Falta de comida.

Da Folha (para assinantes):
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/vitrine/vi3105200801.htmUm banquete jogado no lixoUma família brasileira joga fora, em média,
meio quilo de comida boa por dia.
CYRUS AFSHAR
DA REPORTAGEM LOCAL
A crise mundial na produção de alimentos foi chamada pela ONU de "tsunami silencioso". No Brasil, ocorre todos os dias outro desastre, também silencioso: o desperdício. Segundo estimativa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária),
uma família de classe média joga fora, em média, 182,5 quilos de comida por ano, o suficiente para alimentar uma criança por seis meses.
(...)
Um hipermercado pode desperdiçar, por mês, até 2.000 kg de alimentos bons para o consumo, mas não para a venda. Em 2007, 24 mil toneladas de material orgânico (partes de hortaliças ou comida considerada imprópria ao consumo) foram descartados na Ceagesp.
O ciclo de desperdício segue nas feiras-livres, onde a perda estimada, em São Paulo, é de mil quilos por dia. "Não é desperdício. Parte são alimentos, mas o resto são talos e ramos", diz José Roberto Graziano, supervisor de abastecimento da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. Segundo ele, a quantidade de frutas e hortaliças perdidas é pequena perto do que é vendido.
Mas, para a Embrapa, a perda de hortaliças nos pontos-de-venda chega a 50%, dependendo do item. "Cerca de 40% das perdas são causadas por quedas e manipulação errada", diz Celso Moretti, 41, engenheiro da Embrapa. Para ele, é preciso passar informações e tecnologia a atacadistas e varejistas. "Num país onde muitos têm deficiência de vitaminas, superar esse problema é um desafio colossal", diz.