Autor Tópico: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque  (Lida 7591 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Citar
Por Milton Corrêa da Costa, tenente-coronel da reserva da PMERJ

Dois episódios de extrema violência no trânsito urbano, no Rio e em São Paulo, ocorridos no último final de semana, não em conseqüência propriamente de acidentes, mas por desentendimento entre usuários na via pública, trazem novamente à baila a questão do estranho fenômeno da hiperagressividade ao volante, comportamento comumente observado em vias públicas de que são tomados boa parte de nossos motoristas Brasil afora.

No primeiro episódio, ocorrido na cidade do Rio de Janeiro na noite de sexta-feira, 23 de julho, no bairro da Tijuca, um cidadão, ao atravessar uma rua em companhia de seus dois filhos e por haver reclamado de um condutor, que momentos antes avançara o sinal de trânsito, foi alvejado com um barra de ferro na cabeça pelo motorista infrator. Em estado grave e em coma foi submetido a uma cirurgia no cérebro. Não se sabe se sobreviverá e se sobreviver que seqüelas terá. Seus dois filhos, de 13 e 14 anos, certamente irão adquirir, talvez pelo resto de suas existências, graves seqüelas psicológicas. Terão no mínimo aprendido que vivemos no mundo globalizado da violência, também produzido pelo comportamento assassino no trânsito.

O outro lamentável incidente, ocorrido na madrugada de sábado ( 24 de julho), em São Paulo, redundou na morte de um jovem de 19anos que se encontrava na parte traseira de um veículo, em razão de disparo de arma de fogo, efetuado pelo condutor de um outro veículo, transtornado porque considerara brusca uma freada do veículo da frente ante o obstáculo de uma lombada em via pública. Por isso achou por bem fazer justiça com as próprias mãos atirando contra os ocupantes do veículo, acabando por ferir mortalmente um integrante do grupo com um tiro na nuca, atingido no banco traseiro do veículo. Mais um sorriso apagado e uma preciosa vida que se foi ante o comportamento desatinado de um agressivo e inconseqüente do volante.

Note-se que estamos nos referindo a crimes no trânsito e não crimes de trânsito, não estando portanto, tais agressores, caso identificados, sujeitos à pena estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro, mas sim no Código Penal. Caracterizadamente tais delitos foram cometidos com a intenção de produzir graves lesões, assumindo os autores, em razão dos meios utilizados na prática dos crimes, o risco de causar a morte das vítimas indefesas. A meu ver ambos os casos caracterizam- se como crimes hediondos e com tal os autores deveriam ser julgados.

Em razão da constância de tais fatos, observados diariamente em vias públicas, coloca-se em xeque a Psicologia de Trânsito, ciência que estuda e diagnostica o comportamento de condutores de veículos. Que estranho poder possui o binômio trânsito/automóvel que transforma pessoas educadas no convívio social em agressivos, imprudentes, deseducados e muitas vezes assassinos no trânsito e do volante? Não seria o momento de se rediscutir os conceitos e os testes empregados na avaliação psicológica de motoristas, revendo as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito? Que perfil devemos desejar para um motorista menos agressivo e mais equilibrado, num trânsito urbano cada vez mais caótico, principalmente nos grandes centros urbanos?

Que pelo menos no país da norma penal frouxa, leniente e misericordiosa, tenhamos a certeza de que em casos com estes a punição de torne rigorosa. Basta de assassinos em potencial circulando em vias públicas ao volante dos veículos!

Fonte
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2008, 09:22:57 »
É, o transito pode ser uma fabrica de malucos mesmo

Me faz até lembrar das minhas aulas na auto-escola, passavam um antigo desenho do pateta em que ele tranqüilamente saia de casa para o trabalho, mas ao entrar no carro se transformava em um demônio, ficava alucinado   :hihi:




Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2008, 12:16:11 »
A solução é usar buzina engraçada. Há quem diga que é coisa de pobre, mas ao menos alivia o stress.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2008, 17:56:18 »
É, o transito pode ser uma fabrica de malucos mesmo

Me faz até lembrar das minhas aulas na auto-escola, passavam um antigo desenho do pateta em que ele tranqüilamente saia de casa para o trabalho, mas ao entrar no carro se transformava em um demônio, ficava alucinado   :hihi:


Senhor Volante... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2008, 23:13:59 »
tendencia é piorar né!?

