Autor Tópico: Proibição da publicidade de cerveja  (Lida 7953 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Proibição da publicidade de cerveja
« Resposta #25 Online: 23 de Abril de 2008, 20:00:51 »
Bem, até agora as coisas tem sido muito "sim ou não".

Não acham que poderia haver um meio termo? Como as propagandas não poderem ser infantilóides, terem horários ou veículos específicos, e ter que haver algumas restrições nos tipos de afirmações? (para remédios, mais especificamente, já que foram lembrados)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 23 de Abril de 2008, 20:10:41 »
Tomara que proibam mesmo, inclusive a venda de bebidas...

Os estados unidos tentou isto. Só aconteceu que as pessoas bebiam escondido e várias pessoas ganhando a vida contrabandeando e fazendo sua própria bebida.

Com o erro crasso de não terem proibido a armazenagem e consumo de bebida alcoólica, o que é exatamente a mesma falha das legislações atuais que deixam impune o consumidor de drogas.

Eu acho de qualquer forma que o melhor seria legalização das outras drogas, em vez de proibição de mais delas.

Acho que tanto a venda quanto a publicidade deveriam ser restritas, de qualquer forma. Com a desculpa de que não é a publicidade que literalmente coloca a garrafa ou o maço na mão do menor de idade, pode-se até fazer uma propaganda de uma festa no "bar da DIsney" com fumo e bebida nas mãos dos personagens infantis e ainda se dizer "inocente" de tudo.

Para quem acha improvável:

Hey Fred - how about a Winston break? Winston's the one filtered cigarette that delivers flavor twenty times a pack. Filtered blend makes the big taste difference - and only Winston has it!

Yeah, Barn - up front where it counts, in front of the pure white filter. Winston packs rich tobaccos specially selected and specially processed for good flavor and filtered smoking. Winston tastes good... like a cigarette should!

E todos ainda devem se lembrar das propagandas com tartaruguinhas e siris que remetem aos novos desenhos animados em computação gráfica "3d", de personalidade Pernalonguesca, vendendo cerveja há alguns anos. Há quem tente dizer que não tem nada a ver, mas essa argumentação sempre tem um "ceticismo" sobre a possível influência de personagens infantilóides que beira a irrefutabilidade. Com os critérios exigidos, só se provaria haver alguma influência se fosse observado algo como crianças assistindo a propaganda e pedindo cerveja para os pais ou saindo para ir comprar no bar imediatamente após o comercial acabar, e teria ainda que ser em grande quantidade para eliminar uma aleatoriedade.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 23 de Abril de 2008, 20:44:07 »
Eu adoro comercial de cerveja. O que deveria ser proibido é o de bancos. Existe propaganda mais chata?

Verdade!!! :ok:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #28 Online: 23 de Abril de 2008, 23:13:57 »
Toda propaganda é enganosa, acredita quem quiser.
Exato.

O problema da publicidade de cerveja é que ele passa a ideia de que se o cara beber ele vai pegar mulher gostosa, vai ser um atleta, ou vai ser rico, e que tudo é festa, e o unico perigo que eles apontam é o de dirigir bebado
E quanto aos comerciais de jeans que passam a imagem de que o cara que usa a marca "X" vai ser um aventureiro, destemido, e pegar muitas mulheres? E aos comerciais de carros passando a idéia de que só quem dirige um "Y" é feliz, bem-sucedido e pegador de mulheres? Passar idéias enganosas não é algo que só os comerciais de uma certa categoria de produtos e serviços faz.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 23 de Abril de 2008, 23:42:31 »
Acho que certas propagandas  tem que ser proibidas mesmo, pelo menos no que diz respeito a bebidas , remédios e cigarros.

Lembro de uma certa noite de verão em que eu estava em um ônibus lotado em uma sexta-feira , estava uns 35 graus de temperatura e eu estava normal, indo para casa sem pensar em nada além de chegar  e descansar um pouco.

Quase nunca bebo alcool, mas o tal ônibus passou em frente a um cartas de rua que mostrava uma garrafa de cerveja gelada, na hora mesmo fiquei com uma p* vontade que até sentia o gosto na boca.

Odeio boteco e não entro em um há uns 20 anos, mas naquela noite o ônibus parou em frente a um desses e eu desci  do ônibus  batendo  o pé esquerdo na calçada e o direito dentro do bar...

