Autor Tópico: O Programa Bolsa Família, segundo Edmund Phelps  (Lida 4475 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
O Programa Bolsa Família, segundo Edmund Phelps
« Online: 27 de Maio de 2008, 22:50:58 »
No Valor Econômico:

Crítico dos gastos públicos na área social, o prêmio Nobel de Economia de 2006, o americano Edmund Phelps, vê no programa Bolsa Família um acerto do governo Lula que pode melhorar o dinamismo da economia brasileira.
"É um grande passo na direção certa", afirmou ontem, após participar da abertura do XX Fórum Nacional, organizado pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Phelps defende o conceito de dinamismo econômico no lugar de crescimento econômico, com o aumento do número e da qualidade dos empregos, da produtividade e a inclusão social.

http://www.google.com/notebook/public/03904464067865211657/BDQF_SgoQgYOW0KIj

Alguns líbero-xiitas vão "xiar".  :biglol:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: O Programa Bolsa Família, segundo Edmund Phelps
« Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2008, 23:00:50 »
Vejo o bolsa familia e seu predecessor no governo FHC com bons olhos mas com algumas graves questões.

A parte boa:

Se tem alguém que precisa de alguns reais para sustento básico, é um dever do estado fazê-lo. Não acho justo milhares de familias se preocuparem se terão o que comer no dia seguinte, e tem que haver um instrumento para que isso ocorre.

A parte ruim:

Esta gerando uma situação onde as pessoas se acostumam com o benefício, potencializado pelo fato de não terem que fazer nada para te-lo. Precisaria de uma contrapartida, como acho que o governo anterior fez: Obrigar que os filhos estejam na escola, ou inventar outras coisas como serviços comunitários (não sei). Mas não dá para ficar pagando cada vez mais para cada vez mais gente, gerando uma dependência do estado que não tem previsão para terminar.
Neste forum contaram diversos casos onde a pessoa simplesmente se acomoda com o benefício e pronto.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2008, 23:16:11 »

Neste forum contaram diversos casos onde a pessoa simplesmente se acomoda com o benefício e pronto.

Engraçado isso.

Tenho contato constante com inúmeras famílias com um nível sócio-econômico baixo.

Dentre elas, inúmeras ou são ou já foram beneficiadas pelo programa. Em nenhum caso, nenhum, observei qualquer tipo de acomodação. Muito antes pelo contrário.
"Por quê?"

Chaves

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2008, 23:45:57 »
Alguns líbero-xiitas vão "xiar". 

Engana-se.

Milton Friedman por exemplo, defendia programas de renda mínima como medidas emergenciais.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2008, 00:13:23 »
No Valor Econômico:

Crítico dos gastos públicos na área social, o prêmio Nobel de Economia de 2006, o americano Edmund Phelps, vê no programa Bolsa Família um acerto do governo Lula que pode melhorar o dinamismo da economia brasileira.
"É um grande passo na direção certa", afirmou ontem, após participar da abertura do XX Fórum Nacional, organizado pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Phelps defende o conceito de dinamismo econômico no lugar de crescimento econômico, com o aumento do número e da qualidade dos empregos, da produtividade e a inclusão social.

http://www.google.com/notebook/public/03904464067865211657/BDQF_SgoQgYOW0KIj

Alguns líbero-xiitas vão "xiar".  :biglol:

:biglol:

Alguns líbero-xiitas vão "xiar". 

Engana-se.

Milton Friedman por exemplo, defendia programas de renda mínima como medidas emergenciais.
O problema é que o libero-xiitas não entendem bem de liberalismo. Acham que isso é idéia apenas da esquerda.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline whilemyguitar

• Nível 02
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2008, 07:27:16 »
Pois é, não acredito que o Bolsa Familia seja ruim em si, sabe-se que não haverá o pleno emprego e a miséria, a fome, as condições sub humanas de vida precisam ser corrigidas, isto é função dos governos.O problema é o uso eleitoreiro e propagandístico que o atual governo faz disso.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2008, 09:48:30 »
E pela característica peculiar do partidarismo político brasileiro a atuação dos governos, independente de legendas, não seria diferente, já que a ideologia dominante é a do máximo poder concentrado. Quando há riscos de perder poder ocorre até a compra de outras legentas, nas chamadas negociações coligações e acordos. 

A análise econômica da democracia explica isso através do entendimento de que os políticos são homens econômicos querendo maximizar os seus lucros e fazem isso de acordo com o ambiente que encontram. Se o estado fosse uma estrutura rígida e justa, na avaliação e controle de suas execuções legais, então o ambiente seria outro e teriam que dançar conforme a música. Porém a música atual é funk, e todo mundo se fode.

Eu aposto no estudo da economia constitucional para a melhor elaboração de uma estrutura administrativa jurídica para melhorar o estado. Um exemplo prático que já vi sobre isso é em relação as licitações, que em sua origem servem para facilitar e garantir a honestidade do processo, porém com a burocratização e burlação burocrática tupiniqum a situação se inverteu e temos mais corrupção através dos processos licitatórios. Tem um excelente artigo demonstrando isso a luz da economia voltada ao direito.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2008, 10:11:26 »
arranquei uma linha que tinha ficado solta

Engraçado isso.

