Eu acho que as propagandas de cerveja incorrem em propaganda enganosa e ludibriam o telespectador e, desta forma, atentam contra o Código de Defesa do Consumidor.
A tentativa insidiosa de relacionar mulheres lindas e magras com cerveja é uma contradição de plano. Aquelas mulheres com barriga de tábua nem passam perto de um copo de cerveja. Creio que, inclusive, o que elas bebem no comercial é algum líquido não-calórico.
1 lata de cerveja possui 100 calorias, 1 a mais que uma lata de coca-cola e praticamente a mesma coisa que um pãozinho francês. A diferença é que Coca e Pão você ingere 1 ou 2 unidades enquanto que a Cerveja é consumida às dúzias.
Outro efeito deletério deste tipo de publicidade, além da apologia ao uso de drogas, da falsidade ideológica, da propaganda enganosa e a estimulação da degeneração física, é o custo social associado ao consumo do álcool, haja vista a quantidade de motoristas bêbados. É uma coisa incrível, o sujeito bebe e ao invés de perceber que está debilitado do ponto de vista motor, ele subitamente sente que a cerveja o transformou em algo como Keke Rosberg ou Nigel Mansell.
Notem que o cigarro, em que pese os efizêmicos e cancerosos, impõe um custo social e psicológico muitíssimo menor, porém o Lobby das indústrias de Tabaco não conseguiu agir com a mesma eficiência do Lobby das Indústria das Bebidas Alcóolicas.
Posto isto, minha opinião é de que estas propagandas deveriam não apenas ser proibidas como os rótulos das garrafas de cerveja deveriam ser grafadas com fígados cirróticos, carros batidos nos postes, pais batendo nos filhos e assim por diante, no molde do que é feito com os maços de cigarros.
Propaganda de Cerveja menos desonesta seria assim: