Autor Tópico: Sobre o garoto cego com ecolocalização no "fantástico"  (Lida 4132 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Sobre o garoto cego com ecolocalização no "fantástico"
« Online: 27 de Abril de 2008, 21:33:42 »
Não assisti a matéria toda, mas ele tinha algum dano nos olhos ou no nervo ótico mesmo?

Porque senão me parece mais plausível que com aquele nível de desenvoltura ele tenha "visão cega"

http://en.wikipedia.org/wiki/Blindsight

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
Re: Sobre o garoto cego com ecolocalização no "fantástico"
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2008, 22:22:02 »
Ele teve um câncer de retina, que agora está de volta e em tratamento.

Algumas semanas atrás li uma chamada de artigo (não li o artigo) que falava de um método que pretendia ensinar a ecolocação a crianças cegas, este aí aprendeu sozinho.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2008, 01:29:42 »
Eu vi no Discovery um aparelho para fazer isso com cegos.

Fazer isso só com os ouvidos eu acho meio fanfarronismo...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2008, 10:44:04 »

Eu vi a matéria ontem!

O piá se locomove muito bem! anda de bicicleta e tudo mais!

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2008, 10:58:26 »
Até mesmo em ambientes muito barulhentos

Offline Luiz_oftalmo

• Nível 00
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Abril de 2008, 18:17:59 »
Caros amigos.
Saudações!
Sou médico-oftalmologista e gostaria de ajudar.
O rapaz que todos viram se locomover com desenvoltura é realmente totalmente cego. Ele nasceu com visão, mas sua retina desenvolveu um tumor, altamente maligno, chamado retinoblastoma; que provavelmente resultou na retirada dos globos oculares. O que se viu no lugar dos olhos, são próteses estéticas.
O que realmente é incomum, mas não imposível; e o desenvolvimento da ecolalização a semelhança de outros animais que utilizam este sistema sensorial. É possível que; dado ao suporte médico-social que o mesmo recebeu, bem como, apoio familiar; este rapaz desenvolveu uma habilidade, substituindo áreas cerebrais ligadas a visão e substituindo por áreas ligadas a percepção e interpretação do som. É bem possível, falo aqui; teoricamente, que ele "veja" o som; com uma imagem semelhante a ultra-sonografia e por isso consegue realizar o que vimos na reportagem.
Aproveito a oportunidade para lembrar que esta doença - o retinoblastoma - se diagnósticado precocemente, tem sua sobrevida aumentada. Para isso, sugiro a todos que tenham crianças pequenas que façam uma visita ao oftalmologista e realizar exames capazes de prevenir este e outros males a visão.
Sou grato pela atenção de todos. Estarei disponível para maiores informações e referências sobre o tema.
Atenciosamente,
Luiz - Rio de Janeiro.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2008, 18:45:23 »
Bem vindo Luiz!

Temos o nosso tópico de apresentações e se vc quiser pode dar uma passada lá!
../forum/topic=7873.0.html

Espero que vc goste do CC!

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2008, 18:54:19 »
Cada dia eu aprendo um termo melhor para definir os fenômenos parapsíquicos que aprendo na conscienciologia. Ecolocalização é um termo muito bom, já que define aquilo que apanho para dizer, que falo como sendo as energias sutis do ser humano.

Vídeo da reportagem

É mais uma mostra do potencial de desenvolvimento humano, que vai além (para=além) das percepções normais humanas.
« Última modificação: 30 de Abril de 2008, 19:18:45 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2008, 20:35:07 »
É possível que; dado ao suporte médico-social que o mesmo recebeu, bem como, apoio familiar; este rapaz desenvolveu uma habilidade, substituindo áreas cerebrais ligadas a visão e substituindo por áreas ligadas a percepção e interpretação do som. É bem possível, falo aqui; teoricamente, que ele "veja" o som; com uma imagem semelhante a ultra-sonografia e por isso consegue realizar o que vimos na reportagem.

Bem vindo. Um assunto mais ou menos paralelo a esse, mas mais abrangente, está sendo explorado no tópico "o problema mente-corpo". Há quem cogite que os morcegos "vejam" o som, e talvez até "à cores" (com os qualia das cores obviamente atribuidos não à freqüências de luz mas a outro padrão de informação, sonoro ou talvez tátil; isso se houverem "cores", e se realmente houver essa "visão" auditiva).

No caso de humanos cegos (diga-se de passagem, morcegos nem são necessariamente cegos; não sei ao certo, mas parece que apesar de ser meio que um conhecimento popular, não é exatamente isso, mesmo com os "micromorcegos"), já ouvi falar com maior certeza que eles tem um redirecionamento de áreas visuais para verbais, resultando até em um vocabulário maior (e foi observado algo parecido, em menor grau, em pessoas que simplesmente tiveram os olhos vendados por apenas uma semana). Sobre esse tipo de experiência visual criada a partir de informações sonoras, ainda não ouvi falar de nada mais sólido.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2008, 20:40:58 »

Eu vi a matéria ontem!

O piá se locomove muito bem! anda de bicicleta e tudo mais!
Andar de bicicleta não acho impossível. Você acha que não conseguiria andar vendado?

Era preciso algum teste definitivo... e eu não confio em testes da Globo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2008, 00:13:02 »
Cada dia eu aprendo um termo melhor para definir os fenômenos parapsíquicos que aprendo na conscienciologia. Ecolocalização é um termo muito bom, já que define aquilo que apanho para dizer, que falo como sendo as energias sutis do ser humano.