Todo mundo sabe que propaganda é uma farsa,mas não adianta dizer que isso não empurra  os  adolescentes  a comprarem o tal remédio milagroso ou a birita que tal artista toma.

Propaganda de cigarro , birita e remédio para emagrecer é feita para eles.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #30 Online: 24 de Abril de 2008, 00:13:56 »
Engraçado, já vi muitas propagandas de absorvente, mas nunca comprei nenhum...
:hihi:

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #31 Online: 24 de Abril de 2008, 00:18:22 »
Tem que proibir mesmo, ou colocar uma cota pra que sejam obrigados a colocar uma porcentagem de homens gostosos também nos comerciais. :D

Os comerciais são feitos para homem, será que mulher não toma cerveja também.

PROIBAM ESSAS MERDASSS!!!!!  :x  :)

Mas tirando esse machismo e aquele bando de mocreia se fazendo de mulher objeto pros homens, não vejo nada de mais em existirem propagandas de cervejas.

E propaganda de remédio então, é a coisa mais ridícula que existe. No fim eles ainda dizem "Ao percistirem os sintomas procure um médico", mas espera ai. O correto não seria prourar um médico primeiro para esse receitar o tal remédio?  :?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 24 de Abril de 2008, 00:31:35 »
Se não é exigida receita para o remédio em questão, e se ele tem bula e etc, se a pessoa teoricamente pode se esclarecer mais na farmácia ou na bula sobre qualquer dúvida, não vejo problemas essenciais na propaganda de remédios. Podem haver problemas, dependendo das afirmações feitas, claro. Mesmo para remédios vendidos apenas sob receita, não vejo problema com a publicidade, embora acho que devesse haver algum aviso sobre ser necessária receita.

O problema da publicidade de cerveja é que ele passa a ideia de que se o cara beber ele vai pegar mulher gostosa, vai ser um atleta, ou vai ser rico, e que tudo é festa, e o unico perigo que eles apontam é o de dirigir bebado
E quanto aos comerciais de jeans que passam a imagem de que o cara que usa a marca "X" vai ser um aventureiro, destemido, e pegar muitas mulheres? E aos comerciais de carros passando a idéia de que só quem dirige um "Y" é feliz, bem-sucedido e pegador de mulheres? Passar idéias enganosas não é algo que só os comerciais de uma certa categoria de produtos e serviços faz.

O problema não é exatamente passar essa idéia, mas o resultado dessa imagem, que difere nas duas situações.

Se algumas marcas de roupas são associadas a certas atividades ou status desejável, as pessoas simplesmente vão comprar essas roupas e ver se a propaganda corresponde ou não a realidade, ter algum aumento na auto-estima /safisfação, etc. Já a promoção da mesma imagem associada ao consumo de drogas tem resultados potencialmente problemáticos, pelos efeitos das drogas em si, que não tem equivalente com roupas e diversos outros produtos.

Não sei se a gente pode simplesmente generalizar, achar que "produto é produto", qualquer que seja. Se não houvesse embasamento algum para distinção, também não estaríamos falando de produtos cuja venda é restrita para menores (ou até para maiores) para começar; a publicidade é indissociável da venda, não pode ser vista como uma outra coisa, e sendo assim, não é sem razão que se considera sobre restrições também na publicidade desses produtos.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #33 Online: 24 de Abril de 2008, 01:35:54 »
Por mim podiam proibir a publicidade de bebidas acoólicas. Provavelmente, depois de alguns anos, reduziria o consumo assim como reduziu o de cigarro. O simples fato de não ter crianças e adolescentes crescendo com esse tipo de propaganda já seria lucro.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #34 Online: 24 de Abril de 2008, 02:06:03 »
Contra. Medida autoritária de estado que considera os cidadãos como desmiolados. Se o adolescente bebe, não importa se propaganda influenciou ou não, é responsabilidade é dele.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 24 de Abril de 2008, 03:39:09 »
Então, por essa lógica, a venda para menores também deveria ser descriminalizada. A responsabilidade é so de quem compra, mesmo que for menor de idade (!), não de quem influencia na venda/vende.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #36 Online: 24 de Abril de 2008, 05:15:33 »
O problema não é quanto ao conteúdo da propaganda, mas o incentivo ao consume de um produto que faz mal diretamente a saúde, embora a longo prazo. E o problema maior é mesmo a questão da saúde pública, os cânceres de pulmões e mortes ocasionados pelo cigarro. Penso eu.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #37 Online: 24 de Abril de 2008, 12:02:30 »
Medida autoritária de estado que considera os cidadãos como desmiolados.
E o que fazer com os cidadãos genuinamente desmiolados (provavelmente mais da metade do país)?

