Autor Tópico: Índios de tribo isolada são fotografados pela primeira vez no Acre  (Lida 5540 vezes)

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
Re: Índios de tribo isolada são fotografados pela primeira vez no Acre
« Resposta #25 Online: 30 de Maio de 2008, 16:40:00 »
Arco e flecha é sim um conceito trivial.
Todos os nativos americanos descendem de imigrantes da Ásia que vieram para este lado há mais de 15000 anos já trazendo o arco e flecha.
A variedade entre os povos indígenas vem de uma diversificação posterior, e há necessidades iguais que se resolvem naturalmente com soluções semelhantes (formato das casas, por exemplo).

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #26 Online: 30 de Maio de 2008, 16:52:34 »
Citação de: Dr. Manhattan
Claro, nossas cidades criaram a necessidade de cirurgias de apendectomia, tratamento de canal, antídotos de venenos de cobras, etc...

Você tem razão. Me expressei mal e acabei generalizando. Alguns dos benefícios são necessários para se evitar o sofrimento deles. Mas o contato com eles é necessário para isso... vale a pena transmitir nossos avanços levando em conta o risco que esse contato representa pra eles? No fim das contas, a vida deles irá melhorar ou piorar?

O contato da civilização já matou e desestruturou muito mais índio que patologias e picadas de cobra.

Citação de: Thufir Hawat
é dose de engolir mesmo hein... coisa de aulinha de história do ginásio, daquelas bem ideológicas.

Ficou parecendo mesmo, mas não teve embasamento ideológico algum. Muitas coisas, incluindo o saneamento básico, vacinas para determinadas doenças e tratamentos, são desenvolvidas para anular/amenizar as contrapartidas negativas da vida nas cidades.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 30 de Maio de 2008, 17:25:32 »
Todos os nativos americanos descendem de imigrantes da Ásia que vieram para este lado há mais de 15000 anos já trazendo o arco e flecha.
A variedade entre os povos indígenas vem de uma diversificação posterior, e há necessidades iguais que se resolvem naturalmente com soluções semelhantes (formato das casas, por exemplo).
Obrigado, Wolf. Mas, não sei se ficou claro, o que eu quis dizer com "trivial" era de que a idéia de arco e flecha fosse tão óbvia que a maioria das tribos, mesmo vivendo separadas e sem qualquer relação histórica entre si, pudessem ter a mesma idéia.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 30 de Maio de 2008, 17:45:37 »
Obrigado, Wolf. Mas, não sei se ficou claro, o que eu quis dizer com "trivial" era de que a idéia de arco e flecha fosse tão óbvia que a maioria das tribos, mesmo vivendo separadas e sem qualquer relação histórica entre si, pudessem ter a mesma idéia.

Como sem qualquer relação histórica, Oceaninhos? Todas as tribos da américa surgiram a partir de um mesmo ramo, como o Wolf explicou. O arco e a flecha já vieram pra cá com eles.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #29 Online: 30 de Maio de 2008, 18:05:41 »
O que existe mesmo é uma imensa hipocrisia por parte de alguns pesquisadores (e eles nem se dão conta disso, acho): no fundo,
alguns deles não querem o "bem" desses povos. Eles querem preservar a cultura deles porque o estudo dessas culturas é interessante
para eles[1]. Aculturar esses índios significa perder informações acerca do que tornava sua cultura distinta. Por outro lado, isso também pode salvar vidas. Claro, identidade cultural é algo importante, mas se a preservação dessa identidade implica em, por exemplo, permitir o infanticídio ou a mutilação vaginal, então Foda-se a preservação. [3]

[1] Não é uma atitude muito diferente dos pesquisadores americanos que negaram atenção médica a pacientes negros infectados por
sífilis [2].

[2] http://en.wikipedia.org/wiki/Tuskegee_Study_of_Untreated_Syphilis_in_the_Negro_Male

[3] Fico feliz em saber que elétrons e cristais semicondutores não tem culturas ameaçadas.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 30 de Maio de 2008, 18:12:28 »

O contato da civilização já matou e desestruturou muito mais índio que patologias e picadas de cobra.

