Agnóstico
Eu tive muitas experiencias e muitas respostas a orações. Fatos realmente milagrosos, coincidencias para respostas de orações realmente incriveis e que só uma violação de minha consciência me faria acreditar que aquilo não foi obra divina.
Eu também. Vivenciei coisas "inacreditáveis". Depende da interpretação de cada um e, principalmente, da dosagem de ceticismo e senso-crítico individual.
Quanto a Deus aqui, no oriente, não entro na questão, pois acredito que Ele se manifeste de diferentes maneiras e formas em qualquer lugar. O fato de nutrir preferencia pela linha judaico-cristã está associada a historia da vida e pensamentos de Jesus, que inclusive, alguns, se assemelham aos de Buda, aos de Moisés..não vejo problema nisso.
No
ocidente, né? Gostei dessa parte. Você foi honesto ao dizer que tem preferência pela linha judaico-cristã. Uma resposta mais ortodoxa poderia ser: "o deus judaico-cristão é o verdadeiro Deus", o que não foi seu caso. Parabéns.
Inclusive uma de minhas experiencias com Deus foi solicitar em silencio, que se o dom de linguas falado de forma louca nas Igrejas não fosse dele, que não se manifestasse em uma determinada Igreja em Bhte onde em todos os seus cultos, e que ele limitasse o poder do enganador, do diabo que estava , caso aquilo não fosse de Deus, se apossando das pessoas ali...Naquela Igreja havia tal manifestação em todos os dias de culto (Igreja Batista de Peniel no Carlos Prates-BH). Excepcionalmente neste dia de culto onde fiz esta oração, a Igreja não recebeu tal manifestação e o lider se levantou com rosto decepcionado relatando que o "Espírito Santo não quisera descer naquele dia"
Numa de minhas várias "experiências com Deus", eu estava orando incessantemente pedindo que ele me desse mais paz, em silêncio no meu quarto, devido a um problema de saúde que me artomentava. Numa bela noite, durante uma das várias reuniões de oração em que eu participava, um "irmão" com o dom da profecia, o qual eu desconhecia até então, virou para mim e disse em línguas e traduzindo simultaneamente: "eu te dou minha paz. Não te aflijas mais". Tive várias outras que poderia citar. Incrível como mesmo passando por experiências assim comecei a duvidar da existência do deus bíblico, não?
Medo
Até o diabo crê em Deus diz a Biblia, portanto, creer em Deus não significa nenhuma garantia para ser poupado de condenação... logicamente que a condenação está mais associada a atos ruins que praticarmos...
De acordo com a visão cristã-protestante tradicional, a condenação está exclusivamente associada a "crer que Jesus morreu por nossos pecados" e só. É certo que existe o galardão, onde "cada um será recompensado segundo suas obras", mas isso é coisa que os teólogos não chegam a um consenso. O contrário (níveis diferentes de condenação) não existe na bíblia. Todos sem Jesus estão no mesmo saco.
Em minha concepção teologica, o inferno será prooporcional ao conhecimento e atos ruins que praticarmos, não será eterno..a alma é mortal (Mateus 10:2 e os impios se farão cinzas ao receberem a segunda morte (Malaquias 4 e apocalipse 22)
A bíblia possui vários outros versos afirmando que a condenação será eterna e sem meio-termo: ou está salvo em Jesus ou está condenado. Não quero entrar num debate de teologia bíblica aqui.
Não tenho motivos para ter tanto medo, não creio em inferno eterno e não pratiquei assim tantos pecados na vida...
Mesmo que tenha praticado muitos pecados, segundo a visão tradicional cristã, se você crer em Jesus como seu salvador você está salvo do inferno. Por outro lado, mesmo que tenha sido uma pessoa muito honesta, caridosa e altruísta, se não acreditar em Jesus você já está condenado.
As vezes o medo prende pessoas que se soltarão. O que me prendeu a Deus certamente não foi medo, não tive tal formação teologica ou experimental com Deus.
O cristianismo não sobreviveria sem o componente medo. O histórico cristão foi marcado pela opressão, discriminação, intolerância e perseguição, em diversos níveis, até os dias atuais. Não existe cristianismo bíblico sem a ameaça de condenação para aquele que não crer na bíblia como palavra de Deus.
Se você realmente não sente o mínimo medo, se você pode um dia ficar descrente no deus bíblico,
sem sentir culpa por isso, se você duvidar da existência do Espírito Santo por apenas um dia,
sem sentir culpa por isso, se você pensar por um dia que a bíblia possui claras falhas e inúmeras contradições,
sem sentir culpa por isso, aí sim, e somente assim, você poderá dizer que não há o componente medo na sua crença.
Ateismo=diabolico
Não penso assim, vejo um monte de jovens e alguns adultos perdidos em ideias modernas de Sagan, Randi, Dawkins e outros.
Particularmente nunca li Randi ou Dawkins, mas ainda pretendo ler Dawkins. O Relojoeiro Cego está na minha lista de livros a ler. Só li um livro de Sagan, tempos depois de me tornar agnóstico.
O que realmente ajudou a me tornar ateu em relação ao deus cristão/bíblico foi a própria bíblia!
Vejo o ateismo como uma tendencia cientificista e materialista de se enxergar a gigantesca e infinita realidade, um reducionismo materialista que acredita somente no que vê...desculpe, mas acho meio fanatico e ridiculo..uma vez que tem um monte de coisas que a gente acredita sem ver, provar e sem entender ainda outras milhares...
Esse "ver" engloba todos nossos sentidos e até onde a tecnologia nos permite chegar. Assim eu diria que esse "monte de jovens e alguns adultos" acreditam
somente naquilo que é real, ou seja, naquilo que tem contato com a realidade. Não entendi o que isso tem de fanatismo ou ridículo. Poderia explicar melhor?
Já eu acho fanático e ridículo a crença de que algo é obra de um deus apenas por não ter explicação no momento. A coisa piora quando se tenta dar características antropomórficas ao tal deus.
Conforto
Percebo que vc não deve ter estudado as profecias de Daniel, caso as estudasse falaria como Isaac Newton sobre os tempos de Deus.
Hã? O que tem as profecias de Daniel a ver com Isaac Newton? Explique isso melhor.
Social e conforto= nenhum, pois onde mais convivo é no meio cético.
Convive no meio cético?? Que lugar é esse onde você mora? Não é no Brasil, né?
Pelo menos aqui no Brasil tenho que observado os ateístas são
muito mais tolerantes com os cristãos do que estes com os ateus, no cotidiano. Se você realmente quiser se sentir desconfortável, discriminado e às vezes até perseguido nesta sociedade marcadamente cristã, tente se passar por ateu um dia.