Sou contra proibir totalmente a propaganda de bebidas alcoólicas porque dá muito bem pra beber sem se embebedar, então a responsabilidade é do consumidor. Também concordo que essa propaganda teria que ser filtrada de alguma maneira (horário, conteúdo, etc.) pra não induzir as pessoas ao erro, mas não tenho certeza sobre quais tipos de filtros seria bom usar nem sobre como deveriam ser aplicados.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 24 de Abril de 2008, 12:14:46 »
Meu lado reacionário e egoísta, que não aguenta mais ser intelectualmente violentado por essas propagandas, é totalmente a favor da proibição.

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #39 Online: 24 de Abril de 2008, 12:30:54 »
Eu acho que as propagandas de cerveja incorrem em propaganda enganosa e ludibriam o telespectador e, desta forma, atentam contra o Código de Defesa do Consumidor.

A tentativa insidiosa de relacionar mulheres lindas e magras com cerveja é uma contradição de plano. Aquelas mulheres com barriga de tábua nem passam perto de um copo de cerveja. Creio que, inclusive, o que elas bebem no comercial é algum líquido não-calórico.

1 lata de cerveja possui 100 calorias, 1 a mais que uma lata de coca-cola e praticamente a mesma coisa que um pãozinho francês. A diferença é que Coca e Pão você ingere 1 ou 2 unidades enquanto que a Cerveja é consumida às dúzias.

Outro efeito deletério deste tipo de publicidade, além da apologia ao uso de drogas, da falsidade ideológica, da propaganda enganosa e a estimulação da degeneração física, é o custo social associado ao consumo do álcool, haja vista a quantidade de motoristas bêbados. É uma coisa incrível, o sujeito bebe e ao invés de perceber que está debilitado do ponto de vista motor, ele subitamente sente que a cerveja o transformou em algo como Keke Rosberg ou Nigel Mansell.

Notem que o cigarro, em que pese os efizêmicos e cancerosos, impõe um custo social e psicológico muitíssimo menor, porém o Lobby das indústrias de Tabaco não conseguiu agir com a mesma eficiência do Lobby das Indústria das Bebidas Alcóolicas.

Posto isto, minha opinião é de que estas propagandas deveriam não apenas ser proibidas como os rótulos das garrafas de cerveja deveriam ser grafadas com fígados cirróticos, carros batidos nos postes, pais batendo nos filhos e assim por diante, no molde do que é feito com os maços de cigarros.

Propaganda de Cerveja menos desonesta seria assim:

« Última modificação: 24 de Abril de 2008, 12:33:16 por Iconoclasta SP »

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #40 Online: 24 de Abril de 2008, 12:39:28 »
Medida autoritária de estado que considera os cidadãos como desmiolados

Se há o comercial, é porque MUITAS pessoas realmente acreditam no seu apelo. Isto é, essas pessoas realmente acreditam que pegarão muita mulher (no caso dos homens), serão ricas e a vida delas irá virar uma festa quando beberem cerveja.

Não fosse isso, essas empresas não gastariam tanto dinheiro com esse tipo de publicidade.

Esses desmiolados existem, e não é só o setor de bebidas alcólicas que tira proveito deles. Por esse lado não seria prudente proibir completamente a publicidade de cerveja. Mas, levando em consideração o risco de dependência química, a embriaguez e os danos à saude que a bebida causa, seria mais razoável proibir os comerciais de cerveja do que os de cigarro. Cigarro causa apenas danos à saúde do próprio fumante, enquanto a bebida é causa de muitos acidentes de trânsito que envolvem outras pessoas que não tiveram nada a ver com a manguaça do motorista bebum.

