Autor Tópico: Infrações de trânsito, vocês denunciariam?  (Lida 16909 vezes)

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Infrações de trânsito, vocês denunciariam?
« Online: 10 de Abril de 2008, 14:24:43 »
Ontem fui ao banco aqui perto de casa e pude registrar com meu celular infrações de trânsito nas proximidades de uma empresa, vocês denunciariam isso ao detran, polícia ou qualquer outro orgão competente?

Art 48 do Código Brasileiro de Trânsito:

Art. 48. Nas paradas, operações de carga ou descarga e nos estacionamentos, o veículo deverá ser posicionado no sentido do fluxo, paralelo ao bordo da pista de rolamento e junto à guia da calçada (meio-fio), admitidas as exceções devidamente sinalizadas.

§ 1º Nas vias providas de acostamento, os veículos parados, estacionados ou em operação de carga ou descarga deverão estar situados fora da pista de rolamento.

§ 2º O estacionamento dos veículos motorizados de duas rodas será feito em posição perpendicular à guia da calçada (meio-fio) e junto a ela, salvo quando houver sinalização que determine outra condição.

§ 3º O estacionamento dos veículos sem abandono do condutor poderá ser feito somente nos locais previstos neste Código ou naqueles regulamentados por sinalização específica.

Anexo I do Código Brasileiro de Trânsito, definição de CALÇADA e PASSEIO:

CALÇADA - parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins.

PASSEIO - parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas.

Inciso IV do Art 181 do Código Brasileiro de Trânsito:

Art. 181. Estacionar o veículo:

(...)
IV - em desacordo com as posições estabelecidas neste Código:
        Infração - média;
        Penalidade - multa;
        Medida administrativa - remoção do veículo;

Fonte:

Departamento Nacional de Trânsito
http://www.denatran.gov.br/ctb.htm

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Infrações de trânsito, vocês denunciariam?
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2008, 15:14:09 »
Chama o detran que eles vêem.

No meu trabalho só pode para de um lado da rua, mas o pessoal insiste em parar nos 2 lados... e um dia chegaram ao cúmulo de para o carro na entrada da rua que é bem estreita... ninguém conseguia passar!

Chamamos o detran e a infeliz (sim, era uma mulher) levou uma multa.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2008, 15:18:24 »
Deve denunciar sim. O pessoal não costuma fazer estas coisas por aqui não. Uma vez denunciamos um ex-vizinho mala nosso que estacionava um caminhão carregado de porcos e fedendo porcos na calçada, em frente a casa dele. Mas não foi ao DETRAN, foi a polícia ambiental.

Ele foi autuado e o caminhão nunca mais ficou na calçada e sempre limpo, sem fedor.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2008, 15:18:51 »
Eu não, tenho mais o que fazer. Mas o ideal seria denunciar mesmo.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2008, 16:15:03 »
Não costuma funcionar, eles só vêm se o carro estiver em lugar onde atrapalha o trânsito de outros carros, se estiver na calçada eles nem ligam.
Já chamei atenção de marronzinho da CET que estacionou na calçada junto à faixa de pedestres (interrompendo a travessia), ele teve a cara de pau de dizer que os pedestres podiam passar por trás do carro que tinha espaço.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2008, 16:55:18 »
Eu anoto a placa e passo pra um amigo fazer a multa ou faço eu mesmo depois... especialmente falando ao celular...

Mas só quando estou fardado, mando o cara desligar o celular e ele continua (sim, tem gente que faz isso)... ¬¬
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2008, 16:57:57 »
ontem passei por uma viatura do DEIC falando ao celular. nem me preocupei em esconder porque eles devem ter mais em mente do que ficar multando gente que fala ao celular, e eles parece também que nem se preocuparam comigo.
a polícia militar pode multar por infrações de trânsito?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2008, 17:01:45 »
Eu anoto a placa e passo pra um amigo fazer a multa ou faço eu mesmo depois... especialmente falando ao celular...

Mas só quando estou fardado, mando o cara desligar o celular e ele continua (sim, tem gente que faz isso)... ¬¬

Usa o Spay de pimenta!
o cara larga o celular na hora :hehe:

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #8 Online: 10 de Abril de 2008, 17:03:38 »
a polícia militar pode multar por infrações de trânsito?
§ 4º O agente da autoridade de trânsito competente para lavrar o auto de infração poderá ser servidor civil, estatutário ou celetista ou, ainda, policial militar designado pela autoridade de trânsito com jurisdição sobre a via no âmbito de sua competência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2008, 17:07:59 »
hm. então no caso de são paulo eu acho que não. teria que ver regulamento da cet.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2008, 17:13:55 »
No caso, em Minas, os municípios fazem convênios com a PM pra que possamos multar por infrações de âmbito municipal...

Geralmente nós só anotamos a placa quando o infeliz não desliga o celular quando é mandado ou se ele faz uma barbeiragem muito grande e que chame nossa atenção e vemos que ele tá com o telefone no ouvido...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2008, 17:48:25 »
Uma sociedade justa e segura só existe com nossa participação...
A alguns anos entrei no ministério publico contra uma desentupidora que poluia de todas as formas o bairro.....
Apesar de até ameaças....foram dois anos de luta, mas a empresa foi embora, para um local adequado....
Deve sempre lutar pelo que julgar certo.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Abril de 2008, 21:18:03 »
Chama o detran que eles vêem.

No meu trabalho só pode para de um lado da rua, mas o pessoal insiste em parar nos 2 lados... e um dia chegaram ao cúmulo de para o carro na entrada da rua que é bem estreita... ninguém conseguia passar!