Tenho contato constante com inúmeras famílias com um nível sócio-econômico baixo.

Dentre elas, inúmeras ou são ou já foram beneficiadas pelo programa. Em nenhum caso, nenhum, observei qualquer tipo de acomodação. Muito antes pelo contrário.

Ok, imagino que nem a afirmação de pessoas neste site de que existe o abuso, nem a sua que conhece pessoas que não abusam sejam evidências nem amostras estatísticas de uma ou de outra colocação.

Mas vc não acha que deveríamos ter uma contrapartida por parte do beneficiado e um meio para que esse benefício seja limitado no tempo?
« Última modificação: 28 de Maio de 2008, 10:58:53 por Agnostico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2008, 10:42:14 »
É passo na direção errada. Qualificação profissional seria o correto. Você qualifica o sujeito para ele ganhar dinheiro. É errado dar dinheiro direto para ele e esperar que ele se qualifique.

Para gente em situação de miséria e sem condição de trabalhar existe o benefício assistencial (LOAS).

O fato é que o bolsa família não está sendo usado só para família mega miseráveis, ou seja, para eles comerem. Ele está sendo usado para, além de caçar-votos, aumentar o poderio econômico das classes E e D para fomentar o consumo.

Recentemente lí que o nordeste ultrapassou o sul em mercado consumidor. Ninguém sabe a razão né?

Encomoda-me muito a idéia de dar meu dinheiro pago em tributos para pessoas comprarem bens não tão essenciais a sobrevivência. É fato que estas pessoas usam o dinheiro para compra de eletrodomésticos e eletrônicos, coisas que poderiam viver sem. Eu acho sim que elas devem comprar estas coisas, mas não as custas dos demais.

Comida e sobrevivência é outra coisa. Aí já não me encomoda tanto.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #9 Online: 28 de Maio de 2008, 10:54:28 »
Também acho que no mínimo cursos profissionalizantes deveriam ser obrigatórios.

Faz dez anos que não tem um final de semana que eu não precise estudar alguma coisa. Não mata. Não é tão difícil assim encaixar um curso à distância ou mesmo presencial nas atividades semanais.

Isso garantiria que as pessoas fossem de fato incluídas socialmente. E a longo prazo, talvez não fosse mais necessária a bolsa família. Do jeito que é feito, deverá ser mantido ad infinitum...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #10 Online: 28 de Maio de 2008, 11:07:04 »
Esse cara nunca chamaria de "inclusão social" se soubesse como é a educação do Brasil.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #11 Online: 28 de Maio de 2008, 20:00:56 »
O Hayek defendia o imposto de renda negativo, não?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #12 Online: 29 de Maio de 2008, 15:50:30 »
Segundo o economista, que se disse eleitor do candidato democrata a presidência dos Estados Unidos Barack Obama

WTF???

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #13 Online: 30 de Maio de 2008, 21:52:51 »
A parte boa:

Se tem alguém que precisa de alguns reais para sustento básico, é um dever do estado fazê-lo. Não acho justo milhares de familias se preocuparem se terão o que comer no dia seguinte, e tem que haver um instrumento para que isso ocorre.

Não vejo isso como algo bom... O dinheiro que o governo usa para fazer "justiça social" vem dos contribuintes. E eu, assim como muitos outros, não tenho interesse em fazer caridade.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Maio de 2008, 21:58:21 »
A parte boa:

Não vejo isso como algo bom... O dinheiro que o governo usa para fazer "justiça social" vem dos contribuintes. E eu, assim como muitos outros, não tenho interesse em fazer caridade.

Precisa rever seu conceito de caridade.
Somos seres sociais, dependemos uns dos outros.
Nosso bem-estar está vinculado ao bem-estar de nossos semelhantes. Infelizmente, ainda muitos não compreendem essa verdade.
"Por quê?"

Chaves

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #15 Online: 30 de Maio de 2008, 22:11:46 »
A parte boa:

Nosso bem-estar está vinculado ao bem-estar de nossos semelhantes. Infelizmente, ainda muitos não compreendem essa verdade.

Concordo, mas atrelar o reebimento  àlguma obrigação não ia doer nada.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Maio de 2008, 22:17:40 »
A parte boa:

Concordo, mas atrelar o reebimento  àlguma obrigação não ia doer nada.......

Mas há contrapartida.
Vou dar uma conferida e posto aqui logo logo.

PS: eu acrescentaria uma limitação temporal para o benefício.
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Maio de 2008, 22:32:03 »
Compromissos das famílias

Em relação à Saúde (Portaria MS/MDS nº2.509, de 18 de novembro de 2004)

Para as famílias com criança até 7 anos:

* levar as crianças para vacinação e manter atualizado o calendário de vacinação;

* levar as crianças para pesar, medir e ser examinadas conforme o calendário do Ministério da Saúde.

