O curioso é que as propagandas de cigarro acabaram e temos cada vez mais jovens fumando...
A propaganda "literal" não é a única que existe. As pessoas fumando no mundo real, mais o boca-a-boca, não deixam de ser um tipo de "teatro" das propagandas em tv, revistas ou outdoors.
É um ponto interessante..
Tendo em vista que muitas pessoas afirmam que fumar é "estiloso". Isto advém muito do cinema, mas não creio que seja algo que seja o motivo principal que leva um indivíduo a começar a fumar.
Também não acho que possa ser visto como o principal. Acho que o círculo de amizades, por exemplo, é muito mais influente, ainda que não seja fundamentalmente diferentemente de propaganda, só que é "à moda antiga". Principalmente porque alguma pessoa que alguém conhece e acha legal, ou de quem está a fim, pode oferecer um cigarro ou usar para puxar papo.
Mas não é algo que independe da moda, que é influenciada pelos meios de comunicação em massa. Mesmo com essa coisa de círculo de amizades/social, acho que para algo pegar precisa de alguma aceitação social, ninguém iria topar qualquer excentricidade maluca e inédita que alguém sugerisse só porque está interessado em ser aceito num grupo. Teria que ser algo meio normal (como cigarros ou bebidas) ou alguma excentricidade típica do grupo, já associada com a imagem (como essas coisas de ficar se maquiando e se pindurando em cabides e anzóis dos sado-maso-darks e etc).