Lamento, mas som não é nenhuma energia sutil. Ecolocalização se refere exclusivamente ao uso do som (mais precisamente do eco) para localizar objetos, como presas ou obstáculos. Não viaja :ok:

Dr. Luiz, seja muito bem vindo. Pelo que vi, 100% das suas mensagens foram muito produtivos!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #13 Online: 01 de Maio de 2008, 03:25:25 »

Lamento, mas som não é nenhuma energia sutil. Ecolocalização se refere exclusivamente ao uso do som (mais precisamente do eco) para localizar objetos, como presas ou obstáculos. Não viaja :ok:

Em termos sonoros a capacidade auditiva do indivíduo em questão, o da reportagem,  supostamente avançou para níveis imperceptíveis ao normal da capacidadade auditiva humana, indo para a audição de ultra-sons.

As energías sutis, que me refiro, são as manifestações energéticas que vão além da percepção média da humanidade, mesmo que este tipo de energia já esteja classicado na física, como na matéria em condições subatômicas, identificadas pelos aceleradores de partículas. A questão perceptiva humana individual (sem instrumentação laboratorial científica) pode avançar não somente no aspecto acústico quanto óptico entre outras possibilidadades, segundo o meu ponto de vista. 

A própria percepcão estética de uma música clássica já exige a adequação auditiva de modo a diferenciar os diversos tipos de instrumentos (tinbres) e suas frequências específicas (tons), além das variações sequenciais e cronológicas, determinando a harmonia e melodia. Essa simples apreciação artística já não é comum a maioria dos componentes da humanidade.  :wink:

Um link de um estudo sobre a modelagem da percepção auditiva, com base em redes neurais dentro da teoria compositiva: Departamento de música da UEM
« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 03:55:40 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Maio de 2008, 11:03:31 »
Ah, tá. Você chama de para-normal qualquer coisa que esteja além da capacidade de um ser humano médio? Isso significa que enólogos e ateletas olímpicos também são para-normais... blé.

Não use o nome "energia" a torto e direito sem saber do que se trata.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 01 de Maio de 2008, 11:14:30 »
A palavra energia tem muito mais utilização e significados que vão além do mundo acadêmico da física. O seu uso é livre na lingua portuguesa e em diversas outras áreas, com diversas acepções.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Maio de 2008, 11:19:32 »
A palavra energia tem muito mais utilização e significados que vão além do mundo acadêmico da física. O seu uso é livre na lingua portuguesa e em diversas outras áreas, com diversas acepções.

Esse é o problema: pseudo-cientistas que estudam para-coisas querem dar um ar "científico" ao seu para-µµµ e acabam se embananando com as definições.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #17 Online: 01 de Maio de 2008, 11:28:31 »
Errar é humano, ainda mais em conceitos físicos.

Agora, o caso do tópico, se é verdadeiro, então está bem longe de qualquer analogia perceptiva-sensorial mais especializada, já que foge dos padrões sociais, como os que citou. Ouvir ultra-sons é uma capacidade auditiva muito além do normal. Ou estou errado nessa afirmativa?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 01 de Maio de 2008, 11:34:19 »
Ninguém disse que o moleque "ouve" ultrassons. O que se disse é que a percepção dele de seu redor pode ser parecida com aquilo que vemos na tela do monitor de ultrassonografia.

Considerando que a maior parte da informação sensorial que uma pessoa usa conscientemente vem da visão, se a pessoa fica cega e "educa" o córtex visual para interpretar sons, ela terá um baita "poder de processamento" de estímulos auditivos, com a vantagem de uma espécie de "sinestesia" entre estímulos auditivos e interpretações visuais.

Eu diria que uma capacidade "acima da média", mas nada sobrenatural. Alargar a definição de "paranormal" não vai fazer ninguém admitir que fenômenos paranormais são o que se diz que são. ;)
« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 11:37:08 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #19 Online: 01 de Maio de 2008, 11:40:16 »
Pura questão de semântica. O que conheço como sendo paranormalidade é exatamente esse alto poder de processamento diferenciado entre o indivíduo e a média populacional e que não são processamentos convencionais (socialmente normais), como o caso do garoto.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Maio de 2008, 11:41:51 »
Pura questão de semântica. O que conheço como sendo paranormalidade é exatamente esse alto poder de processamento diferenciado entre o indivíduo e a média populacional e que não são processamentos convencionais (socialmente normais), como o caso do garoto.

Existe diferença entre processar informação sensorial e telecinese, por exemplo.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 01 de Maio de 2008, 11:44:43 »

Existe diferença entre processar informação sensorial e telecinese, por exemplo.
Porém para explicar uma suposta telepatia seria mais simples esse modelo de processamento informacional.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Maio de 2008, 11:46:28 »
Porém para explicar uma suposta telepatia seria mais simples esse modelo de processamento informacional.

Hipótese falseável -> previsão -> teste -> teoria. Go for it.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #23 Online: 01 de Maio de 2008, 11:50:08 »

Já ouviu falar sobre programas de pesquisa científica? Vai além do falsificacionismo popperiano, já que o incorpora em sua estrutura.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 01 de Maio de 2008, 11:52:37 »
Já ouviu falar sobre programas de pesquisa científica? Vai além do falsificacionismo popperiano, já que o incorpora em sua estrutura.

Claro que já. E faço parte de um, lembra? Mas previsões e testes continuam sendo fundamentais.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!