Daniela, não estou querendo desmistificar ou invalidar o sobrenatural, estou colocando apenas minha opinião.
Tenho ultimamente estudado muito sobre neurociência, minha concepção está ligada com as pesquisas que venho elaborando nos últimos meses. Atribuo uma alucinação decorrente de atividades cerebrais.
Não acredito em sobrenatural e considero uma pseudociência.
Se possível,gostaria que me respondesse uma pergunta: O que é sobrenatural pra vc?
Entendo sua opiniao, Gise.Eu só quis demonstrar que nao podemos "afirmar" que uma alucinacao/ou eventos parapsiquicos gerados por estimulos cerebrais é prova conclusiva da inexistencia do elemento sobrenatural.
Quanto ao sobrenatural/extraordinario, acho que o Wellington ou Apod, que sao pesquisadores desta área, poderiam responder melhor.Fico com a opiniao dos outros colegas, ou seja, é o inexplicado até entao pela ciencia e, complementando, que foge o ordinario(conhecido e compreendido), como as alegacoes de eventos parapsiquicos.Se realmente existirem da forma que sao descritos, evidente que careceram de provas igualmente extraordinarias.Claro que para mim, enquanto nao provada a existencia dos mesmos - se é que realmente existem - nao há que se afirmar sua existencia,
mas tambem nao podemos "afirmar" sua inexistencia.Acredito ser esta a postura cética correta, ou seja, fico no muro, e com imparcialidade.
Mas consigo entender aonde voce quer chegar c/ sua indagacao.Na realidade, como estudar algo intangivel sem tecnologia para tal, digo: como se propor ao estudo de algo que nao se sabe nem se existe, do que é composto, metodologia de estudo, etc?Se propor ao estudo seria admitir sua existencia(ex:estudar um suposto avistamento de um fantasma)?
Segundo Wellington nao, e ele explica bem isso no relatorio do seu estudo psy(ver faq do
http://www.pesquisapsi.com/).A postura cética é exatamente entrar na seara do "suposto" desconhecido visando apontar metodologias de estudo passiveis de maior estreitamento c/ a ciencia convencional.Enquanto isso, a parapsicologia sera ainda uma pseudo-ciencia, claro.Mas se ninguem se propuser a este trabalho, digo isto honrando nossos destemidos pioneiros
![Wink :wink:](../forum/Smileys/default/icon_wink.gif)
, nunca saberemos e poderemos afirmar nada sobre o assunto, ou seja, se é pura fraude, anedota, ficcao, verdade, etc.Se este estreitamento realmente irá acontecer eu nao sei, mas acho valida a tentativa...