Também há algumas exceções, como a cerveja Bohemia, que abre mão do apelo "jovem+mulher+festa+personagens infantis" tem sua publicidade voltada a destacar a tradição e qualidade dessa marca, e nem por isso deixa de ser destaque em festas universitárias, que quando anunciam "Open Bar de Bohemia" causam alvoroço na moçada (e esgotamento antecipado de convites na minha faculdade).

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #41 Online: 24 de Abril de 2008, 12:44:16 »
Coca e Pão você ingere 1 ou 2 unidades enquanto que a Cerveja é consumida às dúzias.
No meu caso é o contrário, semana passada mesmo teve dias em que tomei mais de três litros de Coca-Cola pra me manter acordado enquanto fazia tarefas de faculdade, mas o que gosto mesmo é de suco.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #42 Online: 24 de Abril de 2008, 12:52:40 »
Cigarro causa apenas danos à saúde do próprio fumante
Errado. Já teve situações em que tive até que forçar tosse de propósito pra outra pessoa se tocar e apagar o cigarro. Existem situações em que você é obrigado a ficar parado num mesmo lugar com alguém, e quando só um dos dois fuma ocorre a situação constrangedora do fumante ser encarado como alguém egoísta que não se importa com os outros e do não-fumante ser visto como alguém autoritário que quer obrigar os outros a serem como ele.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 24 de Abril de 2008, 12:57:39 »
[...]Isto é, essas pessoas realmente acreditam que pegarão muita mulher (no caso dos homens), serão ricas e a vida delas irá virar uma festa quando beberem cerveja.[...]
Não, isso não... Ninguém acredita nisso. Ninguém é idiota o suficiente para acreditar nisso. A mensagem da propaganda que fica é outra: tomar cerveja é legal, faz você ficar legal e participar da turminha. Cerveja é ferramenta de socialização: com a cerveja, o senso crítico cai e qualquer assunto fica legal, todos ficam amigos e tal...

A propaganda de cerveja não serve para vender a cerveja: ela serve para tentar deixar a idéia de que cerveja é legal e que pessoas que não bebem cerveja não são legais. E, francamente, pensando nisso, eu fico a favor da proibição...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #44 Online: 24 de Abril de 2008, 13:50:40 »
Então, por essa lógica, a venda para menores também deveria ser descriminalizada. A responsabilidade é so de quem compra, mesmo que for menor de idade (!), não de quem influencia na venda/vende.
Sim. Além do mais, proibição para menores só incentiva o uso pelos mesmos. Me impressiona como os legisladores burros não vêem isso. Músicos adoram quando suas obras são colocadas como com palavreado para maiores, sobe muito as vendes.
O problema não é quanto ao conteúdo da propaganda, mas o incentivo ao consume de um produto que faz mal diretamente a saúde, embora a longo prazo. E o problema maior é mesmo a questão da saúde pública, os cânceres de pulmões e mortes ocasionados pelo cigarro. Penso eu.
Se fosse por isso, era melhor só permitir programas que falam sobre fazer exercício, comer legumes e ser patriota.
E o que fazer com os cidadãos genuinamente desmiolados (provavelmente mais da metade do país)?
E quem julga isso?
Vamos instalar a ditadura que ignora as decisões do cidadão?
Sou contra proibir totalmente a propaganda de bebidas alcoólicas porque dá muito bem pra beber sem se embebedar, então a responsabilidade é do consumidor. Também concordo que essa propaganda teria que ser filtrada de alguma maneira (horário, conteúdo, etc.) pra não induzir as pessoas ao erro, mas não tenho certeza sobre quais tipos de filtros seria bom usar nem sobre como deveriam ser aplicados.
Se induzir a algo que não deve fosse errado na propaganda, qual propaganda não seria proibida?
Esses desmiolados existem, e não é só o setor de bebidas alcólicas que tira proveito deles. Por esse lado não seria prudente proibir completamente a publicidade de cerveja. Mas, levando em consideração o risco de dependência química, a embriaguez e os danos à saude que a bebida causa, seria mais razoável proibir os comerciais de cerveja do que os de cigarro. Cigarro causa apenas danos à saúde do próprio fumante, enquanto a bebida é causa de muitos acidentes de trânsito que envolvem outras pessoas que não tiveram nada a ver com a manguaça do motorista bebum.
Esses desmiolados ainda tem direito ao voto e de criar suas crias, não tem?