Chamamos o detran e a infeliz (sim, era uma mulher) levou uma multa.

O Detran demora bastante e nem sempre aparece, já tive problemas com desconhecidos que estacionaram o carro na minha porta  e sumiram largando o carro lá.

Depende de onde é a ocorrencia pois moro em um bairro de periferia de SP e se fosse no centro, com certeza atenderiam mais rápido.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Abril de 2008, 21:49:53 »
Vou contar uma que aconteceu lá pelos anos 90 e tomei conhecimento disso porque conhecia o pessoal de lá...

Era uma rua com várias oficinas automotivas (mecânicas, funilarias, tapeçarias, lojas em geral..)  e tinha  um vizinho chato que largava o carro em qualquer lugar que desse, muitas vêzes bloqueando a porta das oficinas impedindo a entrada ou saída de clientes.

Reclamavam e chamavam o pessoal do trânsito, falavam com o cara  mas o cara não tomava jeito e continuava largando o carro de qualquer jeito , demorava a vir retirar o carro quando chamado porque estava  jantando, tomando banho ou sei lá mais o quê...e os clientes esperando para sair ou entrar.

Na frente da casa do cara tinha uma padaria em que o pessoal se reunia e alguém notou que ele saia  em certas noites da semana, voltando lá pelas 23 horas da noite.

Pois bem...o cara saiu e quando voltou lá pelas tantas haviam colocado  correntes bem grossas nos portões da casa dele, com os cadeados entupidos com pedaços de metal.

A mulher do cara do lado de dentro de casa e ele do lado de fora tentando arrebentar a corrente com  o pessoal na  padaria rindo...logo pela manhã ele foi sair e tinham colocado outras correntes trancando o cara lá dentro. :lol:

E o problema foi resolvido :hihi:

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Abril de 2008, 23:10:57 »
Eu não denunciaria, por que também têm lugares que paro assim. Pode ser a correria ou sei lá mais o que... Já têm a policia para fazer esse serviço... só se parar na frente do meu portão que eu chamaria o guincho, caso ao contrário deixa o trem bagunçado mesmo!
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #15 Online: 10 de Abril de 2008, 23:21:36 »
Você chamaria o guincho por qual motivo? Porque está interrompendo seu veículo de entrar e sair, certo?

O mesmo ocorre com o pedestre, está interrompendo a passagem.

Ou só porque você tem carro acha que tem mais direitos dos que andam a pé?

As duas primeiras fotos foram tiradas na hora em que eu fui ao banco, as outras três na hora que eu voltei. Na verdade se fosse apenas um carro mal estacionados, mas são vários carros, é um abuso. Não entendo qual o problema de estacionar corretamente, a rua não é tão estreita.

Eu já me decidi. Amanhã quando for ao mercado, se tiver algum carro mal estacionado denunciarei e ficarei ali, esperando o guincho chegar.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 10 de Abril de 2008, 23:39:45 »
Já denunciei várias.

Acho que se vc for ao Detran com a foto, pode ajudar.
« Última modificação: 10 de Abril de 2008, 23:48:01 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Abril de 2008, 23:44:23 »
Eu não denunciaria, por que também têm lugares que paro assim.

Eu chamo pessoas que agem assim de filhos da puta, mas aqui não pode fazer isso, então deixa pra lá.
« Última modificação: 11 de Abril de 2008, 00:14:38 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Abril de 2008, 00:15:00 »
disseram que no rio de janeiro parar na calçada é praxe...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Abril de 2008, 00:16:03 »
disseram que no rio de janeiro parar na calçada é praxe...
Não significa que seja certo. Ou que lá possa.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Abril de 2008, 00:26:01 »
Hmm.. fiquei sabendo que O Detran não aceita fotos tiradas por alguém que não seja autoridade de trânsito porque as fotos poderiam ser montagem, coisa assim.

É claro que dá pra fazer uma perícia pra saber se é montagem ou não, mas não aceitar essas fotos economiza tempo, dinheiro e o saco do funcionário público ;).
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 11 de Abril de 2008, 00:27:26 »
Nem vou perder tempo em te responder SnowRaptor. |(

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Abril de 2008, 00:31:22 »

Bom (agora procurando manter uma conversa minimamente produtiva), você sabe que não tem como justificar seus hábitos de estacionamento, né? Sabe que está fazendo errado, que é crime e não se corrige? Eu acho isso curioso.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Abril de 2008, 00:38:33 »

Bom (agora procurando manter uma conversa minimamente produtiva), você sabe que não tem como justificar seus hábitos de estacionamento, né? Sabe que está fazendo errado, que é crime e não se corrige? Eu acho isso curioso.

Se não têm local para parar e eu quero ir ao banco por exemplo, lógico que vou subir na calçada e estacionar em um terreno baldio ou em cima da calçada mesmo. Aqui na cidade não dá por que gera multa na certa parar assim no centro.
Mas quando vou para boate, barzinhos ou em casa mesmo, vou com a s10 em tudo quando é lugar, paro nos lugares mais complicados de parar para testar a s10... subo nos canteiros do estacionamento da boate, paro na calçada dos barzinhos, corto canteiros em avenidas para não pegar retorno que está longe! Hehehehehehehe....
Ah... falar que isso é crime! É um exagero né... o pedrestre que desvie, já que aqui também as calçadas não são lá essas coisas, não custa nada desviar de um carro. :histeria:

Danieli

• Visitante
« Resposta #24 Online: 11 de Abril de 2008, 00:43:07 »
Que opinião ignorante Fabulous.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!