Interessante.
Eu só gostaria de entender os pormenores das experiências ou das deduções que ele fez. Não entendi exatamente como ele chegou a essa conclusão. O texto não é muito didático e está muito resumido.
O que eu lembro é que Kardec dizia que esse fluido também é matéria, então ele se transforma (e teoricamente está incluso na equação). De qual pressuposto Helmhotz partiu? De que era um fluido imaterial ou material?
Gostaria de entender melhor essa conclusão dele. Não achei nada na internet que explique isso direito.
Se o tal fluido vital fosse matéria, ele seria ponderável (isto é, sua existência seria verificada por instrumentos físicos de medida, como balanças ou dinamômetros, por exemplo). Se fosse ponderável seu efeito teria de ser incluido no princípio de conservação de energia (que é universal, válido desde a escala cosmológica até as partículas sub-nucleares). No entanto, até hoje nenhuma violação desse princípio foi verificada. Logo, como pode-se dizer que o fluido vital e matéria?
Como assim nunca foi verificada? Onde vc esteve nos últimos seis anos?
http://rsc.anu.edu.au/~evans/papers/selectnewsreportsFT.pdf
Aí vc encontra inclusive os artigos que saíram na Nature e na Scientific American anunciando a violação da segunda lei!
Nossa, que desatualização!!!
Ix, cara, acho que você vai ter que revisar um pouco de física básica: o princípio de conservação de energia está relacionado com a PRIMEIRA LEI da termodinâmica. A segunda lei, se você ainda se lembra, diz respeito à impossibilidade de haver transferência espontânea de calor de uma fonte fria para uma fonte quente, e não tem nada a haver com a primeira lei. Recomendo os livros do Halliday-Resnick, Tipler, Sears-Zemansky, etc. A segunda lei tem um caráter estatístico, como mostrado pelo meu alter-ego Ludwig Boltzmann há mais de 100 anos atrás: ela não é uma lei no sentido de um princípio universal, e sim uma consequência estatística da impossibilidade de reverter espontaneamente um processo irreversível. Então ela não é uma lei na mesma acepção da primeira lei, que é rigorosamente válida: conservação de energia nunca foi questionada, nem no sentido estatístico.
Ah, sim...onde eu estive nos últimos seis anos??? Fazendo pesquisa científica, que é uma coisa que muita gente papuda nesse fórum devia fazer ao invés de dizer besteira.