Dizem que daqui uns anos, no ritmo de crescimento do transito atual, São Paulo vai parar. Imagina então...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Lion

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.994
  • Sexo: Masculino
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2010, 20:24:08 »
Para resolver isso basta seguir os passos dos indianos.  ::)

Citar
Para resolver problemas no trânsito, indianos usam pirâmides

A Índia é um país exótico. Uso a palavra “exótico” no mesmo sentido que nossas mães empregavam para se referir às belas moças esquisitas com as quais saíamos. Ao menos, para as amigas, enquanto que para nós elas diziam esquisitas, estranhas e, “pelamordedeus o que essa garota tem pendurado no nariz?”. Enfim, a Índia é um país esquisitão, cheio de coisas para lá de bizarras, como o Golimar, Tônico com Guaraná e o Rivaldo Sai desse Lago (YouTube está à sua disposição, filhos). Agora, eles resolveram radicalizar, pois o trânsito está cada dia mais caótico, com aquele bando de motoristas ensandecidos e seus cacarecos que não anda com mais de uma marcha. Me disseram que os governadores de São Paulo se inspiraram no modelo automotivo indiano. Depois de ter ficado parado na Av. Brasil hoje de manhã, imagino que o Rio está copiando o modelo paulistano, que copiou o modelo indiano, que foi proposto por Satã.

Agora, os indianos resolveram dar um basta naquela desgraceira e empregaram algo definitivo… definitivamente idiota: usar pirâmides nas estradas para fluir energias cármicas ou alguma bobagem do Feng Shui. Estou aguardando nossos perclaros políticos adotarem isso aqui.


O trânsito da Índia para ser absurdamente caótico precisa melhorar muito. Calcutá chegou a proibir a circulação de veículos com mais de 15 anos, como coisa que as pessoas ligam para leis. Os motoristas conseguem ser mais loucos que os daqui, chegando ao ponto em que as estradas indianas batem recordes mundiais de acidentes com mortes! Em 2006, a Índia assumiu o lugar da China com maior número de mortes nas estradas. Para maior dos pecados, aquele lindo e maravilhoso lugar, onde consegue ter mais mendigos por metro quadrado que a Praça da Sé ou na Central do Brasil, possui o carro mais barato do mundo. Se bem que para quem está acostumado a viver com centavos de dólar por dia, não deve fazer grande diferença.

Assim, o trânsito vai piorando cada vez mais; entretanto, os distintos dirigentes do país resolveram que não ficariam de braços cruzados e importaram uma solução chinesa, com tecnologia egípcia: o uso de pirâmides ao longo das estradas.

Os incríveis visionários do sistema de transporte indiano instalaram pequenas pirâmides em dez locais considerados propensos à acidentes, de forma que as energias cármicas ou fengshuianas ou sei lá como chamam aquela palhaçada para conter os acidentes. Reduzir o número de veículos, punir os maus motoristas e melhorar as estradas é algo que não passou pela cabecinha de curry deles. Shiva usou todos os seus braços para dar um homérico facepalm, Vishnu disse que ia se vestir de azul e sair de fininho para não ver a merda que vai dar e Brahma continua dormindo no ponto.