Para as gestantes e mães que amamentam:
* participar do pré-natal;

* continuar o acompanhamento após o parto, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde e levando sempre o Cartão da Gestante;

*  participar das atividades educativas desenvolvidas pelas equipes de saúde sobre aleitamento materno e alimentação saudável.

Em relação à Educação (Portaria MEC/MDS nº 3.789, de 17 de novembro de 2004):
* matricular as crianças e adolescentes de seis a 17 anos na escola;

* garantir a freqüência mínima de 85% (oitenta e cinco por cento) da carga horária escolar mensal de crianças eadolescentes de seis a 15 anos de idade que componham as famílias beneficiárias, matriculados em estabelecimentos de ensino; e

* garantir a freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária escolar mensal dos adolescentes de 16 e 17 anos que componham as famílias beneficiárias, matriculados em estabelecimento regular de ensino.

Em relação à assistência social:
* garantir a freqüência mínima de 85% (oitenta e cinco por cento) da carga horária relativa às ações socioeducativas e de convivência desenvolvidas pelos municípios, para crianças e adolescentes de até 15 (quinze) anos, retiradas do trabalho precoce, no âmbito do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Os objetivos dessas condicionalidades viriam do retorno social dessas práticas, seja na forma de uma população mais preparada para o mercado de trabalho no futuro, mais saudável, gerando economia via menor demanda para o sistema de saúde, dentre outros.

Importante frisar que as autoridades reconhecem falhas a serem corrigidas nos procediemntos fiscalizatórios.
"Por quê?"

Chaves

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Maio de 2008, 22:34:53 »
Assim já fica melhor. Vc sabe, mesmo com falhas, como deveria ser e como é realizada a fiscalização para ver se os critérios estão sendo seguidos?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 30 de Maio de 2008, 22:40:48 »
E nenhuma obrigação de reciclagem profissional?Como o cara vai sair da sarjeta e parar de receber essa ajuda?Não adianta só dar o peixe....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 30 de Maio de 2008, 22:44:39 »
Este é um ponto interessante.

Esses programas não podem ser chamados de "inclusão social", já que não estão incluindo ninguém na sociedade de trabalho, fator preponderante para alguém estar socialmente incluso.
Eles são um alívio, deveriam ser temporários e vir junto com alguma política que incluísse essas pessoas no mercado de trabalho. Mas no caso falar é mais fácil do que fazer, não damos escolas adequadas nem na educação padrão..

« Última modificação: 30 de Maio de 2008, 23:00:41 por Agnostico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Maio de 2008, 22:50:24 »
E nenhuma obrigação de reciclagem profissional?Como o cara vai sair da sarjeta e parar de receber essa ajuda?Não adianta só dar o peixe....

Eu só postei algumas condicionalidades. Há um site governamental que explica melhor o programa, articulado com outros procedimentos.
"Por quê?"

Chaves

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #22 Online: 30 de Maio de 2008, 22:55:56 »
Um governo que não consegue nem pagar uma assistência acima de cem reais lá tem chance de conceder "atividades educativas sobre aleitamento materno"??
Citação de: HSette
Essas pessoas que recebem assistência não estão contribuindo em nada para a sociedade. Indefinido da necessidade ou não de assistência, não me parece tão errado o termo caridade.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Maio de 2008, 23:10:01 »
ILoveFoxes, existe uma questão recorrente que não concordo contigo.

Uma coisa é a eficiencia de um governo, estado fazendo apenas o que deve fazer, não se envolvendo onde não é chamado (determinar o que devo ou não consumir, por exemplo), questões sobre priorizações orçamentárias (aquilo que já discutimos sobre os 2000 ministérios, etc..).

Outra coisa é o que acontece com uma pessoa em situações de fome. Neste caso, temos duas coisas a fazer:

A primeira é eliminar a fome, e essa é uma questão que só conseguimos ter como importante se já passamos por uma situação assim ou se conseguimos nos por na pele de quem tem esse problema. É um desastre, ILoveFoxes, e sob o ponto de vista pessoal antes do social (ainda que também social), não pode acontecer.

Outra coisa é eliminar as razões que causam isso, como a ineficiencia do estado por exemplo.

Mas a primeira tem que existir, controladamente, temporário, com um objetivo maior de qualificar as pessoas, mas tem que existir.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Maio de 2008, 23:18:19 »
Um governo que não consegue nem pagar uma assistência acima de cem reais lá tem chance de conceder "atividades educativas sobre aleitamento materno"??
Citação de: HSette
Essas pessoas que recebem assistência não estão contribuindo em nada para a sociedade. Indefinido da necessidade ou não de assistência, não me parece tão errado o termo caridade.

Difícil de argumentar algo em relação a isso.

Poderia, por exemplo, perguntar: você contribui com que para a sociedade?

Ou então: você seria favorável à eliminação pura e simples dessas pessoas que estão em situação de risco social?
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!