Caros amigos.
Saudações!
Sou médico-oftalmologista e gostaria de ajudar.
O rapaz que todos viram se locomover com desenvoltura é realmente totalmente cego. Ele nasceu com visão, mas sua retina desenvolveu um tumor, altamente maligno, chamado retinoblastoma; que provavelmente resultou na retirada dos globos oculares. O que se viu no lugar dos olhos, são próteses estéticas.
O que realmente é incomum, mas não imposível; e o desenvolvimento da ecolalização a semelhança de outros animais que utilizam este sistema sensorial. É possível que; dado ao suporte médico-social que o mesmo recebeu, bem como, apoio familiar; este rapaz desenvolveu uma habilidade, substituindo áreas cerebrais ligadas a visão e substituindo por áreas ligadas a percepção e interpretação do som. É bem possível, falo aqui; teoricamente, que ele "veja" o som; com uma imagem semelhante a ultra-sonografia e por isso consegue realizar o que vimos na reportagem.
Aproveito a oportunidade para lembrar que esta doença - o retinoblastoma - se diagnósticado precocemente, tem sua sobrevida aumentada. Para isso, sugiro a todos que tenham crianças pequenas que façam uma visita ao oftalmologista e realizar exames capazes de prevenir este e outros males a visão.
Sou grato pela atenção de todos. Estarei disponível para maiores informações e referências sobre o tema.
Atenciosamente,
Luiz - Rio de Janeiro.