura.

Minha ideia sobre o assunto é até baseada num roteiro que imaginei escrever, que seria assim:

O caso seria um cientista que queria um parente que teria morrido viva, então ao construir a maquina ele viaja no tempo e salva a pessoa da morte, ele constroi a máquina apenas no intuito de salvar esta pessoa. Quando retorna ele se depara com ela mesma no futuro, pois como não tinha o motivo não construiu a máquina.
Na minha idéia não aconteceria como no filme com JEAN CLODE VAN DAME em que as pessoas se encontrasse e tocasse se auto desintegraria, nem policia do tempo, acho a ideia um absurdo.
Bem mas como teria duas pessoa ficava o paradoxo, o que fazer matar um, ele partir para sempre e ai a viagem seria um fiasco pois quem sentiria a falta seria ele e não resolveria o problema.
A decisão para o roteiro na minha ideia seria que ele voltaria para tentar fazer as coisas ficarem como antes tentando inpedir a si mesmo, que consegue, mas ao retornar ao futuro os dois viajantes do tempo se encontraria com duas máquinas do tempo, e mais um terceira, que teria sido convencido a não construir a máquina do tempo.
O paradoxo ficaria praticamente sem fim pois por mais que tentaria corrigir, mais ele se "duplicaria" com as viagens.
Por fim eles teria que voltar no passado onde eles interfiriram, levar os viajantes que apareceriam para um suicídio, indo para uma época que não sobriviveriam, e terminar o paradoxo, ficando sem interferencia no tempo.

É mais ou menos isso a minha ideia da questão levantada com a viágem no tempo.
Claro ela não entra na pergunta do assasinato, que eles tanto fazem. Não acho que teria algo que impedisse realmente o assasinato, acho que o problema é que sempre eles pensam que o que tinha existido não deixaria de existir, por exemplo, o ataque as torres, o viajante que chegasse apos impedir o ataque, veria que as coisas estam diferentes, mas entraria nesse paradoxo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 07 de Abril de 2006, 17:56:00 »
por falar em roteiros e viagem no tempo, tem um pessoal que escreve ou desenha (talvez no passado) em hqs uma série chamada "intempol", uma interpol do tempo. Mas além disso, são brasileiros e logo fazem um monte de mancadas ao policiar o tempo... só sei disso e nada mais

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 07 de Abril de 2006, 18:03:16 »

No momento em que voltamos ao passado, deixamos de fazer parte do nosso presente, isto poderia gerar um equilíbrio de massa, com pequena variação se tomarmos como referência o próprio Universo.
No "total" acho que faz sentido mesmo, mas aí meio que a viagem no tempo estaria pré-destinada e "sempre aconteceu", então não sei se daria para acontecer de forma não natural, ou seja, algo como quanta viajando uns pentelhossegundos do presente ao passado, algo nesse sentido.

Eu penso que estando em lugares no passado onde não estivemos de verdade modificaria o momento, e não o futuro daquele momento, exatamento por ser o Passado um sistema fechado. Não há nem dois nem mais passados, apenas um - e que já está concluído. Penso que eu posso voltar ao passado, interagir com ele mas não posso modificá-lo. É diferente do Futuro, que se abre em leque de diferentes caminhos.

Eu imagino a cena: volto ao passado, pego uma arma de fogo, disparo contra o inimigo, ele cai numa poça de sangue e... no minuto seguinte ele estará em pé, sorrindo (ou não), sem um arranhão sequer - como se nada tivesse acontecido e nada gravado na memória.

Você está analisando os eventos sob um ponto de vista muito humano. Não é só porque você foi no passado e não falou com ninguém, não viu ninguém, nem foi visto por qualquer um, que não mudou o passado. Você interagiu com o ar do passado, deu passos por lá, e se isso já contaria, mesmo que ninguém veja ou ouça. Não importa que é uma interação "insignificante" do ponto de vista do curso da história humana, estaria alterando o passado mesmo assim.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 07 de Abril de 2006, 19:07:48 »
E como perguntou o Stephen Hawking.