Quem é que vai definir quem é ou não cidadão desmiolado, o governo eleito pelos mesmos?

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #45 Online: 24 de Abril de 2008, 19:46:44 »
Que idéia estranha essa da proibição da propaganda de cerveja; nunca vi o povo discutindo isso. É cria do governo que está querendo estabelecer um falso debate por causa de uma segunda intenção. Se a cerveja, a bebida em geral, não é proibida, apesar dos malefícios que causa, e a sociedade tolera (até aprova), por que se deveria proibir a propaganda? Deve ser para proteger as crianças, qual outro motivo mais haveria de existir, já que os adultos, bem, os adultos são adultos e sabem se defender (ou deveriam). Poderíamos comparar a propaganda de cerveja com o sexo. Todos sabemos que existe e que os adultos fazem, mas as crianças não devem ter acesso. Não devem ver, ouvir, sentir ou tocar para não ter sua luxúria precocemente despertada. Cerveja: não devem ver, ouvir, sentir ou tocar para não ter a embriaguês precocemente despertada. No caso do sexo, o governo distribui camisinhas, no caso da cerveja, quer proibir a publicidade. Paira um cheiro de hipocrisia no ar.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 24 de Abril de 2008, 19:53:45 »
Deve ser para proteger as crianças, qual outro motivo mais haveria de existir, já que os adultos, bem, os adultos são adultos e sabem se defender (ou deveriam).
Eu não conheço muita gente capaz de se defender de um bêbado armado... E a idéia, de certa forma, não protege as crianças também? Eu não sei se é realmente válido proibir a propaganda, mas, uma coisa é fato: como eu já disse, propaganda de cerveja NÃO SERVE para mostrar o produto, ela só serve para fazer uma lavagem cerebral sobre o que a cerveja "significa socialmente". Proibindo essa propaganda, talvez essa regressão cultural melhore... E no fim das contas, TODO MUNDO vai continuar sabendo que a cerveja existe...

Poderíamos comparar a propaganda de cerveja com o sexo. Todos sabemos que existe e que os adultos fazem, mas as crianças não devem ter acesso. Não devem ver, ouvir, sentir ou tocar para não ter sua luxúria precocemente despertada. Cerveja: não devem ver, ouvir, sentir ou tocar para não ter a embriaguês precocemente despertada. No caso do sexo, o governo distribui camisinhas, no caso da cerveja, quer proibir a publicidade. Paira um cheiro de hipocrisia no ar.
Cheira mais a uma comparação tendenciosa: o governo também proíbe sexo na TV (bem, tudo é uma putaria hoje em dia, mas é fato que isso DEVERIA, pelo menos, ser proibido) e a distribuição da camisinhas não é para incentivar o sexo, é para evitar que DSTs sejam espalhadas...

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #47 Online: 24 de Abril de 2008, 20:10:17 »
Mas se o governo proíbi a veiculação de sexo em certos horários é porque quer que as crianças não pratiquem e, no entanto, distribui camisinhas para que elas possam praticar livremente.

Já com a cerveja o governo quer controlar o consumo proibindo a propaganda, enquanto os bebedores (muitas vezes são os pais) podem beber à vontade perto das crianças.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 24 de Abril de 2008, 20:26:16 »
Mas se o governo proíbi a veiculação de sexo em certos horários é porque quer que as crianças não pratiquem e, no entanto, distribui camisinhas para que elas possam praticar livremente.
Distribui para que façam com segurança. Se não distribuírem, fariam de qualquer jeito, mas não fariam com segurança... Não é para que possam praticar livremente: elas já praticam livremente de qualquer maneira; a camisinha serve para que sejam mais responsáveis.

Já com a cerveja o governo quer controlar o consumo proibindo a propaganda, enquanto os bebedores (muitas vezes são os pais) podem beber à vontade perto das crianças.
Verdade, proibir de beber na frente das crianças pode ser um segundo passo interessante... :)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #49 Online: 24 de Abril de 2008, 23:44:20 »
A propaganda de cerveja não serve para vender a cerveja: ela serve para tentar deixar a idéia de que cerveja é legal e que pessoas que não bebem cerveja não são legais. E, francamente, pensando nisso, eu fico a favor da proibição...
Então você é contra toda a publicidade? Qual publicidade não pratica "lavagem cerebral"?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!