O Vice-Comissário da Polícia Rodoviária, Sahebrao Patil explicou que a idéia de usar as pirâmides como parte da estratégia da segurança nas estradas foi adotada depois de uma reunião dos engenheiros de trânsito com um especialista em Vastu, um enganador da laia de gente como Adelaide, a Anã Paraguaia do Tempo. Muito provavelmente, o “raciocínio” se baseou no seguinte: Vejam só o planalto de Gizé. O trânsito de camelos em volta das grandes pirâmides nunca foi problema pros faraós (êêê, Faraóóóóó!!!). Aliás, por causa DE QUÊ vocês acham que os faraós e as faroínas (as esposas dos faraós, ignorantes) mandaram construí-las? Marcos para balizamento de espaçonaves? Túmulo de mortos? Claro que não! Era para organizar as cáfilas que vinham até Gizé.

Resumindo, meus amigos. Se vocês querem segurança no trânsito, joguem fora a imagenzinha de São Cristóvão fora, mesmo porque ele nem conta mais como time de futebol no Campeonato Carioca. prefiram uma pirâmide, ou então uma estátua de Nossa Senhora dos Imbecis. Desafivele o cinto, ande muito acima do limite de velocidade e não faça manutenção no seu carro (air bag é pra fracos!). São Darwin os receberá de braços abertos.

http://ceticismo.net/2010/07/20/para-resolver-problemas-no-transito-indianos-usam-piramides/

Offline Fabulous

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.425
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2010, 22:09:24 »
Eu não aguento gente burra no trânsito! METO A BUZINA MESMO! Se andar devagar do lado esquero eu METO A BUZINA, se for moto, bicicleta andando na pista rápida, chego atrás E METO A BUZINA NO DOZE!!! E também quando nego não da seta, quando fica devagar na pista rápido, quando me fecha, quando buzina pra mim que sempre estou certo! Afff.. gente imbecil no transito tem demais. Motoqueiro então...... afffffffffffffff... chega a dar raiva!
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2010, 00:16:09 »
Eu não aguento gente burra no trânsito! METO A BUZINA MESMO! Se andar devagar do lado esquero eu METO A BUZINA, se for moto, bicicleta andando na pista rápida, chego atrás E METO A BUZINA NO DOZE!!! E também quando nego não da seta, quando fica devagar na pista rápido, quando me fecha, quando buzina pra mim que sempre estou certo! Afff.. gente imbecil no transito tem demais. Motoqueiro então...... afffffffffffffff... chega a dar raiva!

Caro Fabulous.

Voce, com certeza, compreendeu que o conteúdo do tópico é justamente para questionar e combater o comportamento agressivo no trânsito.

Como voce avaliaria o seu comportamento?
Foto USGS

Offline Fabulous

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.425
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2010, 07:22:59 »
Se todos fossem um bom motorista igual eu, o transito seria o melhor do mundo.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2010, 08:45:42 »
Se todos fossem um bom motorista igual eu, o transito seria o melhor do mundo.

Mas não são todos os motoristas que tem a sua habilidade. E aí que está o foco do tópico.

É necessário um comportamento diferenciado, no sentido de se ter um pouco mais de paciência e tolerância com os erros dos outros, em particular com aqueles que não causam danos físicos.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2010, 13:33:59 »
Eu não aguento gente burra no trânsito! METO A BUZINA MESMO! Se andar devagar do lado esquero eu METO A BUZINA, se for moto, bicicleta andando na pista rápida, chego atrás E METO A BUZINA NO DOZE!!! E também quando nego não da seta, quando fica devagar na pista rápido, quando me fecha, quando buzina pra mim que sempre estou certo! Afff.. gente imbecil no transito tem demais. Motoqueiro então...... afffffffffffffff... chega a dar raiva!

Vocês são engraçados. Eu pararia com a s10 no portão da casa de vocês só por desrespeito e para infringir a lei. E ficaria rindo... hehehehehe... :P

:histeria:

Furar fila eu acho que é falta de educação, isso sim.

Você acha que furar fila é falta de educação, mas estacionar na calçada, atravessar canteiro central e outras atrocidades dessas, além de rir de quem sabe o que é certo, não é?

Palhaço.

Acho sim, babaca.
E fico rindo da sua cara ainda...
:histeria:


::)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2010, 14:23:04 »
Pois é. Imagina quão melhor seria se tivéssemos incentivado o golpe no seguro...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fabulous

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.425
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #12 Online: 21 de Julho de 2010, 15:05:14 »
Vocês tem uma impressão equivocada ao meu respeito.

