Curioso é cubrirem a genitália, tão somente. Tabus sexuais não são somente cristãos, talvez seja algo natural na cultura humana.
Ou talvez seja uma questão de higiene e conforto 
Ou talvez seja porque uma pancada no saco dói mais do que em qualquer outra parte do corpo

. De qualquer jeito, uma vez que há outros povos que não cobrem as genitais, não acho que seja algum tabu sexual "natural".
Sobre a atitude Diretriz Primeira do sertanista, eu concordo em termos. Se os caras são realmente selvagens, se nunca viram outros povos na vida, deixa eles lá. Em algum momento nos próximos 10 mil anos eles saem da fase da maloca, ou não. Isso é com eles.
Se já tem nego invadindo e matando o povo deles, aí sou favorável a um Primeiro Contato.
Ao que tudo indica, eles nunca viram outros povos, haja visto a reação ao avião da Funai. E assim sendo, também não sou totalmente contra um meio termo (em que eles não são imediatamente contatados e esperamos que o inevitável aconteça e um dia eles acabem descobrindo sobre nós). Por outro lado o próprio sertanista diz na reportagem que eles sofrem violência, então não sei precisar o quanto eles sabem, ou entendem, da nossa existência.
De qualquer maneira, o que eu não entendo é a posição do sertanista de exigir que se faça de tudo pra impedir qualquer tentativa de contato (seja partindo de nós, seja partindo deles!), ou seja, de praticamente fechá-los numa redoma. É esse tipo de atitude que acaba levando à situações extremas como a da represa em Xingu ou a da reserva Raposa Serra do Sol, que cria uma classe de intocáveis dentro do território brasileiro.