Onde estão os turistas do futuro?
 :aviao: :chopp: :geek-ninja: :muculmano: :cartola: :macaverde:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #32 Online: 07 de Abril de 2006, 23:50:14 »
E que tal prisioneiros do passado? Em vez de superlotar cadeias, mandemos para o passado...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 07 de Abril de 2006, 23:54:51 »
E que tal prisioneiros do passado? Em vez de superlotar cadeias, mandemos para o passado...

Não dá idéia não, Euzébio.
Vai que o pessoal do futuro escuta e manda um monte de bandido pra cá.
Já basta os que já estão aqui. :D
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #34 Online: 08 de Abril de 2006, 13:40:56 »
Como você acha que pessoas como o Collor vieram para ca? :roll:
"The patient refused an autopsy."

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #35 Online: 08 de Abril de 2006, 19:50:20 »
E que tal se os grandes gênios da História tivessem um passaporte expedido no Futuro? Gênios como DaVinci estão totalmente fora de seu tempo...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 08 de Abril de 2006, 21:40:35 »
acho que tem uma historia do Mickey em que viajam no tempo, levam sem saber ou sabendo o Da Vinci (ou teria sido o Nostradamus?) menino para o futuro, onde ele fica curioso, quer saber de tudo, mas é levado de volta no tempo, mas não sem antes rasgar umas páginas de livros atuais e levar com ele ao passado

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #37 Online: 08 de Abril de 2006, 21:48:35 »
Chutando. Acho que se alguém volta no tempo, abre-se um leque e temos duas realidades. Uma sem a pessoa que voltou, e outra com a pessoa que voltou. Talvez não exista aumento de massa porquanto na realidade A temos -1 homem e na realidade B temos + 1 homem o que é igual a 0. No todo considerado não há mudança. Agora, a gente nem mesmo faz idéia de onde veio toda a massa do universo, surgiu e veio daonde? Pior seria voltar antes do big bang. Outra coisa, mesmo que alguem desenvolvesse uma máquina do tempo, isso seria para poucos, jamais cairia no conhecimento do público.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 08 de Abril de 2006, 21:52:58 »
Outra coisa, se é possível viajar ao passado, significa que somos imortais. Sempre estaremos vivendo em algum momento determinado. Porque depois que alguém morre, qualquer outro pode voltar ao passado e encontrar a pessoa viva. Significa que todos os momentos e realidades existem para sempre. O faraó do Egito, continua lá vivendo na sua época, da mesma forma que o fulano de tal no ano 2050.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 08 de Abril de 2006, 23:16:49 »
Outra coisa, se é possível viajar ao passado, significa que somos imortais. Sempre estaremos vivendo em algum momento determinado. Porque depois que alguém morre, qualquer outro pode voltar ao passado e encontrar a pessoa viva. Significa que todos os momentos e realidades existem para sempre. O faraó do Egito, continua lá vivendo na sua época, da mesma forma que o fulano de tal no ano 2050.

Se as coisas fossem assim, estaria morto qualquer livre-arbítrio, não?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #40 Online: 08 de Abril de 2006, 23:47:32 »
acho que tem uma historia do Mickey em que viajam no tempo, levam sem saber ou sabendo o Da Vinci (ou teria sido o Nostradamus?) menino para o futuro, onde ele fica curioso, quer saber de tudo, mas é levado de volta no tempo, mas não sem antes rasgar umas páginas de livros atuais e levar com ele ao passado

Não fi o Mickey, foram os sobrinhos do Donald numa maquina do tempo crisada pelo Pof Pardal....Legal esa história....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #41 Online: 08 de Abril de 2006, 23:49:12 »

Que tal?

E o efeito borboleta?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 09 de Abril de 2006, 09:21:32 »

Se as coisas fossem assim, estaria morto qualquer livre-arbítrio, não?

Parece que sim.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #43 Online: 09 de Abril de 2006, 20:18:03 »
Sim, sim, mas nós não temos uma fé em qual a o dogma do livre arbitrio ao contrario de certas religiões.
"The patient refused an autopsy."

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #44 Online: 11 de Abril de 2006, 16:38:24 »
A física quântica trabalha com probabilidades. Antes que algo seja observado de fato, há uma série de possibilidades sobre o seu estado. Mas, uma vez que seu estado é determinado, essas possibilidades se resumem a uma só. A incerteza é eliminada.

