Autor Tópico: Elevador espacial poderá ter problemas de estabilidade  (Lida 6090 vezes)

Offline luclima

• Nível 00
  • *
  • Se rezar resolvesse igreja não teria pára-raios
Re:Elevador espacial é real e fica pronto até 2050
« Resposta #25 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 19:55:05 »
E a ressonância ? Essa imensa corda iria vibrar com uma grande variadade de forças que incidiriam nelas: o vento nas baixas altitudes, a vibração do elevador, a variação de peso na estação, variação na tensão do cabo etc.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 19:57:20 »
Seja bem vindo luclima.

Se for possível, de uma passadinha no tópico de apresentações.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 20:02:29 »
E para ancorar o sistema? E a localização?  Bom, acredito queteria deser na linha do equador.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline luclima

• Nível 00
  • *
  • Se rezar resolvesse igreja não teria pára-raios
« Resposta #28 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 20:08:30 »
Geotecton, não achei o tópico :'(

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 20:09:58 »
O gráfico coloca a ponta do cabo apenas como "contra-peso". Não precisaria haver lá algo como turbinas para ficarem periodicamente adicionando impuso para a coisa toda continuar em órbita? O elevador, ao subir e descer, não estaria o tempo todo tirando momento da coisa?

A estrutura como um todo estaria em órbita. Isto é, seu centro de gravidade estaria em órbita. Parte do cabo estaria sempre "tentando cair" na direção da Terra, enquanto a parte superior estaria sempre "tentando cair" para fora da Terra. Qualquer alteração na posição do centro de gravidade causada pelo movimento dos elevadores seria (a) minúscula e (b) possivelmente compensada por disparos de foguetes.

Quanto ao efeito do elevador ser minúsculo e possivelmente compensado por foguetes, OK, ainda que eu ache estranho (não tanto pelo elevador sozinho (dependendo do seu tamanho) mas por ele possivelmente (imagino) poder puxar o cabo para um lado ou outro, e este (imagino) seria bastante pesado.

Mas agora disse outra coisa que me deixou confuso (e ainda se conecta com a minha dúvida anterior). Um objeto em órbita não é algo que, não fosse a força no sentido de "tangenciar" o planeta, estaria necessariamente caindo? Como é possível essa "órbita com uma tendência a sair de órbita"/"cair para o espaço", sem haver uma razoável força nesse sentido?

Quero dizer, se a força "na tangente" que colocou um objeto em órbita já não o lançou fora de órbita, essa força seria "no mesmo sentido" necessário para sair de órbita, e só tende a diminuir, então não me parece haver uma tendência a ele eventualmente "sair por aí". Ou é possível uma força inicial tal que pusesse um objeto em órbita cuja atração exercida pela Terra fosse sendo gradualmente cada vez menor, numa órbita "em espiral"?

...É, deve ser isso, não me parece algo tão absurdo a ponto de ser impossível, só meio "exótico" e que requer uma precisão razoável. E se parar bem para lembrar, é meio que o caso com a Lua, se não me engano.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #30 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 20:12:36 »
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 20:19:27 »
O cabo seria bem pesado, mesmo com materiais ultra-leves, não?  Como lançá-lo ao espaço?  Ou esse cabo seria produzido de "cima para baixo"?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 20:22:02 »
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2012, 20:24:06 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #33 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 20:43:59 »
Mas agora disse outra coisa que me deixou confuso (e ainda se conecta com a minha dúvida anterior). Um objeto em órbita não é algo que, não fosse a força no sentido de "tangenciar" o planeta, estaria necessariamente caindo? Como é possível essa "órbita com uma tendência a sair de órbita"/"cair para o espaço", sem haver uma razoável força nesse sentido?

Não sei se entendi bem sua dúvida, mas o fato é que um objeto em órbita está sempre caindo sim! Só que a superfície da Terra sempre "acaba" antes que ele chegue à superfície :). Isso fica mais fácil de visualizar no caso de uma órbita elíptica. No caso de uma órbita circular, a força que atua sobre o satélite nunca tem componente tangencial, mas apenas radial. Só que isso tudo que escrevi só vale para um objeto pontual.

No caso de um objeto extenso a coisa é um pouco mais complicada: imagine uma barra em órbita, orientada de forma a que seu comprimento maior aponte na direção radial. Nesse caso, uma das pontas (a mais próxima da superfície) está orbitando com uma velocidade ligeiramente menor [1] do que a suficiente para ficar em órbita. Daí que essa ponta tenderia a entrar numa órbita elíptica ou, dependendo do comprimento da barra, espiralar na direção da Terra, se estivesse solta. Já a outra ponta (a mais afastada da superfície) está orbitando com uma velocidade ligeiramente maior do que a suficiente para ficar em órbita. Daí ela poderia espiralar para longe da superfície [2]. O resultado é que a barra vai ficar tracionada: as duas pontas querendo se afastar.

A coisa é diferente se a barra estiver orientada tangencialmente à trajetória. Nesse caso, ela vai ser comprimida [3]. Em ambos os casos, a força vai depender aproximadamente linearmente do comprimento da barra (se não me falha a memória) e do inverso do cubo do raio da órbita. Essas são as chamadas forças de maré.

[1] v+%3D+%5Comega+R onde R é o raio da órbita.

[2] A trajetória real não seria tão simples de calcular. E a trajetória tal como observada por alguém em órbita pode ser mais complicada ainda. Dinâmica orbital é um negócio complexo. Se você está em órbita é teoricamente possível atirar com uma arma numa direção, para mais tarde ser atingido nas costas pela sua própria bala!

[3] Deixo pra vocês explicarem. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 20:58:06 »

Não sei se entendi bem sua dúvida, mas o fato é que um objeto em órbita está sempre caindo sim!

A dúvida era que você disse que a tendência do "contra-peso" seria de "cair para fora", quase como se houvesse uma "força centrífuga", e ele fosse preso à Terra pelo cabo, o seria capaz de apostar que não seria o caso, mas que ele estaria apenas orbitando numa órbita "normal", onde a tendência é que os satélites eventualmente caiam no planeta mesmo.

Mas no fim de minhas divagações/esboços da pergunta, acabei me dando conta de que não é necessariamente algo tão absurdo (se é que acertei o "mecanismo"), e se não me engano é mais ou menos o caso com a Lua, uma órbita com uma tendência a se distanciar cada vez mais.

Em outras palavras, a forma como tinha colocado me parecia um tanto reforçar algo que eu penso que é uma intuição enganosa sobre gravidade: se perguntar para um monte de gente o que aconteceria se fosse lançado um foguete verticalmente à mesma altura dos satélites, as pessoas tendem a imaginar que ele então ficaria à deriva por lá ou sairia de órbita rumo ao espaço, ainda que vagarosamente por ter acabado o impulso; quando na verdade ele cairia "reto" de volta ao planeta, se não muito me engano. Para ser colocado em órbita necessitaria uma força "no sentido da órbita" (que eu chamei possivelmente erroneamente de "tangencial").

Daí me pareceu estranho que qualquer satélite fosse ter uma tendência a "sair de órbita" para fora em vez de cair, mas como disse, só até lembrar da Lua e que possivelmente dá para lançar um com condições que dessem a mesma tendência. (Na verdade imaginei o mecanismo antes e depois lembrei da Lua, mas tanto faz).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 21:01:46 »
O cabo seria bem pesado, mesmo com materiais ultra-leves, não?  Como lançá-lo ao espaço?  Ou esse cabo seria produzido de "cima para baixo"?

Acho que vão levá-lo para cima num foguete e depois ir "soltando".

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Foto USGS

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #40 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 09:26:21 »
Outra questão: Essa coisa não vai durar para sempre, vai se desgastar. Como desmontá-la???

Outra questão: Qual o tamanho da sombra que esse "superprédio" iria projetar? Provavelmente, se fosse no Japão, projetaria a sombra por toda Ásia.

Outra questão: Melhor gastar todo esse dinheiro no desenvolvimento de novos métodos de propulsão de naves espaciais.

Pensei em algo: Vamos construir uns seis desses ao redor do mundo e ligá-los no topo por uma imensa corda metálica e fazer essas "agulhas" entrar em contato pelo arrasto com essa corda metálica. Assim, vamos criar um mega-dínamo, uma super turbina alimentada pela velocidade da Terra e ter energia elétrica para sempre.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 16:37:55 »
A coisa que eu pensei inicialmente era meio relacionada com "desmontar". Acho que ela deveria ficar a um bom raio de distância no meio do oceano para o eventual caso de arrebentar/cair.

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #42 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 16:46:41 »
A coisa que eu pensei inicialmente era meio relacionada com "desmontar". Acho que ela deveria ficar a um bom raio de distância no meio do oceano para o eventual caso de arrebentar/cair.

Boa.

Se todo o equipamento tem 96 mil km de comprimento, isso é um pouco mais que duas voltas em torno da Terra pelo equador.

E o que será que aconteceria se "caísse" (caso isso fosse possível)?

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #43 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 19:07:18 »
Sosseguem. Vocês estão é com inveja porque não estarão vivos pra fazer o turismo espacial... ;P

Em 2050?

Quem sabe?

Se vivo estiver, estarei com 87 anos.

E eu farei 88 nesse ano, com boas perspectivas de estar vivo e saudável.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #44 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 19:10:37 »
E para ancorar o sistema? E a localização?  Bom, acredito queteria deser na linha do equador.

Localização?
Algo perto de Sri Lanka, só para homenagear Clarke?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 19:12:45 »
[...]
Outra questão: Qual o tamanho da sombra que esse "superprédio" iria projetar? Provavelmente, se fosse no Japão, projetaria a sombra por toda Ásia.
[...]

Para mensurar o real impacto, temos que saber qual é a dimensão transversal desta estrutura.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Elevador espacial poderá ter problemas de estabilidade
« Resposta #48 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 21:45:58 »
Tópicos unidos.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re:Elevador espacial poderá ter problemas de estabilidade
« Resposta #49 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 22:43:34 »
Entrando no meio do tópico: Mesmo que tecnicamente seja possível, o custo de manutenção o torna economicamente viável?

Para mim parece ser mais uma dessas idéias revolucionárias que acabam se tornando inviáveis logo de cara após enterrarem muita grana nela, tal qual aquele dirigível cargueiro que transportaria 250 toneladas com um custo inferior a um avião normal.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!