Até onde sei, você se equivoca: as doenças trazidas do Velho Mundo mataram a imensa maioria dos índios, desde 1492. Houve casos,
como na cultura do vale do Mississipi, em que uma nação inteira foi exterminada antes do contato com o homem branco, por doenças
trazidas da Europa.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #31 Online: 30 de Maio de 2008, 18:14:02 »
Aí já entramos num terreno muito complicado -- é fato que mutilação clitoriana é uma prática perniciosa. Mas como é que a gente muda isso, realisticamente? Que ações concretas se podem tomar para mudar isso? E se, ao conversar com as mulheres de uma cultura que as oprime, se mesmo após expormos porque tais e tais práticas são perniciosas elas insistirem em perpetuá-las?

Certo é certo e errado é errado. Mas nem por isso resolver um problema assim é fácil.

[3] Fico feliz em saber que elétrons e cristais semicondutores não tem culturas ameaçadas.

Ditto :-P

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 30 de Maio de 2008, 18:20:07 »
Como sem qualquer relação histórica, Oceaninhos? Todas as tribos da américa surgiram a partir de um mesmo ramo, como o Wolf explicou. O arco e a flecha já vieram pra cá com eles.
Pois é, mas eu estava explicando o que eu quis dizer com "trivial", onde eu supus que elas nunca tinham se encontrado...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 30 de Maio de 2008, 18:21:57 »
Aí já entramos num terreno muito complicado -- é fato que mutilação clitoriana é uma prática perniciosa. Mas como é que a gente muda isso, realisticamente? Que ações concretas se podem tomar para mudar isso? E se, ao conversar com as mulheres de uma cultura que as oprime, se mesmo após expormos porque tais e tais práticas são perniciosas elas insistirem em perpetuá-las?

Certo é certo e errado é errado. Mas nem por isso resolver um problema assim é fácil.

Fácil realmente não é, mas fica ainda mais difícil quando se parte do pressuposto de que todo aspecto de uma cultura é precioso
e deve ser preservado. Já mencionei antes aqui a prática do Sati na Índia, e a resposta de um general britânico:

"You say that it is your custom to burn widows. Very well. We also have a custom: when men burn a woman alive, we tie a rope around their necks and we hang them. Build your funeral pyre; beside it, my carpenters will build a gallows. You may follow your custom. And then we will follow ours."

É uma questão de educar os mais jovens e punir quem pratica. Algo que pode levar gerações.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #34 Online: 30 de Maio de 2008, 18:24:56 »
É uma questão de educar os mais jovens e punir quem pratica. Algo que pode levar gerações.

Concordo. Mas se não acontece no seu país, como é que você faz isso? Educar e informar eu acho que até dá para fazer com mais facilidade, mas punir?

Quando se trata de interferir em nações soberanas nada é tão simples, para o bem ou para o mal.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 30 de Maio de 2008, 18:33:59 »

Concordo. Mas se não acontece no seu país, como é que você faz isso? Educar e informar eu acho que até dá para fazer com mais facilidade, mas punir?

Quando se trata de interferir em nações soberanas nada é tão simples, para o bem ou para o mal.

Bem, eu estava pensando especificamente no caso da mutilação clitoriana e do Sati, que são passíveis de punição no Egito e na
Índia, respectivamente. Note que muitas vezes a Prática Desagradável [tm] é comum apenas em um subgrupo em um país, e muitas vezes só acontece porque as autoridades em questão fazem vista grossa. Foi o caso da farra do boi, por exemplo. O caso dos
índios seria mais... complicado.

Alan Watts

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 30 de Maio de 2008, 22:22:15 »
Algumas imagens:

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 30 de Maio de 2008, 22:24:20 »
Parecem cenas de algum jogo de estratégia de última geração. hehe

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Maio de 2008, 22:41:51 »

:biglol:

Age of Empire.