Isso é considerado ad hominem, se não sabem.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #13 Online: 21 de Julho de 2010, 15:17:29 »
Isso é considerado ad hominem, se não sabem.

Por quê?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabulous

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.425
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #14 Online: 21 de Julho de 2010, 15:25:29 »
Retórica a citações indeclináveis e antigas pressupondo preconceituosamente retificações à minha postagem atual.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #15 Online: 21 de Julho de 2010, 15:36:20 »
Eu diria que falta uma demonstração factual de mudança de atitude de sua parte -- aliás, a postagem atual parece indicar que não houve mesmo.

Mas isso sou eu :)

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #16 Online: 21 de Julho de 2010, 15:39:08 »
E eu.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #17 Online: 21 de Julho de 2010, 15:45:31 »
Agora, vamos voltar ao tópico.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.936
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #19 Online: 21 de Julho de 2010, 17:10:20 »
Eu não aguento gente burra no trânsito! METO A BUZINA MESMO! Se andar devagar do lado esquero eu METO A BUZINA, se for moto, bicicleta andando na pista rápida, chego atrás E METO A BUZINA NO DOZE!!! E também quando nego não da seta, quando fica devagar na pista rápido, quando me fecha, quando buzina pra mim que sempre estou certo! Afff.. gente imbecil no transito tem demais. Motoqueiro então...... afffffffffffffff... chega a dar raiva!

Camarada, agindo assim, você se torna um candidato muito bom a tomar um tiro no meio da cara.

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #20 Online: 21 de Julho de 2010, 17:14:21 »
Eu não resisto...

Depois dessa colocação do Cash, só posso querer estimular esse comportamento do Fabulous... ::)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #21 Online: 21 de Julho de 2010, 17:19:25 »
Citar
PM mata juiz em briga de trânsito na Bahia.
Agência Estado

Foi sepultado na tarde deste domingo, em Salvador, o corpo do juiz Carlos Alessandro Pitágoras Ribeiro, de 38 anos, substituto da Comarca de Camamu, sul da Bahia. Ele foi assassinado à queima-roupa, por um policial militar em serviço, após se envolver em uma briga de trânsito, nas proximidades do shopping Iguatemi, na capital baiana. Conforme declarações do próprio policial, Daniel dos Santos Soares, lotado na 35ª Companhia Independente da PM, e confirmado por testemunhas, o PM teve o carro fechado pelo do juiz, que já teria descido do veículo com uma pistola 9mm em punho.

O soldado alegou que atirou na clavícula do magistrado na intenção de detê-lo, mas a vítima teria continuado, sendo baleada no abdômen. O PM solicitou socorro, mas quando a ambulância chegou o juiz já estava morto. Ribeiro integrava o Conselho Fiscal da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB). O policial foi ouvido ainda no sábado e liberado para responder ao inquérito em liberdade.
Eu não resisto...

Depois dessa colocação do Cash, só posso querer estimular esse comportamento do Fabulous... ::)


Sem perigo. O Fabulous é o tipo que não desce do carro pro braço...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #22 Online: 21 de Julho de 2010, 17:50:24 »
Eu não resisto...

Depois dessa colocação do Cash, só posso querer estimular esse comportamento do Fabulous... ::)

Menos Snow. Menos!
Foto USGS

Offline A Mosca

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #23 Online: 21 de Julho de 2010, 18:21:25 »
Quanto ódio... ¬¬
Se alumia, então é lanterna...

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Agressividade de motoristas: a psicologia de trânsito está em xeque
« Resposta #24 Online: 21 de Julho de 2010, 18:43:14 »
Eu não resisto...

Depois dessa colocação do Cash, só posso querer estimular esse comportamento do Fabulous... ::)

Não me faça defender o Fabulous. Eu jamais perdoaria você!

|(

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!