Curioso, ele parte do princípio que o Colapso da Função de Ondas, ou a Redução do Vetor Estado, não é reversível no Tempo.

De fato, há bastante controversas quanto a isto, mas é muito estranho esta proposta; para o viajante, a realidade seria determinista!! Outro ponto, nós, agora, estaríamos em uma posição privilegiada no Espaço-Tempo, já que nossa realidade é indeterminista. Em outras palavras, por esta proposta nunca houve uma viajem no Tempo.

Também acho falho, e já foi comentado, a questão de que, se o pai sai da sala, quando anteriormente não havia saído, o Passado já foi alterado!
Visite: www.nelsonmagrini.com

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #45 Online: 11 de Abril de 2006, 16:43:01 »
"Einstein mostrou que massa e energia são a mesma coisa. Sempre que você fizer alguma coisa ao espaço, você também afeta o tempo," disse Mallet, professor na universidade há 30 anos. "Girar o espaço também leva o tempo a girar, significando que, ao menos teoreticamente, é possível caminhar através do tempo assim como caminhamos pelo espaço," completou.

Curioso, ele não sabe que SEMPRE caminhamos no... ESPAÇO-TEMPO?

O experimento de Mallett utiliza espelhos e lasers para criar um raio de luz circular que deve distorcer o espaço-tempo à sua volta.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

De fato, não é possível nem se medir a curvatura causada pelo Sol, o que dizer de um efeito causado por... raiso de luz!!!!

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #46 Online: 11 de Abril de 2006, 16:54:53 »
Se o passado se torna determinado e como tal imutável isso não deveria incluir toda a matéria, o que incluiria todos os átomos e moléculas inclusive do ar? Então que espaço poderia ocupar um viajante do tempo sem alterar o passado? Como ele poderia se locomover, supondo que de algum modo pudesse estar no passado, sem alterá-lo? Por que esse determinismo se aplica de modo arbitrário a seres humanos especificamente? Isso pra mim não faz sentido nenhum.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #47 Online: 12 de Abril de 2006, 01:04:00 »
Me lembro de uma reportagem da Veja que aborda isso e que Kip Thorne disse que a viagem para o passado era teoricamente possível.Não me lembro muito bem, mas a solução para o paradoxo do avô era que não era possível alterar o passado.Algo que Carl Sagan e Richard Gott já tinham sugerido:

"Entre as soluções sugeridas está a que você não pode assassinar seu avô. Você atira nele, mas no momento crítico ele se agacha para amarrar o cadarço do sapato, ou a arma engasga, ou de alguma maneira a natureza conspira para prevenir o ato que interrompe o esquema de causalidade que conduz à sua própria existência. "Sagan, em entrevista:
http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/sagan_time.htm

Lembro de uma entrevista do físico brasileiro Mário Novello na década de 90 a Superinteressante que num futuro próximo, seria possível fazer um elétron voltar ao passado.Acho que é aquilo que os físicos chamam de "fazer uma curva temporada fechada".

"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #48 Online: 12 de Abril de 2006, 08:25:45 »
Lembro de uma entrevista do físico brasileiro Mário Novello na década de 90 a Superinteressante que num futuro próximo, seria possível fazer um elétron voltar ao passado.Acho que é aquilo que os físicos chamam de "fazer uma curva temporada fechada".

Conforme já mostrado por Feymann, um Elétron voltando no Tempo, seria visto por nós como um Pósitron avançando no Tempo.

Não sei como iriam fazer, muito menos controlar ou detectar tal experimento. Pósitons e Elétrons transformando-se uns nos outros, com a respectiva emissão / absorção de Fótons se dá a todo instante entre as partícula elementares.

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #49 Online: 12 de Abril de 2006, 08:26:22 »
Se o passado se torna determinado e como tal imutável isso não deveria incluir toda a matéria, o que incluiria todos os átomos e moléculas inclusive do ar? Então que espaço poderia ocupar um viajante do tempo sem alterar o passado? Como ele poderia se locomover, supondo que de algum modo pudesse estar no passado, sem alterá-lo? Por que esse determinismo se aplica de modo arbitrário a seres humanos especificamente? Isso pra mim não faz sentido nenhum.

Muito bem lembrado!

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!