Nível 1
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #39 Online: 30 de Maio de 2008, 22:45:54 »
Putz, pior que o carinha vermelho da segunda imagem parece mesmo um sprite... o_O

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #40 Online: 30 de Maio de 2008, 22:46:25 »
aquele indio ta pintado ou ele é negão mesmo???
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #41 Online: 31 de Maio de 2008, 00:03:03 »
Pintura preta, suco de jenipapo
Pintura vermelha, urucum.

O urucum é usado para pintar e proteger a pele do sol e de alguns insetos, como a distribuição da planta é muito ampla, é usada por índios na América do norte (daí o nome de pele vermelha) até o sul do Brasil e na Argentina.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 31 de Maio de 2008, 00:16:57 »
Estou com uma Amigdalite horrível. Eu realmente sentiria pena dos índios se tivessem que conviver com isso sem benzetacil ou outro remédio qualquer.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #43 Online: 31 de Maio de 2008, 00:23:49 »
Eu dispenso a benzetacil.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #44 Online: 31 de Maio de 2008, 00:56:23 »
eu tambem!!!

Sobre as cores, obrigado.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 31 de Maio de 2008, 06:56:55 »
Fiz um semestre de Antropologia certa vez.  A questão de como lidar com comunidades nativas isoladas foi abordada nele. 

Não é uma questão simples, como aliás também não é simples para nós "civilizados".  Se os índios tem o direito de ter preservado seu modo de vida sem ser obrigados a fazer concessões a uma cultura que não escolheram, por outro lado não acho muito melhor decidir que a escolha não deve ser deles... mesmo que a maioria dos membros da tribo realmente seja mais feliz com a vida que tem hoje e preferiria continuar assim se fosse consultada, cabe perguntar até que ponto isso justificaria negar à (suposta) minoria acesso a alfabetização, medicina moderna e outros benefícios.  É uma atitude que me parece inclusive racista, pois implica em decidir que os direitos inatos desses índios não são os mesmos de "gente de verdade"...

Claro, chegar lá e perguntar que tipo de vida eles querem ter já seria um problema considerável, por vários motivos.  E não deixaria de ser uma mudança algo invasiva e irreversível.  Porém, acontece que é assim que funciona; não existe como realmente manter uma comunidade intocável e isolada, o que aliás nem é desejável.

Pelo que sei, mesmo hoje há tribos indígenas que se procura manter culturalmente preservadas, enquanto que outras podem inclusive precisar de ajuda moderna para sobreviver.  Não pensem que toda tribo indígena é auto-suficiente e deseja ser mantida sozinha; _existem_ problemas como fome e doenças (pelo menos ocasionalmente) mesmo quando o "ocidental malvado" não tocou a comunidade.  A partir de um certo ponto, interferir é uma questão básica de decência.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #46 Online: 31 de Maio de 2008, 07:01:44 »
Isso me lembra certos episódios de Star Trek... :-)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 31 de Maio de 2008, 07:05:10 »
Acho que Gene Rodenberry criou a Diretriz Primeira exatamente para pôr em evidência esse tipo de dilema, Dbohr.  No entanto, eu concordo com quem diz que a DP não é praticável no mundo real.  Nem deveria ser, sinceramente.  O que é preciso é responsabilidade, não isolamento radical.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #48 Online: 31 de Maio de 2008, 07:12:09 »
Bom, a DP é um artifício narrativo. Nem os roteiristas de Star Trek, nem a maioria aqui jamais sentaram numa aula de Antropologia para discutir os motivos que levam antropólogos a preservar uma tribo isolada. Não é como se não existissem altas discussões de ética na Antropologia, afinal.

De qualquer forma, se este fosse mesmo um episódio de Trek, o contato seria formalizado, pois o Away Team já se expôs à cultura :-)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 31 de Maio de 2008, 14:29:04 »
Eu dispenso a benzetacil.

Olá Nina!
Dispensa por quê? Fiquei curioso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!