Autor Tópico: Elevador espacial poderá ter problemas de estabilidade  (Lida 6091 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re:Elevador espacial poderá ter problemas de estabilidade
« Resposta #50 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 14:54:27 »
As altitudes estão exageradas. Na figura onde consta 96,000 Km (noventa e seis mil quilômetros) deveria ser 96 km. Pode ser que tenha havido um erro quanto ao uso da vírgula na notação inglesa, não sei. Só para vocês terem uma ideia, o limite superior da atmosfera, chamado de linha Karman, é calculada em torno de 100km. É aí que termina a atmosfera e inicia o espaço sideral. A altitude média de operação do ônibus espacial era de 400km, que é mais ou menos a altitude da ISS (Estação Espacial Internacional). A altura máxima que o ônibus espacial atingiu foi em torno de 600 km quando do conserto do telescópio Hubble. Noventa e seis mil quilômetros (96.000 km)  é quase um quarta da distância terra-lua!
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2012, 15:01:46 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #51 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 17:28:59 »
Provavel que seja isso West. Um elevador de 36 km já não soa tão absurdo quanto um de 36 mil km.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 21:48:28 »
As altitudes estão exageradas. Na figura onde consta 96,000 Km (noventa e seis mil quilômetros) deveria ser 96 km. Pode ser que tenha havido um erro quanto ao uso da vírgula na notação inglesa, não sei. Só para vocês terem uma ideia, o limite superior da atmosfera, chamado de linha Karman, é calculada em torno de 100km. É aí que termina a atmosfera e inicia o espaço sideral. A altitude média de operação do ônibus espacial era de 400km, que é mais ou menos a altitude da ISS (Estação Espacial Internacional). A altura máxima que o ônibus espacial atingiu foi em torno de 600 km quando do conserto do telescópio Hubble. Noventa e seis mil quilômetros (96.000 km)  é quase um quarta da distância terra-lua!

Eu não li nenhum texto que tivesse uma distância menor que 36.000 quilômetros, que é a média dos satélites geo-estacionários. Este deve ser o caso do elevador espacial.
Foto USGS

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #53 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 08:29:40 »
Bom, analisando melhor, se o diagrama é em inglês e está "96,000" (com vírgula), então é 96 mil mesmo.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #54 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 14:19:07 »
Pelo que entendi, 35.786 km é a distância necessária para que um objeto descreva um órbita geostacionária, o que não é o caso da ISS e do Hubble cujas órbitas estão a cerca de 400 km e 600 km de altura respectivamente. No caso do elevador espacial essa seria a altura de ancoramento da extremidade superior, mas no infográfico essa extremidade é indicada como estando a 96.000 km, o que também não bate. Sem falar que para se atingir o espaço bastaria subir acima de 100km, não sendo necessário obrigatoriamente que se atinja a ponta do elevador a 35.786 km. 
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, 14:21:55 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #55 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 14:49:36 »
Pelo que entendi, 35.786 km é a distância necessária para que um objeto descreva um órbita geostacionária, o que não é o caso da ISS e do Hubble cujas órbitas estão a cerca de 400 km e 600 km de altura respectivamente. No caso do elevador espacial essa seria a altura de ancoramento da extremidade superior, mas no infográfico essa extremidade é indicada como estando a 96.000 km, o que também não bate. Sem falar que para se atingir o espaço bastaria subir acima de 100km, não sendo necessário obrigatoriamente que se atinja a ponta do elevador a 35.786 km. 

96000 km está correto. Sugiro que você dê uma olhada numa resposta que dei ao Buckaroo, acho que na página anterior deste tópico. Outra coisa: a ideia não é simplesmente sair da atmosfera, mas entrar em órbita. Se você saltar do elevador espacial a 100 ou 500 km de altura, você vai cair de volta rapidinho. Aliás,
durante a maior parte da viagem de elevador, você sentirá o seu peso.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 15:59:24 »
Solução para  estabilidade: em vez de elevador, poderiam só jogar uma corda, onde as pessoas se amarrariam com equipamento de rapel, ou onde poderiam amarrar um balde e nele colocar vários objetos para levar para o espaço. Pronto. Não precisam me agradecer.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 16:00:14 »
Então… isso é o tal elevador. O "balde" é a cabine.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 19:38:34 »
Bom, analisando melhor, se o diagrama é em inglês e está "96,000" (com vírgula), então é 96 mil mesmo.

Talvez a notícia tenha algum erro de tradução ou confusão com sistema métrico, não seriam 96.000 pés de altitude? Acho que dá uma 30.000 metros.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 20:03:03 »
Talvez a notícia tenha algum erro de tradução ou confusão com sistema métrico, não seriam 96.000 pés de altitude? Acho que dá uma 30.000 metros.

Tá escrito "Kilometers". Além disso, como já explicaram, 36 mil km é a altitude da orbita geoestacionária, que deve ser a órbita que o centro de massa do elevador deve seguir para não cair.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 20:08:49 »

Tá escrito "Kilometers". Além disso, como já explicaram, 36 mil km é a altitude da orbita geoestacionária, que deve ser a órbita que o centro de massa do elevador deve seguir para não cair.

Sinceramente me parece um projeto que já nasceu morto.

Não vejo como pode dar certo se juntar as dificuldades técnicas, custos envolvidos na manutenção , etc.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 20:19:28 »

Sinceramente me parece um projeto que já nasceu morto.

Não vejo como pode dar certo se juntar as dificuldades técnicas, custos envolvidos na manutenção , etc.

Acredito que daqui a uns 50 - 100 anos se torne economicamente possível sim. Seria enormemente caro, mas valeria a pena.

Algumas imagens:

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 20:22:27 »

E para poder ficar (quase) fixo em relação a um ponto na superfície da Terra. E eu escrevi "quase" porque sempre haverá a necessidade de pequenos ajustes na órbita, inclusive pelo efeito de arrasto.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 20:23:12 »
Seria ótimo se fosse possível, mas e os fatores atmosféricos como tempestades ou a possibilidade real de fadiga estrutural que cause uma quebra?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #64 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 21:12:23 »
Já eu espero sempre pela piada. Investir-se-iam trilhões de dólares com a perpectiva do monopólio de um setor quaquilhardário de promissor e depois de décadas de correções até que se comece a já poder explorar economicamente alguém anuncia a descoberta de um sistema antigravidade e babau.  :biglol:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #65 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 08:36:12 »
A base do elevador vai ficar em Macapá?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #66 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 10:36:24 »
Eu não consigo imaginar a construção de algo com quase 100.000 KM de altura :o
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 11:37:25 »
Eu não consigo imaginar a construção de algo com quase 100.000 KM de altura :o

Não pense como um prédio, mas como um cabo baixado de órbita (na verdade dois: um para cima e outro para baixo). Ainda é impressionante, mas cabos com milhares de quilômetros de comprimento já existem: os cabos de comunicação que atravessam os oceanos.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 11:39:42 »
A base do elevador vai ficar em Macapá?

Pensando bem, seria ideal: a base tem que ser no equador, de preferência num local onde terremotos sejam raros, com acesso a linhas de transporte. No livro do A. C. Clarke ele criou uma ilha imaginária sobre o equador, inspirada no Sri Lanka, que serviria como base.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!